O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Fellipe19 03/10/2023

Clássico!
"Numa toca no chão vivia um hobbit vivia um hobbit." Foi assim que Tolkien iniciou a Terra média.

Grande livro. Minha leitura foi acompanhada de aulas para entender alguns dos simbolismos de Tolkien.

Alex 28/12/2022

Muito bom. É impressionante o mundo que o Tolkien conseguiu criar: tão complexo, sombrio e encantador ao mesmo tempo.

JoAo366 12/09/2023

Leitura obrigatória do gênero de Fantasia/Aventura
Um livro muito bom de ser lido, que ao mesmo tempo que consegue ser minucioso com vários detalhes, nunca chega a ser pedante. Um livro que pode ser lido por todos os públicos e uma bela porta de entrada para o mundo da fantasia.

Princesa Zelda 02/02/2021

Eu amo Bilbo, O bolseiro!!!
Ele é tão legal e bondoso, tantas vezes se arriscou pelos anões e na maioria das vezes ao invés de ser agradecido pelo feito, era xingado e menosprezado.

Uma das coisas que mais me fazer babar por Bilbo, é saber que em todos seus momentos de medo ele não se tranquilizava ao pensar no ouro que lhe esperava, mas era pensando em sua toca hobbit, e com seu chá, ou comendo um belo banco que ele se acalmava.

Isabel Verena 13/06/2020

História fantástica!! A escrita de Tolkien é maravilhosa, consegue deixar a história muito leve e divertida.
Tálisson 18/06/2020minha estante
Recomendo a leitura completa dos livros dele, vale muito a pena.

Isabel Verena 21/06/2020minha estante
Vou começar ler o senhor dos anéis.

Fabi 29/01/2021

O Hobbit é fantasia em seu estado mais puro. Fiquei muito impressionada com esse livro, principalmente pela construção do universo que o Tolkien criou (não é atoa que chamam ele de gênio), tive a impressão durante a minha leitura que ele consegue introduzir muito bem os elementos de modo que não deixa o leitor perdido, além de perceber que a narrativa começa bem mais lenta e se torna mais fluida do meio para o final ao qual os capítulos vão ficando mais curtos. Eu particularmente gostei muito dessa conversa que ele tem com o leitor utilizando a história como uma espécie de ?ponte?, no entanto, muitas vezes me peguei fugindo da leitura então não acredito que seja um livro que te prende logo de primeira então tem que ter paciência pra ler e continuar a leitura mas de modo geral achei a linguagem bem tranquila acho que por ser um livro infantil juvenil apesar do contexto de publicação ele é bem mais informal na formação escrita. Gostei muito de ?O Hobbit? e com certeza vou ler mais livros do Tolkien no futuro.

Ps: a edição que eu estava lendo tinha umas ilustrações muito fodas do próprio Tolkien
Vanessa 29/01/2021minha estante
Ele é um mestre! Eu li primeiro O Senhor dos Anéis a sociedade do anel e depois eu li O Hobbit. Achei esse mais fácil a leitura. Vale muito a pena conhecer esse universo único!

Peter.Molina 26/11/2023

Em busca do tesouro
Este livro conta a história do Hobbit Bilbo e sua jornada com os anões e Gandalf o mago em busca do grande tesouro guardado pelo temível dragão Smaug. Repleto de aventuras, todo um universo mágico é descrito, com elfos, seres mágicos, batalhas ,e muita magia. Senti falta de um elemento feminino na história, mas é um livro bastante envolvente e com muita ação.

Luiza Machado 20/08/2009

As peripécias de Bilbo Bolseiro narradas com uma linguagem simples, sem ser infantil. Uma daquelas histórias quase infantis que não chamam as crianças de simplórias e burras, muito pelo contrário.
É quase infantil por ser uma história (os cenários e personagens inclusive) afável e meiga além da linguagem simples, mas não é como o gênero chamado de infantil hoje em dia, com histórias débeis e cheias de diminutivos, etc.
Esse foi o primeiro livro que eu li do Tolkien, de quem falam tanto e tão bem, e mal posso esperar para ler os outros. Com certeza um gênio, ele criou um mundo. Fantástico!

