O mito da beleza

O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Gaby Valverde 27/11/2022

Ótimo
Uma obra muito completa e que analisa como, ao longo da história, o mito da beleza se perpetuou a fim de dominar as mulheres. Amei todos os capítulos com temas específicos, como fome, violência e sexo. Muito embora eu acredite que no capítulo sobre o sexo, no qual a autora cita o caso dos cinco dos Central Park deva ser inserida uma nota da tradutora ou da própria autora afirmando a inocência dos adolescentes, já que o livro foi escrito em uma época em que isso ainda não tinha sido comprovado

Ste 18/11/2022

O mito da beleza é uma leitura a se fazer atenta sobre coisas visíveis e coisas que se escondem através da subjetividade da cultura machista.

10/11/2022

o mito da beleza
foi escrito nos anos 90 mas infelizmente tá cada vez mais atual. capítulos super longos mas sem enrolação, amei o fato de apontar a pornografia como parte da indústria da beleza porquê muita gente pensa que pornografia se trata só de videos e o livro deixa claro como não é assim. prometeu muito e entregou tudo, já sei que qualquer dia vou ler de novo.

Andreza 18/10/2022

Livro brilhante, com análise fundamental para entendermos o poder da indústria da beleza, obrigatório para todas as pessoas.

Cathy 09/10/2022

Como tirar os véu dos olhos femininos
Ser mulher já sabia não é fácil. Dói de todas as formas possíveis, desde o começo até o final. Por isso, somos mais resistentes à dor. Nos acostumamos a ela, aprendemos que faz parte do "ser mulher". Mas é incrível descobrir que boa parte dessas dores nos são sutilmente impostas pela forma com que a sociedade enxerga o ser feminino e seu papel. E docilmente acabamos por aceitar. Essa mesma política provoca uma concorrência entre as mulheres que nos impede de nos ajudar mutuamente e muitas vezes de nos unir politicamente contra métodos que nos limitam de conseguir alcançar nossos sonhos. Os padrões etéreos da beleza são correntes quando não há a escolha livre por segui-los, quando nos são impostos goela abaixo. A fome para continuar magra ou emagrecer enuvenesse nosso melhor raciocínio e sem ele não temos como concorrer em pé de igualdade com homens. O tempo e o dinheiro que gastamos procurando ser eternamente belas e jovens poderia ser utilizado para estudar, atualizar conhecimentos, viajar, conhecer o mundo. Muito interessante essa jornada que a autora faz nos mais diversos universos que envolvem o mito da beleza feminina. É um mito por é inatingível, porque muda a todo tempo e em toda sociedade, conforme suas necessidades de nos subjulgar.

Isabelle 29/09/2022

O Mito da Beleza
Este é um livro que TODAS AS MULHERES deveriam ler. Sem sombras de dúvidas. Escrito nos anos 90 mas com tantas pontuações atuais, tantas previsões que se concretizaram, tantos assuntos abordados que continuam sendo discutidos até hoje. Uma obra prima da Naomi Wolf. Muito bem pesquisado, muito bem estruturado, com muitas fontes incríveis.

Só possuo algumas ressalvas: capítulos MUITO longos deixaram a leitura bem densa e cansativa. Demorei muito pra finalizar a leitura por conta disso. E o único motivo pra eu não dar 5 estrelas é a concentração de referências, informações e dados somente vindos somente dos EUA e de alguns países da Europa. Quase não são citadas pesquisas nos demais locais do mundo. Isso empobrece um pouco a obra já que o mito da beleza acomete todas as mulheres e de todas as etnias e nacionalidades. Faltou mais diversidade regional nos dados apresentados.

Tirando isso, é um livro incrível. Um livro pra te dar um choque de realidade e te mostrar o quanto o sistema e a sociedade patriarcal nos controla a todo custo.

@primaveraliteraria 01/09/2022

Extremamente bem embasado, escrito e necessário.
Engraçado como são coisas que deveriam ser óbvias e combatidas com afinco, mas há séculos são empurradas para baixo do tapete ou tratadas como normais e naturais, mesmo sendo extremamente artificiais e políticas.
É um texto claro, com todos os termos necessários para a compreensão da redação, e cheio de informações que deveriam ser ensinadas desde a pré escola.
Ainda temos um caminho longo e doloroso demais pela frente, mas abrir a mente e se posicionar contra o que nos oprime é imprescindível.

