Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

julia 24/11/2011

provavelmente vai de pessoa para pessoa mas eu nao gostei desse livro.ele é morbido demais,triste demais,em minha opniao tem muita futilidade no jeito de ser da mocinha.
eu não sei explicar bem mas varias coisas me desagradaram no livro como por exemplo a falta de interesse da mae de tessa..como pôde nao saber nada relacionado a saude da propria filha??não consigo imaginar ou entender uma mãe assim.
outro fato são os dialogos meio morbidos entre Tessa e seu irmao.esquisito demais.
O livro nao é horroroso,tem algumas partes emocionantes (poucas diga-se de passagem)mas a sensação final é ruim demais.
Ana Luiza Assis 14/08/2013minha estante
Senti o mesmo. A Tessa era infantil demais e até cruel em algumas partes do livro. A Zoey também era cruel, afirmando o tempo todo que todo mundo morre e que a Tessa não deveria sofrer por isso :P

Paulatictic 11/11/2011

que triste
Quer ler um livro triste pra caramba? Aquele que vire e mexe você fica com os olhos marejados? Pois então tem que ler esse livro, pois ele é desse jeitinho, triste pra burro. Bem, mas também não é para menos, a estória é sobre Tessa uma adolescente de 16 anos - que só conhecemos a partir de um lado melancólico e deprimido dela – Mas não é à toa, não, Tessa tem um câncer incurável e se vê diante da morte, e também diante de diversos procedimentos doloridos para lidar com essa doença. Imaginem uma adolescente que espera tanto pela frente, que sempre busca o futuro e as conquistas que pode ter e percebe que não pode ter nada disso? É isso que encontramos nesse livro. Acho que o que me chamou a atenção foi o fato de Tessa escrever uma lista sobre as coisas que gostaria de fazer antes de morrer, e existem muitas coisas interessantes nessa lista como: perder a virgindade, ser famosa, dizer sim para tudo durante um dia inteiro e entre outras coisas, e isso realmente me prendeu quando eu li a sinopse e pensei “tenho que ler esse livro”, mas é muito triste. Acho que como a acompanhamos desde o os momentos iniciais da sua doença, e que mesmo assim ela está... Digamos que “bem” e posteriormente a olhamos tão fraquinha que nem parece a mesma garota - fisicamente, eu quero dizer - por isso, peguem a caixinha de lencinhos e deixem do seu lado enquanto lêem. Gostei também dos outros personagens que estão com Tessa na estória, como seu pai que sempre está do seu lado, a sua mãe que se mostra muito fraca para suportar tudo, enquanto Tessa tenta a todo o momento a colocar no lugar de mãe, e isso é muito legal de se ler, e o irmão da Tessa que é um fofo, ah gente no final dá um aperto no coração...
Tem uma parte em que Tessa começa a passar muito mal, tendo uma hemorragia no nariz e quem está com ela é a sua mãe - uma mulher que não consegue lidar com a dor e nem com o papel de mãe – E aí a mãe diz que vai chamar o pai dela para cuidar de tudo e Tessa não deixa, diz que ela é que tem que cuidar dela, achei um máximo, por que mostra como ela precisava que a mãe fizesse o papel de cuidadora e de mãe.
Apesar de parecer ser uma estória apelativa, eu acho que foi interessante pelo fato de que Tessa continua a ser uma adolescente a todo o momento, mesmo no hospital, no fim da vida com mil exigências sobre o que ela quer que as pessoas façam, ela se mostra uma adolescente, e isso é bacana.

