Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Bruno 16/02/2011

Richard Matheson - Hell House: A Casa Infernal
"Se as casas assombradas fossem montanhas, a Casa Infernal seria o monte Everest"

É assim que o Dr. Lionel Barret, um físico parapsicólogo com poliomelite, descreve a Mansão Belasco, palco das maiores assombrações que levaram duas expedições, uma em 1931 e outra em 1940, ao fracasso, com todos os integrantes mortos ou enlouquecidos.

A Mansão Belasco era conhecida no começo do Século XX por suas grandes festas, onde o álcool existia em abundância e todos os desejos eram incentivados pelo dono, Emeric Belasco. Entretanto, as coisas iam cada vez mais longe, com orgias, canibalismo, drogas, assassinato, necrofilia, etc.

Belasco, conhecido como "O Formidável Gigante" tem uma das histórias mais assustadoras e perversas da literatura. Aos cinco anos, estrangulou um gato para ver se ele ressuscitava com outra de suas sete vidas e ao ver que isso não aconteceu, ele esquartejou o gato. O garoto também abusou sexualmente de sua irmã mais nova, mandando-a ao hospital por dois meses. E o histórico de devassidão crescia conforme o homem envelhecia.

Agora, em 1970, uma terceira expedição é feita, pelo Dr. Barret, sua esposa Edith, Ben Fischer (O único sobrevivente da expedição de 1940 e um médium físico excepcional) e Florence Tanner, uma médium espiritual. Lá, eles tentam descobrir se existe vida após morte, cada um de sua forma, já que Barret é um parapsicólogo que enxerga todos os fenômenos de forma científica e lógica, enquanto Tanner vê tudo da forma mais espiritual possível.

Mas o que faria quatro pessoas entrarem em uma casa onde quem conseguiu sair vivo enlouqueceu ou se matou em seguida? Uma recompensa de cem mil dólares, de um velho rico que os contrata para descobrir uma das questões mais antigas e triviais da humanidade. Entretanto, conforme o tempo vai passando na Mansão Belasco, o dinheiro se torna uma razão secundária, já que o que todos querem mesmo é exorcizar a casa e acabar com aquele pesadelo de uma vez por todas.

Praticamente o livro inteiro se passa dentro da Casa Infernal, onde as pesquisas começam de forma leve, algumas sessões espirituais e fenômenos simples como ectoplasma, uma cadeira que balança sozinha, e em poucos dias esses fenômenos chegam a ser mortais, como mesas voando, ideias suicidas ou paranoia.

O livro é uma boa pedida para quem gosta de histórias de casas mal assombradas (ou até mesmo de séries como Supernatural). Matheson escreve de forma simples e leve, sempre trabalhando os medos e crenças do grupo. O interessante é que nenhum personagem é exatamente carismático (talvez com exceção de Fischer), o que não gera aquela ligação pessoal e você não tende a se preocupar tanto com eles, mas mesmo assim tem a curiosidade de saber o desfecho da história.

A Casa Infernal não se trata de uma história de terror ou assombrações. Pode-se dizer que ela se trata de medos pessoais, enganação, coisas que não são o que aparentam ser. A verdade é que não é a Casa Infernal o maior inimigo do quarteto. O maior inimigo do grupo são eles mesmos.

Pandora 27/12/2010

Foda!
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro, ao que me consta, inspirou o filme "A casa da colina", que também é muito bom e vale a pena assistir! Há também outro filme com o mesmo nome do livro - Hell House, que não assisti ainda.
Sobre o autor, eu não o conhecia e agora vou procurar outros livros dele. Curti muito o estilo dele, é rápido, sem dar volteios desnecessários e extremamente viciante! Eu não conseguia largar o livro!

Sobre a história:
A mansão Belasco - Ou a Casa Infernal - foi palco de grandes atrocidades no passado e, após a morte de todos os hóspedes e moradores, passou a ser assombrada por diversas entidades.
Grupos já tentaram desvendar o segredo da Casa Infernal, em vão. Todos os integrantes morreram ou enlouqueceram.
Agora, um novo grupo está disposto a entrar na casa e acabar com a sua maldição.
Temos o Dr. Barret, homem da ciência que não acredita em entidades/fantasmas e sua esposa, Edith. Há Florence Tanner, uma médium mental e Fischer, um médium físico e único sobrevivente do último grupo que entrou na casa, 30 anos atrás. Juntos, eles tentam lutar contra as forças que assombram a Casa Infernal.

