A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

helmalu 27/05/2024

A falência
Que escrita maravilhosa, num livro tão breve quantas histórias a autora consegue inserir! A escrita é dinâmica e consegue ambientar bem os cenários.

A história gira em torno da família de Francisco Teodoro, um português que veio ao Brasil e fez fortuna com o comércio do café. Como o próprio título do livro prevê, a falência de sua casa de café é o ponto de reviravolta da história, contudo, antes disso muita história rola e com tanto cuidado na construção desses personagens!

Amei o capítulo em que a Ruth dorme uns dias na casa das tias, porque daquele modo foi a minha infância toda; tinha uma tia-avó Carola e outra sovina. Era um tédio mortal e as horas não passavam quando eu ficava lá. Enfim, amei aquele capítulo, teve um quê meio gótico (???)

Por fim, ler esse livro me passou a mesma sensação de ler um Machado, e fico surpresa de não ter conhecido a Júlia Lopes de Almeida antes, porque a escrita dela é sensacional!

Priscila700 26/05/2024

A falência
A personagem principal é Camila, esposa de Teodoro, que luta para manter sua integridade e dignidade em meio ao colapso da família. Através de uma crítica contundente à sociedade da época, Júlia Lopes de Almeida aborda temas como a corrupção, a hipocrisia social e a posição da mulher. O livro tem personagens bem construídos e uma trama envolvente.

Ana Paula Teodoro 25/05/2024

Ok
Ok! Primeiro contato que tenho com obras e escritórios da autora. Li pelo app da Skello em formato de ebook.

Laurinha:) 25/05/2024

Me irritou
A coisa que eu mais odeio é ler livro obrigatório da escola. Não consigo fazer alguma análise ou me envolver com a história e com os personagens, falhando em criar alguma opinião crítica sobre o livro que não seja guiado por emoções raivosas.

voracious 22/05/2024

A nota não é para a obra, e sim sobre o que fizeram com ela na adaptação para áudio. Perde-se muita informação, ambientação, entendimento sobre àquela época (em que é ambientada), cenário político, etc. Sem mencionar que os personagens ficam tão descaracterizados à ponto de, no final, não entender como e porquê tal personagem agiu de determinada maneira.
É bom para quem procura um resumo, ou uma forma mais rápida de relembrar da obra. Porém, repito, perde-se um tanto de informações.
Não gostei da "Livro Falante".

Para leitura obrigatória eu recomendo outras edições.

isa!! 20/05/2024

Livro importante mas não é um favorito
O livro fala sobre um tema incomum até nos dias de hoje, a infidelidade feminina. gostei do livro tratar sobre esse assunto e gostei de diversos personagens, pois os achei complexos, mas a história não me cativou o suficiente. achei muitas partes enroladas e chatinhas de se ler (apenas continuei pela importância do vestibular)
de todo modo o livro é bom mas tem um grande problema de tentar se aprofundar em muitas coisas e no fim não conseguir desenvolver o que nós realmente queríamos, que era ver a história das mulheres daquela família

Jackson135 13/05/2024minha estante
Muito boa a sua resenha, o livro parace ser muito interessante e muito provavelmente comprarei ele no futuro.
Achei muito bem pontual suas críticas e elogios. Ansioso para ler esse livro.

eulalianivea 10/05/2024

A Falência ?
Esta história discorre sobre temas como adultério, decadência econômica e valores morais da burguesia após a abolição da escravatura.

Evidenciando uma família de comerciante de café do século XIX, onde mostra a forma como ela lidou com a falência. Cada um com uma personalidade e um desafio diferentes.

Percebem que a vida de segredos só traz sofrimentos.

MiriA 08/05/2024

Gostei demais da leitura, cheia de reviravoltas, fui pega de surpresa algumas vezes.
Esperava não gostar mas a linguagem do livro é bem tranquila de ler

lalari.f 03/05/2024

Logo de início já julguei que o livro seria ruim por ser cansativo e essas coisas mas me surpreendi e acabei gostando muito dele

Aline 24/04/2024

A falência
Acredito que me deparei com um resumo do livro, e, pelo pouco que li, parece ser bom!
Uma crônica da família cafeeira, do topo ao poço, onde, após falência decretada e sem o chefe da família, as mulheres tiveram que se virar.
No fim das contas, ficamos com a indagação do destino de Camila. Será que ela ficou com o Capitão Rino?