Juliana565 03/11/2011

Simples e Doce
Ao iniciarmos a leitura somos apresentados ao mundo de Tessa, uma jovem de dezesseis anos que tem LLA (Leucemia Linfoblástica Aguda), narrado na primeira pessoa, sentimos o que a personagem sente, o livro é tocante, não é pesado, apesar do tema e de ser narrado na primeira pessoa.
O leitor vai chorar em algumas partes, em outras vai rir, enfim acho que é um livro completo. Algumas partes achei que a autora poderia ter definido melhor, como a tal lista, em momento algum somos apresentados a lista sendo feita pela Tessa, simplesmente ela existe, como também a decisão da personagem parar os tratamentos, acho que poderia ter sido mais definidos.
A amiga da Tessa a Zoey é uma chata, eu a detestei no começo, a Tessa parece uma ''maria vai com as outras'' em certas cenas. No inicio o leitor com certeza vai ficar chateado com algumas coisas porém depois que a Tessa começa uma nova jornada e uma nova fase da sua lista a qual ela se apaixona, creio eu que o leitor vai ficar ligado, minha sede em ler o livro até sua última página ficou por conta de querer saber o que iria acontecer no próximo capítulo. E isso é maravilhoso.
Ainda não tinha lido um romance/drama com esse tema tendo tamanha doçura e suavidade, as descrições da personagem ao longo da leitura faz o leitor perceber que ela quer se agarrar às lembranças de tudo que é simples, amei isso, Tessa observa tudo o que as pessoas passaram a ignorar por causa do cotidiano.
Não irei iludir ninguém com o livro dizendo que o final é lindo. O título já diz, e realmente era o que eu esperava! Fiquei de coração acelerado literalmente, a dor de todos em volta de Tessa me atingiu, o pai dela foi um personagem tão essencial nesse livro! O Adam - namorado de Tessa -, devo dizer que claro como é uma ficção esse cara não existe, mas ele se torna real, e ele realmente ama Tessa, mesmo sabendo da doença dela, mesmo sabendo que ela iria morrer, mesmo correndo riscos ao se entregar e perde-la, ele simplesmente a amou com sua sinceridade e carinho, também foi um personagem muito bem construído. Todos aliás, até Zoey na metade do livro em diante. Para dizer a verdade, gosto de livros que não parecem livros, aquela típica história que você pensa "cara que mentira!'', gosto de histórias que são simples e nada mirabolantes que parece real.
E é exatamente isso que acontece ao longo da leitura, o livro se torna lindo por causa disso, pois ele se torna real, quase como se o leitor pudesse tocar todos e sentir tudo. Eu amei. Vou deixar um trecho que achei lindo.

"O barulho de um pássaro voando pelo jardim. Depois nada. Nada. Uma nuvem passa. Novamente nada. A luz entra pela janela, cai em cima de mim entra em mim.
Instantes.
Todos convergido em direção a este.''

Gê! 29/09/2011

Antes de Morrer - Jenny Downham
Lindoooo!!!

Emocionante! Para quem gosta de livro que mecha com os sentimentos, questione sua postura diante da vida, pode ler Antes de Morrer sem medo. A todo o momento ele levanta uma questão, um ponto a ser analisado, de como vivemos e sobre como viveríamos em uma posição totalmente imutável e real. Chorei e chorei muito.
Maravilhoso!!!!!!!!!!!!

Luciane 17/08/2011

O livro é emocionante... Os momentos finais de Tessa e sua lista de coisas a fazer antes de morrer.
É um livro que faz refletir e dá muita vontade de viver.
A autora escreve muito bem, os capítulos são curtos e a leitura flui de forma agradável.
Recomendo muito!!
Este foi mais um livro viajante do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Maria Azevedo 28/07/2011

Muito perfeito
Gente, que livro é esse?! Simplesmente PERFEITO!! Só posso dizer que AMEI, com maiúsculas.
No começo achei a Tessa uma garota egoísta com as pessoas que só queriam o bem dela, mas depois você percebe que Tessa não é um garota comum. Ela é grata por tudo e por todos, mas ela anseia por viver mesmo quando o relógio está contra ela. Quem irá ler "Antes de morrer" se prepare pra se emocionar e derramar muitas e muitas lágrimas com Tessa Scott. (Um belo nome de 3 sílabas)

jennifer.Loncloff 28/07/2011

Lindo
Chorei muito nesse livro.. é lindo de mais!!! se vc quer um livro pra se encantar com a personagem, sorrir e chorar pode ter certeza "É ESSE"!...

