Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Cely 13/02/2011

A Dor de uma perda
Este livro me tocou, profundamente. Chorei muito, nos capítulos finais.

É incrível como dói quando alguém, de quem gostamos, morre.

Até os meus 32 anos não tinha sofrido, tão intensamente, a dor de perder alguém querido. Mas aí, há quase um ano, meu irmão faleceu.

Assim como a personagem do livro (Tess), meu irmão também faleceu pela leucemia. Só que, ao contrário do livro, meu irmão morreu em menos de 30 dias do aparecimento dos sintomas e da descoberta da doença. Foi tudo muito rápido, surpreendente, injusto e dilacerante.

É incrível como ninguém está preparado para encarar a morte, mesmo que ela seja a única certeza que temos nessa vida.

Ao terminar de ler o livro, tive certeza que Deus, em sua infinita bondade, teve misericórdia de meu irmão e não o deixou sofrendo, nessa vida, a ponto de se desistir de viver. Ele se foi rápido e quase sem dor.

Tess sobreviveu 4 anos, cheia de dor e sofrimento. No livro, antes de morrer, ela faz uma lista e procura realizar todos os desejos.

Meu irmão não teve tempo de fazer qualquer lista ou de se despedir de todos nós. Eu não tive tempo de dizer todas as coisas que eu acho que deveria ter dito para ele.

Mas, o que mais me conforta, é que o sofrimento podia ser pior e, aonde quer que ele esteja, tenho certeza, ele sempre vai olhar pela família.

A todos os que estão enfrentando estes momentos difíceis, com a sombra dessa doença ignóbil em suas famílias, desejo que tenham força e muita fé em Deus.

Isso era para ser a resenha de um livro. Mas, para que servem os livros se não tocar os nossos corações?

Este me tocou e eu não podia deixar de falar aquilo que senti quando o li.
Luan Queiroz 14/02/2011minha estante
Sua resenha me tocou muito!Eu também já perdi um ente muito querido,meu avô,há dois anos,e sei como doí muito.

Juninho 22/03/2011minha estante
Sua resenha me fez parar, respirar fundo e refletir como a vida e frágil e por este motivo temos que dizer todo dia, hora e momento o quanto as pessoas ao nosso redor sao especiais, nem que sejam por apenas um momento.
flw
OMNIA VINCIT

Suellen Sanches 18/09/2012minha estante
O livro me levou ao déu e ao inferno.... Simplesmente chorei muito com ele, não é aquele tipo de historia que vc espera finais felizes e sim a REALIDADE!

Carol 29/01/2014minha estante
Olá Cely, a sua resenha me tocou profundamente. Ha 4 anos perdi alguém muito especial em minha vida. Neste meu cometário não vou falar sobre o livro "Antes de Morrer", mais sim desta doença que vem trazendo mais dor a cada membro da família que sofre com o portador do câncer.
Todos os dias da minha vida, mais Cely são todos mesmo, me pego sentindo falta de minha tia.
Assim como seu irmão, ela não teve tempo de fazer qualquer lista ou de se despedir de todos nós, e assim como você não tive tempo de dizer todas a coisas que deveria ter lhe dito.
Ao contrario de seu irmão minha tia sofreu muito, mais do que adiantou tanta dor? Tanta luta? Não consigo entender eu juro.
Não culpo ou doença (ou talvez sim), mas ela só quer viver assim como as pessoas que á tem.
Sempre irei ama-lá e ela sempre estará comigo, eu posso sentir.
Com carinho Carol Nobre.

Luiza Machado 19/11/2009

Nem me lembro mais onde parei de ler, continuarei depois do fim do ano letivo, mas posso dizer que até onde estou (ou estava?), o livro tem se mostrado excessivamente depressivo. O que é compreensivo se considerarmos que a personagem-narradora vai morrer e sabe disso, convivendo com isso o tempo todo. Tudo o que aconteceu até agora, tudo que foi narrado rodeia em torno de sua doença e um ar debochado do tipo ''que se ferre, eu vou morrer mesmo'' não paira, mas gruda no ar.
Tudo muito triste, no começo nem tanto, mas depois isso vai se agravando e eu fiquei com pena da Tessa, que não consegue fazer coisas que a farão feliz; ela não consegue ser feliz, não tem motivos para isso. Vai morrer, tem dores o tempo todo e muita raiva dos saudáveis. ''Tomara que morram todos e sofram muito.'' Deve ser o que ela pensa a todo o tempo.
As pessoas (não me excluo de jeito nenhum) têm aquela ideia: Se você fosse morrer daqui a um mês, o que você faria? E todos dizem que fariam coisas boas, divertidas, especiais, emocionantes; enfim, curtiriam a vida. Mas não é possível para uma pessoa como Tessa, uma menina real, que quando pequenina fora diagnosticada com câncer, como muitas crianças são. Outras nem chegam a ser diagnosticadas. O livro atenta também para a ''não-ajuda'' do governo com relação aos adolescentes com câncer. Isso na Inglaterra. Imagine no Brasil, onde o governo ''tá se lixando'' para, não só a opinião pública, mas a saúde, educação e TUDO relacionado ao povo? Isso é triste, até porque milhões também são abandonados, sofrem, morrem aqui.
Rose 21/06/2011minha estante
Não só gostei da tua resenha, como incluí o livro em minhas leituras futuras. :)

