Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Letícia 13/02/2013

Antes de Morrer
Antes de Morrer conta a história de uma garota de 16 anos que lida com a leucemia desde os 12 anos. Tessa Scott é uma adolescente igual as outras: tem crises com espinhas, cabelo, roupas, garotos, tem vontade de ir pra balada, e ao descobrir que sua morte está próxima, decide aproveitar a vida o máximo que pode. Sua melhor amiga, Zoey, a ajuda nesse estágio difícil de sua doença, e apesar de muitas vezes discordar dela, a apoia para completar sua lista de coisas a fazer antes de morrer. Mas uma coisa que não estava na lista de Tessa e que foi inevitável acontecer foi conhecer e se apaixonar por Adam, seu vizinho, que fica ao lado de Tessa mesmo depois de descobrir sua doença. É um livro criativo, tocante, emocionante, bem conduzido, original, detalhado e realmente muito dramático. Você vai rir muito, mas não tanto quanto vai chorar. Quando o livro acabou, eu não apenas senti que tinha terminado de ler um livro. Senti que eu perdi uma pessoa querida, que fazia parte da minha vida. Com a escrita leve e doce, o livro é dividido em curtos quarenta e seis capítulos, o que tornou a leitura muito fácil. Os capítulos finais são surpreendentes porque você nunca espera ler o que uma pessoa leucêmica sente (não relacionado a doença, mas relacionado ao lado emocional) no final de sua doença, e a escritora consegue colocar o ponto de vista de Tessa não de um modo ofensivo ou 'forte'. Na verdade, o livro todo a escritora descreve os sentimentos de uma adolescente leucêmica, de um modo tão intenso e real, que é como se ela própria tivesse passado por isso. Esse livro me tocou profundamente, e só de folhear as últimas páginas, já sinto uma saudade dos personagens e uma vontade imensa de chorar. Um dos pontos mais legais do livro, é que Tessa é rebelde, como a maioria das adolescentes. E apesar de aceitar sua doença, não lida com ela de modo normal e fácil, como a maioria das histórias conta. Ela lida de uma forma real. Ela é uma adolescente que sabe que vai morrer, então decide fazer o que quer porque ela nunca mais terá a chance de fazer essas coisas. Drogas, perda da virgindade, roubo, são umas das coisas que estão na sua lista. Outro ponto maravilhoso é sua amizade sincera com seu irmão menor, que é seu protetor, companheiro, amigo. E como qualquer relação de irmão-irmã, eles tem suas brigas - e muitas, mas eles são muitos ligados um ao outro também.

@estantedaali 19/02/2013

Lindo!
Livro lindo, com um tema abordado que eu nunca tinha lido em qualquer outro livro antes. Tessa, ou Tess, era uma menina apaixonante, cheia de vontade de viver e com planos para o futuro, e aos 12 anos foi diagnosticada com leucemia. Depois de anos de tratamento e o caso só piorando resolveu acabar com tudo e fazer o que tinha vontade de fazer antes de morrer. Usou drogas, teve a primeira vez, se apaixonou e uniu os pais separados de novo, fazendo com que sua família ficasse unida novamente para aguardar o momento da morte. Se apaixonou pelo vizinho Addam, o namorado perfeito, ficou ao seu lado até o seu último segundo de vida e fez com que seus últimos dia fossem os mais felizes.
A autora usou aquela ideia de que antes de morrer você vê sua vida passar na sua frente e foi mais ou menos assim o fim da trama. Só achei que ela pudesse ter escrito um trecho da vida após a morte de Tess, como todos enfrentaram a situação, mas ao todo o livro é lindo e faz você repensar sua vida.

Gabi 10/04/2013

Um livro singular
Se um dia você descobrisse que tem câncer, o que você faria? Viveria cada dia como se fosse o último, aproveitaria sua família e seus amigos ao máximo e confrontaria a doença? Talvez você fizesse uma lista de coisas...