Não espere grandes sustos ou cenas comuns forçadas para deixar o leitor apreensivo. O suspense é sutil, feito para entrar aos poucos na nossa mente e ir perturbando.

O livro é muito gostoso de ler, como eu já disse, a escrita de Matheson é muito fluida, você devora as páginas sem perceber.
Ele conduz muito bem a trama, sem perder o ritmo e sem entediar o leitor em momento algum.

Só não ganhou nota máxima porque não curti muito o final, embora ele seja lógico e bem trabalhado. Mas, gosto é gosto hahaha

Livro mais que recomendado!!

Rodrigo 21/07/2011minha estante
puxa,não conhecer Richard Matheson é mais que heresia....

Pandora 21/07/2011minha estante
Agora conheço, não?

hanny.saraiva 06/04/2016

Narrativa tensa e cativante
O enredo é clássico: uma casa mal assombrada e cientistas tentando provar que fantasmas não existem. Porém, o que prende na narrativa de Matheson é a forma como ele conta algo clichê. Há uma construção de tensão aqui que só ele consegue. O uso de palavras, o que não conseguimos visualizar, tudo isso vai deixando uma curiosidade página pós página. Não gosto do final, achei forçado. Mas até lá, muita agonia divertida.

Anica 16/11/2010

Hell House (Richard Matheson)
Publicado em 1971 e sendo relançado agora no Brasil pela Editora Novo Século, Hell House foi escrito por Richard Matheson, o mesmo autor de Eu sou a lenda. E assim como Eu sou a lenda já ganhou versões para o cinema, eu só vi uma, mas bem, já nem lembro mais a razão, mas sei que não curti A Casa da Noite Eterna (1973), dei três estrelinhas só. Então não tinha lá muitas expectativas sobre o livro, apesar de várias pessoas estarem lendo e elogiando.

E o bom de não ter expectativas é que é possível se surpreender. Gostei muito do livro e colocaria fácil em uma lista de melhores histórias de fantasma que já li. Não só pelo fator assustador da história, mas pelo modo como Matheson desenvolve a narrativa, que foi muito bem sacado. Um grupo com quatro pessoas vai investigar uma mansão assombrada: um físico, a esposa dele, uma médium e um rapaz que conseguiu escapar da mansão anos antes.

Eles precisam passar uma semana na casa para provar para um ricaço se existe ou não vida após a morte. Obviamente, cada um deles têm uma visão bem formada sobre o que vão buscar na Mansão Belasco, portanto logo que entram já tendem a receber os fenômenos de acordo com suas ideias. Por exemplo, Dr. Barrett (o físico) não nega que cadeiras de balanço estão se mexendo sozinhas – ele só tem sua própria explicação científica para tal.

É o tipo de coisa que rende momentos bem assustadores (e marcantes), especialmente quando vamos nos aproximando mais do final do livro e o que é melhor, deixa a pergunta sobre se são fantasmas mesmo ou não em suspenso para o leitor. Porque o foco da narrativa vai variando entre os quatro, fazendo com que os fenômenos sejam vistos com a interpretação deles para os eventos. Foi realmente uma saída muito bem sacada para a questão da assombração.

E além disso, é claro, tem a questão de ser uma ótima história de horror. Algumas passagens são bem fortes, e a casa em si parece tornar-se uma personagem, no melhor estilo A Queda da Casa de Usher de Allan Poe. Aliás, tem uma referência ao Poe na história, então não acho que seja muito absurdo dizer que Matheson bebeu na fonte do terror de Poe para escrever a história, fazendo da loucura e o descontrole uma das maiores causas do medo.

Lidiane 24/02/2017

Valeu cada centavo.
Por ser um livro difícil de se encontrar, quando encontrei não pensei duas vezes em adquiri-lo e não me arrependi.
É o melhor livro de casa mal assombrada que já li, certo que o final poderia ter sido um pouquinho melhor, masssssss o decorrer do livro vale tanto a pena que o final não estraga em nada a experiencia de leitura.

