Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Bell Moraes 18/07/2012

Tessa é uma menina de apenas 16 anos que está perdendo a batalha de quatro anos contra a leucemia. E ao perceber que não vai sobreviver ao câncer, e não poderá terminar o colegial, ir ao baile de formatura, casar ou ter filhos, faz uma lista de desejos a serem atendidos antes de morrer.
Nessa lista estão itens como viajar o mundo, fazer sexo, infringir a lei, dirigir, juntar os pais separados, usar drogas, viver um grande amor e...viver o tempo que resta.
A autora faz com que você se coloque no lugar dessa adolescente que pensa que não tem mais nada a perder. Você ri, chora e reflete junto com a personagem até o moneto final.
Tessa torna-se um exemplo, porque ela pensa e faz coisas que você gostaria de fazer, mas acha que não pode. Ela nos ensina a dar valor a cada pequeno detalhe que deixamos passar despercebidos em nosso dia-à-dia e nos mostra o quanto sentiríamos falta de algo "banal" e o quanto podemos nos arrepender daquilo que deixamos para depois.
Quando os olhos de Tessa se fecharam para sempre, eu senti meu coração apertado, como se alguém querido tivesse partido.
De todos os livros que já li, essa é a menina de 16 anos mais incrível que já conheci como personagem.
Graças a Tessa, todo dia quando eu me levanto, abro a porta e respiro fundo. Tento sentir cada cheiro, agarrar cada sensação das coisas que tenho à minha volta. Sorrio e dou bom dia para o nada (ou seria tudo?).

mura 19/04/2010

Excelente livro.
Uma adolescente com leucemia e sem perspectivas de cura cria uma lista de coisas a fazer antes da morte e saí a concretizar suas vontades.
Nos mostra como a vida é muito rápida e que quase nunca a gente tira um tempo para nós, para viver. Quantos de nós não gostariam de fazer tudo que Tessa Scot aprontou antes de morrer.

Recomendo.

Taryne 27/08/2012

Desejo esse livro há muitos anos e por motivos que não sei explicar, nunca comprei. Navegando pela internet, achei um link para download e resolvi tentar a sorte, afinal nunca consegui ler um livro inteiro pelo computador. Logo nas primeiras linhas, percebi que "Antes de Morrer" seria o primeiro.

A história de Tessa Scott, de 16 anos, que convive com uma doença dolorosa e incurável desde pequena, nos envolve completamente. Isso se deve em parte à escrita da autora - suas palavras são repletas de afeto e delicadeza - e em parte aos personagens criados por ela, muito verossímeis e honestos.

Através da perspectiva de Tess, podemos acompanhar seus sonhos, suas raivas, suas frustrações, seus desejos enumerados numa lista que parece não ter fim. Muitos leitores podem julgar as atitudes da protagonista, mas numa situação como a dela, quem não se sentiria irritado? Quem não tentaria culpar alguma coisa? Quem não teria vontade de brigar com o mundo? Não é justo partir aos 16 anos, por isso entendo perfeitamente o egoísmo e as dores escancaradas da protagonista. Seus atos apenas demonstram a tristeza que sente em ter que se despedir de seus céus, seus chocolates, sua melhor amiga, seu irmão, seus pais e do menino que a fez descobrir o amor. Preciso repetir o quanto a narrativa de Jenny Downham é tocante, o romance que se desenrola entre Adam e Tessa não parece forçado, mas puro e natural. Suas descrições da natureza, percebida e sentida em toda sua essência pela protagonista, são de uma beleza inexplicável.

Em vários momentos da leitura não pude seguras as lágrimas, especialmente no final porque senti, assim como Tessa, como às vezes são necessárias e como doem as despedidas. Recomendadíssimo, mas preparem as caixinhas de lenços, vão precisar...

Gigi Vergetti 06/09/2010

Já pensou o que se passa na cabeça de alguém que tem certeza que vai morrer? Foi um pouco do que me levou ler esse livro, ver um pouco do que sem passa no interior de cada um. O que você faria se você soubesse que ia morrer? Bem esse livro mostra um pouco disso, através de coisas às vezes divertidas, simples e tristes. É impossivel não chorar lendo esse livro. E você aprende com a personagem que apesar de seu destino final, ela aproveitou cada momento que lhe restava. Ou seja devemos viver cada dia como se fosse o último.

Anna 02/09/2010

"Talvez eu já esteja morta. Talvez seja simplesmente assim que vá ser. Os vivos continuarão em seu mundo – tocando-se, caminhando. E eu continuarei neste mundo vazio, batendo sem fazer barulho no vidro que nos separa (...) Nenhum gosto, nem cheiro, nem textura, nem som. Nada para ver. Um vazio total para sempre".

