Hell House

Resenhas - Hell house

Pandora 27/12/2010

Foda!
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro, ao que me consta, inspirou o filme "A casa da colina", que também é muito bom e vale a pena assistir! Há também outro filme com o mesmo nome do livro - Hell House, que não assisti ainda.
Sobre o autor, eu não o conhecia e agora vou procurar outros livros dele. Curti muito o estilo dele, é rápido, sem dar volteios desnecessários e extremamente viciante! Eu não conseguia largar o livro!

Sobre a história:
A mansão Belasco - Ou a Casa Infernal - foi palco de grandes atrocidades no passado e, após a morte de todos os hóspedes e moradores, passou a ser assombrada por diversas entidades.
Grupos já tentaram desvendar o segredo da Casa Infernal, em vão. Todos os integrantes morreram ou enlouqueceram.
Agora, um novo grupo está disposto a entrar na casa e acabar com a sua maldição.
Temos o Dr. Barret, homem da ciência que não acredita em entidades/fantasmas e sua esposa, Edith. Há Florence Tanner, uma médium mental e Fischer, um médium físico e único sobrevivente do último grupo que entrou na casa, 30 anos atrás. Juntos, eles tentam lutar contra as forças que assombram a Casa Infernal.

Não espere grandes sustos ou cenas comuns forçadas para deixar o leitor apreensivo. O suspense é sutil, feito para entrar aos poucos na nossa mente e ir perturbando.

O livro é muito gostoso de ler, como eu já disse, a escrita de Matheson é muito fluida, você devora as páginas sem perceber.
Ele conduz muito bem a trama, sem perder o ritmo e sem entediar o leitor em momento algum.

Só não ganhou nota máxima porque não curti muito o final, embora ele seja lógico e bem trabalhado. Mas, gosto é gosto hahaha

Livro mais que recomendado!!

Rodrigo 21/07/2011minha estante
puxa,não conhecer Richard Matheson é mais que heresia....

Pandora 21/07/2011minha estante
Agora conheço, não?

Karen 24/09/2012

Não é que seja ruim
Gostei da escrita do autor, mas fui com muita sede ao pote, tive expectativas demais e talvez por isso me decepcionei um pouco. Não vou negar que fiquei apreensiva e até ansiosa em certos momentos ao ponto de ter pesadelos essa noite, porém foi muitas páginas para pouco clímax!

Jossi 30/01/2013

Um livro bom, com muitas ressalvas...
Um livro incrível! Tanto no bom, quanto no mal sentido... Eu explico: É incrivelmente bem escrito, disso não há o que reclamar. Richard Matheson, autor do excelente "Eu Sou a Lenda", traduzido de modo capenga como "A última esperança sobre a terra" (um título nada-a-ver), bem como do inesquecível thriller de amor, suspense e sobrenatural, "Em Algum Lugar do Passado" (que virou um filme clássico sobre viagem no tempo), não podia decepcionar com esse livro de terror pesado e meio indigesto. Indigesto para os cristãos, como já vou explicar.

Erroneamente comparado ao clássico de Shirley Jackson "A Assombração da Casa da Colina", outro supra-sumo do horror gótico, esse aqui tem similaridades com aquele. Por exemplo, o fato de quatro pessoas, pesquisadores e médiuns, irem passar 'uma pequena temporada' na mansão assombrada e tida como extremamente maligna... Dá para imaginar, né? Parece que, diante de um tema tão batido, o autor ia cair nas armadilhas dos velhos clichês: Fantasmas que surgem nas paredes, nas janelas, um dos membros da expedição enlouquecendo e morrendo, os médiuns com suas intermináveis sessões entediantes, blablabla. Ok, o livro tem desses clichês também, mas... com uma enorme diferença: A narrativa de Matheson é incomparável! Fluída, leve, rápida, sem excessivas e cansativas considerações filosóficas a respeito das vidas dos personagens ou de suas perspectivas diante do presente ou futuro. O ritmo da história é tão ágil, que você não consegue largar o livro, no afã de logo chegar aos finalmentes!

