Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

André Félix 05/09/2021

Nostálgico
Certamente não é um livro para toda a gente.
Foi um livro que eu adorei porque está muito carregado de nostalgia pois eu adorava os filmes quando era criança. Contudo, não é um livro que eu recomende (por muito que tenha gostado) porque entendo que é um livro com audiências muito certas. Ou você adora ou odeia.

Eu adorei porque adoro a temática de literatura com vampiros.
O livro demora um pouco para realmente chegar á ação, mas o tempo que demora até chegar a essas páginas é muito bem passado. E a intensidade como a autora nos faz gostar de Forks e sentir o ambiente do local é incrível.

Em certos pontos o livro romantiza problemas que não deveriam ser glorificados, mas isso depende dos pontos de vista.

O que eu mais gostei no livro foi terminá-lo e sentir que o relacionamento deles realmente passou por muitos momentos difíceis para no final nos dar a sensação de que ele ficou muito mais forte e que o amor é verdadeiro.

P.s: Comecei a dormir de janela aberta ?

Mariana.Rocha 17/01/2021

É ruim mas eu gosto
Crepúsculo é de longe a saga que mais faz-me duvidar de meus gostos. Após assistir os filmes, eu passei a nutrir a esperança de, talvez, não curtir os livros.
A escrita não é das mais cativantes, e o enredo é majoritariamente monótono, no entanto,algo nele traz a vontade de consumir mais e mais.
Não sei se o que me incomoda mais é a forma como a Bella endeusa o Edward, ou o jeito dela de descrever tudo no geral. No meio de todo esse conflito predominante, a única certeza que mantenho é a de que Alice e Jasper serão os donos do meu coração, pelos próximos livros.

Barreto 27/06/2021

surpresa
Foi real uma surpresa ter gostado do livro, o filme real não faz jus a história. Comecei a ler com um preconceito por conta dos memes e por ter assistido a adaptação antes, mas fui surpreendida com uma Bella muito menos chata, um Edward muito fofo e um desenvolvimento do casal que o filme não mostra.
Adorei a família Cullen, principalmente o Carlisle e a Alice crush suprema. Enfim, o Charlie, pai da Bella também me conquistou de primeira e me dava um quentinho no coração toda vez que ele aparecia.
Gostei do livro e da escrita, então pretendo continuar a ler a série.

Ana 12/07/2011

Abri a página da resenha e fiquei pensando qual seria a melhor maneira de começa-la. Por quê? Porque sei que o que eu escrever e a opinião que eu der aqui pode deixar (ou não) muita gente incontente.

Primeiro: eu sou fã. Mas não sou boba.

Erra quem julga o livro pela capa, né? E conheço muitos que xingam, batem boca, argumentam contra Crepúsculo e - infelizmente - nem se deram ao trabalho de pegar ele na mão e dar uma chance para o coitado. Simplesmente vão atrás dos outros. (PS.: Sei que muita gente vai atrás e argumenta contra, e que por mim tá tudo ótimo.)

Sei que a Stephenie não é nenhum Machado e duvido muito que aspire a ser, mas eu não ligo.

Li o livro em 2008 (no computador!!!), um pouco antes da febre tomar conta, e adorei. Não sei explicar o que me prendeu nele ou o que me fez gostar, só sei que gostei e não arredo o pé disso.

Porém discordo de quem diz que o livro foi feito pra "mulherzinhas" e todo esse blablablá sem sentido. Eu não espero que o Edward bata na porta da minha casa, brilhando, e tente resistir ao meu sangue. Também não espero que sendo uma estranha que não se encaixa em qualquer lugar tenha todo o reconhecimento que a Bella teve, dentro e fora da escolinha dela. Não, NÃO espero.

Mito dos vampiros? Claro... Que não. Ela modificou basicamente tudo. Não são vampiros pra alguns? Ótimo. Talvez uma Globeleza com presas, mas e daí? Talvez as histéricas - que todo livro da mídia tem como seguidoras - insistam em bater na mesma tecla de que Crepúsculo é o melhor livro de vampiro (e deixem quem tiver essa opinião em paz, gente. Liberdade de expressão, cadê?). Que Crepúsculo é o melhor livro do mundo. Que o Edward é lindoooooo e o Jacob um gostosooooo. Mas isso não é motivo pra generalizar.