Taverna do Pergaminho 28/03/2017

Um dos melhores livros que já li
Nossa esse livro sinceramente, achei que não seria grandes coisas. Porém me surpreendi muito, mas muito mesmo. A história é incrível. Poucas vezes na minha vida li um livro de suspense ou terror que me deixasse realmente nervoso de verdade e ansioso. Muito sinistro, parecia que eu estava dentro da casa junto com os personagens e sentia o mesmo que eles.

A história é boa demais, esse livro é incrível, me prendeu fortemente, eu iria ler aos poucos mas acabei lendo em um dia , por que não conseguia parar de ler de jeito nenhum. E quando me ausentava dele para fazer algo, ficava ansioso pensando na história e não conseguia me concentrar em mais nada e voltava para ler de novo kkkk

Muito bom recomendo muito, vão se surpreender, principalmente com os sentimentos que esse livro irá lhe proporcionar e os arrepios também hehe.

Para quem curte, da uma olhada nesse vídeo no youtube falando sobre esse livro :)

Inlectus 13/01/2018

Bom mesmo.
Um terror bem original.

Acervo do Leitor 01/02/2018

A Casa Infernal de Richard Matheson | Resenha | Acervo do Leitor
O que se esconde sob o manto da perversidade e devassidão? Quão lúgubre é a mente humana e quão feroz é sua podridão? O que sobra de nossas ações em vida, ao espelharmos a morte que ainda nos aguarda? Estamos além e formamos o Inferno na Terra? Somos marionetes de nossos desejos? Somos reféns de nosso orgulho e luxúria? Para todas estas questões, sugiro que leia A Casa Infernal de Richard Matheson. Um livro que vai além de seu título, um livro que nos faz ansiar por momentos ainda vindouros.

“Imagens começaram a cruzar sua consciência. O quarto à noite com as luzes acesas. Alguém deitado na cama. Uma figura rindo à socapa. Olhos fixos e brilhantes…”

Na trama, vamos acompanhar quatro pessoas que foram contratadas por um senhor em fase derradeira de sua vida, para esclarecer os segredos de uma casa há muito assombrada, e que, segundo dizem, detém os segredos para a vida após a morte. A Mansão Belasco ou A Casa Infernal, como assim é conhecida, é cercada por mistérios e um passado trágico para àqueles que já se aventuraram por seus domínios. Em sua história, somente uma pessoa sobreviveu as loucuras e perversidades infestadas sob a casa, Benjamin Fischer, que é justamente um dos contratados pelo senhor Deutsch para esta nova empreitada, com seus 16 anos e no auge de seus poderes mediúnicos, o garoto foi levado à Mansão Belasco juntamente com outro grupo, ao final, todos tiveram suas vidas ceifadas misteriosamente, restando somente Fischer. E, agora, o homem atormentado pelo seu passado, irá enfrentar novamente a casa que lhe desgraçou a vida.

Florence Tanner, uma médium espiritualista, juntamente com Fischer, se juntará sob a liderança do cientista parapsicólogo Dr. Lionel Barrett e sua esposa Edith para descobrir as agruras que se escondem sob os carpetes luxuosos e a arquitetura monstruosa da Mansão Belasco. Barrett, um homem orgulhoso e determinado, acredita ter a chave para este mistério com uma ferramenta que trabalhou ao longo de toda a sua vida. Florence por outro lado credita ao sofrimento dos mortos, a assombração da casa.

“De repente, a figura estendeu a mão em sua direção e Edith berrou, tapando o rosto com as mãos. Com um ruído que lembrou uma chicotada, a figura desapareceu.”

O livro me remeteu a bons filmes de terror sob mansões mal-assombradas, tais como: Rose Red e A Casa da Colina. Richard Matheson possui uma escrita muito bem delineada, fluida e instigante. Somos levados por vários mistérios ao longo da trama, e o embate filosófico entre o pragmatismo do Dr. Barrett e o misticismo da Sra. Tanner são um dos pontos fortes do livro. Sob a casa, esconde-se uma aura de loucura, que leva aos visitantes, alucinações que podem e devem ser mortais caso se prendam em suas armadilhas. Outro ponto positivo, é o protagonismo que o autor dá a cada personagem. Todos têm o seu momento, todos têm a chance de desvendar os segredos da Casa Infernal, mas a que custo isso será cobrado? Para saber isso, basta ler este clássico e intrigante livro de terror.

“Pareciam que os acontecimentos dos dias passados pertenciam a uma outra existência.”

