O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Pipuli 26/09/2022

Depois que se conhece a Terra Média, esquecer esse mundo é quase impossível!
Primeiro livro do Tolkien que leio, e me surpreendeu imensamente.

Em “O Hobbit” ou também “Lá e de volta outra vez”, acompanhamos o Sr. Bilbo Bolseiro, um hobbit, pacato e sem um espírito aventureiro muito aflorado (ao menos em sua metade Bolseiro da família). Ele é escolhido, e depois de um pouco de hesitação aceita o convite, pelo mago Gandalf a ajudar, o orgulhoso anão, Thorin Escudo-de-Carvalho e seus amigos a recuperarem o que lhes foi roubado pelo terrível dragão Smaug.

Realmente uma história incrível, cheia de perigos, de magia e fantasia e de criaturas fantásticas como gobelins, trols, hobbits, anãos, dragões, elfos e muitas outras. Vemos o quão forte e corajoso pode ser um pequenino hobbit e o quão determinados os anãos são quando se trata de ouro, de seu lar e suas tradições.

Sempre tive receio de ler Tolkien, pois ouvia falar muito que seu estilo de escrita era difícil e tudo o mais, porém, em quase todas as ordens de leitura que busquei sobre as obras de Tolkien, O Hobbit quase sempre foi a porta de entrada para esse universo seguido pela trilogia de O Senhos dos Anéis, e foi uma ótima surpresa que essa história se mostrou o oposto dos meus temores. Uma história gostosa e fluida de se acompanhar, com seus personagens cativantes e muito bem trabalhados.

É um livro que te deixa com saudade quando termina e te deixa com vontade quase que imediata de voltar para aquela mundo o quanto antes. Eu acredito que depois que se conhece a Terra Média, esquecer esse mundo é quase impossível.
Mayara 26/09/2022minha estante
Amo esse livro

Pipuli 26/09/2022minha estante
Ele é incrível... eu pensei que gostava das histórias e da Terra Média por ter assistido aos filmes.... mas não chega nem perto da experiência de ler o livro rs

Paty =) 30/05/2021

Bela aventura e jornada
Eu já disse muito no decorrer da leitura, mas o mundo fantasioso de Tolkien é dos melhores que já li! É de uma riqueza enorme de detalhes, com desenhos lindos e uma escrita cheia de imaginação e humor. Vale muito a pena embarcar nesta aventura, especialmente para "fugir" da nossa realidade pandêmica; eu até arriscaria que foi terapêutico para mim. ????????????????
gandalfinho 30/05/2021minha estante
Simplesmente perfeito

Roberta 01/07/2023

Para quem gosta de aventura?
?Você não supõe que todas as suas aventuras e escapadas foram guiadas por mera sorte, só para o seu próprio benefício , supõe? Você é uma ótima pessoa, Sr. Bolseiro, e tenho muito apreço por você; mas é apenas um camarada bem pequeno num vasto mundo, afinal de contas.?

Gostei muito dessa parte!
Pedro 01/07/2023minha estante
Eu comecei a ler Tolkien pelo maravilhoso O Silmarillion. Não é uma leitura habitual, mas gostei bastante. Entretanto, eu fiquei externamente cansado com A Sociedade do Anel, o primeiro livro de O Senhor dos Anéis. Parei na metade e só pretendo retornar quando sair de férias do trabalho.
Tolkien tem uma escrita poética e bela, mas o excesso de descrições na narrativa acaba com o desejo pela leitura.

brunoog33 21/05/2020

Muito boa a leitura, escrita excelente.
A história é incrível, muitas aventuras e acontecimentos.

Nobuu 26/04/2021

PERFEITO!!
Aqui tem Hobbit, tem dragão, tem anão, tem elfo, tem pônei, tem homem que vira um monte de bicho, é fantasia pura, não sei mais o que falar, esse livro é perfeito.

KaioPi 26/01/2023

Incrível
Bem que me falaram para iniciar Tolkien pelo O Hobbit. Que livro maravilhoso, leitura rápida, a jornada te prende do inicio ao fim. Ansioso para iniciar O Senhor dos Anéis.
Brenda 26/01/2023minha estante
Da uma olhada no silmarillion antes :)

KaioPi 26/01/2023minha estante
To super afim de comprar

MarceloN0gueira 15/01/2021

Se você ainda não leu, definitivamente, dê uma chance pra essa obra
por @1001_livros

Acredito que esta tenho sido minha quinta, ou sexta tentativa de ler O Hobbit, em todas as tentativas anteriores, não consegui passar do primeiro capítulo. Talvez por se tratar de Tolkien, eu imaginava que precisasse ser uma leitura complicada, e era assim que eu sentia o texto deste livro, denso e longo.

Somente quando descobri que era um livro para crianças, consegui engatar na leitura. Mudei minha percepção sobre a narrativa e tudo fluiu muito bem. Talvez o fato de ter escolhido ler um livro de fantasia em inglês não tenha ajudado muito (hehehe, talvez fique aqui uma dica).

Apesar de ser uma história voltada para o público infanto-juvenil, Tolkien não esconde sua genialidade. Com um narrador onipresente, sabemos de muitas coisas antes dos protagonistas da história, e esses “spoilers” nos dão um gás para continuar a leitura e entender como tudo vai se desdobrar.

Em algumas partes, senti que tudo acontecia muito rápido, era difícil de processar as informações e entender como aqueles aventureiros tinham saído tão facilmente das confusões. Mas ,mesmo assim, a história é encantadora, envolvente, te dá aquela sensação de contato com a infância, e os últimos capítulos são surpreendentes, se desenrolando de uma maneira que eu nunca pude esperar.