Digo e repito, eu sou fã da Saga Twilight. Amo demais todos os livros. Contudo eu enxergo que o livro tem falhas, e ainda brinco com elas! Que o mito dos vampiros foi modificado. Que a Bella é irritante e tudo o mais. Querem que eu leia Anne Rice? Perfeito. Já li. Amei, achei divino. Não vejo a hora de colocar as mãos em outros dela. Mas pessoal, tenho certeza de que eu e outros milhares de fãs que admiramos a saga, talvez tenhamos ela como nossa favorita, e ainda assim somos aptos a pegar livros feito Drácula, livros da Anne Rice ou outros clássicos nada vampirescos na mão.

Assim como quem erra em julgar o livro pela capa, erra em julgar o fã pela obra. "Crepúsculo para não bobos", apoio uma campanha assim... Ou uma comunidade no Orkut.
Elisa Danda 02/08/2010minha estante
Concordo e assino em baixo, total!

louise_ss 02/01/2024

Vampirão da meia noiteee

eu literalmente fui enganada, peço uma salva de palmas. os livros da saga são da minha prima, q humildemente me emprestou, massss, descobri que o livro dela tem 286 páginas, qnd aq no skoob e na *AMAZON* tem 416. ma ra vi lha!!

Enfim, eu rir horrores lendo crepúsculo, e fiquei horrorizada ao ver o quão diferente é dos filmes. Blz, é uma adptação, e nem todas são fiéis. Mas oq custava sonhar? Desde os meus 8 anos eu era apaixonada pelo Eduardo, fazer oq? apesar do livro ser mil vezes melhor!

Adorei a experiência de voltar pra esse universo (agr literário), e sentir a nostalgia nas veias. Deixando claro aq, q sempre foi, e sempre será Alice minha fav, idigomais, a amzd dela com a Bella me deixa boba

indo pedir a minha mãe o "box" de crepúsculo agr ;)) e mais uma coisa...

EU TE AMO EDUARDOOOOOO ????

Aline.Silva 16/06/2020

Releitura maravilhosa
Em preparação para a nova história de crepúsculo, como não mergulhar novamente em toda a trajetória? Tão bom relembrar detalhes, amar Edward com todas nossas forças novamente, pelo menos nesse primeiro livro rs
Mi Nonaka 17/06/2020minha estante
Aaaah como eu amo esse livro ??, preciso relê-lo também!

f33kisa 14/12/2022

foi confortável ?
eu amo os filmes, e eu adorei o livro, ele é mto gostosinho de ler e é rápido, mas tbm nn é o mlr. Eu leria dnv :)

Marco_Aurelio 26/12/2009

Simples e Perfeito! :)
Perfeito para os Românticos! :)
Transforma uma idéia antiga em uma versão romântica! Demonstrando que no mundo da fantasia não existem somente vampiros maus, mas que desejam se socializar com os humanos! Nesta socialização corre o risco de amarem os humanos também! (obs: no seriado e filme "A Feiticeira", a feiticeira Samantha ama e casa com um humano). O segredo do livro-filme dar certo e ser perfeito é justamente nesta fusão fantasia-realidade se confundirem em não saber a linha tênue da separação do que é fantasia e realidade! O medo e a curiosidade de Bella e o amor de Edward demonstra como o Amor é uma emoção ótima e perigosa também... Que nos traz um pouco de medo por ser algo tão obscuro e incerto! Um livro perfeito! A escritora tem tudo pra passar a Saga do Harry Potter com seus livros e filmes... Uma nova bilionária está nascendo: Stephenie Meyer! ;)
Dih 30/12/2009minha estante
A sua resenha é exatamente o que também quero dizer mas não consigo xD. Concordo plenamente .

Dih 30/12/2009minha estante

Natie 02/01/2010minha estante
"Tudo para passar a saga Harry Potter com seus livros e filmes..." WTF?!!

