O mito da beleza Naomi Wolf

Resenhas - O Mito da Beleza

Bruna 03/02/2023

Esse é um livro que precisa ser lido. Precisa ser lidos por nós mulheres para entendermos tantas coisas que fazer parte da nossa composição comportamental, sentimental e que não parecem naturais. Entender porque nós mulheres estamos sempre travando batalhas internas e nem sabemos avaliar se a vitória é garantia de felicidade. Precisa ser lido também pelos homens, porque as questões envolvendo a manipulação do comportamento feminino influi na vida em sociedade, nas relações entre casais, relações familiares, relações no trabalho e em qualquer outra possível. Dito isso, preciso destacar que esse é mais um livro TÃOOOO importante e que vem apresentado numa linguagem pouco atraente. Uma escrita maçante e que poderia ser bem mais objetiva do que é. Me incomoda também a ausência de fontes de alguns dados e informações apresentados (como a questão generalizada do excesso de peso nas mulheres não ser um problema de saúde a ser levado em conta). Esse livro deu um nó na minha cabeça. A dieta que comecei na segunda foi ressignificada com sucesso. Continue de dieta, mas porque EU ASSIM DECIDI.

bettinacesario 27/01/2023

Despertar
"Uma fixação cultural na magreza feminina não é uma obsessão pela beleza feminina, mas uma obsessão pela obediência feminina.” - Mais do que a aparência, esse mito determina o comportamento das mulheres. Preocupar-se tanto com a imagem faz as mulheres dispensarem menos tempo em coisas realmente importantes para elas.

Exemplo: ser uma super empresária, mãe, esposa, chegar em casa depois de um dia árduo de trabalho, se olhar no espelho e saber que você não está no padrão adequado... Uma mulher preocupada com sua imagem, insegura, infeliz não consegue facilmente conquistar espaços cada vez maiores e nem cargos que são dominados por homens.

Gasta-se mais energia com beleza do que com evolução pessoal, em diversas áreas da vida. A partir disso a indústria vai crescendo, produtos para rejuvenescer são criados, emagrecedores, modeladores. Os padrões são modificados conforme cada época e as mulheres tentando se adaptar ao que jamais alcançaremos, uma garantia de que nunca seremos suficientes.

Uma forma de controle que funciona muito bem: enfraquecendo o psicológico feminino.

Vale a leitura massante na tentativa de enxergar o que não enxergamos, internalizar o que não internalizamos. Reflexão necessária, o óbvio precisa ser lido.

Cristiane 27/01/2023

O mito da beleza
Entrei em contato com este livro por meio do grupo de leituras feministas organizado pela Carolina Desoler. Participar deste grupo foi uma grande descoberta de 2022.
O livro é impactante. Eu me identifiquei com muitas questões: principalmente com a questão do corpo ideal, pois eu sou gorda, passei a minha infância, adolescência, juventude e parte da vida adulta sofrendo para emagrecer. E hoje, percebo que fui vítima de uma indústria... Sempre me culpei porque não sou o tipo de mulher que cuida da pele, sabe se maquiar (apesar de gastar com estes produtos). Ler o livro abriu meus olhos para muita coisa.
É claro que ele não esgota o assunto, não aborda a questão da beleza da mulher negra e a forma como a sexualidade da mulher negra é deturpada. Mas é muito difícil um livro abordar tudo. Creio que as pessoas falam de seu lugar.
Os dois últimos capítulos foram mais difíceis de ler.
Recomendo. Nós mulheres precisamos nos libertar deste sistema opressor e o conhecimento é uma das armas para vencermos a opressão.

