O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

S.Paz 18/07/2022

Uma leitura fundamental
Para as mulheres que se identificam com as pautas feministas ou não: leiam "O Mito da Beleza".
Esta análise completa leva em consideração os aspectos sociais, culturais e políticos que culminaram no que hoje vemos como "uma epidemia de bulimia, anorexia e um inesgotável desgosto da mulher para com a sua própria imagem".
Naomi explica, detalhadamente, como o mundo externo nitidamente sexista e patriarcal altera a visão que as mulheres tem de si, a partir da necessidade de controle social que a misoginia exerce a fim de "reter" o avanço da onda feminista.
Sarah Braz 21/07/2022minha estante
Opa! Já vou colocar na minha lista

Marina 17/07/2022

O texto de Naomi Wolf tende a ser cansativo e repetitivo por muitas vezes, principalmente nos primeiros capítulos. A partir do capítulo da religião o livro engrena e nos dá, mulheres, diversas pancadas até o seu término.

No todo é um livro necessário, em tom de alerta, nos proporcionando uma série de reflexões, e nos tirando da anestesia que o sistema nos colocou.

Termina com um chamado ao que podemos fazer para reverter este quadro e, aí, nos exige, mais uma vez, reflexões para essa reação.

Vou terminar meu texto com uma nota positiva, contrapondo aos picos de raiva que senti ao longo da leitura, porque me sinto no caminho para este resultado.

?Sai ganhando a mulher que se considera linda e que desafia o mundo a se transformar para poder realmente vê-la.?

Cris 14/07/2022

Um livro extremamente importante, principalmente para mulheres, para analisarmos de forma mais profunda o que consideramos beleza feminina atualmente, questionar o porquê de nossa falta de autoestima generalizada e se realmente algumas coisas são "coisas de mulher" ou se esse comportamento nos foi induzido.

lu 17/06/2022

Realmente não sei que nota dá a esse livro mesmo depois da leitura super informativa. Eu comecei a ter pensamentos sobre mim mesma e vi através do tiktok que não estava sozinha e que tinham outras mulheres pensando isso de si mesmas até que uma delas recebeu a recomendação desse livro para entender o porquê dela se sentir assim, assim que vi comprei porque também queria entender isso que eu sentia. É um livro um pouco antigo e creio que se ela rescrevesse esse livro nesse ano de 2022 a autoria teria muito mais coisa p falar de tanto absurdo que a gente ver por aí é esse livro me permitiu entender que tudo que eu sinto é um construção social mesmo seja algo muito inconsciente p mim?vai ser difícil eu começar a tentar agir e pensar fora do mito da beleza mas vou tentar ao máximo.

Vivi 10/06/2022

O livro é bom, mas tem como principal foco a vida de mulheres estadunidenses, então, se o interesse do leitor for um pouco maior, por exemplo, distante do centro que são os EUA, pode ser uma leitura um pouco deslocada. Serve para pensar o contexto brasileiro, mas há outras fontes mais interessantes ou adequadas escritas por autoras nacionais.
O Masoquista Triste 25/06/2022minha estante
Qual livro vc então recomenda sobre esse assunto ??

Vivi 25/06/2022minha estante
História da Beleza no Brasil, de Denise Bernuzzi de Sant'Anna. É uma boa e tem várias referências que recomendam outros livros que tratam da realidade brasileira.

Heloisa.Sampaio 06/06/2022

De maneira simples, apesar de densa, O Mito da Beleza te faz questionar diversas questões relacionadas à imagem que a mídia projeta das mulheres e seu impacto nas nossas realidades. O único fator que pesou para mim a quantidade exagerada de exemplos que acabaram pesando a leitura.

Rodolfo 28/05/2022

O Mito da Beleza
..."Há uns 160 anos, as mulheres ocidentais de classe média vêm sendo controladas por diversos ideais sobre a perfeição feminina. Essa tática antiga e eficaz funcionou tomando o melhor da cultura feminina e anexando a ele as exigências mais repressoras da sociedade dominadas pelos homens."

Fernanda.Kaschuk 24/05/2022

Ressignificação da imagem feminina.
O conceito de beleza historicamente carrega valores controversos mas especialmente cruéis com relação às mulheres. Essa obra traça parâmetros da ligação entre os ideais de beleza feminina e os padrões altamente lucrativos da indústria estética. O mais próximo de civilização que criamos até agora é normalizar o nivelamento da estética superficial a fim de nos tornarmos mais plásticos e menos humanos.
Mariah 05/08/2022minha estante
oi te mandei meu numero pela dm dps me chama que eu acho umas coisas de uns livros e queria ter com quem comentar

VictAria 15/05/2022

o livro é simplesmente genial. me fez repensar a maneira como enxergo a mim mesma e a outras mulheres. apesar de ser um livro teórico, não é uma leitura difícil. acho que vai ser a melhor leitura do ano

Milena.Laurenti 14/05/2022

O Mito da Beleza e a 3a onda do feminismo
O Mito da Beleza é um livro que denuncia e reporta como a imagem é usada como um instrumento de opressão às mulheres em meio a 3a onda do feminismo. Revoltante e provocante pelo conteúdo que carrega em suas páginas, li o livro em um período que a estava à beira do desenvolvimento de um transtorno alimentar e, percebendo a gravidade dos pensamentos que estava tendo, busquei ajuda através de profissionais e da literatura, na qual me ajudou a visualizar a problemática da obsessão pelo corpo ideal. A tese se consiste na percepção de que, sempre que há a conquista de direitos femininos, sendo o voto ou direito a trabalho, a massa masculina estabelece outra forma de opressão, que, na situação em que vivemos, a imposição de padrões de beleza.