Christ 24/04/2011

Sobre Tessa
Eu li o livro em dois dias.
É estranho ler um livro de uma pessoa com basicamente o mesmo diagnótico seu, não é só estranho, é dificil também. No caso da Tessa ela tem LLA Leucemia Linfoblastica Aguda, eu tenho AAG Anemia Aplasica Grave e LMA Leucemia Mileóide Aguda. E apesar de toda as dificuldade para me tratar, ainda não desisti do tratamento.
Fico muito surpresa quando no livro uma menina desiste de dar continuidade ao tratamento deixando as quimioterapias, sabendo que so pode prolongar os dias de vida mas não vai curar ela.
Eu não consigo ter esse tipo de coragem, aceito mais fácil a dor e todo o sofrimento que envolve as quimioterapia do que a morte. Sempre pensando na evolução da medicina.
No final da vida de Tessa ela precisa de transfusões frequentes, eu sempre precisei semanalmente ou mais desde que eu descobri que estava doente. Tessa tem alguns desmaios, eu ja não me lembro de quantos tive, enfermeira a Tessa recebe em casa, praticamente aprendi a viver no hospital, talvez a dificuldade inicial que tive desde o começo não me deixe querer desistir.
Mesmo doente me casei, cheguei a voltar a fazer uma faculdade mas não consegui continuar, mas mesmo assim continuo tentando ter a minha vida normal. Pensei que o livro me abalaria muito, mas só me fez conseguir descrever com maior clareza o que eu tenho vontade de dizer mas não sei como.
Exemplo:
Viver com duas doenças grave é como se tivesse um psicopata correndo atrás de você - mas ai eu completo essa tese com - a gente vive com medo de como ou quando esse psicopata irá te alcançar, se vai te machucar muito e o quão ele esta perto. Mas penso ainsa que uma pessoa saudavel procura o seu proprio psicopata seja no trabalho, no relacionamento enfim em qualquer lugar, mas ainda tem o luxo do mistério.
O livro é ótimo apesar de se dificil de acreditar que uma pessoa que tenha a doença de Tessa consiga fazer tantas coisas e o melhor sem pegar infecção ao longo do livro ela pega apenas uma infecção no final, e quando ela entra no rio tem apenas a febre e o desmaio. Mas o livro consegue passar todo o sentimento e emoção da Tessa, li algumas resenhas que deixavam a entender que Tessa era um pouco inconsequente e mimada, consegui só ver uma menina de 16 anos passando pela pior fase da sua vida, e que conseguiu levar isso com os olhos mais maduro do mundo.
Indico a todos.

Abraços
yacastro 28/04/2011minha estante
Uau, depois de ler sua resenha eu fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro. Tenho um primo de 4 anos com câncer linfoma (não sei o nome técnico)e vejo o sofrimento dos pais e dele durante o tratamento que já tem mais de um ano..
Vou ler com certeza e chorrar.. ah como eu vou chorrar!!

Força pra vc!

Stephanie 17/07/2011minha estante
Eu amei o livro,chorei muitooooo,principalmente pelo adam!!!

Mille Siqueira 13/03/2011

Excelente leitura!
O livro é muito bom, a história é tocante e, desde o primeiro capitulo, nos prende e nos deixa receosos pelo fim inevitável da Tessa, a personagem central.

Em algumas passagens, eu tive tanta raiva da Tess que me dava vontade de surra-la por sua estupidez e egoísmo, mesmo na situaçaõ dela. Mas depois passa e você só tem vontade de colocá-la em seu colo e lhe dizer que tudo vai ficar bem.

Com certeza, qualquer uma, vai se apaixonar pelo Adam. E, com certeza, qualquer um vai admirar a coragem e lealdade dele. O Adam é lindo, perfeito, um completo fofo.

A pessoa mais sofrida da história, mais até do que a Tess, sem dúvidas é seu pai, que abdicou de uma vida para dar prioridade a saúde filha. Mostra de forma nua e crua o amor de um pai por seu filho(a).

Aviso às manteigas derretidas e aos durões: você vai chorar que nem bebê no final.

A história é belissíma, tocante, muito bem escrita e recomendadissíma.
Juninho 22/03/2011minha estante
Pretendo ler este livro... pela sua resenha parece ser um livro surpreendente, tragico mas ao mesmo tempo perfeito.Depois que li sua resenha deu mais vontade de ler ainda...
flw
OMNIA VINCIT

Leticia 22/06/2011minha estante

Esse livro é realmente bom. Ainda que para alguns seja depressivo, encarar a morte de forma tão próxima, com o decorrer da leitura, me fez refletir sobre a brevidade da passagem por aqui - até o próximo retorno, pra quem acredita.
Enfim, um livro que vc ama ou odeia. Eu amei.