E é isso mesmo que Tessa, a protagonista desta história, faz. Quando li essa pequena sinopse, sabia que iria chorar. Esperava um livro doce e bem clichê que retratasse romanticamente como a morte mudava a vida de alguém. Ainda sinto que os livros "doentes" são os que mais me emocionam, e esse foi um deles. Mas de uma maneira diferente.

Porque a gente pensa que quando alguém está para morrer essa pessoa deve ser gentil, doce e perfeita? Existe um tipo de aura que a cobre e de repente todos os seus pequenos erros são apagados para apenas a luz aparecer? Esse alguém está em paz e aceita plenamente sua situação?

É por isso que 'Antes de Morrer' torna-se um livro singular. Ao invés de sentir empatia pela Tessa, como provavelmente deveria acontecer, em várias partes do livro não gostava de sua personalidade forte e amarga. Ela estava longe de ser perfeita e certamente não era gentil. Se você pensa que os items de sua lista eram "louváveis", saiba que um deles é "Usar drogas" e outro "Quebrar uma lei" . É uma personagem diferente do que estamos habituados num tipo de livro como esse.

Isso tornou a leitura ainda mais interessante. Até quando Tessa se apaixona as coisas acontecem de forma diferente. Seu relacionamento com Adam é intenso e reprimido, como se ela não quisesse se machucar e também não quisesse machucá-lo. Ele está sempre ao lado dela e muitas lágrimas me foram arrancadas em partes deles.

Obviamente não consigo captar sua emoção em frases curtas que contam muito pouco do que podemos sentir, mas acredito que é uma leitura muito válida, principalmente pra pessoas que gostam de dramas românticos e estão habituadas à velha fórmula do romance melado. Downham escreve de um jeito sutil e forte, sem ser piegas e ainda tocando profundamente.

Marina 30/09/2013

"A vida é feita de uma série de instantes, cada um deles uma viagem rumo ao fim."
Tessa tem 16 anos, e aos 12 foi diagnosticada com Leucemia. Ela sabe que tem pouco tempo, e diante do inevitável destino, Tessa faz uma lista com dez coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Entre esses itens está sua primeira relação sexual, usar drogas, infringir a lei, enfim, fazer coisas que ela não teria oportunidade ou coragem de fazer, e acima de tudo tentar aproveitar o tempo restante.

***

Não gosto muito de ler livros onde o tema central é o sofrimento de alguma personagem. Principalmente quando esse sofrimento é uma doença. Tem muita gente passando por situações assim e eu me sinto mal por ficar lendo esse tipo de livro. Não é algo que eu possa explicar, apenas me sinto mal e ponto. Mas resolvi ler esse livro porque fiquei curiosa a respeito da história, tinha acabado de assistir o filme "Antes de partir" e estava procurando saber se ele era uma adaptação quando encontrei Antes de morrer. O livro e o filme não são o mesmo, mas tem uma coisa em comum: os personagens estão morrendo e resolvem fazer uma lista de coisas para fazer. Isso me chamou a atenção e eu resolvi ler Antes de morrer.

No início o livro estava parecendo aqueles filmes bobos de seção da tarde, mas logo eu comecei a gostar dele. A Tessa me irritou muito, a amiga dela, Zoey, também me irritou muito, o pai dela também, o irmão, enfim, todo mundo me fez raiva em alguma parte do livro. E foi por isso que gostei dos personagens. Ultimamente tenho gostado de livros com personagens irritantes, eles são mais humanos. A Tessa foi a que eu amei e odiei ao mesmo tempo, ora agindo como criança, ora como adulta. Mas gostei de ver os pensamentos dela, a visão dela a respeito da vida. Foi fácil perceber o quanto o pai da Tessa (acho que o nome dele não é mencionado) estava confuso, ele parou de trabalhar para cuidar da filha, e depois da lista, fica perdido, sem saber o que fazer. Ele quer deixar a filha aproveitar a vida, ao mesmo tempo que quer protegê-la. E tem o Cal, que no começo do livro é apenas um garoto, mas aos poucos vamos notando o quanto ele cresce, chegando a agir exatamente como a Tessa estava agindo no início do livro, de maneira rebelde, adolescente. Zoey é a irresponsável melhor amiga da Tessa, que a ajuda a cumprir vários itens da lista. Ela também amadurece ao longo do livro. E tem o Adam, que é o vizinho da Tessa, e logo se torna namorado dela. O Adam é um rapaz inteligente e gentil, e o romance dos dois é bonito. Nada de muita melação. Outros personagens também foram interessantes, cada um a sua maneira, mas foram esses os que mais me chamaram a atenção.

