The Comedy of Errors

Leonardo.H.Lopes 11/02/2023

A Busca pela Origem: A Comédia dos Erros
“Antífolo de Siracusa
[...]
Eu sou qual gota d’água no oceano
Que no oceano busca uma outra gota,
E ao mergulhar bem fundo na procura
(Ainda sempre buscando) se perdeu”
[...]
(Ato 1 - Cena II)

Éfeso e Siracusa são duas cidades inimigas e quando Egeu, um cidadão de Siracusa, vai para a Éfeso tentando encontrar seu filho e seu escravo, ele é detido e conta ao Duque da cidade sua história, sendo-lhe dadas algumas horas para tentar encontrar seu filho na cidade e pagar a fiança, caso contrário será morto. Egeu conta que ele e a esposa tiveram filhos gêmeos e que comprou para os filhos outras duas crianças grandes para servirem como escravos valetes. Quando as crianças ainda eram bebês, uma tempestade partiu a embarcação onde ele, a esposa, os filhos e os valetes estavam em viagem. Ele, com um filho e um dos valetes, fica na metade do navio e a esposa, com o outro filho e o outro valete, na outra metade. Cada parte dos destroços toma rumo diferente e as famílias se separam. Egeu conta que o filho que ficou consigo, após virar adulto, saiu para o mundo para tentar localizar o irmão e a mãe, levando consigo seu valete. Depois de alguns anos, Egeu sai à procura do filho que não retornou, parando na cidade de Éfeso.

Antífolo e Drômio. Esses são os nomes dos filhos e dos valetes. Os mesmos nomes e a mesma aparência vai criar o cenário perfeito para a sucessão de erros e enganos entre os personagens que vai fazer dessa peça de Shakespeare algo divertidíssimo de se ler. O Antífolo de Siracusa e seu Drômio estão coincidentemente também na cidade de Éfeso, onde o Antífolo de Éfeso e seu Drômio vivem e constituíram família. Os Antífolos e Drômios são confundidos pela esposa do gêmeo de Éfeso, cunhada, comerciantes, ourives e demais personagens das peças, criando cenários que nos levam até ao riso, mesmo na leitura. A montagem deve ser uma verdadeira comédia, levando a palavra em sua concepção usual contemporânea. As confusões acontecem uma atrás da outra, algumas até absurdas, a começar pelas tantas e tantas coincidências, mas é um texto ficcional e literatura, e das melhores.

Por trás das cenas banais do cotidiano que são embaraçadas, Shakespeare também mostra através de seus dois Antífolos e dois Drômios todo um jogo de drama em torno das ideias de realidade e aparência. Também, há a discussão das condições femininas, dos servos, da honra de credores e devedores, do ciúme no matrimônio, administração da justiça com compaixão e a busca da própria identidade e de nossas origens como pessoa. No final, como o próprio nome do texto evidencia, tudo acaba se esclarecendo e se resolvendo, Egeu encontra seus filhos e ainda uma surpresa, além de Antífolo de Siracusa pagar a fiança do pai.

Maria 09/02/2023

...sinceramente
Sinceramente, (Emília, mulher de Egeu, dá à luz gêmeos, na mesma casa e no mesmo dia em que um casal miserável também tem os seus. Os dois meninos pobres são comprados por Egeu para servirem de escravos a cada um dos seus filhos. Mais tarde, um naufrágio separa a família.) Essa parte eu peguei da Internet.

Simplesmente, pq eu não entendi completamente nada da leitura deste livro. Pretendo ler novamente, sim. Mas não no momento. Acho que não entendi muito bem a leitura pq eu li por obrigação(leitura escolar), depois qnd tiver realmente uma vontade para lê-lo irei fazer.

Fabielli.Rocha 29/10/2022

Acaso
Estreiando sheakespeare com uma peça pequena e leve, gostei bastante.

Conta sobre gêmeos que recebem servos também gêmeos e são separados, em uma viagem, por um acidente.

Se encontram depois de um tempo e confundem e são também confundidos e apesar da fama de tragedista, um belo final feliz.

Maria.Batagin 07/10/2022

Que comédia
Os erros a que se refere o título são enganos provocados pelas pessoas que conversam alternadamente com um gêmeo e o outro, sendo um residente de Éfeso, onde se passa a ação, e o outro, estrangeiro. Os gêmeos são idênticos e têm ambos o mesmo nome: Antífolo. As confusões multiplicam-se, assim como a comicidade da trama, porque há mais um par de gêmeos idênticos em cena, os irmãos que atende pelo nome de Drômio.

jhullia 27/09/2022

chega até ser estranho ver uma história do shakespeare que não tenha um fim trágico né, fiquei surpresa de ver uma peça com uma história tão leve.
é confusa por causa dos nomes, se não fosse pelo espetáculo que eu assistia junto comparando as cenas eu estaria completamente perdida, mas é muito divertida viu. humor 100% chaves e chapolin

Michela Wakami 26/09/2022

É uma boa peça, mas confesso que fiquei perdida em algumas partes da história.
Os personagens principais são gêmeos.
Os erros a que se refere o título são enganos provocados pelas pessoas que conversam alternadamente com um gêmeo e o outro, sem saber que estão falando com pessoas diferentes.
Gerando assim, uma grande confusão.

A comédia dos erros é tida pelos pesquisadores como a primeira peça de Shakespeare, com sua estréia nos palcos tendo ocorrido provavelmente em 1594.

leiturasbyrah 06/09/2022

Fiquei totalmente perdida
Uma obra do autor eu forma de peça, primeira vez que leio algo dele, achei a premissa muito boa, e sim a história é bem bacana e bem diferente do que já li.
Mas confesso que fiquei bem perdida, mas o que vale é que entendi o final, e tá tudo certo!

