Dos Delitos e das Penas

Dos Delitos e das Penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

Lari 29/03/2021

Ótima leitura!
Clássico e necessário! Rápido de ler e bem didático! Muito mais claro que muitos juristas por aí. Recomendo a leitura!!

Layla 28/03/2021

Atual
Um livro escrito no século XVIII, por um garoto de 27 anos, mas tão atual... Nele é possível perceber pq Beccaria se tornou o precursor do direito criminal moderno.
Uma leitura atenta percebe-se a criação de princípios usados até hoje, como da intranscendência das penas no capítulo que trata sobre o suicídio.
Enfim, uma leitura de estudo, pra sair grifando e anotando.
É possível perceber claramente a influência de Thomas Hobbes nesta obra, com as ideias sobre o contrato social.

Everton Godoy 25/03/2021

Esse livro é utilizado para estudo. Trata de vários assuntos a respeito da política, das leis, da família, religião, enfim, vários outros. É um livro muito completo e sem dúvidas esclarece muitas dúvidas que temos a respeito desses assuntos.
Apesar de não concordar com todas as ideias contidas no livros, gostei muito dele. A linguagem é bem difícil, mas consegue-se entender o objetivo principal e podemos adicionar mais palavras em nosso vocabulário.

Tori 16/03/2021

Para viver em sociedade é necessário regras, para manter a ordem e o bem comum. Esse livro nos mostra os crimes e delitos através das perspectivas do Estado e da Sociedade.

Como dito no título, Cesare Beccaria põe em pauta o porque dos delitos e das penas, quais suas consequências, nos deixa um reflexão dos direitos humanos.

Algumas leis, como nos é mostrado, podem ser contraditórias, como nos casos dos interrogatórios sugestivos, ou nos juramentos.

Cesare também deixa claro que a tortura é ineficaz, as vezes um inocente era submetido a essa forma de chegar as conclusões de um crime e acabava se culpando por algo que não cometeu somente para o ato parar. A tortura não traz eficácia alguma, é somente um ato desumano.

Temos variados temas sendo discutidos, tais como, presunção de inocência, prescrição, o tempo dos processos, impunidade...

Beccaria dar a entender que uma pena mais branda de acordo com o crime cometido e com o tempo de detenção mais longo traz mais efeito do que uma pena severa, para ele a pena de morte é inútil e ineficaz; com a morte o sofrimento é por um instante, com a prisão é constante, vale asseverar o questionamento que vem junto desse pensamento, se a lei pune o homicídio, porque condenaria alguém à morte?

Ele também defende a importância de uma educação boa e de qualidade, que por esse meio é possível diminuir a criminalidade, é o meio mais seguro, contudo é também o mais difícil.

Dos delitos e das penas, teve sua primeira edição em 1764, e ao passo que, é um clássico do direito, consegue o feito de ter questões bem atuais, é visível que Beccaria tinha um pensamento bastante humanista e até a frente de seu tempo, tanto é que sua obra teve várias críticas, assim, como também conseguiu vários admiradores.

Na reta final, Beccaria, trata de um viés mais filósofico, achei um pouquinho cansativo, mas o livro em geral é muito interessante.

No apêndice do livro, o autor da respostas às notas e observações de críticas que ele recebeu, que não são nada construtivas, várias injúrias, a maioria era o acusando de impostor, escritor falso e perigoso, fanático, etc..., eu adorei a forma que ele respondeu, com um tom irônico, e sendo coerente, foi ótimo haha

Melanie13 12/03/2021

Dos delitos e das penas.
Bom, lá vai minha humilde resenha desta obra clássica. =)

Essa obra "dos delitos e das penas" de Cesare Beccaria, apesar de ser antiga ainda repercutem muito nos doutrinadores da esfera criminal atuais. Beccaria evidência detalhadamente as divergências que ocorria na sua época na esfera criminal, como castigos cruéis que eram inúteis, e poucas pessoas de sua época procuravam suprimir os abusos do poder, relatando também que apenas com boas leis podem reprimir os abusos de poder e injustiças.

(Origem das penas e do direito de punir).

