Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá Lima Barreto

Resenhas - Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Giovanna 13/06/2024

Vida e Morte da Minha Compreensão
Tive que ler esse livro para fazer uma prova na escola, e confesso que achei a leitura extremamente maçante e confusa. A escrita é muito complicada, o livro não possui uma narrativa linear, mas sim de crônicas misturadas a biografia de Gonzaga de Sá, aos olhos de Augusto Machado.

De modo geral, não consegui entender parte da história, apenas muito superficialmente, que o conteúdo do livro foi uma crítica dura a segregação social e racial no país, durante final do século XIX e início do XX. Também é um certo "desabafo" do autor Lima Barreto levando em consideração as dificuldades que passou.

Talvez algum dia eu dê uma segunda chance ao livro, mas acredito que será daqui MUITO tempo.

Raissa.Vidal 31/05/2024

Reflexões
Assim como Machado de Assis, Lima Barreto, mesmo sendo um homem preto, os protagonistas de suas obras são homens brancos da elite, com o intuito de criticar essa classe. Há diversas falas muito problemáticas, que abordam machismo e suicídio, por exemplo. É retratado o Rio de Janeiro e claro, senti falta de representatividade.

Lau Pinheiro 19/05/2024

Quinto da unicamp!!!
Esse provavelmente foi o livro com a linguagem mais difícil que eu já li. surreal o quanto eu empaquei em algumas partes mas no final deu certo, e consegui captar a mensagem do livro.
esse é um livro filosófico. o livro para os que amam a vida e odeiam a forma em que ela se dá.
gonzaga de sá foi um personagem que diferente de outros, ele não viveu a frente do seu tempo como dizem, ele viveu exatamente no período que deveria viver e por isso trouxe tantas reflexões e concepções tão pertinentes para essa história. houveram diversos momentos que facilmente se relacionam com o contexto do Brasil atual, o que me deixa mais triste ainda.
essa foi uma bela história, pela memória de Lima Barreto!

Jenesaispas 28/04/2024

Não sei, não me prendeu muito, já li outros livros do Lima Barreto, mas esse me deu uma ressaca que meu Deus

isabelaa 27/04/2024

A consciência é nossa ruína
Fiquei muito chateada por ter tido tanta dificuldade com o linguajar e a estruturação textual da obra, fatores que impossibilitaram um aproveitamento completo da mesma.
A leitura acabou se tornando arrastada e lenta, e isso me atrapalhou a entender a profundidade, tanto social como histórica, que Lima Barreto tem a oferecer.
As barreiras e dificuldades que o autor, um homem negro no século XX, teve de enfrentar pra chegar aonde chegou são infinitas, e sinto que ele conseguiu transmitir tal sensação em inúmeros capítulos.
Mesmo não sendo minha zona de conforto compreendo a importância literária e humanitária de sua obra?
e com ela percebi que quanto mais estudamos e aumentamos nossa consciência sobre a realidade deturpada que vivemos, mais triste e miseráveis nos tornamos

stellivrostella 14/04/2024

Lima Barreto sendo muito afrente de seu tempo!
Representando o pré-modernismo, Lima Barreto dá um show de choque de realidade. Rompendo abruptamente com ideias parnasianistas, esse livro mostra na pele a vivência de Lima com o preconceito racial e elites cariocas.
Para quem não está acostumado, essa leitura vai ser um tanto cansativa, por isso recomendo a leitura de "O triste fim de Policarpo Quaresma" antes.
Para os fãs do Machado de Assis, esse livro é PERFEITO! Não só esse como todos do Autor.

Anninhalissie 07/04/2024

? A vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Li esse livro por pura obrigação da escola e do vestibular...
Achei que não foi surpreendente e legal, mas algumas reflexões são boas...

LIDO #10
NOTA: 3??
STATUS: NÃO FAVORITADO

Maria13052 04/04/2024

Chato
Eu li esse livro por causa da escola, entendo todas as criticas propostas por ele, mas o livro é surpreendentimento CHATO, cheio de palavras difíceis.

VitAria.Matuno 26/03/2024

É chato, mas o valor para a literatura é inegável. Não foi tão entediante quanto eu esperava, porque eu me via querendo saber mais sobre o protagonista. Tem um vocabulário desgastante e um ritmo de leitura um pouco lento, mas vale a pena.

Alice de copas 16/02/2024

Um livro de vestibular que cumpre seu papel como um livro de vestibular
Espero que em um futuro isso mude de vez

bia.cavenaghi 29/12/2023

Ruim.
Mais um que li esse ano por conta do vestibular, mas me arrependi profundamente. não consegui entender NADA da história. os personagens são confusos e as suas reflexões ainda mais. e quando o autor focava em narrar a geografia do RJ de forma mais ?poética?? HORRÍVEL. enfim, não recomendo a ninguém :(

Gaby Kolano 13/12/2023

Resenha de Vida e morte de Gonzaga de Sá
Sinceramente comecei odiando o livro, não compreendia quase nada da escrita além de não achá-la muito interessante, mas sempre levo minhas leituras até o fim. Assim sendo, dei um tempo e volteo a ler com mais calma e comecei a compreender melhor e, consequentemente, gostei muito dos últimos capítulos os quais compreendi quase inteiramente.
Futuramente pretendo reler.

David.tonet 14/09/2023

Grande
O livro esbalda filosofia, pensamentos e crítica de forma genial a sociedade brasileira da época, tudo isso sem perder a atualidade.

Brubis 28/07/2023

Livro de Vestibular
Li o livro por causa da escola e porque é leitura obrigatória da Fuvest. Então, sob a minha visão de estudante, achei o livro ruim.
A linguagem difícil deixa a leitura truncada e o enredo não é nada envolvente, só tem um monte de falas do Gonzaga criticando alguma coisa, mas é difícil de acompanhar o raciocínio. Tem também descrições do Rio de Janeiro, mas também são difíceis de entender as palavras usadas para descrever e é chato ler longas descrições.
Reconheço a importância e ousadia que o livro teve na época com as questões abordadas, mas mesmo assim o livro não me agradou.

bia 12/06/2023

Sinceramente?? eu gostei... nao é nenhum absurdo de maravilhoso mas é facinho de ler e ouvir o gonzaga falar merda o livro inteiro e o narrador (que agr eu nao lembro o nome ops) ficando irritado foi incrívelmente gostoso