E chega, sim. Não é um daqueles livros que criam expectativas para depois jogar um balde de água fria no leitor, com uma cena de fogo-de-palha, que não esclarece nada. O suspense é mantido em ritmo sempre crescente, até surgirem pequenos ápices de terror inimaginável. Isso mesmo. Esqueça os velhos clichês do terror imaginável e pense... ou melhor, tente pensar em cenas de um terror supremo e angustiante. Cenas de um pesadelo tremendo e sufocante. Pois o livro é permeado exatamente por momentos assim: Terrores que a gente sequer se atreve a imaginar! E um terror feito para adultos com sangue-frio, não muito impressionáveis, pois é mais um terror psicológico que físico. Ou mesmo sobrenatural. Aliás, o termo "sobrenatural" é usado no livro todo com ressalvas, já que o Dr. Lionel Barrett é um físico, e nada para ele entra no termo "sobre-natural". Talvez "paranormal" ou diferente do normal, mas nada além disso, nada de muito espiritual ou fantasmagórico.

O mais chocante, são as cenas de sexualidade, assédio psicológico e ofensas contra o cristianismo da casa infernal: Não gostei nada de algumas menções feitas contra Jesus Cristo, com o intuito de ser ostensivamente aterrorizante, mas tornando-se apenas ofensivo à fé cristã. E por quê as tolices que vinham à cabeça de Florence tinham de ser relacionadas à Deus e a Cristo? O livro poderia ser muito melhor sem essas palavras horríveis (que apesar de serem uma "ficção" não deixam de ofender e nausear os leitores).

Os personagens decepcionam apenas um pouco, mas era de se esperar: Quem mais me decepcionou foi a médium Florence, por sua extrema ingenuidade diante das diabruras da casa. No final, porém, tudo vai se esclarecer, pois até Florence dará sua contribuição para que o mal diabólico seja controlado... ou quase.

O final ainda fica um tanto quanto nebuloso e a explicação para a destruição de Hell House não foi lá muito convincente. Alguns fios ficaram soltos, alguns "por quês" mal explicados, como por exemplo, o que se relacionaria com a "genialidade" de Belasco. Não quero contar nada de antemão, para não tirar o gosto de quem vai ler, mas a explicação final é claramente dúbia, no que se refere à força fantasmagórica x máquina reversora do Dr. Barrett. Não fez muito sentido para mim o que foi descoberto na página 253, a penúltima, já que tal ideia criativa fora utilizada apenas em um cômodo da casa, e para proteger o quê, ou quem? Contra quem? E mesmo que ele (o 'gênio do mal') se soubesse, como adivinharia que um dia o Dr. Barrett iria passar ali algum tempo, com sua máquina?

Bem, no todo, a história é boa, apesar desses pequenos deslizes de fim de livro, comuns em tramas muito complicadas, ou quando o autor quer dar um desenlance muito criativo.

MAIS RESENHAS sobre livros góticos e de terror:

Evandro Luiz 29/05/2011

Clássico
Excelente livro com uma trama muito bem arquitetada escrito em 1971. Bastante envolvente garantindo a qualidade já alcançada com o título "Eu sou a Lenda" 1954.

Como lido em todas resenhas e sinopses o livro conta a história de uma análise da "Casa Infernal" pelo físico parapsicólogo Lionel Barret, e sua mulher Edith, Florence Tanner, médium mental muito conhecida e Benjamin Franklin Fischer, com habilidades mediúnicas incríveis.
Desses detalhes a sinopse já nos conta muito bem.

A Casa Infernal conta com o terror clássico, aquele que te deixa tenso durante toda a leitura, aquele que você fica prolongando a hora de ir dormir só para descobrir o que irá acontecer. Os personagens foram muito bem elaborados e os conceitos usados são bem convincentes levando a crer que o Richard fez um belo trabalho de casa antes de escrever o livro (levando em consideração a dificuldade de alcance e quantidade limitada de matéria sobre parapsicologia na década de 60/70).

O livro conta com uma adaptação para o cinema em 1973 com o nome "A Lenda da Casa Infernal" (The Legend of Hell House), não sei muito o que dizer sobre o filme pois ainda não o vi (mas já estou com ele para ver), pelo que li, evidentemente, foi cortado várias cenas inclusive as com forte apelo sexual. Quem se interessar a buscar mais detalhes pode começar pelo wikipédia:

Recomendo totalmente a leitura desse clássico.

