Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Taryne 27/08/2012

Desejo esse livro há muitos anos e por motivos que não sei explicar, nunca comprei. Navegando pela internet, achei um link para download e resolvi tentar a sorte, afinal nunca consegui ler um livro inteiro pelo computador. Logo nas primeiras linhas, percebi que "Antes de Morrer" seria o primeiro.

A história de Tessa Scott, de 16 anos, que convive com uma doença dolorosa e incurável desde pequena, nos envolve completamente. Isso se deve em parte à escrita da autora - suas palavras são repletas de afeto e delicadeza - e em parte aos personagens criados por ela, muito verossímeis e honestos.

Através da perspectiva de Tess, podemos acompanhar seus sonhos, suas raivas, suas frustrações, seus desejos enumerados numa lista que parece não ter fim. Muitos leitores podem julgar as atitudes da protagonista, mas numa situação como a dela, quem não se sentiria irritado? Quem não tentaria culpar alguma coisa? Quem não teria vontade de brigar com o mundo? Não é justo partir aos 16 anos, por isso entendo perfeitamente o egoísmo e as dores escancaradas da protagonista. Seus atos apenas demonstram a tristeza que sente em ter que se despedir de seus céus, seus chocolates, sua melhor amiga, seu irmão, seus pais e do menino que a fez descobrir o amor. Preciso repetir o quanto a narrativa de Jenny Downham é tocante, o romance que se desenrola entre Adam e Tessa não parece forçado, mas puro e natural. Suas descrições da natureza, percebida e sentida em toda sua essência pela protagonista, são de uma beleza inexplicável.

Em vários momentos da leitura não pude seguras as lágrimas, especialmente no final porque senti, assim como Tessa, como às vezes são necessárias e como doem as despedidas. Recomendadíssimo, mas preparem as caixinhas de lenços, vão precisar...

*Cris 05/10/2009

A inversão da ordem natural das coisas
Encontrei este livro meio por acaso. O olhar da menina da capa se destacava na estante da biblioca, e não resisti. O apelo daquele olhar intrigado me convenceu a deixar "Antes de Morrer" furar a fila entre as dezenas de livros que compõem a lista de obras que pretendo ler nos próximos meses.

Logo que iniciei a leitura, porém, a empolgação diminuiu consideravelmente. O texto de Jenny Downham é muito fraco na primeira parte da obra. Os primeiros capítulos não passam de situações e descrições infantis. Ao longo do enredo, no entanto, a narração melhora. Sobretuto pela (SPOILER!) inesperada gravidez de Zoey e pelo surgimento de Adam. A partir daí o livro começa a se tornar interessante.

Alguns podem argumentar que a história é extremanente óbvia, mas para mim não é. Inexplicavelmente, eu acreditava que a Tessa, personagem principal que sofre de leucemia, não fosse morrer. Isso, para mim, seria o final (feliz) mais previsível, contrariando a morte certa. Mas "Antes de Morrer" não é, decididamente, uma história feliz.

Contra a minha vontade, lágrimas furtivas saltaram dos meu olhos, impedindo, inclusive, o bom andamento da leitura. Acho que isso se deve às descrições precisas dos procedimentos aos quais Tessa tinha que se submeter e do sofrimento que aquilo lhe causava.

Quando retirei a obra na biblioteca, uma amiga minha comentou: "parece aquele tipo de livro que tenta te passar uma lição ou algo assim". Pensando por esse lado, acho que o grande trunfo de "Antes de Morrer" foi, justamente, não induzir este tipo de conclusão. Não há nenhuma "moral da história" infiltrada subliminarmente em algum parágrafo. Há somente a constataçõo de que (agora vou apelas fortemente para o senso comum, mas não vejo outro caminho) "para morrer basta estar vivo".

É doloroso demais o conteúdo de um dos diálogos finais de Tessa com seu pai. A conversa trata do que deveria ser o seu futuro: entrar na universidade, casar-se, ter filhos, dormir trocentas noites ao lado de Adam. E, por fim, enterrar seu pai,poupando-o do sofriemento de inverter a ordem natural das coisas e preparar o funeral da própria filha.