Se você ainda não leu O Hobbit, definitivamente, dê uma chance pra essa obra.

site: https://www.instagram.com/p/CKEjJ53D1W1/
Marlene 15/01/2021minha estante
Começarei em breve

Jorge.Kosciow 13/11/2022

O hobbit
Um dos livros que me introduziu no mundo da leitura, guardo no meu coração essa história, que aventura e tanto!!!

Karol 17/06/2022

Do mesmo jeitinho de Senhor dos Anéis. Com menos páginas a história fica bem mais dinâmica e leve. Neste livro acompanhamos a aventura de Bilbo Bolseiro um personagem super maravilhoso e divertido, eu já me apeguei a ele logo nas primeiras páginas.
Anna Julia 17/06/2022minha estante
Eu amo esse livro! Não sabia que era parecido com Senhor dos Anéis, estou interessada em ler agora. :)))

Cat 12/01/2023

Amei, livro leve que te motiva a Ler: "O Senhor dos Anéis"
O hobbit é um livro maravilhoso escrito por um dos melhores escritores do mundo: Tolkien.

É um universo fascinante, O Hobbit antecede O Senhor dos Anéis, sendo uma leitura bem mais leve e mais breve que O Senhor dos Anéis. Leitura Obrigatória para quem quer começar a ler Tolkien.
Simplesmente apaixonada por esse livro.
Se forem ler comprem o livro presencial, não o e-book. Ele um livro é lindíssimo!! Otimo para colocar na estante! Uma capa e interior maravilhosos!!

Ler Tolkien traz imensas lições para vida! Os livros de Tolkien são livros cheios de significados e com uma história complexa e fascinante por trás.

Simplesmente um dos melhores livros que eu já li.

Super recomendo!

Layla.Ribeiro 16/12/2020

Conhecendo a Terra Média
Livro como uma história boa para o público adolescente com muitas aventuras, linguagem fácil ,gostei muito das vastidão de personagens existentes nos livros como os elfos, anões, orcs e até mesmo o próprio hobbit, demorei um pouco para acostumar com a história e a imensidão desse novo mundo, mas quando acostuma a leitura fica prazerosa. Quero conhecer além desse novo mundo e pretendo seguir com a trilogia que vem aí.

Ricardo369 04/11/2023

Sem dúvidas um dos maiores clássicos da literatura. Leitura gostosa, repleta de jogos de palavras e belas narrativas. Assisti primeiro aos filmes e (antes tarde do nunca) pude ler essa obra repleta de grandes aventuras, astucia e uma pitada (um belo bocado de sorte) do protagonista! Legal ver a evolução de Bilbo ao longo de sua jornada. Agora que venha o Senhor dos Aneis e o Silmarillion!

Sabriss 04/07/2021

Demorei pra me aventurar nas histórias de Tolkien e não me arrependo de começar pelo Hobbit, as descrições das terras a atenção aos detalhes tudo isso torna a leitura muito fluida.
Em alguns momentos foi maçante mas o final compensa tudo.

Thaina61 24/01/2023

Uma ótima obra!
Uma boa história, com bons personagens e uma linda construção de mundo.
Cria-se apego com todos os personagens, até mesmo os diversos anãos. A história é muito cativante.
Por extra, uma boa introdução de literatura para crianças.
Isa 24/01/2023minha estante
A escrita é fácil?

Thaina61 24/01/2023minha estante
@Isa, a escrita é simples sim! O mais demorado de se acostumar são as descrições do ambiente, por conta de um vocabulário - levemente - específico.

Marlon Teske 26/08/2010

Bilbo Bolseiro para Presidente dos Hobbits!
Sou fã de Tolkien desde antes mesmo de ler qualquer coisa que ele tenha escrito, apenas pela mítica que acompanhava seu nome. Lembro que comprei os livros quando era garoto e paguei metade de meu salário em cada tomo na época para ler o quanto antes a história de O Senhor dos Anéis antes que saíssem os filmes. Desde então, O Hobbit tornou-se uma espécie de sonho velado de consumo: um livro que um dia eu sem dúvida iria ter.

Bem, agora eu tenho e o li. E preciso admitir: Tolkien matou a pau com O Hobbit. Mesmo sendo muito menor e mais leve do que a história que o segue (pois o livro é anterior a história vista nos cinemas), ele chega, quiçá, a superar a Trilogia no que diz respeito a diversão na hora de ler. Praticamente cada página é recheada de surpresas ( e algumas gargalhadas) conforme acompanha-se Bilbo Bolseiro através da Terra Média.

Aliás, Bilbo Bolseiro colocaria no chinelo (obviamente se ele usasse alguma coisa nos pés) qualquer outro hobbit que por ventura tenha surgido após ele. Desde o dia em que Galdalf marcou sua toca no Condado até o combate contra o dragão Smaug nas terras desoladas tão longe de sua casa,em quase todo momento o pequenino surpreende. E em nenhum momento ele próprio se considera do tipo heróico(algo que um hobbit decente jamais deveria ser).

A trama, como já deixei escapar, gira em torno da viagem de Bilbo através dos ermos acompanhando um grupo de treze anões que desejam recuperar o seu tesouro roubado por um dragão chamado Smaug. Porém, a viagem é tão longa e penosa que praticamente nenhum dos que antes tentaram tiveram êxito. Porém, estes anões possuem um trunfo: eles irão acompanhados de um "experiente ladrão" como Gandalf vendeu o pobre infeliz Bolseiro, mesmo que à principio a sua única preocupação é com sua própria louça.

Leiam mesmo.

Lido em Agosto/2009