Gustavo Paixão 15/10/2020

Uma Jornada Inesperada
Meu primeiro contato com Tolkien, O Hobbit ou La e De Volta Outra vez, mostra a jornada de uma criatura, junto com diversos anões e um mago na tentativa de recuperar um tesouro. A jornada é repleta de criaturas fantásticas e perigosas, tudo isso é demonstrado de forma bastante engraçada pela narrativa de Tolkien, que não se apega tanto (ainda) a detalhes e faz a experiência ser deveras rica. Recomendo a todos lerem esse livro, vale muito a pena.

brunossgodinho 28/07/2020

Abram alas: o decano chegou
Assim como muitas outras leituras, O hobbit foi um dos livros que demorei bastante tempo até animar para lê-lo. Nada como um evento de suspensão global de todo tipo de atividade presencial e confinamento residencial para fornecer o incentivo.

Já havia lido a trilogia de O senhor dos anéis, em inglês, nas edições pocket da Harper Collins. Assim, devo fazer o elogio à tradução, que conseguiu muito bem capturar a fluidez da prosa fantástica de Tolkien. Sempre digo à minha namorada que Tolkien, antes de tudo, era um autor de livros infantis e suas histórias da Terra Média fazem parte desse gênero. O encanto e o apelo que adultos ainda veem na obra é, para mim, resultado da qualidade narrativa e da complexidade do mundo criado pelo autor.

Já se vão alguns anos que li a trilogia e, também, os cinco livros constantes à época das Crônicas de gelo e fogo de George R.R. Martin. É visível, na obra do estadunidense, a influência inegociável que Tolkien teve no gênero de fantasia. O hobbit é menos denso que a trilogia de O senhor dos anéis, mas de maneira nenhuma somem as qualidades e os recursos literários utilizados pelo autor. A engenhosidade linguística para diferenciar raças e distinções sociais, o agudo senso geográfico que as descrições criam na narrativa, o suspense e a produção de emoções, tudo isso está presente.

Nos meus atuais 27 anos, pensar no futuro é tarefa árdua: em um mundo que vivencia a violência esquecida das pandemias, a crise climática urgente, a desigualdade galopante do sistema capitalista que contribui para agravar todo e qualquer tipo de problema que vivenciamos ou vivenciaremos, tudo isso faz desanimar. A prosa de Tolkien e o valor dela, porém, me fazem ter um pingo de esperança num mundo melhor em que eu possa recuperar uma antiga prática, que nunca vivenciei (ou, ao menos, da qual não tenho lembrança de ter ocorrido comigo): ler para os filhos. Espero um dia poder sentar à beira da cama de meus filhos ou filhas, ler para eles sob a luz de uma pequena lâmpada enquanto eles se encaminham para sonhar com homens, hobbits, anões e elfos.

alicemmansur 16/02/2021

o hobbit
eu passei a amar os livros do J.R.R. Tolkien

mesmo que a escrita dele seja um pouco diferente das escritas de outros livros que eu costumo ler, se torna interessante

as frases dele também são muito marcantes! e o conceito dele de que até a menor pessoa pode mudar o destino do mundo é inspirador

outra coisa que se transparece no livro é o fato do bilbo ?acordar para a realidade?, porque ele não estava acostumado com aventuras e nem queria de acostumar, só sabendo delas por meio de livros e mapas. mas quando gandalf o convida para participar de uma, é como se dissesse que a vida realmente não está nos livros e mapas, mas sim lá fora. ele realmente deixa isso explícito (não me recordo se ele falou mesmo isso no livro, mas ele disse isso no filme!): ?O mundo não está em seus livros e mapas. Está lá fora!?