*Cris 05/10/2009

A inversão da ordem natural das coisas
Encontrei este livro meio por acaso. O olhar da menina da capa se destacava na estante da biblioca, e não resisti. O apelo daquele olhar intrigado me convenceu a deixar "Antes de Morrer" furar a fila entre as dezenas de livros que compõem a lista de obras que pretendo ler nos próximos meses.

Logo que iniciei a leitura, porém, a empolgação diminuiu consideravelmente. O texto de Jenny Downham é muito fraco na primeira parte da obra. Os primeiros capítulos não passam de situações e descrições infantis. Ao longo do enredo, no entanto, a narração melhora. Sobretuto pela (SPOILER!) inesperada gravidez de Zoey e pelo surgimento de Adam. A partir daí o livro começa a se tornar interessante.

Alguns podem argumentar que a história é extremanente óbvia, mas para mim não é. Inexplicavelmente, eu acreditava que a Tessa, personagem principal que sofre de leucemia, não fosse morrer. Isso, para mim, seria o final (feliz) mais previsível, contrariando a morte certa. Mas "Antes de Morrer" não é, decididamente, uma história feliz.

Contra a minha vontade, lágrimas furtivas saltaram dos meu olhos, impedindo, inclusive, o bom andamento da leitura. Acho que isso se deve às descrições precisas dos procedimentos aos quais Tessa tinha que se submeter e do sofrimento que aquilo lhe causava.

Quando retirei a obra na biblioteca, uma amiga minha comentou: "parece aquele tipo de livro que tenta te passar uma lição ou algo assim". Pensando por esse lado, acho que o grande trunfo de "Antes de Morrer" foi, justamente, não induzir este tipo de conclusão. Não há nenhuma "moral da história" infiltrada subliminarmente em algum parágrafo. Há somente a constataçõo de que (agora vou apelas fortemente para o senso comum, mas não vejo outro caminho) "para morrer basta estar vivo".

É doloroso demais o conteúdo de um dos diálogos finais de Tessa com seu pai. A conversa trata do que deveria ser o seu futuro: entrar na universidade, casar-se, ter filhos, dormir trocentas noites ao lado de Adam. E, por fim, enterrar seu pai,poupando-o do sofriemento de inverter a ordem natural das coisas e preparar o funeral da própria filha.

Erika 18/10/2009minha estante
Oi Cris.

Sua resenha é muito bacana. Deu-me a impressão de que vc gostou do livro.

No entanto, avaliou-o com apenas 2 estrelas. Confundiu-me :)

Interpretei erroneamente sua resenha?

Abs

rafinha 16/12/2010

Esse é um dos livros que eu termino de ler e penso "PRECISO fazer uma resenha sobre ele", um dos poucos, aliás.

Quando comecei a ler este livro achei que iria abandonar, pois o modo como é escrito não é algo que me agrada ler. Mas, depois de um ou dois capítulos desisti. Precisava o que iria acontecer com Tess e sua lista de coisas para fazer e é fato que eu não me arrependi.

A doença e o que acontece com a Tess durante o filme é relatada pela escritora com tantos detalhes que eu podia jurar que ela é médica ou fez uma pesquisa MUITO boa sobre o assunto, por que os detalhes e sensações que ela nos da são algo que eu nunca li em livro algum. E Jenny escreve coisas piegas de um modo fácil, simples. Isso me encantou demais.

Adam e Tess foi a coisa mais fofa do livro depois do Cal (Nunca vou me esquecer o que ele disse sobre as estrelas!). E o pai da Tess? Muito forte, admirei muito tudo o que ele fez pela filha dele. A mãe da Tess deixou muito a desejar como o papel de mãe, o que deu uma mudadinha no final do livro.

Ah, o final do livro! Quando você lê um livro, você se apega a algum personagem, ainda mais se você se por no lugar da Tess e foi exatamente o que aconteceu. Eu me apeguei a ela e a história dela, ao que ela vivia/sentia de uma tal forma que isso me fez ler o livro aos poucos. Eu não queria perde-la. Eu não queria que terminasse. E, mesmo sendo avisada desde a sinopse e até mesmo pelo nome do livro que ela iria morrer, quando aconteceu... Fiquei mal, mal mesmo.

Se você quer ler uma estória que mexa com você, super recomendo Antes de Morrer.

