Do Fundo dos Seus Olhos

Do Fundo dos Seus Olhos Dean Koontz

Resenhas - Do Fundo dos Seus Olhos

Tatianees 14/10/2022

Do Fundos dos Seus Olhos

Sou fã desse autor e esse livro acabou de ficar entre meus preferidos. Como quase todos os livros do Dean, esse tem aquela pegada sobrenatural, você fica esperando que a qualquer momento surja um anjo ou um demônio.

Tem uma boa dose de suspense e ação, mas o drama é o que impera. A história te joga em uma montanha russa de emoções: em uma página você está sorrindo, na seguinte não consegue acreditar na crueldade do destino.

O livro acompanha uma série de personagens e é incrivel como, aos poucos eles vão se interligando. Famílias bem estruturadas, famílias destruídas, religiosos gentis, religiosos fanáticos, bondade e caridade ao lado do ódio e ganância.

Esse livro traz grandes lições sobre amor, bondade e esperança mesmo em meio ao caos. Também tem um vilão um pouco diferente do comum. Um psicopata que sofre no próprio corpo, o mal que causa à outros, mas nem por isso deixa de ser odioso. Pelo contrário, encontrei nesse livro um dos vilões mais asqueroso e insuportável.

OToloDeAmarelo 22/04/2021

Divertido demais!
Koontz tem uma habilidade de escrita que em poucas páginas se manifesta a atenção do leitor e a sua curiosidade. Neste livro, temos um dos assassinos mais insanos que já vi: destrutivo, impulsivo e cruel, você não consegue acreditar até ver o que ele está realmente fazendo. Sua impulsividade é tão odiosa que somos pegos de surpresa mesmo estando nas páginas mais avançadas e portanto, logicamente mais preparados para seus atos banais. É realmente um vilão aterrorizante, quase como o Dick do Clube Do Fogo do Inferno de Peter Straub.

O enredo tem momentos de drama mais leves para apaziguar a tensão e a violência do vilão e apresenta personagens simples mas verdadeiros. Os aspectos encantadores das crianças faz um forte contraste com a rudeza da crueldade do assassino.

É uma boa obra de suspense de Koontz que me tomou rapidamente. A escrita parece por muitas vezes cuidadosa, tímida, mas possui uma elegância que logo levanta uma batida no leitor mais destraido com sua fluidez e acontecimentos repentinos.

Clau Melo 09/11/2020

QUE LIVRO!!!
Não me lembro de ter lido um livro com um assassino e estuprador tão narcisista quanto o psicopata deste livro.
Mescla de drama, suspense psicológico, fantasia sombria e literatura fantástica.
Não leia a orelha do livro, sinopses ou resenhas.
Saiba apenas que o dia do nascimento de Bartolomeu Lampion mudou a vida de todos os membros de sua família e que no mesmo dia um homem cruel descobre que tem um inimigo chamado Bartolomeu...

bruna 02/06/2020

quase perfeito.
esse foi um dos livros 5 estrelas mas que ainda não é um favorito, sabe? não sei o que, mas faltou algo.

a narrativa é inegavelmente incrível com personagens muito fortes e decididos, essa foi uma característica muito clara.

o que me deu a sensação de que o livro não andava foi a diagramação, com as letras muito pequenas e com pouco espaçamento entre as linhas o livro que já era grande em páginas parecia ainda maior.

enfim, quem gosta de mistério/suspense (e um pouquinho de drama) vai amar esse livro, então recomendo :)

Prof. Angélica Zanin 14/01/2020

Fundo demais
Um bom suspense, mas o autor exagera demais nos detalhes. Os personagens bonzinhos são exageradamente bonzinhos e o vilão extrapola na loucura e insanidade. As questões de física quântica são bem relevantes, lembrando que eu não sou física. Agnes me conquistou, Bartolomeu é incrível, Anja é fofa, mas faz muitas perguntas. Agora Cain Júnior lembrou- me muito o protagonista de Você, vaidoso, delirante, mau, extremamente mau. Vale ler até o fim. Não gostei do desfecho, mas... você pode gostar. Agora, que tudo no universo está ligado, eu não tenho dúvidas, Koontz!

