Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Yanka 18/10/2020

Oficialmente apaixonada por Gabo
Meu primeiro livro do autor e já me conquistou.
?Naquele mundo opressivo em que ninguém era livre, Sierva Maria o era: só ela e só ali.?

@litera.tu 01/05/2023

Primeiro livro do Gabo
E definitivamente deu para entender porque ele se tornou O Gabriel Garcia Márquez? a história não é nem de longe o que eu estava esperando, não fiquei super envolvida, mas ao mesmo tempo não lembro quando foi a última vez que um autor me fez querer ler o livro inteiro num dia só (ainda que seja um livro curto)

Adorei o humor ácido com o qual ele faz suas críticas.

Certamente lerei outros livros do autor!

Li 03/02/2010

romance
Um livro que nos faz refletir sobre preconceito , religião, tabus, etc.
A influência que a igreja tem sobre a vida e o pensamento das pessoas acaba gerando muitos preconceitos e injustiças.
Confesso que em certos momentos da leitura a emoção vem à flor da pele.
Li e recomendo

Adelson 01/07/2012

O mestre da solidão.
Gabriel Garcia Marques é o melhor escritor entre todos os escritores vivos. Para compará-lo com alguém do ramo, precisaríamos escanear a história desde o primeiro indivíduo que rabiscou um monólito de caverna, passando pela primeira digital impressa, até os tempos modernos de farta escrita. Aos que duvidarem, deixamos o desafio de escrever por ofício, visto que esta experiência, em si, levará à compreensão da magia literária de Garcia Marques.

No presente caso, Do Amor e Outros Demônios, temos uma história, em tese, simples e monótona, manuseada por um artista da palavra que a enriquece com uma textualidade ímpar.

Existem escritores e contadores de história. Entre os escritores, por exemplo, estão os poetas e entre os contadores as vovós. O contador é do texto, o escritor da palavra. Gabriel Garcia Marques é dos poucos que estão enquadrados nos dois casos. Sabe narrar e embelezar as suas histórias com construções poéticas e sacadas frasais estupendas, que nos deixam de boca aberta.

Há frases, parágrafos e construções textuais nos livros de Garcia Marques que somente ele, com seu talento, consegue fazer. Este Colombiano possui um dom natural para criar arranjos soberbos, que nós, particularmente, somente vimos, até hoje, em Dom Quixote e em alguns textos de Machado de Assis.

Aos que leem por lazer, o caminho é outro. Do Amor e Outros Demônios é para ser degustado e não apenas lido. Não veio para vitrinas, ampliar acervos ou substanciar a função social da literatura, mas para tatuar a escrita artística.

É um livro que pode ou não agradar, dependo do gosto literário do leitor e da pujança do Gabriel narrador. Para quem escreve é um manual amorfo, um amuleto, fonte de inspiração e humildade. Um objetivo inatingível a quase tudo, até porque, além do escritor, o sonho chega a qualquer nível.
Renata CCS 06/03/2013minha estante
Adoro Gabriel García Marques e seu estilo único. Adorei este livro e gostei muito de sua resenha.

Adelson 06/03/2013minha estante
Obrigado, Renata CCS. Você não é BBB, mas espio, suas resenhas, também. Já lhe disse isso.
Não me via lido por aqui. Vou escrever outras, depois deste tapinha no ego.
Tudo que escrevemos nos apresenta. Vale mais que roupa nova de shops. heheheh

Angelica Brezel 01/12/2012

Instigante!
Nossa, como é bom ler um livro bem escrito! Gente, o colombiano realmente é o cara!

Quando iniciei a leitura pensei “será que vou ter paciência para chegar ao fim?” e, então, algo muito misterioso aconteceu. Grudei-me no livro! Não consegui largá-lo nem para ir ao banheiro! Sério mesmo!
Comecei a leitura em uma noite e na tarde do dia seguinte já havia terminado.

O ponto de partida da história é o próprio Gabriel García Márquez que, em 1949, participa de uma reportagem sobre a remoção das criptas funerárias do convento histórico Santa Clara.
O convento havia sido convertido em hospital e, agora, estava sendo vendido para construírem um hotel cinco estrelas no local.

Gabriel Gárcia Márquez fica impressionado quando, ao primeiro golpe da picareta, em uma das criptas, uma cabeleira viva, de cor cobre intensa, se espalha para fora. Ficando ali dentro do túmulo apenas uns ossinhos miúdos e dispersos.
Essa cripta pertencia a uma menina, que possuía apenas um nome, sem sobrenomes - Sierva Maria de Todos los Ángeles.
Estendida ao chão, ficou a cabeleira, presa ao crânio, que media vinte e dois metros e onze centímetros.
Essa imensa cabeleira faz Márquez se lembrar das lendas narradas pela sua avó materna, em que havia uma marquesinha, venerada no Caribe por seus milagres, que acabou morrendo de raiva devido à mordida de um cachorro.

Essa marquesinha possuía uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Então será que a marquesinha ali enterrada seria a mesma da sua infância?
A ideia de que aquela cripta pudesse ser a dela, fez com que o livro De Amor e Outros Demônios fosse originado.

Então é assim que começa a história de Sierva Maria de Todos los Ángeles, uma menina de 12 anos que, enquanto acompanhava a escrava da família ao mercado público, foi mordida por um cão raivoso.

A partir do ocorrido, todos passam a acreditar que a menina está contaminada. Então começam inúmeras e inusitadas tentativas de curá-la.
A menina é levada ao médico, a curandeiros e, por último, é colocada em um convento para passar por um exorcismo. Pois, depois de inúmeras tentativas de curá-la e de mudar o seu comportamento estranho, chegam à conclusão de que a menina não está somente com raiva, mas, sim, dominada pelo demônio.