Cynara.Maira 29/08/2022

Esse livro foi um desafio. Não por ser difícil, mas por ser um tema que aborda temas que tenho muita dificuldade de lidar, mas acho que valeram o esforço.

O mito da beleza é um livro perpassa muito sobre a década de 90, então algumas suposições e análises não definem o cotidiano da nossa sociedade. Mesmo assim, é assustador pensar que muitas coisas até agora são naturalizados e pensar que muitos comportamentos só se tornaram mais indiretos e continuam.

Acho um livro importante e é interessante que as pessoas leiam e entendam mais sobre as estruturas da idealização do corpo, principalmente feminino. Dito isso, dá pra perceber que esse livro não vai falar de toda perspectiva sobre padrão de beleza e pressão social sobre isso simplesmente porque naomi fala de uma perspectiva branca e de classe média, em algumas situações ela exagera em simplesmente ignorar que existem grupos ainda mais afetados pelo tal mito da beleza. Tem um certo ponto que a autora chega a comparar a vida de mulheres anoréxicas com o holocausto, eu entendi a perspectiva e a comparação, mas não deixa de ser meio extremo.

Lendo com o olhar de que é uma perspectiva de uma mulher branca da classe média, acho que possa trazer várias reflexões interessantes pra qualquer indivíduo, principalmente aqueles que se sentem presos dentro do mito da beleza, como acho que a maioria das melhores sente.

Camyla 24/08/2022

Livro absolutamente necessário para todas as mulheres desse mundo. Só um capítulo que destoou um pouco dos demais (aquele sobre anorexia e bulimia), mas de resto é muito bom

Mariah 18/08/2022

Gosto do autor > não gostei da escrita desse livro isoladamente > nem de como as coisas foram construídas até chegar no seguinte mérito:

"Quando uma personalidade brilhante, bela mulher (essa é minha ordem de
prioridades, não necessariamente a de seus professores), calça sapatos pretos de
camurça de salto alto e põe um batom vermelho antes de pedir a um catedrático
influente que oriente sua tese, ela está sendo uma... Ou não estará ela
cumprindo um dever para consigo mesma, numa avaliação desapaixonada de
um meio hostil ou indiferente, cuidando de proteger seu talento verdadeiro sob
as asas de um talento casual? Quando sua mão dá a forma sedutora aos lábios,
esse gesto é de seu livre-arbítrio?
Ela não precisa agir dessa forma.
Essa é a reação que o mito da beleza gostaria de ver nas mulheres, porque
nesse caso a Outra Mulher é o inimigo. Na realidade ela precisa mesmo agir
assim?
A mulher ambiciosa não precisaria agir assim se ela tivesse escolha. Ela terá
escolha quando uma infinidade de faculdades em seu campo, dirigidas por
mulheres e financiadas por doações de gerações de magnatas do sexo feminino e
de exploradoras do capitalismo abrirem suas portas para ela; quando
multinacionais dirigidas por mulheres procurarem ávidas pelas qualidades das
jovens recém-formadas; quando existirem outras universidades, com bustos em
bronze das grandes figuras femininas de meio milênio de erudição; quando
houver outras comissões de financiamento da pesquisa mantidas pelas doações
polpudas proporcionadas pelas altas rendas de inventoras, nas quais metade dos
lugares seja preenchida por cientistas do sexo feminino."

Aqui, já vejo as coisas ganharem forma, e de um jeito bem forte.

Outro trecho que chama atenção é:

"Da forma pela qual a beleza e o trabalho as recompensam e as castigam, as
mulheres jamais chegam a esperar pela coerência, mas pode-se contar que não
pararão de tentar. Os esforços pela beleza e a qualificação de beleza profissional
no local de trabalho agem em conjunto para ensinar as mulheres que, no que lhes
diz respeito, a justiça não se aplica. Essa injustiça é apresentada às mulheres
como algo imutável, eterno, correto e que tem origem nelas mesmas, que lhes
pertence tanto quanto sua altura, a cor de seu cabelo, seu sexo e o formato de seu
rosto."