Aly 19/08/2022

Essa peça é esplêndida, me prendeu do início ao fim! Sem contar que finalmente um fim não foi triste, chega achei estranho.

Maliterando 06/08/2022

Erros úteis
Uma comédia leve e simples, com várias reviravoltas. Shakespeare me fez soltar sinceras risadas durante a madrugada. Em "a comédia dos erros" vamos conhecer a família de Egeo que é composta por sua esposa, seus dois filhos gêmeos, e os dois criados de seus filhos também gêmeos. Eles sofrem um acidente enquanto viajam ao barco, são resgatadas por pessoas diferentes e isso faz com que se separem, depois de muita confusão eles acabam indo para uma mesma cidade, e nós acompanhamos toda a confusão que se segue.

Daniel.Alcantara 30/04/2022

Para ler em família
A Comédia dos Erros por William Shakespeare
Tradução de Bárbara Heliodora
Editora @editora_saraiva.oficial
Título original: The Comédia of errors

Essa foi a última das quatro peças que comprei ao final do ano passado na Caverna do Saber, um sebo muito legal que tem aqui perto de casa.
É de fácil leitura, tanto que eu li juntamente com a @coke3cake843 durante uma tarde (cada um tinha seus personagens, como se fosse uma leitura para ensaio teatral mesmo).
A tradutora deixou a leitura ainda mais agradável ao tentar conservar as rimas e métricas, o que traz maior fluidez para a leitura, principalmente em voz alta, como fizemos.
Sobre a peça, foi uma das primeiras escritas pelo autor, senão a primeira. O humor baseia-se principalmente na confusão de personagens que são gêmeos. Shakespeare não traz a carga dramática e reflexiva que percebi em outras peças escritas por ele. Ao contrário.
Apesar de toda comédia ser o drama do palhaço, esta peça termina com um final feliz e uma reunião familiar!
Eu e Alice rimos bastante lendo esta peça. É boba, tipo, um humor burlesco, simples, mas que distrai. Além do que são uma peça em cinco atos e cada ato tem duas cenas, exceto o quarto ato que tem quatro cenas e o quinto ato tem uma só.
Gostosinho de ler. Real.

Samantha.gifalli 22/04/2022

Uma peça que mistura drama e comédia, desenha uma crítica social fortissima ao sistema estamental e ainda nos brinda com um panorama sobre o contexto histórico e social do início da idade moderna. Uma manaceia sobre as questões que emergiam em um dos períodos sociais com transformações mais radicais que a sociedade ocidental vivenciou.

Mari 30/03/2022

Dessa vez Shakespeare foi diferente e o final não foi triste. Até ri em vários momentos durante a leitura.

Fran 30/03/2022

??RESENHA: A comédia dos erros.
AUTOR: William Shakespeare.
Lido em e-book.
Em ?A Comédia dos Erros?, Shakespeare faz uso da duplicidade e engano para levar o gênero cômico aos palcos. A peça, considerada por diversos críticos como a primeira obra do autor, foi encenada, provavelmente pela primeira vez, em 1593.
Aparentemente inspirada na obra do romano Plauto (Os Menecmos) (251-184 a.C.), a obra de Shakespeare expõe uma série de situações vexatórias provocadas pela dupla identidade de duas duplas de irmãos gêmeos separados na infância.
Sim, isso deve suscitar estranheza e até confundir os pouco atentos, no início da leitura. Logo logo, porém, o leitor começa a imergir nas peripécias dos infelizes gêmeos e a dar boas entortadas nos lábios...
A obra apresenta duas duplas de irmãos gêmeos separados na infância por uma tragédia. A primeira dupla, os dois com o mesmo nome (Antífolo), são os senhores da segunda dupla, também possuidores de mesmo nome (Drômio). Os pais da primeira dupla de gêmeos (os Antífolos) compraram a segunda dupla de gêmeos (os Drômios) para servirem a eles como servos. Logo depois, a família foi vítima de um naufrágio que separou as duas duplas (a mãe ficou com um dos filhos e um dos servos, enquanto o pai ficou com o outro filho e seu servo), que foram resgatados e cresceram em cidades diferentes (Éfeso e Siracusa). As crianças, já separadas, recebem o mesmo nome dos pais (provavelmente, esses nomes tinham um significado afetivo para a família). Já adultos, os gêmeos da cidade de Siracusa foram parar na cidade de Éfeso e, já viram, a confusão está feita?
Enquanto a leitura flui, é possível perceber vários temas sociais importantes encaixados no enredo, algo que desvenda a sociedade da época ? a defesa da honra, o tratamento desigual entre homens e mulheres, a condição servil, a estrutura jurídica e política? e trechos que, em meio a um sorriso e outro, encharcados de lirismo, convidam o leitor a refletir:
"O tempo está falido, a ruína já anda perto. E mais: é um bom gatuno, à espreita e de vigia; manso se escoa à noite e devagar de dia. Se o sargento o persegue e os bens tem em penhora, que muito que se atrase em cada dia uma hora?"

Gostou da resenha? Me segue lá no Instagram: @francillira

delbras 05/03/2022

review de milhões
excelente, coerência do início ao fim, no final tudo se encaixa e tudo é explicado. só dei 4,5 pq força muito o humor, mas a história em si, é perfeita, sem defeitos.

Leila171 31/01/2022

Primeira peça de Shakespeare, e ele já mostra a que veio.
No início a trama é meio confusa, mas ao logo da leitura tudo vai ficando mais claro. Muito divertida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5