LeMMy-THT 20/01/2017

Um bom livro, mas...
Koontz é um ótimo autor, disso não precisa dúvidar, mas, em alguns momentos ele comete alguns erros que acabam prejudicando o livro, e em Do Fundo dos Seus Olhos o erro esta na forma da escrita, que se estende demais em vários momentos, deixando certas partes cansativas e até confusas. Primeiro, a teoria quântica apresentado por Koontz é mau explicada e mau usada. As explicações, os exemplos que ele usa são muito ruins (tirando a moeda do Vanadium). Algumas partes do livro são longas demais e não servem pra muita coisa. Tirando esses detalhes, o livro é bom, os diálogos, os personagens são bem construídos e interessantes, o mistério que o livro cria é sensacional e salva a obra em si no final. É uma obra que recomendo pra quem já conhece bem Koontz e tem paciência pra ler um livro de 640 páginas.
Prof. Angélica Zanin 14/01/2020minha estante
Concordo muito

Levi 29/01/2016

Este dia marcante
É um excelente livro e vou guardar na memória (embora acredite que o clímax poderia ter sido melhor construído). Me diverti muito com a fala dos irmãos Esau e Jacó hehehe.
Já pensou com irmãos desse em casa? São figuras tristes e hilariantes ao mesmo tempo. Júnior é uma contradição. Não é só o nome (fusão do primeiro criminoso e do primeiro santo na terra), mas o seu estilo de vida: busca o aperfeiçoamento pessoal enquanto degrada seu espírito nas trevas. Vanadium tb é uma contradição (embora de um jeito diferente). A pequena Anja me encantou. Adorei seus comentários sobre as coisas da vida hahaha. Harrison White foi um grande homem. Achei exuberante o seu sermão. Até grifei! Aquela última cena de Barty e Agnes me levou aos prantos. Emocionante. Em resumo, o livro pode ser resumido com as seguintes palavras: "Esse dia marcante".

Le 15/09/2013

melhor livro que li até hoje, muito bom!!

Anderson 29/05/2013

Um suspense eletrizante!
Este livro está na minha lista dos 5+ com toda a certeza..
É um suspense que beira a paranoia em alguns momentos, muito louco!

Lucas.Wijk 29/12/2012

Mais monótono do que esperava...
Quando eu escolhi para ler "Do fundo do seus olhos", fui com muita sede ao pote. Foi em uma dessas discussões malucas sobre ficção cientifica, viagens no tempo, universos paralelos, física quântica que uma pessoa me recomendou a ler este livro, mencionando inclusive a brincadeira que Vanadium fazia com a moeda. Como sou apaixonado por esse tema, eu já fui esperando um livro que explorasse bastante esses elementos, misturado a um suspense policial, esperava que esse livro fosse parar em minha lista de favoritos.

Ao começar a leitura, já estava adorando, me deparei com personagens muito bem construídas, principalmente Caim Junior, um psicopata totalmente dissimulado e muito cruel, e um suspense "estranho", assim como o que estava esperando. Mas o que mais chamou minha atenção, desde o inicio, foi Vanadium, que eu já sabia ser o "policial que faz brincadeiras com a moeda".

Ao correr do livro, chegando quase na metade, eu percebi que, na história, não havia passado sequer um mês entre as personagens e, de repente, a história começou a tomar um rumo diferente, desde o momento em que Junior deixa Spruce Hills para ir a San Francisco, tornando-se bastante monótona, mesmo mantendo um certo suspense, só retomando seu ritmo ao final do livro.