Laryssa.Lins 23/01/2023

O mito da beleza
Em uma palavra? Revelador. O mito da beleza é um livro incrível e indispensável para mulheres e homens. A narrativa é envolvente e o texto é praticamente acadêmico de tantas informações técnicas (o que pode ser um tanto enfadonho, mas acredite vale o esforço). Em alguns momentos Naomi pesa a mão na narrativa, estendendo-as mais do que o necessário em vários pontos (leia-se capítulo ?trabalho?) ou deixando assuntos sem conclusão. Outro ponto questionável é o fato das notas ficarem no final do livro, tornando a leitura das notas cansativa. E ainda sobre as notas, também é questionável a total veracidade dessas por alguns (não entrarei nesse mérito).

Lais.Lagreca 23/01/2023

Um livro importante, mas...
De modo geral, eu gostei do livro.

De modo específico, reconheço que ele acaba se dirigindo, majoritariamente, a mulheres brancas e de clase média (alta talvez), no entanto, é possível extrair reflexões importantes do texto.

Confesso que achei uma leitura um pouco massante e em alguns moemntos parecia que eu andava em círculo. Porém, o que se pode extrair é positivo.

Temos avançado muito as discussões a respeito da nossa imagem e fiquei com vontade de buscar textos que se aproximem mais da minha realidade.

Por fim, depois de concluir a leitura (e que bom, porque teria sido bem capaz de eu dar uma boa desnaimada), vi que a autora teve posicionamentos questionáveis durante a pandemia. O que é decepcionante. Ademais, li que ela é conhecida por "exagerar" dados (não entendi bem se enviesando o olhar, se fazendo um recorte que lhe é interessante).

Enfim... porém, contudo, entretanto, separando o autor da obra ou até mesmo olhando com ressalvas para a obra, penso que é uma leitura válida para nós mulheres, afinal, somos diariamente, desde sempre, atingidas por uma industria que, a depender de seus interesses, constrói uma imagem para a gente, e a gente compra essa ideia, e se sente feia, se mutila, se maltrata...

Renata.Espindula 12/01/2023

Controverso
Queria ler o livro para ter uma opinião minha e tirar minhas conclusões pessoais apesar de já ter me informado sobre a autora ser negacionista e antivacina, acho que por vezes é válido separar a autora da obra. O livro levanta questões importantes mas sem o embasamento científico para fundamentar as ideias, o que deixa tudo muito controverso, ainda mais levando em conta que a autora é uma jornalista e deveria ter mais cuidado para não manipular dados. Apesar dos pontos controversos, o livro apresenta pontos interessantes que me fizeram refletir muito (a despeito de muitos deles caírem no "de onde ela tirou isso?"). Concluindo, mesmo que o livro tenha ganhado muito prestígio e seja uma obra respeitada, me incomoda o fato de precisar fazer um filtro enorme durante a leitura.

Maria11408 10/01/2023

Molieres
Não é que você seja feia, não é isso.

Você não é feia, você só não leu Naomi Wolf, minha colega...

Denise 06/01/2023

Transformador
Esse livro simplesmente mudou a minha vida. Foi essencial para desenvolver minha autoestima e aprender a enxergar a minha beleza para além dos padrões que nos são impostos. Um livro que com certeza toda mulher deveria ler. Arrisco a dizer que se esse livro fosse leitura obrigatória no ensino médio, quando na adolescência brotam milhões de inseguranças com nossa aparência, haveriam muito menos mulheres com problemas de autoimagem.

Valéria 31/12/2022

Eu já sabia que a obrigação de beleza e juventude para mulheres, imposto pela sociedade,é um peso real na vida de todas nós. Mas entender os detalhes sobre como Mito da Beleza está impregnado em todos os setores de nossa vida, impedindo a ascensão política feminina, foi bastante revoltante. A publicidade sobre a ideia de que nosso corpo é defeituoso ou doente, sobrecarregando as mulheres de imagens de corpos impossíveis de se alcançar e colocando sobre nossos ombros a culpa de não sermos como as modelos de revista é uma forma inteligente e cruel de manter as mulheres ocupadas, odiando a si mesmas e rivalizando ente si, enquanto poderiam estar fortalecendo o movimento de mulheres, garantindo a consolidação dos direitos conquistados e participando ativamente da política para garantir aqueles que ainda nos são negados, assim, moldando o mundo mais a nossa maneira.
Leitura necessária para todas! especialmente para adolescentes e jovens mulheres que sentem mais profundamente o peso das exigências do Mito.

