A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Thalyta 26/02/2024

Dolorosamente real..
Me tirou o ar em muitos momentos, me fez querer abandonar a leitura, mesmo que eu soubesse que não seria capaz até ter certeza que essa mulher tivesse o mínimo de paz que tanto merecia.

É um livro muito real, angustiante e lindo, consegue mostrar tantas perspectivas de uma mesma pessoa que sozinha eu não conseguiria imaginar.

Recomendo muito.

Rimylles.Silva 25/02/2024

Tocante
Uma obra que nos faz rir e chorar. Acompanhar a vida de Celie e sua espera pelo reencontro com sua irmã é angustiante. Quanto sofrimento na vida dessa mulher que é estuprada pelo homem que ela acha que é seu pai, casa e é violentada pelo marido. No entanto, há personagens muito cômicos e fortes como Sofia e a própria Shug por quem Celie se apaixona.

Milô 25/02/2024

A cor purpura
Esse livro relata sobre a questão racial e também a inferioridade da mulher na sociedade machista que se construiu,mas sobretudo esse livro é sobre a Fé, seja qual for o seu Deus.

wellpiinheiro 24/02/2024

"Tudo o queu sei fazer é cuntinuar viva."
No início do livro tem uma energia, tem uma dor, tem um sentimento de descoberta, e as vezes até de encanto que torna muito interessante acompanhar a história.

Você não é exatamente FISGADO pela história, mas pelo menos se IMPORTA com ela.

Porém, da metade pro fim, a história desanda, as cartas da Nettie NÃO ACABAM e o foco que a Alice escolhe é, honestamente, desinteressante.

O peso da história vem mais de como a gente completa na nossa cabeça o que lemos, do que da forma que é contado/escrito.

Fazia tempo que eu não sentia nada lendo um livro. Que eu só queria que acabasse. Foi essa a experiência que eu tive com esse aqui.

A escolha de ambientar a narrativa por cartas foi uma benção e uma maldição. Ajuda a não ter que gastar muita cabeça pensando em como vai montar as situações, porém a gente não consegue se colocar muito na situação porque ficamos sempre numa postura passiva de contemplação.

Parei por aqui minha incursão nas obras da Alice Walker.

Tal qual a Celie, a história pode ser condensada nessa frase do título: ela só sabia continuar viva; mas parece que não sabia pra onde tava indo. Só existia.

E taí...

A quem gostou, que bom. Minha experiência foi fora da curva. Não posso fazer nada. Desgostar também é uma reação/sentimento válido (a).
Itamara 16/03/2024minha estante
Caramba, você escreveu absolutamente tudo que senti. Olhando aqui as notas e logo pensei: não é possível que só eu não gostei. Eu só queria que acabasse

wellpiinheiro 19/03/2024minha estante
Kkkkk eu até que não sou de ter experiências ruins com livros famosos, mas esse aqui não deu.
Talvez eu não tava no clima quando peguei pra ler, mas o sentimento foi esse: de acaba, por favor kkkkk

Também tive dificuldade em encontrar qualquer resenha negativa. Como não encontrei nenhuma pra curtir, fui obrigado a escrever a minha kk

Rayssa 24/02/2024

Bela história
Publicado originalmente em 1982, A cor púrpura narra a história de Celie, uma mulher preta de origem muito humilde que nasceu no sul dos Estados Unidos durante o período entre guerras.

Escrito por uma narrativa epistolar, isto é, por cartas, vamos acompanhar a grande, embora triste, história de Celie. Desde a infância, a protagonista passa por diversas formas de violência, tanto física como emocional, sendo a mais chocante de todas o abuso sexual sofrido pelo próprio padrasto aos seus 12 anos de idade. Diante desse cenário, a autora nos coloca de frente com uma realidade cruel de racismo, machismo e misoginia.

A autora é muito inteligente ao optar por usar uma escrita coloquial, cuja simplicidade nos aproxima demais da história. A formalidade é deixada de lado para que a oralidade possa perpetuar a mensagem de Celie de forma mais honesta e viva. A humanidade da personagem é muito comovente, sua construção é impecável, assim como são os demais personagens dessa bela história, sobretudo Nettie e Shug.

Aliás, graças a essas duas mulheres, Celie consegue ganhar consciência de seu valor como ser humano, mas sobretudo como mulher. Com a descoberta do amor e da sexualidade, nossa protagonista consegue finalmente florescer e se tornar uma mulher forte e capaz de tudo.

A discussão sobre a fé também é dos pontos mais interessantes desse livro, na medida que temos aqui uma série de reflexões interessantíssimas sobre a existência de Deus em suas mais diversas formas e significados, inclusive sobre o que significa Deus na história da religião para os negros. Nesse contexto, destaco também a incrível participação de Nettie na África, momento em que temos contato com uma cultura tão rica e até um pouco controversa quando aponta a existência de um racismo oriundo da própria comunidade negra.

Em suma, essa foi uma leitura fantástica. Uma história com muita violência sim, mas não deixa de ser muito bonita e emocionante. Recomendo demais!