Marina 18/02/2010

Tessa é uma menina de 16 anos que tem leucemia. Não há esperanças e ela sabe que está com os dias contados. Então, decide fazer uma lista das coisas que quer realizar antes de morrer. Bem, a história não possui nada de original, é um drama que todos já vimos em outros filmes ou livros. Mas aqui acho que o que importa é a execução. A escritora conseguiu narrar de um jeito muito emocionante, você sempre torce por Tessa, mesmo sabendo como ela vai terminar. Ela é uma personagem muito real e carismática; possui o amadurecimento imposto pela doença e crises de menina mimada que quer ter o que deseja, não importando as consequências (e quem pode culpá-la?).
É um livro bonito e tocante, pode até arrancar algumas lágrimas dos mais sensíveis. Recomendadíssimo!

Cláudia 22/02/2010minha estante
Gostei da resenha ... vai para a minha lista.

;)

Carol Rodrigues 28/08/2009

Um soco no estômago
Li por pura curiosidade. Achei bem parecido com a temática do livro "Através do Espelho" do Jostein Gaarder.

"Antes de morrer" não é ambicioso, tem uma linguagem fácil, cativa e é intenso. Em algum momento vira ensinamento, em algum momento vira aprendizado, em algum momento o leitor parece querer agarrar a vida da personagem com as mãos para que ela não morra.

O final é - como não poderia deixar de ser - emocionante, sufocante, um soco no estômago e um nó na garganta!

Recomendo!

luizmerino 17/04/2010

"Não há momento melhor do que o presente..."
Serei sincero quando digo que peguei esse livro achando que seria mais um livro com uma história já batida para se passar o tempo.

Confesso que me enganei absurdamente. Não é possível que alguém que tenha lido o livro, não tenha gostado.

Jenny Downham narra a história de uma maneira tão simples mas ao mesmo tempo tão intensa, mostrando a personagem Tessa numa visão próxima da morte quando soube que tinha uma doença incurável e não tinha muito tempo de vida.

A forma que a personagem se apega as coisas olhando de uma forma diferente da que via quando tinha uma vida toda pela frente, são incríveis fazendo o leitor sentir um pouco do que a personagem sentia e se cativando ainda mais por ela.

O que você faria se soubesse quando iria morrer? Faria uma lista das coisas que desejaria fazer na vida antes de partir? Tentaria afastar as pessoas o mais rápido possível para não faze-las sofrer em um futuro próximo? Ou tentaria se apegar mais ainda a elas, ao ponto de encontrar o verdadeiro amor que sentia nunca ter tido?

São questões abordadas no livro de uma forma intensa. O final é triste e tocante, acredito que muitos irão se emocionar ao lerem.

Ótima história. Excelentes e carismáticos personagens. Grandes emoções. Com certeza vai para minha lista de favoritos.

Recomendadíssimo.

vsc bibliotecária 08/09/2009

Comovente!
Em alguns momentos, me fez lembrar o filme "Um amor para recordar" (que é baseado no livro "Um momento inesquecível", de Nicholas Spark), quando Tessa resolve seguir adiante a sua lista de desejos antes de morrer.
Adorei o relacionamento dela com Adam e ficou faltando saber se o bebê de Zoey nasceu (confesso que não prestei atenção direito nesse detalhe, mas lembro que era um dos desejos de Tessa: conhecer o bebê).
Achei que a autora não precisava deixar o final extremamente depressivo e enrolar para chegar o fim de Tessa.
No entanto, gostei do livro e foi ótimo gastar duas horas para terminá-lo de ler no celular.

thai 28/10/2013

Antes de Morrer
Até hoje eu não entendo meu fascínio por livros que me fazem chorar, na verdade eu achava que fosse uma tarefa meio complicada, mas quando eu encontrei "Antes de Morrer" e li a opinião de quem leu o livro, já imaginava que seria obrigada a me emocionar com a história, por, mas que eu não quisesse, foi uma tarefa impossível e não me arrependo disso. Tessa Scott é uma garota de 16 anos de idade. Claro que seria normal se ela não estivesse doente e tivesse consigo uma lista recheada de coisas que quer fazer antes de morrer, grande parte dos itens dessa lista não são impossíveis mas te fazem ter uma visão negativa da personagem, inclusive de egoísmo e falta de compreensão com quem amava e se preocupava com ela desde o inicio. Sei como a maioria odeia estes livros com personagens e suas doenças terminais, mas eu vi o ponto de vista de Tessa desde o primeiro capitulo, e por mas que quisesse desistir da leitura, segui em frente até o último capitulo.

Seus desejos de se formar, se apaixonar, casar-se, ter filhos e viajar pelo mundo só vai se distanciando dos seus dedos e só cresce quando ela conhece Adam. Seu vizinho e que passa grande parte dos momentos ao seu lado, embora no inicio distante e com medo de se entregar a uma paixão que em meses, semanas, dias ou talvez em um segundo, pode acabar. Sabemos melhor sobre ele no decorrer da história, sobre sua vida difícil e obrigatória a cuidar da mãe que sofre ainda com a perda do marido. Junto em toda essa mala temos sua amiga Zoey, que promete estar ao lado dela para completar os itens da sua lista, mas diante de toda a situação, essa lista só não veio para acrescentar que em alguns momentos pode ser desnecessária mas também para abrir aos olhos de Tessa.