Bell_016 09/01/2010minha estante
"Tudo para passar a saga Harry Potter com seus livros e filmes..." WTF?!! [2]

Mariae 13/02/2010minha estante
EU GOSTEI BANDO DE INVEJOSO!!!!!

Fernanda2358 19/06/2010minha estante
"Tudo para passar a saga Harry Potter com seus livros e filmes..." WTF?!!

Se King já disse q a Rowling é um aboa escritora, enquanto a Meyer é ruim.... Aliás, eu queria apostar com alguém: será q nossos filhos lerão como clássicos o Harry Potter ou Crepúsculo? +[356432321546]

Danni 06/07/2010minha estante
Simplesmente A-D-O-R-E-I sua resenha...ah e com certeza já passou HP.

Ah mais uma coisinha pra Fernanda: eu tenho uma filha e ela com certeza vai ler Crepúsculo, assim como já é fã dos filmes *.*

Bell_016 08/07/2010minha estante
Coitada da criança, Danni...

Danni 16/08/2010minha estante
Coitada pq Bell, tipo ela gosta de ver os filmes das saga Twilight, assim como já sabe até as falas...rsrs, mas ela tbm gosta do filmes do HP, mas pergunte qual a preferida?!

Ps: os comentários está virando conversa de msn, hahaha ADORO!

@bookss505 22/01/2023

Durante muito tempo eu enrolei pra ler esse livro, mesmo gostando muito dos filmes. Tinha muita vontade de conhecer mais dos personagens e saber os detalhes que não puderam entrar nos filmes.

Uma das coisas que mais me encantaram nesse livro foi ver o Edward se expressando e contando pra Bela as coisas que se passavam na cabeça dele.

Nesses momentos a diferença de idade entre Bela e Edward fica nitida. Ele, exatamente por ser mais velho, demonstra maturidade tanto em questões de vivência quanto de pontos de vista e tenta passar isso pra Bela se expressando da melhor maneira que consegue pois, ele acaba entendo como é frustrante não saber o que o outro está pensando.

O ponto alto da leitura foi descobrir mais sobre a historia dos membros da família Cullen. Saber a origem de cada um e como foram transformados ou entraram pra família. Eu amei muito saber da história do Carlisle e me apaixonei ainda em saber que desde o início ele foi um homem com bons princípios e se dedicou muito em construir uma nova realidade pra si apesar do rumo que sua vida tomou.

Eu não construi muitas opiniões sobre a Bela, ela é uma adolescente que age e pensa como adolescente. Eu mesma ja critiquei muito a personagem e tenho certa antipatia por ela, mas suas atitudes são condizente com uma pessoa da sua idade que se apaixonou pela primeira vez. Acredito que nos próximos livros tenhamos um desenvolvimento pra melhor pra ela.

Ainda estou decidindo se leio o restante da saga ou se pulo pra sol da meia noite e me delicio com o ponto de vista do Edward.

De qualquer maneira, eu amei esse livro e as sensações que ele me causou.
Deborah 22/01/2023minha estante
Vc pode ler sol da meia noite e depois voltar para ler os outros livros da saga.

Guilherme 03/01/2010

Livro com personagens mal desenvolvidos, um livro que só contém adjetivos... e todos relacionados ao querido e amado Edward da protagonista. Bella, a protagonista, depende de Edward pra tudo, faz do seu amor por ele virar uma obsessão deixando o romance meloso e clichê. Os verdadeiros vampiros do livro são os vilões, que tinham tudo pra serem grandes vilões mas, infelizmente, não foi o que aconteceu. Não recomendo, leitura medíocre.

gsw30 04/01/2023

O filme é bem parecido com o livro, poucas coisas os diferem. Confesso que sou apaixonada em leitura teen, mas também sei enxergar de um ponto de vista realista. O Edward é um vampiro, tem extintos animalescos a flor da pele, não é humano. Acredito que a Bella tenha uma autoestima muito baixa, porquê faz do Edward a sua vida, e ela passaria por cima de qualquer coisa por ele, incluindo dela mesma. O Edward por outro lado é ciumento e possessivo, e vive tentando afastar a Bella por enxergar um perigo que ela se importa em ignorar. Nem um dos dois está certo. É uma leitura para adolescentes, tipo, 14 anos.