Cely 13/02/2011

A Dor de uma perda
Este livro me tocou, profundamente. Chorei muito, nos capítulos finais.

É incrível como dói quando alguém, de quem gostamos, morre.

Até os meus 32 anos não tinha sofrido, tão intensamente, a dor de perder alguém querido. Mas aí, há quase um ano, meu irmão faleceu.

Assim como a personagem do livro (Tess), meu irmão também faleceu pela leucemia. Só que, ao contrário do livro, meu irmão morreu em menos de 30 dias do aparecimento dos sintomas e da descoberta da doença. Foi tudo muito rápido, surpreendente, injusto e dilacerante.

É incrível como ninguém está preparado para encarar a morte, mesmo que ela seja a única certeza que temos nessa vida.

Ao terminar de ler o livro, tive certeza que Deus, em sua infinita bondade, teve misericórdia de meu irmão e não o deixou sofrendo, nessa vida, a ponto de se desistir de viver. Ele se foi rápido e quase sem dor.

Tess sobreviveu 4 anos, cheia de dor e sofrimento. No livro, antes de morrer, ela faz uma lista e procura realizar todos os desejos.

Meu irmão não teve tempo de fazer qualquer lista ou de se despedir de todos nós. Eu não tive tempo de dizer todas as coisas que eu acho que deveria ter dito para ele.

Mas, o que mais me conforta, é que o sofrimento podia ser pior e, aonde quer que ele esteja, tenho certeza, ele sempre vai olhar pela família.

A todos os que estão enfrentando estes momentos difíceis, com a sombra dessa doença ignóbil em suas famílias, desejo que tenham força e muita fé em Deus.

Isso era para ser a resenha de um livro. Mas, para que servem os livros se não tocar os nossos corações?

Este me tocou e eu não podia deixar de falar aquilo que senti quando o li.
Luan Queiroz 14/02/2011minha estante
Sua resenha me tocou muito!Eu também já perdi um ente muito querido,meu avô,há dois anos,e sei como doí muito.

Juninho 22/03/2011minha estante
Sua resenha me fez parar, respirar fundo e refletir como a vida e frágil e por este motivo temos que dizer todo dia, hora e momento o quanto as pessoas ao nosso redor sao especiais, nem que sejam por apenas um momento.
flw
OMNIA VINCIT

Suellen Sanches 18/09/2012minha estante
O livro me levou ao déu e ao inferno.... Simplesmente chorei muito com ele, não é aquele tipo de historia que vc espera finais felizes e sim a REALIDADE!

Carol 29/01/2014minha estante
Olá Cely, a sua resenha me tocou profundamente. Ha 4 anos perdi alguém muito especial em minha vida. Neste meu cometário não vou falar sobre o livro "Antes de Morrer", mais sim desta doença que vem trazendo mais dor a cada membro da família que sofre com o portador do câncer.
Todos os dias da minha vida, mais Cely são todos mesmo, me pego sentindo falta de minha tia.
Assim como seu irmão, ela não teve tempo de fazer qualquer lista ou de se despedir de todos nós, e assim como você não tive tempo de dizer todas a coisas que deveria ter lhe dito.
Ao contrario de seu irmão minha tia sofreu muito, mais do que adiantou tanta dor? Tanta luta? Não consigo entender eu juro.
Não culpo ou doença (ou talvez sim), mas ela só quer viver assim como as pessoas que á tem.
Sempre irei ama-lá e ela sempre estará comigo, eu posso sentir.
Com carinho Carol Nobre.

L 09/02/2011

Uau, esse livro já tem tantas resenhas que nem vou perder meu tempo escrevendo mais uma. Só vou dizer uma coisa: chorei baldes!
shuahsausuahs

nandaassis 08/10/2011minha estante
Eu também chorei horrores rsrs

wyutzu 07/02/2011

É muito bom o livro!!

Comecei, por mera curiosidade, porque não sabia o que o livro tratava quando o peguei na biblioteca, por recomendação da bibliotecária... e não consegui parar mais! Li em dois dias, durante a aula, fora da aula...