já falei disso em outras resenhas de senhor dos anéis, mas vou dizer aqui também. as amizades! para ser honesta, todos os livros de todos os autores e autoras que eu li tem amizades incríveis, mas nada se comparou com as relações entre os personagens que J.R.R. Tolkien transparece nos seus livros. a relação entre bilbo e os anões vai mudando aos poucos no livro, o que também acontece em senhor dos anéis.

leiam J.R.R. Tolkien ?
LetAcia 17/02/2021minha estante
Eu tentei e achei meio arrastada :/, mas pretendo voltar!

alicemmansur 17/02/2021minha estante
volta simmm, é muito bom!

LetAcia 17/02/2021minha estante
minha avó me deu o box durante as férias, acho que cheguei mais ou menos na metade, as aulas voltaram e eu meio que esqueci kkkkkk mas é uma trilogia tão bem falado q com ctz eu volto sim

Bruno 30/08/2020

Adimirável Terra Média
Confesso que minhas espectativas para ler 'O Hobbit' , foi gigantesca! Me perco quando se trata de fantasia, e sim, eu já tinha assistido todos os filmes. Mas, sabia que os filmes não foram fies ao livro, mesmo sendo adaptado em 3 longas.
Os filmes deixaram de lado diálogos incríveis, e desperdiçaram personagens super importantes, sem contar com um 'Legolas' , que eu lendo o livro , descobri que ele só existiu nos filmes kkkj. Tudo bem.
Lembro-me de ler muitas resenhas sobre a escrita do Tolkien, por ser 'lenta e por ele descrever demais as coisas', eu concordo quando digo que ele descreve muito bem as cenas e os personagens, mas não chamaria a escrita dele de lenta, mas se de aconchegante e necessária. Você consegue imaginar tudo perfeitamente em sua mente, seja os personagens, lugares dito pelo Tolkien, e as batalhas! Absurdas! Não conseguia parar de ler, OMG.
A própria 'Batalha dos Cincos Exércitos' é um vislumbre de se imaginar. Toda a tensão que o mestre Tolkien cria, do começo ao fim foi incrível! E o desfecho não devia de ser menos incrível, ele não perdoou os personagens e os matou! Rsrs. Fui completamente fisgado pela escrita e pela Terra Média mais uma vez, e dessa vez, foi lendo um ótimo livro escrito por um ótimo pai que fez para seus filhos essa história arrebatadora.

Meus agradecimentos ao J.R.R Tolkien por fazer de meus dias lendo o seu livro, uns dos melhores da minha vida.

Deise 29/12/2020

Surpreendente
Amei o livro, é bem detalhado. O Hobbit é uma figura, adorei o personagem. Agora posso assistir o filme kkk.

Amanda 21/10/2021

esperava mais
Todo mundo fala tanto desse livro, eu até achei legal a história mas não é algo que eu leria normalmente, mas a leitura é muito fácil e eu amie o jeito q o narrador conversa com o leitor durante a leitura

dutraclaudia_ 12/10/2021

Um dos meus livros favoritos!
O Hobbit foi o primeiro livro que li do Tolkien e foi o que fez eu me apaixonar definitivamente por esse mundo da fantasia, é uma leitura bem rápida e mais ?tranquila? do que Senhor dos Anéis, porém não deixa nadinha a desejar! A jornada do Bilbo é maravilhosa de acompanhar, desde a coragem que ele teve que ter pra sair do Condado e viver essa aventura, e os laços de amizade e companheirismo entre ele, Gandalf e os anões, e todos os outros personagens, esse livro é perfeito do início ao fim, impossível não se apaixonar e não se emocionar com as histórias do Tolkien! Um dos meus livros favoritos e que com certeza nunca me cansarei de ler! Aconselho muito essa leitura pra quem nunca leu nenhum livro do Tolkien e quer embarcar nessa jornada de Senhor dos Anéis.