Antes de morrer é realista, e em momento algum existe a possibilidade de algum milagre ou algo do tipo. A própria Tessa é quem narra o livro, e ele é narrado no tempo presente, não temos aquela esperança de "talvez ela esteja contando a história depois de muito tempo". Eu fiquei muito triste enquanto lia, principalmente quando o livro começa a passar da metade. É difícil falar sem dar spoilers, digo apenas que é um livro tocante. Preparem a caixa de lenços, esse é um livro pra fazer chorar.

Descobri ontem que o livro foi adaptado para o cinema, e o filme no Brasil se chama Agora é para sempre, e a atriz Dakota Fanning interpreta a Tessa. Ainda não assisti, mas pretendo ver logo (e reclamar da adaptação) e reencontrar a Tessa.

site: https://marina-menezes.blogspot.com/

Aline 10/10/2013

MARAVILHOSO!!!!
Olha, li em 3 dias porque não arrumei tempo maior, senão teria sido em um apenas!
A história me prendeu de imediato, fui virando páginas sem perceber...
CHOREIIIIII.......
Recomendo!

psykloz 16/11/2013

Sempre tive atração por assuntos relacionados à morte. Foi o nome o que me chamou e até então foi o melhor livro que li esse ano.
A narrativa, a observação da personagem com comentários distraídos a respeito de eventos próximos da situação. O estar aqui e ali simultaneamente. O não estar; não existir. A procura dos sinais sobre o futuro, sobre a morte. Os sinais de que tudo estará bem por enquanto, através de situações corriqueiras e a vida circundante que passam despercebidas por outros. A infinitude do que é viver. A valorização dos reais valores de estar vivo, faz-nos questionar o modo como levamos a nossa vida. Essas questões são lançadas em uma narrativa magnífica por ser capaz de envolver o leitor por inteiro.

Indico à todos.
Principalmente aos sensíveis que gostam de chorar com uma boa estória. Eu desidratei de tanto chorar.

Michelle 21/01/2014

Uma celebração da vida
O livro conta a história de Tessa,16 anos,que convive há muitos anos com o diagnóstico de sua doença.Logo que ela soube que tinha leucemia,Tessa é cercada de cuidados pela família e,aos poucos,vê sua vida modificada integralmente.
Porém,quando ela parece que,ainda assim,perderá a luta para o câncer,então Tessa,corajosamente,assume as rédeas de seu destino,e parte em busca de conquistar uma lista "de coisas a fazer antes de morrer".
Então,é nesse exato momento,em que luta contra a morte certa,que Tessa paradoxalmente descobre como viver em plenitude,saboreando a vida em cada pequeno instante:o primeiro amor,o sexo,rebeldia adolescente,a fraternidade.
Uma verdeira celebração da vida e uma reflexão contumaz sobre a fugacidade do tempo.

Raquel Comunale 15/02/2014

O livro narra a vida de Tessa, uma jovem garota que tem leucemia sendo que a doença já está em um estágio avançado. Decidida a esquecer dos seus problemas e aproveitar a vida enquanto pode Tessa começa a elaborar uma lista de coisas que deseja fazer e conta com a ajuda da sua melhor amiga, Zoey, para realizar. Claro que um dos primeiros itens da lista é perder sua virgindade e se apaixonar mas enquanto corre atrás dos seus desejos Tessa vai descobrindo que nem sempre o que ela desejava era exatamente o que ela queria.

Eu chorei em diversos trechos do livro. Na verdade eu chorei o lendo o livro inteiro. A relação de Tessa com seu pai e seu irmão Cal é a coisa mais linda do mundo, a autora conseguiu deixar claro como a família tem um papel importante e o quanto as pessoas podem podem ser fortes quando precisam. Achei muito doce a maneira como a autora explorou as fragilidades de Tessa e como a família e os amigos eram afetados por seus desejos e medos.