Mick 01/06/2018

Hell House
" Ela interrompeu-se, com a boca aberta de espanto, ao ver a colcha levantar sozinha, flutuar na direção dos pés da cama, parar no ar e depois parecer cobrir uma forma: havia alguém ali debaixo."

Depois de ter publicado aqui no Skoob minhas breves opiniões sobre o livro “A Assombração da Casa da Colina”, (1959) de Shirley Jackson, eis aqui minhas impressões sobre outro livro com um enredo muito semelhante, A Casa Infernal, (1971) de Richard Matherson. o qual li, já faz algum tempo... Apesar do primeiro livro ser mais famoso, o segundo, embora não seja também um livro excelente, na minha opinião, é muito superior!

Enredo: Um milionário com poucos dias de vida contrata um grupo de pessoas para investigar a uma pergunta que tortura sua mente: Existe vida após a morte? Sob a promessa do pagamento de 100 mil dólares ao final do experimento, a equipe, formada por Dr. Lionel Barrel (especialista em parapsicologia, cético e respeitável), Edith Barrel (esposa do doutor, frágil e não muito corajosa), Florence Tanner (médium e ex-atriz) e Benjamin Fischer (o único sobrevivente da excursão anterior à Mansão), deve passar uma semana na "Mansão Belasco", considerada o Monte Everest das casas mal-assombradas, uma casa com aspecto sombrio e sinistro, palco de acontecimentos terríveis no passado.

Opinião: O cenário é bem descrito, chega a ser um tanto claustrofóbico e a causar um pouco de medo sim. A história se desenvolve mostrando os embates entre o cientista, que tenta provar que as manifestações nada mais são que forças eletromagnéticas, e os dois médiuns, que afirmam com convicção que há espíritos malignos responsáveis por todas as ações. Apesar de não ser um livro tão sofisticado quanto O Iluminado, claro (Outro livro de lugares assombrados) ou mais assustador quanto Horror em Amityville, é uma boa opção de suspense e terror. (Mais suspense do que terror). Pesquisei e descobri que o livro de Matherson tem uma adaptação: A Casa de Noite Eterna (1973). Pretendo assisti-lo em breve.

Bruna 25/07/2013

Poderia ser mais surpreendente...
Em suma, o livro cativou-me para que eu progredisse com a leitura e descobrisse o desenrolar da história, entendendo o motivo das assombrações na casa. Porém, a decepção tomou um pouco de espaço ao final do livro. Não foi ruim, no entanto acredito que poderia ter um desfecho mais criativo. Afinal de contas, histórias de assombrações e fantasmas permitem um gigante leque para o uso da imaginação, tanto para a história dos assombrados (os quais foram bem construídos nesta obra, sendo bem caracterizados e crentes em sua convicções) quanto para os fantasmas (o que, à princípio, também teve uma boa construção histórica, até o final...). É um tanto obsceno também, o que não agrada-me muito, mas não foi nenhum empecilho.

Maria 27/09/2009

Livro de um filme bem bacana
O que vou escrever não se parece em nada com uma resenha. É apenas uma indicação. Este livro deu origem ao filme "A Casa da Noite Eterna", um clássico do terror dos anos 70. Raridade mesmo. Quem puder assistir, o faça, porque vale muito a pena.

Nimphadora 17/05/2011minha estante
Ótimo.

Me sentia enjoada várias vezes, com medo ou ansiedade. O livro corre cheio de tensão e mesmo o óbvio é surpreendente, qdo eu acabei era madrugada, não conseguia dormir, fiquei realmente com medo.

Livretando 17/01/2014

Resenha: Hell House – A Casa Infernal
Durante toda a história humana houvem diversas menções sobre o sobrenatural, vida após a morte, experiências e ocorrências sem explicações aparentes e registradas apenas pela mente humana. Um cenário é recorrente nestas histórias: Mansões mal assombradas.

A Mansão Belasco, construída em 1919 por Emeric Belasco, é considerada a pior de todas as mansões assombradas. Diz a história que neste local podem ser vivenciados os piores efeitos sobrenaturais já registrados: móveis que se movem, portas que se abrem e batem com uma força espantosa, encontros com almas malévolas e, simplesmente, um local onde achar a sua morte. Duas expedições foram feitas no interior da mansão, resultando em suicídios, assassinatos e pessoas em um estado mental altamente alterado, na mais pura loucura.

