A Cor Púrpura

A Cor Púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Marilia 21/05/2024

A cor púrpura
Foi uma leitura muito rápida e pouco fácil de fazer. Normalmente essas duas coisas costuma andar juntas , mas não é esse o caso aqui, é rápido de ser ler e difícil de digerir . Excelente livro.

bialbuquerq 20/05/2024

Potente!
É um clássico, mas fácil de ler! Mesmo escrito em forma de cartas, é possível entender bem a complexidade dos personagens, os diálogos, as passagens de tempo..

Aborda temáticas pesadas, mas a escrita é de uma forma envolvente que não me perturbou. A personagem principal passa por muitos sofrimentos, mas não parece que é gratuito, sabe? Tudo parece ter propósito, construção.

Tem um ritmo bom, mas mais pro final achei que ficou um pouco cansativo (nas últimas cartas da Nettie). Além disso, gostaria de ter visto mais da família toda reunida, torcemos tanto por isso ao longo da história que queria ver mais da felicidade deles.

Recomendo fortemente!

Angela.Ataide 20/05/2024

Já tinha assistido o livro e me emocionou muito, com o livro não foi diferente, me tocou muito, principalmente a protagonista e com tudo que teve que passar. Recomendo.

Dilso 20/05/2024

EPISTOLAR...
Emocionante este romance (epistolar). Epistolar porque o acompanhamos pelas cartas de Celie a Deus e depois de sua irmã Nettie para Celie e de Celie para Nettie. E a compreensão gradual da própria existência, da auto-valorização, do fato de que escrevia para um Deus indiferente aos seus sofrimentos, o mesmo Deus cristão usado como desculpa para escravizar africanos... Tanto que no início começa as cartas com "Querido Deus" e encerra escrevendo: "Querido Deus. Queridas estrelas, queridas árvores, querido céu, querida gente. Querido tudo...". Lindo e provocador.

dedeni 18/05/2024

Um livro com uma escrita que para além de fluida é potente, a autora conseguiu fazer com que nos sentissmos realmente lendo cartas de uma pessoa real que passou por todas aquelas experiências. E essa escolha da autora por contar toda a história em forma de cartas faz com que a leitura fique muito dinâmica e prazerosa.

Impossível não se apegar a nossa personagem principal, a sofrer e se sentir feliz com ela nos momentos em que a vida dava uma folga para a mesma.
Outros personagens do enredo também foram especiais.
E achei incrível como a autora também optou por outras personagens mulheres que estavam muito à frente do seu tempo, com uma coragem e uma maneira destemida de viver e enxergar as coisas que nos surpreende.

Apesar de ser uma história com muitos momentos tristes e revoltantes, vale lembrar que temos momentos de alívio que aquecem nosso coração, mas importante frisar também que nos faz pensar no contexto histórico pós escravidão, além de nos fazer refletir que não foram tantas coisas assim que mudaram de lá pra cá.

Flora.Lorena 17/05/2024

Leitura imprescindível
Já estava na minha lista de leituras faz tempo, um livro maravilhoso.
O livro é escrito através das cartas que a narradora Celie escreve primeiro a Deus e depois a sua irmã Nattie. Magnífico!

Iris Souza 16/05/2024

A cor púrpura
A história se desenrola na Georgia rural durante o início do século XX e é contada através das cartas de Celie, uma jovem mulher negra que enfrenta abuso, violência e discriminação ao longo de sua vida. Apesar das adversidades, Celie encontra força e esperança através dos laços que forma com outras mulheres em sua vida, incluindo sua irmã Nettie e a forte e independente Shug Avery.

Ao longo da narrativa, o leitor é levado a uma jornada emocional e espiritual, testemunhando a luta de Celie para encontrar sua voz e sua identidade em meio a um mundo que tenta constantemente silenciá-la. Através de sua escrita habilidosa e poderosa, Alice Walker dá voz aos personagens marginalizados e oferece uma poderosa reflexão sobre as injustiças sociais e as lutas enfrentadas pelas mulheres negras nos Estados Unidos. Ao longo das páginas deste livro, o leitor é confrontado com a crueldade da humanidade, mas também é inspirado pela capacidade do espírito humano de florescer mesmo nas condições mais adversas. É uma leitura que deixa uma marca indelével na mente e no coração de quem a conhece.

Joaquim 16/05/2024

A Cor Púrpura foi o primeiro livro que li após ter assistido primeiramente o filme, fiquei impressionada em como os dois são idênticos.
Gosto de ver a transição dos personagens da obra, penso na realidade vivida por cada um deles com suas particularidades. Confesso que Sofia é a minha personagem favorita e que sua história é a que mais me emocionou - por sua coragem inabalável e princípios ininterruptos mesmo que mantê-los fosse sinônimo de rejeitar a hegemonia.

Pietra 16/05/2024

Clássico necessário
Um livro de ficção que te dá um tapa na cara e te faz refletir.
Pra mim, um bom livro não acaba quando termina. Ele ecoa. Ele faz barulho na sua mente. Ele te faz pesquisar, ir afundo, ele te faz refletir.
E que livro! E que impacto.

Letsantiago 16/05/2024

6/10 (Consumido em doses homeopáticas???)
Um livro incrível, consegue mostrar o pior de uma pessoa.
Leva ao extremo do insuportável e do ódio por um personagem, e depois consegue ?neutralizar? com uma mudança brusca de ações.
Temática muito pesada e de assuntos delicados.
Acompanhar a vida miserável que Celie leva te faz abrir os olhos para a própria vida, e absorver mais as pequenas coisas.?

paloma 15/05/2024

"O tempo anda devagar mas passa depressa." - 3,5/5
antes de tudo já começo dizendo que foi uma leitura muito difícil para mim. eu não consegui focar na história e demorou muito para finalmente me conectar com a narrativa. comecei ler no dia 01/05 e terminei 14/05, e durante esse tempo eu fiz duas pausas na leitura.

acho que o mais dificultou minha leitura foi o fato da protagonista escrever errado - a história é contada por meio de cartas -, e faz sentindo, pq a celie é semi analfabeta, mas foi algo que me incomodou bastante.

a história em sim é muito boa, confesso que em alguns momentos eu odiei os personagens, mas também entendo eles agirem daquele jeito - menos o marido da celie, ele é nojento e ruim de verdade. fiquei muito feliz da celie conseguir reencontrar a irmã e os filhos. eu amei também o fato dela ganhar força durante a narrativa - com ajuda da shug - e vai se tornando uma mulher mais corajosa. e a vida de todos os personagens vão se cruzando e chega um momento que tudo fica muito complicado para todos.

enfim, é um livro muito bom, que conta a perspectiva de vida do ponto de vista de uma mulher negra que vive no sul dos eua, durante a segregação racial e que sofreu vários abusos durante sua vida. mesmo eu tendo um pouco de dificuldade pra me envolver na história é um livro que eu super indicaria.

Neiva 13/05/2024

Não é atoa que é um clássico!
A história da Celie é emocionante, porém extremamente triste e violenta também, mas é bom ler sobre mulheres fortes que se ajudam e se inspiram

Tayla sarges 08/05/2024

Celie e Nettie
Como não se apaixonar pela história de celie e nettie? Eu fiquei viciada nesse livro, quanto mais eu lia mais eu queria saber o que ia acontecer eu fiquei o livro inteiro torcendo para que as duas de reencontrasse é que elas fossem feliz.
Um dos melhores livros que eu ja li na vida!