Ana 14/09/2020

Antes de eu ter lido esse livro, eu já havia assistido aos filmes e acho que ficou meio ruim a leitura pois eu já sabia o que ia acontecer. Porém como ler livro é único, obviamente eu gostei. Tem mistério, vampiros e lobos, tudo o que eu gosto haha. Não foi uma das melhores leituras, mas também não foi uma das piores. No começo eu estava vidrada e sempre imaginando como a cena que eu vi no filme seria narrada no livro. Eu percebi que NEM TUDO É IGUAL OK, e isso me trouxe novas emoções e uma nova interpretação. Recomendo pra quem gosta de fantasia, romance adolescente e coisas do tipo

nhxju 20/07/2023

Someone, call the doctor Got a case of a love bipolar
Achei que não ia acabar, mas aqui estamos kkkkkkkkk

Gostei bastante do livro, algumas cenas se apresentaram bem melhores que as do filme, as quais particularmente eu acho bem vergonha alheia.

Os personagens me agradaram mais no livro do que no filme, no meu ponto de vista eles ficaram com mais personalidade.

E agora vamos para o assunto polêmico: Edward e Bella. Começando que no contexto geral da saga temos que levar em conta que todo mundo é meio tóxico, mas mesmo assim eu não consigo engolir o relacionamento dos dois kkkkkkk. CARA eles são dependentes emocionais, o Edward é bipolar, egoísta e possessivo. Uma cena que eu não tankei foi quando eles estavam no hospital e ele lançou que O PIOR não foi ver ela no chão, quebrada, maltratada E SIM TER MEDO DE NÃO CONSEGUIR PARAR DE SUGAR ELA, depois dessa vou até embora, bjos da anitta.

#TeamJacob
Maria5295 20/07/2023minha estante
Isso é verdade, até no filme tem a parte do "medo de não parar de sugar ela", mas eu sou #teamedward , pelo menos nos filmes por causa do Robert

nhxju 20/07/2023minha estante
@Maria5295 Eu sou bem dividida com esse negócio de team KKKKKKKK pelo menos até lua nova eu sou 100% #teamjacob, já o resto eu fico bem em dúvida

ourdaes 20/07/2023minha estante
é o jeitinho dele KKKKKK #teamedward

little stars 16/01/2023

É a hora do crepúsculo
Eu amo os filmes de crepúsculo, então eu decidi dar uma chance ao livro, e é LINDO LINDO LINDO

Da para entender mais Bella, ela não é meio morta, ela é super legal, eu amei ela! Os personagens parecem ser mais humanos ( msm que alguns não sejamKAKAJAJ), e o Edward e a Bella tem mais desenvolvimento como casal, não parece ser forçado e, pode até parecer brega, mas eu amo muito muito eles, sinto um conforto na história.

Apesar de não ter me surpreendido com a história em si, eu me surpreendi com detalhes e partes que no filme são passadas em branco- é sério a história do filme e do livro tem MUITAS diferenças. Enfim, vale muito a pena ler, minha experiência foi ótima e eu amo muito a Alice ?
Jenifer210 16/01/2023minha estante
ALICE MELHOR PERSONAGEM EVER ??

little stars 16/01/2023minha estante
ALICE LENDA

mireisroza 25/08/2021

A cada vez que você lê fica pior
Deixando de lado a escrita horrível, o roteiro é péssimo, somos apresentados a uma protagonista q é a primeira versão de uma ?pick me girl? e sempre dá um jeito de demonstrar que ela ? não é como as outras garotas?, a problemática vive no relacionamento dela com o Edward,ele é claramente muito possessivo,e ela dependente emocional. Qualquer jovem que leia isso sem criticar vai acabar normalizando comportamentos que na vida real,tem maiores consequências do que se imagina.
Stefanny 25/08/2021minha estante
Ver alguém falando mal desse livro é minha religião ??

Pedro 25/08/2021minha estante
Eu amo tanto esse livro li ele com 6 anos e to relendo hoje com 13 kk mas eu amo kkk

Melxim 15/09/2021minha estante
Eu amo ver gente falando mal desse livro