Enquanto a história vai acontecendo, você vai conhecendo as pessoas que cercam essa menina e o porquê de ela ter comportamentos um tanto estranhos perante os olhos da sociedade.

Os seus pais são pessoas peculiares. Eles não tinham contato algum com a filha e, por isso, não sentiam nenhum carinho por ela. A mãe da menina nunca a quis, então ela foi criada pelos escravos da fazenda.
Mas não é só isso! Os seus pais possuem muita história. Conforme você vai virando as páginas do livro, vai montando um quebra-cabeça extraordinário.
Todos os personagens possuem algo bizarro e é justamente isso que os tornam tão reais. Não são pessoas idealizadas como acontece na maior parte dos livros, são pessoas que erraram muito e que, por diversas vezes, sentem-se perdidas e frustradas sem saber que rumo dar às suas vidas.

Quando a menina é levada para o convento, para o posterior exorcismo, passa a ter contato com um padre que acredita que ela não está possuída. Ele crê que aquilo é um grande mal entendido e tenta fazer de tudo para liberar essa menina do cárcere que está sofrendo no convento.
Mas o problema é que, conforme ele vai convivendo com a menina, vai apaixonando-se por ela. E, a partir daí, só você lendo para saber o que irá acontecer... ;)

Enfim, o livro aborda as relações humanas de todas as formas e aborda momentos doloridos da nossa história, como a Inquisição e a Escravidão.
Acredito que nenhuma resenha consegue passar tudo o que o livro transmite, pois realmente o autor consegue nos tocar durante a narrativa.

Então, se você está com vontade de ler um livro de grande qualidade e que seja uma leitura rápida, está aí uma bela dica! Super indico!

Rafaela Medina 26/05/2021

Do amor e outros demônios
#desafioskoob
Esse é meu primeiro contato com o aclamado Gabriel García Marquez, e confesso, eu esperava mais. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas quando escrito, em 1994, o autor ja havia ganho um prêmio Nobel de literatura, o que acaba gerando uma expectativa tremenda. Um autor Nobel, latino, escrevendo sobre algo tão profundo e passional como o amor, me fez esperar desse livro algo como um frenesi de conhecer a história e os personagens, e ao acabar, senti como se "do amor e outros demônios" fosse mais uma história de vizinhança contada por alguém mais velho, mas mesmo assim, uma boa história. Não estupenda, não do tipo "mudou minha vida", mas uma ok, boa.

laaisfischer 17/05/2021

Gabo tem Os melhores finais de livro...
Se o amor é um dos demônios, também é ele quem cura e entende.
Não é possível sair da mesma forma que entrou na leitura. Com gabo não dá.

Daifay 23/08/2020

"Não há remédio que cure o que a felicidade não cura"

Mais uma
obra magistral de Gabriel Garcia Márquez.
Um livro curto mas intenso onde nos mostra a cultura da época com suas magias, folclores e crencas. Uma boa leitura

Ana Clara 30/08/2020

Amei
A história é muito cativante, e te permite viajar pra uma outra época e se imaginar no mundo da história, amei muito

Antonio.Junior 11/09/2020

Do amor...
?Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus.?

Gabo apresenta um romance curto e cheio de situações que levam o leitor a pensar sobre o amor e de como ele pode mudar vidas e conceitos. A narrativa dos acontecimentos mostram diversos conflitos vividos por uma pai cheio de remorço, uma jovem de comportamento sobrenatural e um clérigo que tem a sua fé abalada pelo amor que sente por aquela que deveria exorcizar. Mais um belo romance deste gênio do realismo fantástico.

Jéssica Maria 25/09/2020

Admirável
Trata-se de uma narrativa envolvente. A história está inserida na Colombia colonial, em que Sierva Maria, uma adolescente de 12 anos, rejeitada do amor no seio familiar, foi criada por escravos, sendo que incorporou todos os costumes e cultura. Nas vésperas do aniversário foi mordida por um cachorro portador de raiva. Ao passar dos dias, como não desenvolvera a doença, o pai (um marquês)acreditava que ela estava com uma possessão demoníaca.

O marquês movido por compaixão procurou de todas as formas providências de uma cura, até interna-la no convento das clarissas, sob os conselhos do bispo.

"Tentou quase tudo, menos indagar de si mesmo se aquele era o modo certo de fazê-la feliz ".

Nesse local, o padre Caetano Delaura ( uma figura ambígua) recebeu a missão de exorcizá-la.

Gabo, expõe de forma fidedigna e crítica os costumes do colonialismo, o regime escravocrata e principalmente a influência da igreja Católica nos ditames da vida daquela época, atribuindo com argúcia como a religião vivia o obscurantismo e impunha trágicos martírios ao ser humano em nome de Deus.

O livro interessante que nos prende do início ao fim.

andrealog 11/01/2022

Maravilhoso mas incômodo
Gabo sempre nos mostrando de que é formada a América Latina, a história poderia se passar em qualquer país do continente, perseguição política, religião, racismo, exploração sexual de menores, magia, nobres nem tão nobres, esse universo que nos fascina e encanta e, ao mesmo tempo, tanto incomoda

Tamara Vaz 21/10/2020

Não sei bem o que pensar
Esse foi o segundo livro que li do Gabo e não sei bem o que pensar, os personagens e a história não me prenderam, diferente do cem anos de solidão que me pegou do início ao fim.