(...) A moral política não pode oferecer à sociedade nenhuma vantagem durável, se não tiver baseada em sentimentos indeléveis do coração do homem. (...) P. 16.
Qualquer lei que não siga essa base, sempre se deparará com uma resistência que a fará sucumbir.
E por fim, para Beccaria, para que a pena a ser aplicada não se transforme em um ato de violência contra um cidadão, ela deve ser determinada pela lei, ser pública, sendo necessária, essencial, e proporcional ao delito.

Isis 23/01/2021

Indispensável aos estudantes de Direito.
Mostra a formação das penas ao longo dos séculos. Leitura fácil e prazeirosa.

lillimarlene 13/11/2020

Direito
Mais uma etapa cumprida do curso.

Triste porque pude ver que o Direito não é tão "direito" - cheio de buracos e falhas que favorecem os fortes e apontam um dedo cruel para os fracos.

Bruna Mota 27/10/2020

Cansativo
Não sou de humanas, apesar de amar a leitura.
Não sei se foi por desconhecimento de termos técnicos, mas achei o livro massante.

Doug 23/10/2020

Leitura obrigatória a todo acadêmico em Direito
Apesar de escrito em 1764, os ideais abordados na presente obra repercutem até os dias atuais no meio acadêmico, em especial na seara criminal.

Stefani.Gabiatti 03/10/2020

Dos delitos e das penas, é um livro muito bom para a iniciação do Direito Penal, para melhor compreensão dos crimes aplicados e encontrados no Código Penal. Ademais, este livro é muito bom para compreender como as penas eram aplicadas aos que cometiam crimes. Por mais que seja um livro que retrata a sociedade do século XVIII, podemos comparar, facilmente, com os nossos dias, por conta de injúrias e outros fatores, como também a forma de julgamento aplicada.
Ana Clara Machado 17/03/2021minha estante
Oi, Stefani. Você comprou esse livro com o box? Caso sim, pode me dar mais informações sobre ele? Vi alguns comentários sobre a tradução e revisão não serem boas, além da página ser branca e de qualidade mediana. Procede?

Stefani.Gabiatti 19/03/2021minha estante
Olá Ana, não comprei esse livro com o box. Sim, a página é branca, mas as letras são grandes e não dificulta a leitura, possui alguns erros de digitação, não é nada tão grave e são poucos.

Ana Clara Machado 19/03/2021minha estante
Obrigada pelo retorno.

Belle C Moura 31/08/2020

Incrível
Ainda que escrito há mais de duzentos e cinquenta anos, o livro possui uma bagagem que ainda atualmente faz sentido. O caráter humanístico, a busca por uma justiça realmente justa nos padrões sociais é algo que ainda hoje buscamos, e que é perfeitamente descrita por Cesare Beccaria, de maneira simples e possuindo um caráter literário muito facilitado. É uma obra de extrema importância para o Direito Penal.

Felipe 29/08/2020

Delitos e penas, qual a conexão?
Esse livro tem uma leitura curta e tecnicamente rápida, porém a escrita é um pouco cansativa, principalmente se você não tem o hábito de ler. Porém, o livro é super recomendado para pessoas que gostam de Direito Penal, que se interessam por estudar criminologia ou atuam na poder judiciário, seja como advogado, promotor, juiz etc. A leitura vale a pena!

Camirota 14/08/2020

Ótima leitura, assuntos de extrema importância para a atualidade (mesmo sendo um livro de 1764), indispensável para o bacharelado em Criminologia que estou cursando.
Adorei o fato de que ele respondeu a algumas críticas feitas ao seu livro e o silogismo sobre a pena de morte em uma dessas respostas.

Ju 17/07/2020

Fonte de reflexão!
Dos delitos e das penas, apesar de retratar uma sociedade diferente da nossa, ao fundo demonstra como as leis e juristas possuem funções importantíssimas na sociedade, principalmente a fim de eliminar a ocorrência de delitos. A leitura não é fácil, mas trata de assuntos que devem ser abordados e ainda podem ser consideradas atuais!

Vitorugo 16/07/2020

De 1764 para 2020
Nenhum exagero em dizer que esta obra continua atual, trazendo a seguinte questão: genialidade do autor ou ignorância social contemporânea?