Erika 18/10/2009minha estante
Oi Cris.

Sua resenha é muito bacana. Deu-me a impressão de que vc gostou do livro.

No entanto, avaliou-o com apenas 2 estrelas. Confundiu-me :)

Interpretei erroneamente sua resenha?

Abs

Luana 10/03/2013

♫ Playlist ♫

It's My Life - Bon Jovi
Never Gonna Be Alone - Nickelback (sempre choro assistindo esse clip)
Because You Loved Me - Celine Dion
Tears in Heaven - Eric Clapton
Wherever You Will Go - The Calling

Lady Roquini 07/06/2009

Estou sentindo até agora...
Li esse livro hoje e chorei do meio ao fim... o destino de Tessa eu não desejaria pra ninguém é muito triste, mas ensina bastante, é uma história linda. Recomendo a todos que leiam... ainda sinto as lágrimas em meus olhos... só queria ter sabido como ficou a vida de todos depois do final...

wyutzu 07/02/2011

É muito bom o livro!!

Comecei, por mera curiosidade, porque não sabia o que o livro tratava quando o peguei na biblioteca, por recomendação da bibliotecária... e não consegui parar mais! Li em dois dias, durante a aula, fora da aula...

Apreciei bastante a linguagem do livro. É bastante simples e condizente com a adolescente que narra a história, dando a impressão de que ela fala com o leitor e o trata como um amigo íntimo, pois lhe fala de suas impressões e pensamentos sem a mínima reserva.

Muito bom o livro mesmo.

Renata 07/03/2010

Uma história muito simples e emocionante.

A autora conseguiu passar aquela "moral" que sempre se espera desse tipo de livros, sem se fazer repetitiva nem piegas. Adorei o livro, faz tu repensar na vida de maneira simples e objetiva.

A personagem foge do estereótipo das menininhas frágeis e delicadas, sendo o contrário, forte e determinada, que busca, mesmo nos últimos minutos de vida, a razão pra continuar vivendo.

Recomendo!!

OceaneMontanea 02/07/2010

Eu precisava ler algo assim...
Ler esse livro foi muito mais que um passatempo, foi uma experiência. É incrível como o livro se encaixou no meu momento de vida. Dizer que a história de Tessa Scott, a menina de 16 anos que está fadada a sofrer e morrer pelo câncer é uma “lição de vida” seria muito clichê, e eu tento evitar clichês o máximo que eu puder. É uma história que dói no coração, e se você estiver em um momento de reflexão na sua vida, como eu estava, com os olhos bem abertos certamente você vai ver em Adam o seu grande amor, em Zoey aquela sua melhor amiga ou amigo que talvez você deixa de lado com mais freqüência do que deseja, em Cal o seu irmão ou irmã chato, que te perturba, que te irrita, mas que é seu irmão e é sua família e talvez só precise de um pouco mais de você, do seu tempo, do seu amor. Os pais de Tessa podem ser os seus pais, imperfeitos, que não te tratam como os pais dos filmes, que podem ás vezes te fazer sentir como se você não fosse amado, mas é o que a vida te deu, e você também tem que fazer a sua parte para fazer dar certo o relacionamento de vocês.
A lista de desejos de Tessa antes de morrer são coisas que a maioria dos adolescentes no fundo quer fazer. Sexo, drogas, dizer sim para tudo por um dia, dirigir por aí sem carteira, infringir o máximo de leis possíveis em um só dia, etc. Ás vezes o modo como ela reage a certas coisas me deu raiva, mas sei lá o que eu faria no lugar dela. Todos sabemos que vamos morrer, mas ver a morte eminentemente próxima deve ser como um sonho ruim, uma piada, uma brincadeira de mau gosto da qual esperamos sair, e nos vemos frustrados quando não conseguimos.
Um trecho que eu gostei muito, e que se tornou uma espécie de oração para mim é esse:

“Feitiços para afastar a morte.