Comecei a me decepcionar um pouco por perceber que os elementos que eu tanto esperava neste livro não estavam sendo explorados, mas ao mesmo tempo eu me surpreendi ao me deparar com um drama muito bem construído. O contraste existente entre Caim Junior e as outras personagens (inclusive Barty que, desde seu nascimento, encanta o leitor) é incrível, de um lado há a maldade personificada e do outro as mais diversas formas de bondade expressa em personagens tão cativantes que me faziam sorrir enquanto lia. O autor, ao me decepcionar fugindo do tema que eu tanto esperava, acabou por me surpreender com uma história muito mais emocionante do que aquelas de livros focados inteiramente no drama.

Finalizando, "Do fundo dos seus olhos" me decepcionou por não abordar tanto o assunto da física quântica, que fica mais como um elemento paralelo à história principal, sendo um livro de pouca ação e pouco suspense, porém me surpreendeu ao se apresentar com uma história mais dramática, totalmente diferente do que eu esperava. Dean Koontz com certeza entra na minha lista positiva, o autor narra com uma maestria impressionante utilizando-se de diversas metáforas para descrição dos ambientes e emoções de suas personagens, mantendo uma certa conversação com o leitor, variando entre o suspense e, em certos momentos, até mesmo da comédia, deixando-o sempre preso em sua narrativa e história impressionantes. É um livro que eu recomendo a qualquer um, mas já alerto que o foco na física quântica é mínimo, quase descartável.

Lido em 19/12/2012

Bruno 11/08/2012

Um Caldeirão de Emoções.... e muita Teoria Quântica!
Do Fundo dos Seus Olhos, primeiro livro de Koontz que leio e sem dúvidas um livro que me prendeu em todos os momentos. De início fiquei meio divido, já havia visto pessoas escreverem rasgando elogios e outras descendo a lenha. Pois bem a história me chamou muito a atenção. No começo fiquei meio confuso, meio perdido mas aos poucos a trama se revela sensacional à maneira como Koontz consegue envolver todos os fatos em torno de uma realidade interligando-os e ao mesmo tempo gerando várias concepções em torno do tema-central. Koontz utiliza vários fatores trágicos e realistas que dão um toque especial de drama na história e ao mesmo tempo utiliza-se de ação moderada e um toque de suspense o que faz do livro uma grande fonte de sentimentos que mechem, de uma forma ou de outra, com todos os tipos de leitores. Além disso a famosa teoria quântica, abordada na obra ajuda a mexer com os nossos pensamentos a tentar buscar uma explicação real, mesmo que não seja possível, e esse é a chave para entender melhor o livro. Aqui a teoria quântica é abordada não de forma física, mas de forma surrealista, densa e complexa, embaralhando a cabeça do leitor mas ao mesmo tempo revelando a chave da história.

Meu comentário final é que esse livro é fantástico, denso, complexo e que mexe bastante com nossos sentimentos. Se você é aquele leitor que gosta de tramas mais diretas e simples que já vão direto ao assunto aconselho a deixar o livro de lado, ou caso você seja fã de Koontz. Agora, para leitores que gostam de histórias mais complexas, que mechem com a cabeça a procura de uma explicação, como é meu caso este livro é imperdível e necessário em sua estante. Tenho certeza que leitores que gostam deste tipo de histórias terão boas horas de leituras e passaram bons momentos com essa preciosidade!

Euflauzino 24/06/2011

O brilho em meio à escuridão
Inadvertidamente e por curiosidade, de repente, me vi em meio a uma guerra em torno daqueles que defenestravam este livro e outros que o mantinham num lugar privilegiado de fã.

O livro traz a história de Bartolomeu, Júnior e Anja. Bartolomeu, um menino especial, que num revés da vida perde o pai e logo após também a visão. Júnior, um psicopata e aqui cabe a observação de que Koontz praticamente nos coloca na mente deste home cruel e é difícil não nos desestabilizarmos com tanta loucura. E Anja, menina fruto de um estupro e que terá importância capital no desenrolar da trama. Existem outros tantos personagens belos e outros nem tanto, mas é inegável a condução correta e ordenada de todos eles.