Opniões podem ser melhor divididas aqui.

E, começa a chegar no seu auge, construindo uma perspectiva que agarra o leitor em:

"Lecture on Art [Palestra sobre a arte],
“defino aquilo que perde o valor constantemente.” Obviamente sob o ponto de
vista físico os homens não envelhecem melhor. Eles só envelhecem melhor em
termos de seu status social. Esse nosso erro de percepção deriva do fato de nossos
olhos estarem treinados para ver o tempo no rosto das mulheres como um
defeito enquanto no dos homens ele indica personalidade. Se a principal função
deles fosse decorativa e a adolescência masculina fosse considerada o apogeu de
seu valor, a aparência de um “distinto” homem de meia-idade seria de uma
imperfeição chocante."

Logo, para um livro de entorno 300 páginas, começar a andar melhor a partir de por volta da 100 creio eu = nunca foi algo que eu deixei passar diante do meu gosto diante de um livro. Sempre perderá uma admiraç. devido à isso. Um livro deve começar já com perspectivas e mãos fincadas no leitor. Não gosto da ideia de "ápice" que costumam impor a livros. Para mim o ideal, enquanto livros de autores com vertente filosófica, é uma linha reta.

[...]o olhar entorpecido de
quem está sitiado; que símbolo poderia ser melhor para tranquilizar um
establishment diante de mulheres que em breve desceriam a Quinta Avenida em
passeata de dezenas de milhares?
Nos vinte anos que se seguiram ao início da segunda onda do movimento das
mulheres, o peso da Miss América despencou, e o peso médio das garotas de
Playboy caiu de 11% abaixo da média nacional em 1970 para 17% abaixo dela em
oito anos. A modelo Aimee Liu afirma em sua autobiografia que muitas modelos
sofrem de anorexia; ela própria continuou a trabalhar como modelo enquanto
esteve doente. Das bailarinas, 38% apresentam comportamento anoréxico. A
atriz, modelo ou bailarina média é mais magra do que 95% da população
feminina. A Donzela de Ferro colocou a forma de um quase esqueleto e a textura
da musculatura masculina onde antes costumavam estar as formas e a textura da
mulher, e as integrantes da pequena tropa de elite cujos corpos são usados para
retratar a Donzela de Ferro muitas vezes adoecem para continuar a ter essa
função.
Consequentemente, revela uma pesquisa de 1985, 90% das participantes
acham que estão gordas demais. Em qualquer dia, 25% das mulheres estão
fazendo regime, enquanto 50% estão terminando, desrespeitando ou iniciando
um regime. Esse ódio a si mesma foi gerado com rapidez, coincidindo com o
movimento das mulheres. Entre 1966 e 1969, como revelaram dois estudos, o
número de meninas de ensino médio que se consideravam gordas demais subiu
de 50% para 80%. Embora tenham herdado as conquistas do movimento das
mulheres, suas filhas não estão em melhores condições, em termos dessa aflição.
Num recente estudo com colegiais, 53% não estavam satisfeitas com seu corpo já
aos 13 anos; dos 18 em diante, 78% estavam insatisfeitas.

Lalis17 09/08/2022

Os enganos da beleza
Naomi Wolf está de parabéns, amei seu livro, aprendi sobre assuntos completamente desconhecidos pra mim, como nós mulheres somos enganadas pela indústria da "beleza" me doeu sobre como o sexo feminino é desvalorizado por certos profissionais de saúde, que vê a mulher como um objeto, e até mesmo cobaias de experimentos, me revoltei. Olha! Toda mulher que se ama deveria ler O mito da beleza, você vai passar a se amar mais, se valorizar mais e procurar ser mais unida com a mulher que estar próxima a você.

triz 31/07/2022

gente.......esse aqui é um abridor de mentes sem comparação, simplesmente impecável e muito bom para quem não tem muito contato que leituras mais puxadas para feminismo e politica por ter uma linguagem ótimaaaa!!! leiam!!!!!!!!!!!!!!

gabriella 30/07/2022

são muitas verdades jogadas na cara, difíceis de engolir na verdade mas extremamente necessárias. apesar de ser difícil, vale cada linha.