Terminei de ler em um dia e achei simplesmente fantástico. Mais do que recomendo.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Francine 13/03/2014

Além do clichê...
Antes de Morrer apresenta Tessa Scott, uma garota de 16 anos que foi diagnosticada com leucemia. Seu estado de saúde é crítico e irreversível, de modo que Tessa decide realizar as dez atividades que sempre desejou antes de morrer. O interessante é que as atividades eleitas são quase inteiramente antissociais (como "usar drogas", "quebrar uma lei"...), um claro desafio aos seus próprios limites. A narrativa em primeira pessoa permite entender, no entanto, que a cada atividade realizada a satisfação esperada não acontece. No lugar dela, Tessa se sente amargurada e decepcionada com o fato imutável de que a cada atividade realizada está mais próxima da morte. Isso porque os dias passam, impiedosamente, enquanto ela apenas piora.

O livro inicia, portanto, com a proposta clichê de que a protagonista doente possui uma lista de desejos, mas avança para uma narrativa que envolve muito mais do que isso. A autora apresenta os sentimentos conflitantes de quem não quer morrer, mas nada pode fazer para mudar seu próprio destino. É um livro perturbador nesse sentido. Tessa não é uma garota doce ou sociável, ela é reservada e explosiva! De quem não quer incomodar, repentinamente ela deseja incomodar a todos, como se tornar sua morte fácil para as pessoas fosse diminuir seu valor.

Outro ponto forte no livro é que, em meio a esse contexto desolador, Tessa encontra o amor. Adam é um jovem sem receios de demonstrar quão apaixonante é Tessa, quanto ela fará falta, quanto se importa com o fato de que não estará com ele no futuro. Ele valoriza cada momento que passam juntos e sua presença é marcante também nos últimos minutos da vida dela. Sendo em primeira pessoa, o final da obra foi construído de modo a compreender os devaneios e o estado de saúde de Tessa, seus últimos pensamentos e fôlego.

Antes de Morrer é um livro com tudo para torná-lo ruim: sabemos o final antes mesmo de lê-lo e a lista de desejos é um perigoso clichê, mas a maneira como a autora aborda a morte – tão certa e, ainda assim, tão imprevisível – é tocante e emocionante. Recomendo!

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/08/resenha-4-antes-de-morrer.html

Dálete 01/07/2014

ANTES DE MORRER
AMAR OU NÃO AMAR, MESMO SABENDO QUE A MORTE É IMINENTE...
A RELAÇÃO DE ADAM E TESSA ACONTECE NO MOMENTO DIFÍCIL DA VIDA DA MESMA... MAS, APESAR DO POUCO TEMPO, É INTENSA.
A HISTÓRIA TRATA DE AMOR, AMIZADE, FAMÍLIA E TRAZ A TONA VÁRIOS CONFLITOS QUE ENVOLVEM A CERTEZA DA MORTE E A APROXIMAÇÃO DA MESMA. o DESEJO DE TESSA EM VIVER DIFERENTES EXPERIÊNCIAS ENVOLVE TODA A FAMÍLIA E OS POUCOS AMIGOS, ELA MESMO SEM PERCEBER ACABA MODIFICANDO A VIDA DE TODOS AO SEU REDOR, FAZENDO COM QUE ELES DEEM UM NOVO RUMO A SUAS VIDAS. É UMA LINDA HISTÓRIA... LEIAMMMMMMM!!!

Anna Rebeca S.A. 16/11/2014

Emocionante e intrigante
Emocionante, é um título meio idiota, mas é a definição é exatamente o que significa, a Tessa a personagem principal é uma idiota, ela magoa, deixa as pessoas desconfortaveis, e se diverte com isso como se tudo fosse um grande show de stand up, em que ela está preste a contar a ultima piada sombria do show, que vai deixar todo mundo se perguntando, "o que está acontecendo?"
"Antes de Morrer" é uma obra verdadeira sobre o retrato de uma paciente de câncer, porque afinal morrer não é bonito. E viver é menos ainda.