Jana 24/12/2022

Difícil mesmo é ser mulher.
O livro confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia.
De forma clara é exposta a tirania do mito da beleza ao longo dos tempos, sua função opressora e as manifestações atuais no lar e no trabalho, na literatura e na mídia, nas relações entre homens e mulheres e entre mulheres e mulheres.

Luh 22/12/2022

Um dos melhores lidos do ano
Tinha altas expectativas em relação a esse livro por achar que o mesmo mudaria a minha visão de mundo, eu estava completamente certa. Tenho esse livro na minha lista a mais de um ano, mas nunca tive coragem pra inicia-lo, porém após ler Angela Davis e embalada pela onda feminista foi impossível resistir a essa leitura. O livro é extremamente técnico e com muitos dados para contextualização, acaba por trazer correntes filosóficas e pensamentos únicos, sinceramente esse livro foi um marco na minha carreira de bookstan, o capítulo sobre o ?culto da beleza? foi de longe o mais impactante do livro. O único motivo de não ter dado as cinco estrelas são pelos enormes capítulos de mais de 1 hora e pelos detalhes desnecessários, na metade do capítulo já dava vontade de pular pro próximo, caso esse livro tivesse metade das páginas não perderia a qualidade do material. Em resumo, esse livro mudou a minha visão sobre o padrão de beleza e principalmente sobre comparação, de como todas nós estamos no mesmo buraco imposto por essa sociedade capitalista e patriarcal, esse leitura veio a cavalo em um momento mais que necessário na minha vida.

desativado0102 13/12/2022

Acadêmico é chato, mas essa leitura é essencial.
Para fechar o com chave de ouro, uma leitura mais que importante. Naomi Wolf foi uma das primeiras teóricas a dizer que as imagens de beleza são usadas contra as mulheres nos diversos âmbitos sociais, de forma que acabam por restringir nossas relações interpessoais. Os padrões estéticos, até hoje, exercem grande influência sobre nossos corpos e, consequentemente, nos adoece cada vez mais. Enfim, essa obra foi bastante significativa para que eu pudesse refletir sobre minhas inseguranças e sobre suas origens, ainda sigo na caminhada de me aceitar cada vez mais.

Yuririn 08/12/2022

gostei do livro, os exemplos de casos e situações que aconteceram são bem interessantes. Gostei mais deste livro que do "mulheres que correm com os lobos", porque o da Naomi Wolf traz exemplos explícitos e analisa mais do ponto de vista da sociedade ao invés de usar contos/histórias que dá pra encaixar uma situação atual. Achei que falaria mais sobre coisas fora o quesito aparência e a expectativa do mito da beleza, pois tiveram uns poucos outros "temas" abordados no começo e no meio diferentes disso, mas as análises no geral foram bacanas e dá pra filtrar várias coisas dele. Foi uma boa leitura.

Simona0 04/12/2022

Escravas da beleza
Livro escrito há mais de 20 anos que continua ainda muito atual, ainda somos escravas dos cremes de beleza que fazem "rejuvenescer", somos escravas de ficarmos sempre arrumadas porque é assim que aprendemos. A gente vê na televisão as mulheres das novelas, nas casas delas acordando sempre maquiadas e de salto alto, achamos que esse é o normal, claro que eu acordo do meu jeito descabelada e não ligo pra isso porque estou em minha casa e não sou refém dessas coisas, mas a TV mostra essas coisas como se fossem normal, eu nunca vi uma mulher de havaianas nas novelas ou filmes, por exemplo, homens, sim!
Fora todos os outros exemplos que você vai lendo e pensando: É isso.