O livro é muito necessário pelo seu conteúdo que instiga o leitor a se questionar sobre a realidade vivida, não só por mulheres, mas também por homens, afinal, o padrão de beleza passou a atingir todas as esferas sociais. Como comentado, é revoltante por expor formas de silenciar movimentos progressistas feministas - o que, por um lado, pode ser positivo, pois acredito que seja difícil ler a obra e não terminar com outra mentalidade e muito mais crítica(o) ao que é visto por nós no mundo que valoriza tanto a aparência.

Fer Paimel 13/05/2022

A quem pertence o corpo feminino?
Leitura bastante enriquecedora, permite várias reflexões. São vários os pontos positivos que me fazem recomendar a leitura desse livro, mas talvez o principal deles seja a forma acessível com que a autora conseguiu expor seu ponto de vista. Embora seja reconhecida como uma das obras principais da 3ª onde feminista - o que me fez presumir que seria uma leitura super técnica - Naomi Wolf foi extremamente clara em sua fala, de modo que a leitura se torna mais fluida, conquanto seja de uma temática difícil de digerir.
É incrível pensar nas formas de controle a que as mulheres são submetidas rotineira e, muitas vezes, imperceptivelmente. Com relação ao corpo feminino, há pouco tempo tido como livre, pela leitura conseguimos perceber que não é tão livre assim e que mesmo o livro tendo sido escrito em 1991, os problemas trazidos pela escritora ainda são assustadoramente atuais, mais de 30 anos depois.
Alguns dos pontos que eu discordei um pouco da autora foi que eu achei que ela adotou uma conotação um pouco "conspiratória", em algumas partes, atribuindo esse caráter de "nós x eles" que me incomoda, por parecer reducionista. Justamente por isso eu gostaria que a obra tivesse abordado mais sobre como e quem se beneficia com o "Mito da Beleza", para além da descrição do que consiste o mito, como ele surgiu e como ele afeta as mulheres. Outro ponto que me incomodou durante a leitura foi a forma como as referências foram organizadas, pois foram apenas elencadas no final, não havendo um link direto entre o que a autora dizia e a fonte daquela informação.
Ainda assim, foi uma abordagem rica e bem elaborada. Merece o destaque que tem! Espero que as pessoas continuem procurando esse livro para entender como esse fenômeno da exploração da imagem do corpo feminino afeta toda a sociedade.

Natasha Fontan 12/05/2022

Uma leitura que foi capaz de mudar bruscamente a minha percepção sobre a vida das mulheres e o mundo de forma geral. Através desse livro, pude consolidar muitos argumentos que explicam a discrepância entre a vida que os homens levam e a vida que as mulheres levam. No decorrer da história, muitas das mudanças que ocorreram em nosso benefício, como o direito ao voto e a inserção no mercado de trabalho, foram sabotadas com a inclusão de outras desigualdades, sempre a nos manter em condição de desvantagem. É sensato e razoável dizer que uma reparação histórica é necessária! São muitas as influências externas que moldam o nosso comportamento e nos fazem, inconscientemente, agir para que as mulheres continuem submissas em detrimento da máxima satisfação masculina. Tomar consciência das coisas que fazemos e que mantém a roda girando sempre nesse mesmo sentido (no sentido de manter o poder do mundo nas mãos dos homens e normalizar o sofrimento das mulheres), na minha opinião, pode realmente acarretar numa mudança de enormes proporções, mudança essa capaz de destruir e reconstruir toda a estrutura desse mundo de desigualdade que vivemos!

tatabmag 27/04/2022

Este livro mudou minha percepção a muitas coisas.
É uma visão feminista que te faz enxergar a história do porquê o mundo é como é hoje, e te traz um alívio, já que retira toda a culpa que anos de sociedade e criação colocaram sobre o corpo feminino
Meu único arrependimento é não ter lido antes

Marceli.Machado 19/04/2022

Muito interessante
Eu sou uma mulher assumidamente ?não feminista?, mas consumo conteúdo feminista para alimentar o meu senso crítico.

Este livro é interessantíssimo, apesar de apresentar alguns conceitos que já não fazem mais sentido, visto que foi escrito na década de 90 e muita coisa evoluiu nos últimos 30 anos.

Apesar disso, afirmo que Naomi Wolf volta o olhar para pontos que eu nunca tinha considerado e o faz de forma admirável.

A leitura vale muito a pena!

nataly.rivas.79 16/04/2022

Gostei do livro, como a autora abordou o tema. Me fez refletir muito sobre os hábitos que existem em relação a beleza, que muitas vezes vemos como normal, porém precisamos analisar além das "aparências", o que motiva toda essa busca por uma beleza perfeita.

Apenas uma observação para a editora: em alguns trechos, o texto não é muito claro, sendo necessário ler várias vezes. Não sei se é uma questão de tradução ou é da autora essa característica.