Renata 20/06/2015

Sobre a vida, a morte e o tempo que nos é destinado
A história de Tessa, uma adolescente na reta final de sua longa trajetória de luta contra o câncer.
Alguém por aqui me chamou atenção para a existência de um gênero de literatura classificado como sick lit, acredito que 'Antes de morrer' se enquadre.

Logo no início do livro fazemos uma associação com o filme 'Antes de partir' (The bucket list), com Jack Nicholson e Morgan Freeman. A trama do livro e do filme gira em torno da lista dos últimos desejos de pessoas que têm seus dias contados.

A semelhança para por aí, no filme a morte ameaça dois homens que viveram a maior parte da vida, trabalharam, casaram, tiveram filhos, enfim, desfrutaram dos maiores acontecimentos da vida.

A situação de Tessa é bem diferente, diagnosticada aos 12 anos, aos dezesseis não frequenta mais a escola, nunca teve um namorado, não aproveita nada da vida de uma adolescente e nem mesmo tem o direito de sonhar com o futuro.

Tessa chega a uma fase de sua doença em que tudo é uma questão de tempo e isso a move a desejar, desejar e lutar por realizar objetivos que se transformam na lista que começa com fazer sexo e prossegue com simples atos de rememoração e mesmo transgressões que a exaurem e a seu pai também.

Junto à Tessa está seu pai, seu irmão e sua amiga Zoey, sua maior cúmplice. E o bacana da história é abordar a dificuldade das relações quando sofrem com um longo período de uma doença grave e da perspectiva da morte. É interessante ver que a autora não fez de Tessa uma garota transcendental ou sei lá o que por conta de sua doença, ela é uma adolescente, com desejos da idade, com a rebeldia da idade, tudo potencializado pela consciência da morte.

Um livro juvenil bacana, com boas reflexões.
A edição é da Agir, boa diagramacão, papel lisinho, sem porosidade, gostoso de ler, mas faltou uma revisāo melhor, alguns errinhos e letras comidas, pena.

eurodrigoalves 22/07/2015

Emocionante
A História de Tessa é tocante, real, sincera, verdadeira e crua. O livro conta de forma envolvente todo o drama de uma menina - mulher com sede de vida. Uma menina que descobre o amor verdadeiro, que corre atrás de seus sonhos, que deseja viver o pouco que lhe resta de forma intensa.

Aline.Silva 25/07/2015

Resenha livro antes de morrer
Antes de morrer conta a historia de Tessa uma garota de 16 anos que sofre de leucemia , depois de quatro anos lutando contra a doença chegou o momento em que o inevitável finalmente se aproxima , e os médicos alegaram de que ela teria pouco tempo de vida.

Ciente disso Tessa resolve criar uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer . “ Fazer sexo, usar drogas, infringir a lei eram uns dos tais itens.”

Conforme o enredo vai se desenrolando temos uma perspectiva de como ela lida com a doença, conflitos familiares e o medo da morte , afinal que tipo de pessoa esta preparada para morrer sendo ainda tão jovem com tantas coisas para viver e sonhos para se realizarem, ela ainda se encontra numa situação que não esperava “Se apaixonar”. Adam é um cara fofo e sua presença desempenha um grande papel na vida da garota.

Talvez seja o fato de não ter me identificado com a personagem ,ou talvez não esteja num momento muito emotiva , a questão é este não foi um livro que despertasse aquela sensação de “ah acabou não sei o que farei agora”. Só consegui realmente me interessar quando já estava quase no final e ai sim fiquei muito comovida e emocionada.

E para aqueles que não conhecem existe uma adaptação do livro para filme chamado Agora e Para Sempre , eu já assisti e posso dizer que ele foi muito fiel captando a essência que é transmitida na história,mantendo as características dos personagens , explorando muito bem o lado emotivo, relatando o drama de Tessa de uma forma muito comovente.

site: http://colecionadora-de-frases.blogspot.com.br/2015/07/resenha-livro-antes-de-morrer.html