Atualmente, o Sr. Deutsh, milionário que sabe que sua hora está chegando, compra a mansão e organiza uma terceira expedição no seu interior. Ele quer decifrar os mistérios do sobrenatural, isso é, se realmente existir tais acontecimentos. Convida três pessoas para passar pela experiência: Dr. Berrett, cientista, usa da tecnologia e de fatos observáveis para explicar os acontecimentos ao seu redor. Cético aceita o convite para provar que a mansão nada tem de sobrenatural. Do outro lado temos Florence Tanner: médium espírita que tentará entender os motivos de tantos acontecimentos existirem na casa. E por último Benjamin Fischer: única pessoa que saiu da casa viva em uma expedição que aconteceu 30 anos antes.

Vocês podem pensar que isso já é uma receita conhecida, que existem diversas histórias parecidas e que nada tem de original. Também pensei isso antes de começar a ler este livro. Mas me enganei. A diferença nesta história é perceber que a Mansão foi criada para o Mal. Não era um belo lugar que se transformou em mal assombrado. Desde sua construção ela foi usada para sessões de orgias, fantasias sexuais extremas com mutilações e banhos de sangue. Não posso dizer exatamente como isso fez com que a mansão passasse a ser mal assombrada, mas quem ler o livro não irá se arrepender.

Os cenários apresentados dentro da casa são memoráveis, como a capela com insinuações sexuais em sua decoração e a sala de jantar. Os acontecimentos ficam vivos em sua mente. Preciso confessar que depois de certa cena nunca mais consegui tomar banho com vapor no banheiro. Só lendo para saber o motivo.

Outro ponto alto do livro é o cientista explicando através de suas teorias os acontecimentos, e podemos acreditar nele ou não.

O importante é que na Mansão Belasco tudo pode acontecer. Você pode estar lendo distraidamente em uma sala e não perceber o ser que rasteja silenciosamente perto de seus pés neste momento, ou o vulto negro que se aproxima de suas costas.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/10/hell-house-casa-infernal-richard.html

LUCI 27/04/2014

A NARRATIVA É BOA... MAS A HISTÓRIA, PÉSSIMA!!!!!

Pedro 28/08/2010

"Agrada Gregos e Troianos"
O livro em questão, "A Casa Infernal", é um livro realmente excelente. Momentos sensuais desembocam em momentos terríveis e cruéis, que, por sua vez, levam cada vez mais as vítimas da casa ao terror psicológico e físico.
Além disso, o livro agrada tanto os crentes em "fenômenos sobrenaturais", tanto aqueles que são descrestes.
Eu realmente amei esse livro, o qual terminei em pouco tempo, já que é impossível parar de lê-lo.
A baixa do livro é o desfecho da estória. Preste atenção, não falo das partes finais, que são ótimas e eletrizantes, mas sim do desfecho em si.
Mas com certeza agrada muitos. Não que ele seja ruim, mas levando em conta a qualidade do livro todo, esperava um desfecho pouco melhor.

Regiane 28/10/2010

Prepara-se para um grande tormento!

Eu não sei vocês, mas eu adoro livros de suspense e terror. A sensação de tensão e mistério que possui nesse tipo de obra me atrai bastante. Quando descobri que esse livro tratava desse assunto, resolvi pedi-lo de aniversário. Além disso, uma das coisas que me fez querê-lo ainda mais, foi por conta da seguinte opinião de Stephen King na contracapa:

“A Casa Infernal é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície.”

E como se já não bastasse a opinião do cara que tenho como um dos maiores mestres de suspense/terror, esse livro foi escrito por nada mais e nada menos que Richard Matheson, o mesmo autor de Eu Sou a Lenda. Apesar de não ter lido esse livro ainda (que quero muito), eu adorei o filme, achei o contexto bem interessante.

Quanto à capa eu não preciso nem dizer, né? Bom, mas mesmo assim eu irei falar rs. Ela possui uma ilustração fantástica. Eu adorei! Também não poderia deixar de dizer que o livro foi lançado aqui pela Editora Novo Século e eles capricharam.