Luiza Machado 17/08/2011minha estante
Obrigada. :)

estanted4ari 19/08/2021

ANTES DE MORRER
Como eu escrevi no histórico de leitura mais cedo o livro tem os seus ziguezagues que chegava dar raiva mais em nenhum momento eu queria parar de ler, eu queria saber o desfecho desta história conhecer os personagens e saber se a Tess ia conseguir concluir os seus maiores desejos. O livro ia com intensidade à leveza em segundos.

Fefa 18/08/2009

Quando eu peguei 'Antes do morrer' para ler, não apostava muitas fichas não, foi mais uma curiosa necessecidade de conhecer a trama. Quer dizer... se tratava de mais uma história na qual uma pessoa sofre com uma doença já em seu estágio terminal e decide viver seus últimos dias intensamente. Hoje, depois de ter terminado o livro, posso dizer que me equivoquei.

A narrativa é leve, porém cativante. O livro vai ficando cada vez mais interessante e comovente ao longo dos capítulos e se torna uma verdadeira lição de vida e coragem. Você ri. Você chora. E como chora. Mas o mais importante é que, de repente, é como se você estivesse passando por tudo aquilo com a personagem, vivendo através de suas últimas experiências. Todas as angústias, sonhos, descobertas, medos, sensações... É essa a verdadeira magia de um livro: transportar você pra dentro da história.

A relação de Tessa com a família, principalmente com o pai, é muito bonita. O enredo, formado pelo ponto de vista de uma menina rodeada pela morte, é bastante forte, entretanto, se revela da forma mais improvavelmente sutil. O romance com Adam, tão intenso e surreal, é um componente fundamental pra história. Ela está rodeada por morte, mas também por amor.

São os pequenos detalhes de uma vida que valem a pena ser lembrados, afinal de contas. Aqueles que a gente costuma desprezar por sua simplicidade mas que guardam os verdadeiros tesouros de quem a gente é. Adorei a forma como a sensibilidade de Tess pra essas coisas foi aflorada no livro, de forma a perceber naturalmente esses detalhes.O desfecho então, é surpreendentemente profundo e emocionante. Perfeito!

Obrigada, Jenny Downham, pelas horas agradáveis de leitura!

kassya 08/11/2009

Minhas Impressões.
É engraçado como as coisas acontecem, esta semana eu terminei de ler, “Quem me roubou de mim” e fui bombardeada por uma serie de perguntas ao final do livro, perguntas que nem sempre queremos nos fazer, exatamente por medo de descobrir as respostas. Só que existe um momento na vida, ( acredito assim ) que não adianta muito fugir das respostas, são os momentos que crescemos... As perguntas ficaram ecoando na minha cabeça, repetindo, martelando.

Esse livro me levou por um caminho difícil, e que eu precisava percorrer sozinha, mas não sabia muito como chegar até a ele.

Estou impressionada com a coincidência ( nada acontece por acaso !!!! ), um livro que vai ficar pra sempre em mim, porque caminhei ao lado dessa personagem tão intensa, tão menina, tão mulher ! Aprendi através dos seus passos, o meu caminho, as minhas respostas.

Como sempre, gosto de esclarecer que estas são as minhas impressões sobre o livro, não é uma resenha, são apenas palavras que expressam os meus sentimentos, o meu envolvimento com o livro, minhas descobertas, as marcas que a historia é capaz de deixar em mim!

“Personagens tão humanos em suas fraquezas e grandezas, tão frágeis diante da dor e da perda, tão reais e comuns”.

“Destinado a conduzir centenas de milhares de leitores à lágrimas. Downham descobre uma sutil verdade: que, apesar de todos os avisos, nunca se sabe como a vida termina.”