Fran 23/02/2024

Emocionante
A cor púrpura entrou para a minha lista de livros preferidos da vida. Lindo, forte, dolorido, emocionante.

raianerosaa_ 23/02/2024

Clássico
A cor púrpura é uma obra prima literária. Ao ler as primeiras páginas não é difícil entender porque o livro é considerado um clássico. A história de Celie é emocionante e me fez chorar do início ao fim. Como mulher negra e desfavorecida socialmente, Celie nos faz pensar na realidade atual, em quantas Celies vivem vidas que acham que merecem por não conhecerem nada mais que aquilo.

A Celie descobre a partir do amor diversas coisas sobre si mesma. Seus talentos, gostos e sua própria beleza. E não só do amor entre ela e a irmã, mas também do amor sensual e do amor que perdoa. O livro passa lições de vida em cartas com a ortografia "incorreta" para transmitir a baixa escolaridade da protagonista, mas que não deixam de ter valor poético por isso. Lembro perfeitamente de cada detalhe da história, pois TUDO é muito marcante. A história desperta um senso de empatia muito grande. E nos faz chorar de tristeza e de alegria diversas vezes.

O livro conta com personagens secundários sensacionais, bem escritos e profundos. Que conseguem ser mais do que os estereótipos de pessoas negras marginalizadas. Personagens dotados de conhecimento, personalidade e força, e que fazem a história não girar ao redor apenas da Celie, mas também evidenciam uma sociedade muito racista. E é importante contrapor com quantas coisas mudaram de lá pra cá e quantas NÃO mudaram.

É satisfatório demais ver o quanto o livro aborda a solidão da mulher negra de forma clara, mas sem dizer isso de fato. A autora descreve situações que nos deixam de cabelo em pé de raiva ou de tristeza e sempre relatando situações que diversas mulheres realmente sofrem. Mostra como o empoderamento feminino pode ser na prática, e como o machismo é enraizado nas próprias mulheres por falta de conhecimento.

O livro também fala sobre a figura do homem negro da época. O racismo sofrido não anula a opressão que ele faz dentro do lar. É importante ver como ela retrata os homens como se não fossem apenas vilões ou músculos, ela deixa claro também que isso é uma construção, eles são ENSINADOS assim pelas gerações passadas, nunca aprenderam um jeito melhor de ser, então tentam ser melhores sozinhos. Não que isso justifique nenhuma ação, mas esclarece muitas coisas sobre o sistema no qual vivemos

NADA, NENHUM OUTRO LIVRO NUNCA foi capaz de me proporcionar os sentimentos que eu vivi com o final dessa história. A sensação de que se pode ter esperança, e de que um dia é possível sair de tudo isso. A parte que mais me impactou foi o fato de na velhice eles poderem desfrutar a liberdade da juventude, e apesar de tudo que aconteceu é possível ter esperança.

Jamilla_mickelly 22/02/2024

"A Cor Púrpura" é um daqueles livros que fica gravado na memória, não apenas pela história emocionante que conta, mas também pela forma como nos faz refletir sobre a força interior e a capacidade de superação humana.

Mandark 21/02/2024

Forte...
Reler esse livro foi surpreendente. Descobri que guardava memórias superficiais do enredo e, acima de tudo, a minha imaturidade na época da primeira leitura não me ofereceu uma experiência realmente completa de tudo que esse livro tem a oferecer. Seus questionamentos e seus encaminhamentos inesperados nos faz refletir sobre a vida, nossa espiritualidade e a forma como encaramos o mundo. Um livro pra aquecer o coração e trazer esperança, mesmo que em meio à completa escuridão.

Aline221 20/02/2024

Que livro lindo, triste mas com uma história incrível. Muito gostoso de ler, mesmo que pesado em alguns momentos. Vale muito a pena, o final preencheu meu coração ??

Daisy 20/02/2024

Feminino pulsante
Um livro corajoso escrito por uma mulher negra com temas como violência doméstica, sororidade, lesbianismo, racismo e liberdade feminina não tem como não impressionar. Uma leitura feminista importante!

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Gomor 20/02/2024

A história de Miss Celie narrada por ela mesma. Ela vive uma vida triste, abusada pelo pai, vendida para um homem que a maltrata e obrigada a criar os filhos dele, distanciada da irmã e de seus filhos. Desconhece o que é amor próprio. Mas a chegada de Shug muda muita coisa na vida de Celie. Amei o filme, amei o livro!

Clara Xavier @araclana 19/02/2024

A cor púrpura
"A Cor Púrpura" é um romance escrito por Alice Walker, publicado em 1982. A história se desenrola nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX e narra a vida de Celie, uma mulher afro-americana que enfrenta uma série de adversidades, incluindo abuso e discriminação racial. O livro aborda temas poderosos, como a luta pela autoafirmação, a importância da amizade e a busca pela identidade em meio à opressão. A narrativa é contada principalmente através de cartas escritas por Celie, proporcionando uma perspectiva única e íntima sobre sua jornada de autodescoberta e resistência. "A Cor Púrpura" recebeu grande reconhecimento por sua abordagem sensível e impactante sobre questões sociais e humanas.