Apreciei bastante a linguagem do livro. É bastante simples e condizente com a adolescente que narra a história, dando a impressão de que ela fala com o leitor e o trata como um amigo íntimo, pois lhe fala de suas impressões e pensamentos sem a mínima reserva.

Muito bom o livro mesmo.

Vanessa Vieira 02/02/2011

Antes de Morrer_Jenny Downham
O livro Antes de Morrer, de Jenny Downham, conta a história de Tessa, uma garota de 16 anos, que sofre de câncer e se encontra em estado terminal. Só que ao invés de se deprimir com o fim dos seus dias, Tess resolve fazer uma lista de coisas nunca feitas por ela e executar cada tarefa. Na sua lista, estão incluindos itens como ter a primeira relação sexual, roubar uma loja, dirigir escondido, dizer "sim" para tudo em um prazo de 24 horas, incluindo pular dentro de um rio tão poluído assim como o Tietê de São Paulo, se apaixonar, entre outros.

O tema do livro é bem forte e nos traz grandes lições de vida,como a de lutar pelos nossos sonhos e de buscar a felicidade independente da situação em que nos encontramos. A parte de sexualidade é bem focada no livro, talvez pela inexperiência de Tess nessa área e aos poucos, ela vai descobrindo certos detalhes. A história é toda narrada em primeira pessoa e repleta de muito suspense, drama e um singelo toque de romance. A autora soube expressar muito bem o ponto de vista de uma garota de 16 anos e as descobertas dessa idade.

Gostei bastante do livro e recomendo a todos!

Iananda Barone 28/12/2010

Antes de Morrer é um livro com leitura leve e gostosa. Conta a história de Tess, uma adolescente que é diagnosticada com câncer há quatro anos e encontra-se em estado terminal. É uma leitura diferente, já que nos deparamos com medos, acessos de raiva, tristeza e uma luta pela vida que a personagem enfrenta dia-a-dia. Com a morte eminente, Tess faz uma lista e enumera várias coisas que deseja fazer antes morrer, como infringir a lei, dirigir (mesmo não tendo a idade certa para isso), ser beijada, fazer sexo, se drogar, entre varias outras coisas. Outros personagens da trama são seu pai, sua mãe, seu irmão, sua melhor amiga Zoey e seu vizinho Adam, onde cada um deles interage com a garota de maneira distinta, mesmo assim, sendo cada um importante de seu modo para que ela siga lutando contra a morte. Tess é somente uma garota que deseja, acima de tudo viver.
Um livro emocionante que faz despertar no leitor um misto de sentimentos. Vale a pena conferir!

Lyn 20/12/2010

Emoção à flor da pele, lição de vida!
'Antes de morrer' é um livro extremamente tocante.
A partir do capítulo 30 já não conseguia mais parar de chorar...
Tessa, uma linda jovem de apenas 16 anos, condenada à morte.
Mesmo assim, encontra forças, tenta aproveitar a vida ao máximo, mesmo sabendo como será o seu fim.
Apesar do livro ser narrado em primeira, esta consegue transmitir particularidades de cada um dos personagens, ainda que estes não tenham vozes próprias no livro, ou seja, tenham suas histórias contadas a partir do ponto de vista de Tessa.
Por isso acho que esta obra foi escrito com maestria!
...
Em minha opinião, o mais emcionante foram as descrições da natureza, de um pôr-do-sol, de uma folha caíndo,ou apenas de uma mosca atordoada...
Coisas tão simples, que vemos todos os dias de forma insignificante, despercebida,como se fossem comums... Mas não, não o são. E podemos perceber o tamanho de nossa cegueira para os pequenos milagres da vida ao ler a história de uma adolescente se dando conta de como sentirá falta de abrir os olhos, de apenas sentir o vento.

'Antes de morrer' põe em voga a efemeridade do tempo, como não se pode controlar nada, e o que hoje parece bem, amanhã pode não mais existir... A vida é um presente de Deus, e devemos dar valor à cada minuto, perceber que acordar, poder levantar, tudo isso é uma dádiva (e quantos são privados dessas pequenas coisas, sem, no entanto, serem infelizes?!).