Capítulos são distribuídos entre as personagens principais dentro de cada núcleo, mas é a convergência entre as histórias destes 3 personagens, com situações cotidianas e pitadas sobrenaturais, que faz deste livro uma leitura fascinante. É a máxima de como o acaso pode impulsionar o destino de todos, jogando-os numa montanha-russa de acontecimentos inexplicáveis.

O livro parece ter sido escrito por duas pessoas diferentes. Um escrevia núcleo do psicopata e outro o da família de Bartolomeu. Existem algumas situações forçadas que incomodam, mas não subtraem o brilho imaginativo de Koontz. Algumas personagens deveriam ter ganho mais relevância, ficam perdidos em meio à história, inconclusivos. Ainda assim me agarrei firmemente a este livro.

A sucessão de tragédias deixa um gosto amargo na boca, mas Koontz cria trechos de pura poesia, como este que transcrevo, ao traduzir toda a dor de uma mãe que chora e em meio ao choro tem que lidar com a cegueira prematura do filho amado:

“A lua tremeluzia, as estrelas borraram – mas apenas por um instante, porque a devoção de Agnes a este menino era uma fornalha feroz que temperava o aço de sua espinha e trazia um calor seco aos seus olhos.”

Confesso que neste trecho eu chorei feito criança ao sentir a agonia da mãe. Apesar de todos os contratempos, este é um autêntico Koontz, cheio de magia, de lances sobrenaturais, mas acima de tudo emocional – é o que gosto neste autor: a facilidade de nos comover, de conduzir o leitor a um desfecho quase sempre previsível e ainda assim surpreendente.

Giovanni 23/11/2010

É um livro muito denso, mas muito bom!! Retrata como a vida de um menino fora do comum que perdeu e recupeou a sua visão, tem no seu caminho um louco muito cruel!! E como a fisica quantica pode ajudar!!

Pefico 18/08/2010

Do canto de Seu olho (ou do Canto do olho de Deus)
Esse deveria ser o nome do livro, que é o que faria sentido com a estória. Afinal, a ideia é que Deus é um cara muito ocupado, mas que consegue olhar por todo mundo do canto de Seus olhos.

Se você quer uma estória rápida, com muita ação e leve, este não é o livro que você quer ler, passe adiante.

Se você quer uma estória que verdadeiramente mexe com você, super profunda e psicológica, leia este livro e você não vai se decepcionar. Como algumas das outras resenhas comentaram, essa é uma história LENTA, mas não ao ponto de ficar chata. Mas praticamente não tem ação.

A estória é contada do ponto de vista de no mínimo umas 15 pessoas, mas tudo gira em torno do vilão, Caim Júnior. Esse é o melhor vilão que eu já vi e com certeza se tornou um dos meus personagens favoritos.

Tudo começa com o nascimento do pequeno Bartholomew (ou qualquer coisa assim, com um monte de H e W no meio) que é uma criança prodígio, e com o Júnior resolvendo matar sua esposa Naomi. O destino acaba tornando o nome "Bartholomew" o alvo da psicose de Júnior e assim a estória se desenrola.

Obviamente, ele pesa a mão na maior parte dos personagens, principalmente nas crianças. Tipo: "Aff, já saquei que elas são lindas, perfeitas e maravilhosas, dá pra continuar a estória por favor?".

Dean Koontz é um dos maiores escritores da atualidade e acho que este é considerado um dos seus melhores livros. Pra mim, No Fundo de Seus Olhos se destaca pelos personagens incrivelmente fascinantes. Enquanto em outras estórias o vilão só aparece em determinados momentos críticos, nessa nós vemos o cotidiano dele e fica muito clara a forma como ele pensa, sente e vive sua vida vazia. Espetáculo.