"Antes de Morrer" mostra claramente às fraquezas, os medos, as grandezas, a dor e da perda que são reais e são realmente comuns e podem acontecer quando menos esperamos. Invejei a atitude de Tessa em diversos momentos e a sua força de vontade, como também me estressei com suas atitudes idiotas colocando totalmente a culpa na sua doença. Dou todo o meu crédito e meu coração ao seu pai, que esteve ao seu lado sem reclamações e perdeu quatro anos de toda a sua vida cuidando da filha doente, aturando suas crises, seus momentos de querer abraço e de querê-lo longe. Da esperança da família de vê-la quem sabe percebendo o que fazia, por mas que não tivessem esperanças de que ela, quem sabe, melhoraria. A autora em momento algum quebrou o ritmo e eu gostei disso, só desanimei no inicio, mas acabei pegando firme e encerrando a história finalmente. Me emocionei bastante com o final do livro e posso dizer que é uma tarefa impossível não sentir vontade de chorar vendo a forma com que Tessa foi ficando e quanta coisa perdeu, infelizmente. Mas no final das contas o que importa é que eu entendi o real motivo da Tessa ser e tratar as coisas com tanto egoismo, a intenção dela não era só magoar os outros, mas também fazer com que talvez não sentissem uma possível saudade quando ela partisse.

Jenny só mostrou o quanto devemos aproveitar os momentos, as oportunidades, as coisas, sem medo, ser corajosa, verdadeira, mostrou com uma sensibilidade a vida de quem vive e aproveita o pouco que tem a cada instante. Recomendo este livro para quem esta num daqueles momentos ruins, que tem pensado bobeira e até mesmo na morte.
Felizmente eu não tenho pensado em nada disso, mas me fez abrir aos olhos e perceber que tenho se eu quiser, muita coisa pela frente e não posso deixar a vida passar por entre os meus dedos e ficar parada, só observando. Com isso eu estou indo viver a minha vida, sem pensar nas conseqüências, mas pensando nos outros e em mim mesma.

Li o livro em PDF e por mas que a diferença seja bem grande de 289 páginas para 193, o que mais uma vez volto a dizer que não faz diferença ou tenha problema algum, li ele em uma semana por ter outros livros para serem lidos. Espero até o final do ano completar a lista de livros lidos em PDF. O próximo? "Cidades de Papel" do autor John Green, alguém já leu? Ele é recém lançado, nem li a resenha, sou fã do autor por isso baixei o livro e quero me surpreender. ;)

site: http://napontaenalingua.blogspot.com.br/2013/10/resenha-antes-de-morrer-jenny-downham.html

Luana 10/03/2013

♫ Playlist ♫

It's My Life - Bon Jovi
Never Gonna Be Alone - Nickelback (sempre choro assistindo esse clip)
Because You Loved Me - Celine Dion
Tears in Heaven - Eric Clapton
Wherever You Will Go - The Calling

Simoninha 25/07/2009

A arte imita a vida.
Terminei hoje de ler este livro emocionante, chorei muito, como vi, ouvi e vivi de perto uma história dessas, só que no meu caso, eu era a acompanhante, minha mãe sofria de câncer, não era leucemia, mas era essa doença maligna que corroe tudo o que uma pessoa possa SER e/ou ter. Este livro retratou exatamente o que passamos (eu e meus irmãos), os últimos dias, os últimos momentos, esse vai e vem da lucidez, a dificuldade dela pra respirar, os olhares que eu queria compreender e não conseguia, todos ali em desespero ao redor dela, orando, pedindo, se despedindo...ali esperando a morte chegar e quando ela chega...não aceito, ninguém aceita (mas ai já to falando da minha vida e não do livro). Até mesmo os espaços em branco acredito que sejam como os espasmos entre a lucidez e a visão temerosa da morte chegando, a luta pra manter a mente em funcionamento, sem mais forças pra lutar... é isso, este livro representando a vida ou ... o fim da vida.

Nane 13/03/2010

Lindo, porém doloroso.
Só as pessoas que vivem o drama de uma doença como essa pode descrever ou sentir de verdade o teor do livro.
A personagem foi adorável, justo por nao ser uma menininha chata, que antes de morrer quer ajudar moribundos.
Tessa disse que queria deixar sua marca no mundo, mas o que ela relmente queria era que o mundo de alguma forma a marcasse.