Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Thaise @realidadeliteral 11/02/2022

Você sobreviveria à Casa do Inferno?
Antes de falar desse livro preciso confessar uma coisa para vocês: durante anos eu não consumi nada - nem filme, nem série, nem livros - de terror, porque sempre fui muito impressionável, de ter medo de ir tomar água no escuro de madrugada. Maass, quando decidi me aventurar fora da minha zona de conforto literária o terror começou a me dar um tchauzinho lá de longe, me chamando, falando "lembra quando você era adolescente e amava passar medo com histórias de fantasmas, demônios e afins?" Então decidi me aventurar de novo por esse mundo e me apaixonei pela sensação de apreensão que eles causam.

A é aí que chegamos na leitura de Hell House, uma clássica história de casa mal assombrada que me tirou o fôlego e me fez olhar desconfiada por trás do ombro por diversas vezes, e eu AMEI ISSO!

No livro, escrito por Richard Matheson - Mesmo autor de "Eu sou a Lenda" - temos um velho milionário que, com o pé na cova, decide contratar um grupo bem distinto de pessoas para lhe provarem se existe ou não vida após a morte. Como? Ele manda, para a cada mais mal assombrada já conhecida - A Casa do Inferno - um parapsicólogo totalmente cético, uma ex atriz médium e o único sobrevivente da cada até então. Duas outras incursões desse tipo já haviam sido feitas à casa e o resultado foi morte e enlouquecimento de todos os profissionais que adentraram à Mansão Belasco.

Tudo pra dar certo né gente? E é claro que como previsto, coisas assustadoras começam a acontecer com essas pessoas, enquanto elas, cada uma a seu modo, tentam entender o mal que assombra a casa e uma maneira de vencê-lo. Enquanto isso o leitor fica preso à teia de acontecimentos que permeia entre passado e presente tentando, junto com os personagens entender a origem de tanto mal. E passando medo, né gente, óbvio!

A escrita do Matheson é viciantes, o enredo é muito bom, e te prende do início ao fim, tanto que euzinha perdi madrugadas, mesmo com cag*ço, lendo porque não conseguia parar.
A questão erótica do livro, não foi um problema pra mim, tendo em vista que fez todo sentido com a história proposta, de um anfitrião luxurioso que levou seus hóspedes à níveis destrutivos de prazer e loucura, e coube perfeitamente na narrativa, como em várias outras histórias clássicas de terror que temos por aí.

Hell House já se tornou meu livro favorito de casa mal assombrada, e agora quero ler todos os outros da Coleção #Darkhouse da Caveira, será que vêm mais noites insônes por aí?

Jessica Becker 12/02/2022

Motivos para ler (ou não) "Hell House"
1. CLÁSSICO DO TERROR
Originalmente publicado em 1971, a obra é considerada um clássico das histórias de casas mal-assombradas. Ela tem referências claras à "Assombração da Casa da Colina" de Shirley Jackson e, junto com ela, inspirou vários materiais do tema que circulam hoje no mercado editorial, audiovisual e no mundo dos games.

2. CLICHÊ BOM
Casa mal-assombrada é meu clichê do gênero de terror favorito. Já consumi tanto material do tema que é extremamente difícil encontrar algo inovador.  Com "Hell House" não foi diferente. A premissa parece com qualquer outra história a que já tenha lido, assistido ou jogado: um grupo de pessoas que por um motivo X vão passar algum tempo numa casa sobre a qual há relatos de atividade paranormal. O que muda aqui é a história da mansão e a quantidade de cenas assustadoras.

3. EVENTOS SOBRENATURAIS
Para quem procura uma história com cenas de arrepiar, "Hell House" é um prato cheio. Desde o momento em que os personagens cruzam a porta de entrada até as últimas páginas a obra conta com as mais variadas manifestações sobrenaturais. Desde a ambientação, que por si só já passa a sensação de insegurança, até presenças hostis, objetos arremessados, e muito mais. E são muitas cenas!

4. CIÊNCIA X PARANORMAL
Outro ponto interessante da trama é o embate entre ciência e sobrenatural. Um dos membros do grupo é um cientista que a todo momento tenta explicar os fenômenos por meio de teorias científicas. Enquanto isso, a médium do grupo os atribui a fantasmas e espíritos. Podemos ver suas discussões em mais de uma ocasião e fiquei curiosa sobre algumas das teorias, principalmente a da energia residual.