Exatamente no ano de 1970, Dr. Barrett – um físico que estuda parapsicologia há 20 anos – é contratado por um senhor milionário, chamado Deutsch para apurar fatos sobre a vida após a morte, pois ele sente que está no fim dos seus dias e quer ter a certeza de que existe algo além.

Incrédulo que possa encontrar tais fatos, Barrett dá o caso por perdido, mas o Sr. Deutsh diz que este está equivocado, e afirma que poderá encontrá-los em um único lugar na terra - onde a vida além da morte ainda não foi refutada - a mansão Belasco, mas conhecida como Casa Infernal. Um lugar que permaneceu vazio por mais de 20 anos, depois que outras pessoas tentaram investigá-lo e acabaram sendo vítimas da morte e da loucura.

Para seguir nessa jornada, além de sua esposa Edith, Barrett é acompanhado pela médium espiritualista Florence Tanner e também pelo único sobrevivente do desastre de 1940 - ocorrido na casa infernal - Benjamin Franklin Fischer.

Quando finalmente acomodados na mansão sinistra, a pedido do Dr. Barret, Fischer conta um pouco sobre o ex-dono, Belasco - o criador do inferno na Terra, dentro da sua própria casa. Um homem que enquanto viveu possuiu o poder de influenciar qualquer um de seus hóspedes as mais diversas depravações e situações bizarras. Em 1929 quando a casa foi arrombada a pedido de parentes de seus convidados, todos foram encontrados mortos, mas Belasco não estava entre eles.

Mesmo depois de sua morte, a casa continuou a proporcionar tormentos do pandemônio deixado por Belasco para qualquer visitante que se atreveu a visitá-la. Será que dessa vez Dr. Barret e sua equipe conseguirão desvendar os mistérios que rondam a tal casa e conseqüentemente encontrar respostas concretas sobre a vida após a morte? E conseguirão ainda sobreviver ao mal que nela espreita?

Finalizando eu posso dizer que gostei muito da escrita do autor e da proposta apresentada por ele, além de prender bem a atenção do leitor. O que me incomodou um pouco, foram os trechos com apelo sexual (que achei bem vulgar) e o desfecho da história que eu ansiava por algo bem diferente. Em geral, eu gostei bastante, é uma boa história de terror, mas não me impressionou como eu achei que seria. Recomendo a todos que apreciam esse gênero de leitura.

hanny.saraiva 06/04/2016

Narrativa tensa e cativante
O enredo é clássico: uma casa mal assombrada e cientistas tentando provar que fantasmas não existem. Porém, o que prende na narrativa de Matheson é a forma como ele conta algo clichê. Há uma construção de tensão aqui que só ele consegue. O uso de palavras, o que não conseguimos visualizar, tudo isso vai deixando uma curiosidade página pós página. Não gosto do final, achei forçado. Mas até lá, muita agonia divertida.

Cobra 30/10/2010

Um bom livro; uma narrativa interessante; uma história bem forte e uma explicação melhor ainda sobre os motivos das assombrações.

Mas o final, que deveria ser o ápice de todo o livro, deixa demais a desejar. A vitória, da casa ou dos sobreviventes, foi fácil demais.

Eu daria 4 estrelas, mas por conta disso dei 3.

Taverna do Pergaminho 28/03/2017

Um dos melhores livros que já li
Nossa esse livro sinceramente, achei que não seria grandes coisas. Porém me surpreendi muito, mas muito mesmo. A história é incrível. Poucas vezes na minha vida li um livro de suspense ou terror que me deixasse realmente nervoso de verdade e ansioso. Muito sinistro, parecia que eu estava dentro da casa junto com os personagens e sentia o mesmo que eles.

A história é boa demais, esse livro é incrível, me prendeu fortemente, eu iria ler aos poucos mas acabei lendo em um dia , por que não conseguia parar de ler de jeito nenhum. E quando me ausentava dele para fazer algo, ficava ansioso pensando na história e não conseguia me concentrar em mais nada e voltava para ler de novo kkkk

Muito bom recomendo muito, vão se surpreender, principalmente com os sentimentos que esse livro irá lhe proporcionar e os arrepios também hehe.

Para quem curte, da uma olhada nesse vídeo no youtube falando sobre esse livro :)

Inlectus 13/01/2018

Bom mesmo.