Peça à sua melhor amiga para ler as melhores partes da revista que estiver lendo: moda, fofocas. Diga-lhe para se sentar perto o suficiente para você poder alisar-lhe a barriga em toda sua incrível extensão. E, quando ela tiver de ir para casa, respire fundo e diga-lhe que a ama. Porque é verdade. E, quando ela se inclinar na sua direção e sussurrar a mesma coisa, abrace-a com força, porque essas não são palavras que vocês diriam em circunstâncias normais.
Faça seu irmão se sentar ao seu lado depois de chegar da escola e contar cada detalhe do seu dia, cada aula, cada conversa, inclusive o que comeu na cantina, até ele ficar tão entediado que implore para sair e ir jogar futebol com os amigos no parque.
Observe sua mãe tirar os sapatos e massagear os pés, porque seu novo emprego na livraria significa que ela tem de passar o dia inteiro em pé e ser educado com desconhecidos. Ria quando ela der um livro de presente ao seu pai porque tem um desconto e pode se dar ao luxo de ser generosa.
Veja seu pai beijar a bochecha dela. Repare em como sorriem. Saiba que, aconteça o que acontecer, eles são seus pais.
Ouça sua vizinha podar as rosas enquanto as sombras se espicham pelo gramado. Ela cantarola uma canção antiga, e você está debaixo do cobertor junto com seu namorado. Diga-lhe que sente orgulho dele, porque ele plantou aquele jardim e incentivou a mãe a cuidar das plantas.
Estude a Lua. Está bem próxima e rodeada por um halo cor-de-rosa. Seu namorado lhe diz que isso é uma ilusão de ótica, que ela só parece grande por causa do ângulo em relação à Terra.
Compare seu tamanho com o da Lua.
E à noite, quando você for levada novamente para o andar de cima e mais um dia terminar, recuse-se a deixar seu namorado dormir na cama de armar. Diga-lhe que quer ser abraçada e não tenha medo de ele não querer porque, se ele diz que sim, é porque a ama, e isso é tudo que importa. Entrelace suas pernas com as dele. Ouça-o dormir, ouça sua respiração suave.
E quando ouvir um ruído, como o vento batendo em uma pipa e chegando cada vez mais perto, como as pás de um moinho girando lentamente, diga:
- Ainda não, ainda não.
Continue respirando. Apenas siga fazendo isso. É fácil. Inspira, expira.”

Re 13/06/2009

Uma história emocionante do comeco ao fim ... aprendi a dar valor a vida que um simples andar de bicicleta pode mudar tudo.

jennifer.Loncloff 28/07/2011

Lindo
Chorei muito nesse livro.. é lindo de mais!!! se vc quer um livro pra se encantar com a personagem, sorrir e chorar pode ter certeza "É ESSE"!...

Carol Maia 12/06/2009

Perfeito...
Livro lindo e emocionante.
Tessa não poderia ser mais humana, uma história que nos faz parar pra pensar no que nós temos e não damos valor... a vida!!

Chorei horrores lendo esse livro, principalmente no final!!

Juninho 20/04/2011minha estante
Pretendo dar ele de presente para uma pessoa especial.... pelo que vc disse ele é emocionante.
agora tenho certeza que ela vai gostar

Luciane 17/08/2011

O livro é emocionante... Os momentos finais de Tessa e sua lista de coisas a fazer antes de morrer.
É um livro que faz refletir e dá muita vontade de viver.
A autora escreve muito bem, os capítulos são curtos e a leitura flui de forma agradável.
Recomendo muito!!
Este foi mais um livro viajante do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Vinicius 26/09/2010

Uma adolescente tem uma doença terminal e faz uma lista do que quer fazer antes de sua morte, coisas como a primeira transa, uso de drogas, andar de moto, coisas assim.

O legal que não é apelativo como é de se esperar de livros do genero e você passa a dar a mais importancia as coisas pequenas

M Pozelli 17/09/2009

UM MAXIMO!
Nossa eu me diverti muito cm esse livro, apesar de ele ter um lado triste pela doença dela, pelo outro tudo o que ela apronta é tão maximo, queria eu poder fazer o que ela faz OIPJSAIOAHSIHOAS nao gostei muito do final, me confundi toda! Mais isso nao importa, o que importa é que o livro vale muito a pena a ler *-*