SENTENÇA

A Casa Infernal é um clássico do terror de um dos grandes autores do gênero. Infelizmente a editora Novo Século não lança uma nova edição há um bom tempo, e para encontrar esta relíquia, você deve se aventurar pelos sebos físicos e/ou digitais. Com uma trama bastante envolvente e momentos aterrorizantes, Richard Matheson nos mostra que às vezes menos é mais, e não é necessário se alongar por páginas e páginas para fazer uma ótima história. Sucinto, objetivo e magistralmente escrito, sejam todos bem-vindos à Casa Infernal!

site: http://acervodoleitor.com.br/a-casa-infernal-resenha/

Mick 01/06/2018

Hell House
" Ela interrompeu-se, com a boca aberta de espanto, ao ver a colcha levantar sozinha, flutuar na direção dos pés da cama, parar no ar e depois parecer cobrir uma forma: havia alguém ali debaixo."

Depois de ter publicado aqui no Skoob minhas breves opiniões sobre o livro “A Assombração da Casa da Colina”, (1959) de Shirley Jackson, eis aqui minhas impressões sobre outro livro com um enredo muito semelhante, A Casa Infernal, (1971) de Richard Matherson. o qual li, já faz algum tempo... Apesar do primeiro livro ser mais famoso, o segundo, embora não seja também um livro excelente, na minha opinião, é muito superior!

Enredo: Um milionário com poucos dias de vida contrata um grupo de pessoas para investigar a uma pergunta que tortura sua mente: Existe vida após a morte? Sob a promessa do pagamento de 100 mil dólares ao final do experimento, a equipe, formada por Dr. Lionel Barrel (especialista em parapsicologia, cético e respeitável), Edith Barrel (esposa do doutor, frágil e não muito corajosa), Florence Tanner (médium e ex-atriz) e Benjamin Fischer (o único sobrevivente da excursão anterior à Mansão), deve passar uma semana na "Mansão Belasco", considerada o Monte Everest das casas mal-assombradas, uma casa com aspecto sombrio e sinistro, palco de acontecimentos terríveis no passado.

Opinião: O cenário é bem descrito, chega a ser um tanto claustrofóbico e a causar um pouco de medo sim. A história se desenvolve mostrando os embates entre o cientista, que tenta provar que as manifestações nada mais são que forças eletromagnéticas, e os dois médiuns, que afirmam com convicção que há espíritos malignos responsáveis por todas as ações. Apesar de não ser um livro tão sofisticado quanto O Iluminado, claro (Outro livro de lugares assombrados) ou mais assustador quanto Horror em Amityville, é uma boa opção de suspense e terror. (Mais suspense do que terror). Pesquisei e descobri que o livro de Matherson tem uma adaptação: A Casa de Noite Eterna (1973). Pretendo assisti-lo em breve.

Pamy 11/01/2019

Superou as minhas expectativas.
Comecei a ler o livro, como sempre leio livros de terror similares: preparada para não dormir pelos próximos meses, porém posso dizer que esse livro, além de superar minhas expectativas, conseguiu me prender, e me fazer conseguir ler um livro de terror, onde eu não senti nenhum tipo de medo, nem desconforto, apesar da narrativa pesada e cheia de detalhes sórdidos (coisa que só havia conseguido realizar ao ler o exorcista).
O livro se passa na mansão Belasco, mais conhecida como "A Casa Infernal", uma mansão de um milionário chamado Emeric Belasco, que em vida havia transformado o local num antro de luxuria, prazeres e qualquer coisa que fosse do tipo "contra as regras", e após sua morte, tomou fama de ser mau assombrada por vários eventos inexplicáveis como aparições, ataques invisíveis etc.
Os personagens da trama são bem poucos, os quatro principais, os que vão para a casa,para uma espécie de experimento para comprovar se existe mesmo vida após a morte organizados pelos senhor Deutsch (que comprou a mansão). São eles: Lionel Barrett, um físico que não acredita em fantasmas, e que acredita que tudo não passa de eventos da mente humana e da natureza, sua esposa Edith Barrett, que passa por grandes problemas consigo mesma, Florence Tanner, uma médium mental, e Benjamin Franklin Fischer, um médium notório que já havia ido até a casa infernal em 1940 em outra expedição que não havia dado certo, e fora o único sobrevivente.
De todos os personagens, a que mais conseguiu me prender foi Florence, apesar dela ser a mais aberta, e pois isso, ser mais disposta a receber as retaliações da casa, acredito que foi a personagem que mais se mostrou interessante na trama em si. Senti muita empatia por ela em todos os momentos da história, principalmente no final.
Richard Matheson conseguiu dar uma história assustadora com tantos detalhes e informações, prendendo o leitor, e fazendo ele ler e querer torcer demais para os personagens. A forma que é escrita a história (capítulos sendo separados por dias e horários) foi algo inédito para mim. O terror foi na medida certa, a forma que ele descreve a paisagem, como o que está acontecendo, me fez imaginar que eu estava na cena, sendo o personagem, mesmo sem nunca ter visto o filme ou lido o livro antes.
O único ponto negativo que dou para o livro, é sobre o final. Eu imaginei que fosse ser encerrado de outra forma, e terminou de outra que não imaginei que fosse terminar. Não reclamo totalmente pois de suas 254 paginas, eu só odiei suas duas ultimas, esperava algo direfente do que foi entregue, mas mesmo assim não me fez perder o encanto pelo livro, tão menos pela escrita.