E LAGRIMAS ATÉ O FIM....

antunes 09/11/2009minha estante
Fiquei bastante curioso, para conhecer essa historia. gostei do escreveu. são realmente suas impressões. pessoal. parabéns, se expressou muito bem. despertou a minha curiosidade.

Mila F. @delivroemlivro_ 13/04/2024

Antes de Morrer tem o propósito de emocionar e de trazer reflexão sem focar inteiramente na parte mórbida e de sofrimento e dor da personagem
O volume vem trazer - em primeira pessoa - a personagem Tessa Scott, de 16 anos, contando sua história, nos revela que tem leucemia linfoblástica aguda um câncer em estágio avançado. Tessa tem absoluta certeza que vai morrer, até porque o seu médico diz que os medicamentos não podem mais ajudá-la e que ela precisa aproveitar a vida da melhor maneira possível.

É a partir dessa "sentença" que Tessa resolve por em prática uma lista que tem alguns objetivos para serem realizados antes de morrer: fazer sexo, responder sim para tudo durante um dia inteiro, usar drogas, fazer algo ilegal, entre outros itens. A ideia é que essa lista a ajude a viver de forma intensa ao passo que a tira da zona de conforto.

Na medida em lemos Antes de Morrer e vamos acompanhando Tessa colocar em prática sua lista, também ficamos a par do fato de a mãe dela ter abandonado a família, que é composta pelo pai e o irmão mais novo, e assim ter pouca proximidade com os filhos, mesmo tendo voltado para perto deles quando Tessa completou 13 anos e foi diagnosticada. Tessa não perdoou efetivamente a mãe pelo abandono.

Em contrapartida, o pai de Tessa é um paizão, do tipo que abdicou de tudo para se dedicar inteiramente ao tratamento da filha e participar da vida dos filhos. É lindo ver a relação e as interações deles, como o pai quer proteger e dar maior qualidade de vida à filha.

No meio tempo Tessa também nos relata sua relação com a amiga Zoey que é bem complexa, porque algumas atitudes de Zoey me incomodaram, apesar de conseguir imaginar atitudes assim de adolescentes, mas no fundo, apesar de ver Tessa considerar Zoey sua amiga, não acho que Zoey cumpria esse papel, ou então estava tentando se distanciar para não sofrer tanto com a doença da amiga.

Com a ausência de Zoey, que nunca estava presente quando Tessa precisava, ela acaba se aproximando de seu vizinho enigmático Adam e é ele quem vai ajudá-la a riscar alguns dos itens de sua lista, sem contar que ele tentar estar presente e ambos acabam se envolvendo sentimentalmente, o que é fofo, mas também triste. Não vou dizer que a relação deles é um mar de rosas, porque ambos acabam se machucando por algumas expectativas ou falta delas.

A narrativa, do ponto de vista de Tessa me surpreendeu bastante, porque a personagem não foi sentimental e nem ficou se questionando por ter essa doença, foi uma narrativa livre de mimimi. A personagem encarou a realidade e fez o melhor na situação em que se encontrava.

Desde o começo do livro - até por conta do título - a gente sabe o que vai acontecer, mas fiquei torcendo por um milagre, que de fato, não acontece, pelo contrário Tessa vai relatando o seu quadro até ficar bastante debilitada e é triste de acompanhar, não tem como não se emocionar.

Não vou dizer que Antes de Morrer é um livro cheio de acontecimentos porque não é, a propostas do livro nem é essa. O livro cumpriu o que prometeu e mais, trouxe uma reflexão sobre a brevidade da vida e sobre aproveitar o tempo que temos fazendo o que desejamos e curtindo as pessoas que amamos.

Acredito que a parte mais difícil foi ver Tessa ter que se despedir de sua família, amigos e namorado, sobretudo porque ela sabia que sua dor iria acabar, mas que os que ficariam vivos poderiam ficar sofrendo.

Reconheço em Antes de Morrer um livro que tem o propósito de emocionar e de trazer reflexão sem focar inteiramente na parte mórbida e de sofrimento e dor da personagem, mas confesso que a narrativa de Tessa foi racional demais o que embora tenha seu lado bom, também tem seu lado ruim, devido a deixar um distanciamento entre a personagem e o leitor. Foi difícil me prender à história e acho que só continuei lendo porque apesar disso a escrita fluía.