5. EDIÇÃO
Depois de vários anos sem ser publicada no Brasil, a obra ganhou uma edição nova pela Darkside. Apesar de ter encontrado alguns erros de revisão, a edição está bem caprichada com uma introdução explicando o porquê casas mal-assombradas podem ser tão assustadoras. Além disso, ao final tem conteúdo extra sobre parapsicologia.

MelQuezado 13/02/2022

Que livro foi esse? Arrepiei em várias partes, não conseguia parar de ler. Muito sinistro. E mais uma vez Darkside entrega uma versão primorosa da história. Para os amantes de terror e fenômenos paranormais, vale super a pena.

Tiago Santos 16/02/2022

Uma boa história
Uma história com uma boa trama.
Ela nos prende e nos faz pensar em situações que duvidamos.
Quem nunca se sentiu interessado por histórias de terror e suspense.

Geovanna.Cookie 22/02/2022

Pessoas egocêntricas na Hell House
A mansão Belasco talvez seja a casa mal-assobrada com a história mais interessante que eu já vi. Não foi uma coisa ruim que aconteceu, foram milhares ao longo dos anos.
Mas o desenvolvimento foi meio frustrante, Barret em nenhum momento sequer cogitou estar errado, Florence até foi mais flexível mas foi extremamente sexualizada, Edith descobriu a própria sexualidade e surtou com isso, e Fisher só mostrou a que veio no fim do livro.
Enfim, vale a pena pela casa.

Louie 24/02/2022

Acho que o principal ponto positivo do livro é que ele cumpre o que o título promete: a casa é realmente infernal. A história passada dela é muito interessante, e diferente de outros livros em que você fica esperando as coisas acontecerem e elas não vem, nessa aqui acontecem muitas coisas! São vários acontecimentos paranormais e se você for do tipo de pessoa que costuma ter medo com livro de terror, esse vai te dar bastante material pra isso (com direito ao clássico fantasma com lençol e tudo).
Apesar disso, a leitura não me prendeu e eu acho que a culpada foi a narrativa do Richard Matheson. Achei ela um pouco excessiva em detalhes desnecessários (do tipo "andou até a porta, abriu a porta, saiu do quarto, andou pelo corredor"). Por conta disso, mesmo as cenas de ação ficam um pouco arrastadas. Outro motivo foi que eu não gostei de nenhum dos personagens, não me importei com nenhum deles, e quando isso acontece a história não me prende.
Outro ponto desconfortável é que ele traz bastante conteúdo com teor sexual, o que não é ruim por si só, mas acho que o autor pesa um pouco a mão às vezes, ficando apelativo. Se ele tivesse escrito essas cenas com mais sutileza, deixando as coisas mais subentendidas talvez, teria ficado mais interessante e talvez até mais medonho.
Não gostei do final do livro também, achei muito arrastado.
E só pra finalizar, tem a quantidade absurda de erros de grafia. Infelizmente, o trabalho caprichoso da DarkSide no que diz respeito à aparência do livro não se estende ao texto (que é o mais importante, afinal).

Andrea 26/02/2022

Um clássico das casas mal assombradas
O único defeito que encontrei nesse livro foi a demora em acontecer fatos assustadores, apesar do livro todo ser narrado em 7 dias. História clássicae sombria. Gostei muito.

Ana 28/02/2022

Tensão do começo ao fim
Matheson consegue manter o clima de tensão e perigo da primeira até a última página desse clássico de casas mal-assombradas.
O conflito entre as diferentes crenças de cada um dos personagens é ampliada e explorada pela casa, cultivando um clima de discórdia, confusão e medo.
Um clássico, realmente. Essencial para todos os fãs do gênero.

Bruna Lima 01/03/2022

Adorei a proposta de como o sobrenatural/terror e a ciência são apresentados, e como estão ligados.

Ao longo da história vamos acompanhando a linha tênue entre o que é real ou não, e essa parte é bem interessante.

Cada personagem com sua peculiaridade colabora para que a história seja conduzida da forma como é.

Encontramos uma "típica" história de casa mal assombrada, mas muito mais do que apenas portas batendo e barulhos estranhos, em Hell House percorremos outras camadas, em que devaneios, medos, loucuras, erotismo e obscuridade estão imersos em cada espaço.

Algumas cenas podem causar incômodo, e isso pode ser algo intrigante, pois, sentimos o impacto que a "casa" pode causar.

A escrita do autor é muito fluida, e logo no começo esse consegue "ganhar" o leitor devido à forma como nos introduz na história.

A introdução e o extra da Darkside são maravilhosos e complementam a leitura de forma incrível.