Erika 27/07/2019

A casa infernal
Uma casa não tão infernal assim. Não vi nada demais. Achei parado e chato.

Cobra 30/10/2010

Um bom livro; uma narrativa interessante; uma história bem forte e uma explicação melhor ainda sobre os motivos das assombrações.

Mas o final, que deveria ser o ápice de todo o livro, deixa demais a desejar. A vitória, da casa ou dos sobreviventes, foi fácil demais.

Eu daria 4 estrelas, mas por conta disso dei 3.

Alessandro.Aguilera 23/11/2019

Você vai ser apresentado a Mansão Belasco, onde depois de duas expedições realizadas para desvendar os seus segredos terminaram em mortes. Agora ela se encontra fechada. Depois de ser vendida a novo comprador, a Mansão Belasco receberá 04 novos visitantes: 02 mediuns, 01 cientista e sua esposa vão passar uma semana dentro da mansão investigando as atividades paranormais.
Um excelente livro sobre casa mal assombrada através de uma narrativa crescente que em alguns momentos é de tirar o fôlego não deixando você piscar. São momentos angustiantes até o seu término. Vale a pena conferir essa obra prima de Richard Matheson que se baseou no romance de Sherlley Jackson, A Assombração da Casa da Colina.

Anderson 21/04/2020

Seja 'bem-vindo(a)' ao Inferno na Terra
A Casa Infernal, um clássico da estórias de terror que envolvem casas mal-assombradas, escrito por Richard Matheson, mesmo autor de "Eu Sou a Lenda". Seu enredo é tão fascinante que outros grandes autores do gênero já se declararam grandes admiradores tanto do livro, quanto do autor; como por exemplo, Stephen King e Dean Koontz.

E não é pra menos. Com uma trama envolvente, repleta de cenas chocantes e tenebrosas, o livro nos conta a 'desventura de um pequeno grupo de quatro pessoas formado para desvendar o segredo da questão "vida após a morte" e que sofre todo tipo de agonia e desespero dentro dos aposentos da Mansão Belasco, A Casa Infernal.

A narrativa alterna-se sob o ponto de visão de cada um dos personagens principais: Dr. Lionel Barret, um dos cinco maiores especialistas em parapsicologia do mundo e líder da expedição; Edith, sua esposa; Florence Tanner, uma médium espiritual; e Benjamin Fischer, o único sobrevivente das duas tentativas anteriores - fracassadas - de investigar o mistério da casa.

Ao longo do livro, percebemos que cada um deles possui seus próprios demônios interiores, e que, em contato com o ambiente em que se encontram, podem se manifestarem perigosamente...
Há, também, embates interessantes entre as teorias do Dr. Barret e da Srta. Tanner, que colocam como causa dos fenômenos apresentados, o mundo físico e o mundo espiritual, respectivamente.

Com uma escrita muito bem construída, que te prende do começo ao fim e que te proporciona momentos sufocantes de tensão, repulsa e alívio (por incrível que pareça), Richard Matheson nos presenteia - mais uma vez - com uma obra-prima do horror.

lisa hallowey 13/10/2021minha estante
Preciso ler esse livro