Pra finalizar vem as recomendações e essa parte é bem difícil por se tratar de um sick-lit e saber que nem todo mundo consegue ler esse tipo de literatura devido aos gatilhos, então, deixo a recomendação apenas para quem não tem problema com livros que abordam a trajetória de um personagem que sabe que vai morrer e sua morte acontecer nas páginas.

site: www.delivroemlivro.com.br

karine 01/02/2010

Um livro destinado a emocionar milhões de pessoas. Tessa é um personagem surpreendente, cruamente humano, com raiva, que se agarra a vida com todos os recursos. Nos faz dar mais valor a vida. Com um final chocante, fiquei parada uns dez segundos encarando o livro antes de chorar a noite toda.

Edna 17/02/2022

Siga uma lista
?Leitura concluída?

ANTES DE MORRER ? Jenny Downham

A adolescente Tess está em risco, mas se apodera do que ainda é possível e faz uma lista de coisas que queria fazer e pede que leiam no seu funeral  esse maravilhoso e tocante Soneto de Shakespeare.

Soneto XII

William Shakespeare

Quando a hora dobra em triste e tardo toque
E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,
Quando vejo esvair-se a violeta, ou que
A prata a preta têmpora assedia;

Quando vejo sem folha o tronco antigo
Que ao rebanho estendia sombra franca
E em feixe atado agora o verde trigo
Seguir o carro, a barba hirsuta e branca;

Sobre tua beleza então questiono
Que há de sofrer do Tempo a dura prova,
Pois as graças do mundo em abandono

Morrem ao ver nascendo a graça nova.
Contra a foice do Tempo é vão combate,
Salvo a prole, que o enfrenta se te abate.

#amudezdomeugrito
#leiamais #livroseleituras
#leitores #livros
#livroseleitura #instalivros
#dicadeleitura #amoler
#bookstagram #leitoresviciados
#euleio

Rafael 09/02/2010

Quando comecei o livro, achei que tinha bem cara ser uma historinha daqueles filmes bonitinhos mas meio sem graça de sessão da tarde.

Quando acabei, continuei achando meio sessão da tarde, mas gostei do livro, achei a Tessa uma personagem verdadeira, e a autora conseguiu fazer um livro que como diz a sinopse, trata de um tema doloroso, passado com leveza e doçura, sem ser piegas. Acho que ela conseguiu pegar esse tema doloroso e direcionar pro público pretendido, colocando essa leveza e doçura, mas sem perder muito da intensidade da situação. Bom livro, gostei.

Christ 24/04/2011

Sobre Tessa
Eu li o livro em dois dias.
É estranho ler um livro de uma pessoa com basicamente o mesmo diagnótico seu, não é só estranho, é dificil também. No caso da Tessa ela tem LLA Leucemia Linfoblastica Aguda, eu tenho AAG Anemia Aplasica Grave e LMA Leucemia Mileóide Aguda. E apesar de toda as dificuldade para me tratar, ainda não desisti do tratamento.
Fico muito surpresa quando no livro uma menina desiste de dar continuidade ao tratamento deixando as quimioterapias, sabendo que so pode prolongar os dias de vida mas não vai curar ela.
Eu não consigo ter esse tipo de coragem, aceito mais fácil a dor e todo o sofrimento que envolve as quimioterapia do que a morte. Sempre pensando na evolução da medicina.
No final da vida de Tessa ela precisa de transfusões frequentes, eu sempre precisei semanalmente ou mais desde que eu descobri que estava doente. Tessa tem alguns desmaios, eu ja não me lembro de quantos tive, enfermeira a Tessa recebe em casa, praticamente aprendi a viver no hospital, talvez a dificuldade inicial que tive desde o começo não me deixe querer desistir.
Mesmo doente me casei, cheguei a voltar a fazer uma faculdade mas não consegui continuar, mas mesmo assim continuo tentando ter a minha vida normal. Pensei que o livro me abalaria muito, mas só me fez conseguir descrever com maior clareza o que eu tenho vontade de dizer mas não sei como.
Exemplo:
Viver com duas doenças grave é como se tivesse um psicopata correndo atrás de você - mas ai eu completo essa tese com - a gente vive com medo de como ou quando esse psicopata irá te alcançar, se vai te machucar muito e o quão ele esta perto. Mas penso ainsa que uma pessoa saudavel procura o seu proprio psicopata seja no trabalho, no relacionamento enfim em qualquer lugar, mas ainda tem o luxo do mistério.
O livro é ótimo apesar de se dificil de acreditar que uma pessoa que tenha a doença de Tessa consiga fazer tantas coisas e o melhor sem pegar infecção ao longo do livro ela pega apenas uma infecção no final, e quando ela entra no rio tem apenas a febre e o desmaio. Mas o livro consegue passar todo o sentimento e emoção da Tessa, li algumas resenhas que deixavam a entender que Tessa era um pouco inconsequente e mimada, consegui só ver uma menina de 16 anos passando pela pior fase da sua vida, e que conseguiu levar isso com os olhos mais maduro do mundo.
Indico a todos.

