Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Vannessa.Crys 28/01/2023

Amor, mistérios... Um romance fora da caixinha. Inicialmente não pensei gostar, mas, me surpreendi e acabei que gostando muito dessa leitura que nos instiga a questionar nossa compreensão entre a fé no que acreditamos e a verdade.
Frase preferida: o essencial não é que não creias, mas que Deus continue crendo em ti...
Rafael V. 28/01/2023minha estante
Já leu outros livros dele?

Karol 06/05/2020

História envolvente e muito bem escrita
O autor traz a história de uma bela menina, muito bem nascida, que transitava entre os escravos de sua fazenda, assimilando assim seus costumes, linguagens e crenças. Isto só era possível devido a sua estrutura familiar formada por um pai acomodado e uma mãe que a rejeitava e passava grande parte do tempo cuidando dos negócios da família, e imersa em aventuras com seus amantes - regadas a alcool e drogas.

Certo dia, a menina é mordida por um cachorro e adoce, sendo considerada pelos médicos como acometida pela raiva. Todavia, os padres e bispos do mosteiro a consideram como possuída por entidades malignas - advindas da convivência com os escravos - e pressionam seu pai a entregá-la à igreja para libertar sua alma. Qual decisão será tomada?

A trama então, passa a versar, numa linha tênue entre o passado e o presente, mostrando todo o contexto familiar - como foi originada e o que levou a sua falência - bem como mostra os personagens individualmente, seus sonhos, desejos e demônios.

O livro é curto, porém contem bastante conteúdo. A história é muito envolvente. Recomendo muito a leitura.

Marcelo.Alencar 09/03/2022

Um mágico que conta histórias fantásticas
Assim é Gabo ( Gabriel Garcia Márquez). Não há obra sua que não seja tão especial. Só leia!

? ? ?Enquanto isso toquem música, encham a casa de flores, façam cantar os passarinhos, levem-na para ver o pôr do sol no mar, deem-lhe tudo que possa fazê-la feliz. ? Despediu-se rodando o chapéu no ar com uma frase latina de rigor. Mas dessa vez traduziu-a em homenagem ao marquês: ? ?Não há remédio que cure o que a felicidade não cura??.

Vinicius.Chiquito 23/05/2022

Gabo, incrivelmente simples
Livro contextualizando o século XVIII, costumes e tradições do período. Gabo (em minha opinião) trás para as páginas do livro, experiências de histórias que ouvia alinhando ao imaginário e noção coletiva.
No percurso do livro, percebo a deliciosa forma de solidão, sempre tão expressa em suas obras.
Livro pra galeria cinco estrelas

Paula 04/07/2020

Interessante
A partir de um fato histórico real, o autor desenrola toda uma história pregressa acerca de uma moça. Sobre, literalmente, seus demônios e amores
Alê | @alexandrejjr 06/07/2020minha estante
Acho que acabo até domingo. Prevejo uma discussão mui rápida no nosso grupo...

Thiago 25/07/2020

Gabo, livro de grande qualidade, e perceptível seu estilo literário e a qualidade de construção em suas histórias.

Rebeca 31/08/2020

Foi o meu primeiro livro do autor e posso dizer que faz jus a fama, amei a experiência! Ri muito de alguns diálogos, mas também me estressei horrores com algumas injustiças. A história foi descrita pra mim como fantasiosa e mágica, mas, analisando, mostra uma realidade bem dura de fanatismo e preconceito. Os personagens são bem marcantes e demonstram como era viver naquela época sem remédios, sem mto conhecimento e, no caso de alguns deles, sem mta noção!

Ricardo.Borges 29/10/2023

Entre o misticismo e a ciência
Uma história baseada em uma lenda, daquelas que se perpetuam ao longo dos anos, repleta de conflitos éticos, morais, culturais, religiosos, familiares e científicos: afinal, há alguns séculos atrás, em uma colônia da Espanha, repleto de escravos africanos de vários povos diferentes, o que era e como lidar com a doença raiva? Entre a mordida pelo cachorro e a classe social, passando pelos amores e pelo (eterno) conflito entre as religiões e a ciência, o que poderia fazer com Sierva Maria e seus longos cabelos tivesse uma vida diferente?
Mesmo os personagens ?secundários? de GGM são bem elaborados e complexos, por isso senti falta de um aprofundamento maior (o que iria requerer mais páginas) para desenvolvê-los.
Uma pena que o livro é curto, pois a leitura, em determinado momento, é de tirar o fôlego!

Gabi 23/01/2021

Como sempre, incrível.
A força da narrativa característica de Gabo te faz não querer largar a leitura. Super recomendo.

Fernanda.Malagutti 27/08/2023

Um início delirante !
As primeiras páginas te levam pra uma expectativa gigante do livro, extremamente bem elaborado contendo mistura de realidade com fantasias porém o livro vai perdendo a empolgação no decorrer e acaba com um final bem a desejar. Uma leitura bem escrita como porém esperava mais do final.

arthur966 20/11/2023

De rastos no pantanal da memória, procurou um abrigo contra o terror e só encontrou a lembrança.

aquela cena de amadeus que o salieri olha as partituras do mozart e elas não têm nenhuma correção, apenas um perfeito fluxo contínuo de música, como se todas as notas viessem a ele já prontas, perfeitas, eu sinto isso lendo gabo.