Quanto a edição: linda, mas com alguns errinhos de revisão (não prejudicam a leitura), a capa dá a sensação de "frágil", mesmo sendo capa dura, talvez foi problema de lote.

Enfim, vale muito a pena a leitura!

Cacau 05/03/2022

Adorei a dinâmica do livro, as dúvidas e o desenrolar final. Me surpreendeu e teve uma boa conclusão. Personagens interessantes.

Silvana.Pereira 06/03/2022

Quatro pessoas são contratadas por um idoso milionário para investigar que existe vida após a morte, para isso os quatro deverão passar alguns dias na mansão Belasco, a casa do inferno. Essa mansão tem um histórico assustador de assombrações e assassinatos, quase todos que foram lá para investigar foram mortos pela casa. No grupo estão um físico investigador de parapsicologia, sua esposa, uma médium e o único sobrevivente da última investigação.

Felipe 10/03/2022

Pra quem procura uma história sobre um grupo numa desventura rápida numa casa mal-assombrada é um prato cheio. Era a minha expectativa e foi o que recebi. Longe de uma obra prima do terror ou algo que se aproxime de qualquer estudo de personagem, ele se garante nas situações de uma constância absurda que criam um ritmo muito mais rápido (num bom sentido) que a maioria. Consegue ser original dentro do clichê proposto, se isso faz algum tipo de sentido. Há uma teimosia dos personagens na defesa das crenças e opiniões fantasiadas de certezas, inclusive de visões opostas, que carregam a maior parte da trama. E quando tudo é verdade, nada é. Procurando pessoas possuídas, objetos voando pela sala, personagens de um senso crítico limitado, um toquezinho de mistério e violência? O livro é esse. Quer algo mais profundo, personagens mais desenvolvidos ou um terror mais pesado? Talvez essa não seja a melhor opção.

Suéllen 14/03/2022

Achei a leitura um pouco cansativa a história começa a se desenvolver melhor pela metade do livro, aonde ele fica mais interessante, a história em si achei muito boa uma mistura de ficção científica com o mundo sobrenatural. O final deixou a desejar, eu esperava uma desenvoltura melhor

Ariadne 15/03/2022

A casa do inferno. Esse é o nome pelo qual é conhecida a Mansão Belasco, o local mais mal assombrado da Terra. Duas expedições já foram realizadas na residência, mas ambas acabaram de maneira trágica, com quase todas as pessoas envolvidas se matando ou ficando loucas.

Depois dos eventos que ocorreram na última expedição, em 1940, ela permaneceu fechada. Até que 30 anos depois, um milionário à beira da morte oferece uma enorme quantia em dinheiro para que uma nova equipe faça uma incursão ao local e prove se há ou não vida após a morte.

O grupo que aceita a empreitada é composto pelas seguintes pessoas: um parapsicólogo cético, que tem a convicção de que todos os fenômenos podem ser provados à luz da razão, o Dr. Barret, acompanhado de sua esposa Edith; Florence Tanner, uma médium espiritualista, que acredita piamente que seu fervor religioso irá salvar as almas atormentadas na casa; e Benjamin Fischer, também médium e a única pessoa a já ter ido ao local antes, e ter sobrevivido à experiência.

Como vocês perceberam, há personagens com crenças opostas, e é claro, eles se confrontam o livro todo. O autor usa a racionalidade furada de Barret para refutar as ideias ingênuas de Florence, e vice versa. Eu não tomei lado nenhum, porque, sinceramente, os dois são chatos e cabeça dura. Eles se recusam a ceder, e eu os enxerguei como duas faces de uma mesma moeda.

Diferente do que eu esperava, a história é muito mais sobre o mistério acerca da casa do que o terror em si. Mistério que ele soube utilizar muito bem por se passar em um mesmo cenário o tempo todo. O clima de suspense é constante, com algumas cenas muito angustiantes.

Infelizmente, duas coisas me incomodaram. Há vários trechos com apelo sexual que são desnecessariamente focados nas mesmas pessoas; e o final é frustante perto do que o livro vinha construindo até então.

Apesar disso, foi muito empolgante tentar descobrir os segredos ocultos em cada cômodo e corredor da mansão. Como o próprio nome diz, não há ler e sair de Hell House sem ser modificado. Para o bem, ou para o mal.

site: https://www.instagram.com/p/Ca75WPVPzmn/

Cristina117 21/03/2022

Para ser bem sincera esperava bem mais do final.
Já vi tantas histórias de casas mal assombrada que esse final foi bem fraco.
A história toda em si.