Abraços
yacastro 28/04/2011minha estante
Uau, depois de ler sua resenha eu fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro. Tenho um primo de 4 anos com câncer linfoma (não sei o nome técnico)e vejo o sofrimento dos pais e dele durante o tratamento que já tem mais de um ano..
Vou ler com certeza e chorrar.. ah como eu vou chorrar!!

Força pra vc!

Stephanie 17/07/2011minha estante
Eu amei o livro,chorei muitooooo,principalmente pelo adam!!!

Dany 11/09/2009

Maravilhoso e Comovente
Nuss... O livro é apaixonante, confesso que quando me indicaram o livro achei que não iria gostar, mais me enganei profundamente. O livro me ensinou diversas coisas.

Enquanto lia o livro eu senti como se eu fosse a Tessa,vivi cada momento chorei, sorri e etc e admito que tinha esperanças dela sobreviver.

Quando terminei de ler meu coração ficou apertado e ainda demorei alguns minutos para me recuperar da leitura e de conseguir conter as lagrimas.

O livro mexeu muito comigo e foi uma grande lição pra mim... :)

Mille Siqueira 13/03/2011

Excelente leitura!
O livro é muito bom, a história é tocante e, desde o primeiro capitulo, nos prende e nos deixa receosos pelo fim inevitável da Tessa, a personagem central.

Em algumas passagens, eu tive tanta raiva da Tess que me dava vontade de surra-la por sua estupidez e egoísmo, mesmo na situaçaõ dela. Mas depois passa e você só tem vontade de colocá-la em seu colo e lhe dizer que tudo vai ficar bem.

Com certeza, qualquer uma, vai se apaixonar pelo Adam. E, com certeza, qualquer um vai admirar a coragem e lealdade dele. O Adam é lindo, perfeito, um completo fofo.

A pessoa mais sofrida da história, mais até do que a Tess, sem dúvidas é seu pai, que abdicou de uma vida para dar prioridade a saúde filha. Mostra de forma nua e crua o amor de um pai por seu filho(a).

Aviso às manteigas derretidas e aos durões: você vai chorar que nem bebê no final.

A história é belissíma, tocante, muito bem escrita e recomendadissíma.
Juninho 22/03/2011minha estante
Pretendo ler este livro... pela sua resenha parece ser um livro surpreendente, tragico mas ao mesmo tempo perfeito.Depois que li sua resenha deu mais vontade de ler ainda...
flw
OMNIA VINCIT

Leticia 22/06/2011minha estante

Esse livro é realmente bom. Ainda que para alguns seja depressivo, encarar a morte de forma tão próxima, com o decorrer da leitura, me fez refletir sobre a brevidade da passagem por aqui - até o próximo retorno, pra quem acredita.
Enfim, um livro que vc ama ou odeia. Eu amei.

Arthur674 29/05/2023

Não aconselho para pessoas que se entristeçam facilmente.
Não dei crédito ao livro no início da leitura. Pela protagonista ser adolescente, acreditei se tratar de mais uma fanfic (sem famosos dessa vez), estava enganado. O livro trata da parte da vida de Tessa, uma menina de 16 anos com um câncer em fase terminal. Só por isso, percebe-se que não se trata de uma leitura simples, não é. Já nos primeiros capítulos você passa a se encaixar dentro dos problemas, dificuldades e, por que não?, alegrias dessa família. Entendemos os dramas de um pai ?solteiro? de uma filha adolescente muito doente, a tristeza (inocente) de um irmão ainda criança e a dor de tessa, uma protagonista que eu jamais esquecerei. Tessa é firme, firmemente triste e, também, feliz. Como eu amei conhecer essa menina. Saber dos seus pensamentos, desejos, medos, amores, afetos e desafetos criou em mim um sentimento de que estava conhecendo alguém real. Tessa compartilha de pensamentos que adultos têm, talvez por ter amadurecido prematuramente por conta de sua doença. O livro não é feliz, não é recomendado para pessoas que tenham gatilhos com morte, mas é gostoso e muito bem escrito. Sentirei saudades dessa leitura, uma experiência. Obrigado, Tessa.

Liica 09/03/2021

Lágrimas
Esse livro me quebrou, me consertou e me quebrou novamente diversas vezes. Terminar em prantos, pensei que seria forte como a Tess foi, mas não consegui.