O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Juliana 20/08/2020

Descobertas
Conhecendo o livro depois de assistir diversas vezes o filme descobri algumas coisas sobre os personagens e sobre o autor. A primeira é que o Sr. Bolseiro não é tão condescendente, Thorin não é 100% brutamontes, o rei élfico não é a soberba em pessoa e Tolkien não tem a veia de Bernard Cornwell para cenas de batalha. E a mais importante das descobertas é o quanto a leitura de Tolkien é fascinante. Que maravilhoso criador e contador de história ele é! A edição da Harper Collins está lindíssima, com uma editoração caprichada que traz ilustrações do autor, mapas e tradução das runas.
Grata por essa feliz leitura, que me devolveu a coragem de encarar Tom Bombadil em uma nova tentativa de ler O Senhor do Anéis. Que Bilbo esteja comigo e que como ele eu não caia na tentação de desistir da jornada, para que possa ver aonde ela me levará.
Carol 04/12/2021minha estante
O meu tá chegando, não vi o filme. Vou ler primeiro!

Juliana 05/12/2021minha estante
Melhor assim rs

Lara.Scarlatte 01/09/2023

Fantástico
O Hobbit é uma obra que me cativou desde a primeira página. Este livro é uma verdadeira obra prima da literatura de fantasia. Nele, somos transportados para o incrível mundo da Terra-média, onde acompanhamos a jornada do Bilbo Bolseiro. O que mais me impressiona neste livro é uma habilidade de Tolkien em criar um mundo ricamente detalhado, com línguas, culturas e mitologias próprias. Cada encontro de Bilbo com criaturas como trolls, elfos, goblins e o misterioso Gollum é uma oportunidade para explorar a complexidade desse universo. Além disso, a jornada de Bilbo de um simples hobbit caseiro para um herói relutante é um tema central que ressoa em todos nós. Sua coragem e astúcia, apesar de sua natureza introvertida, inspira-nos a enfrentar desafios em nossas próprias vidas. A escrita de Tolkien é poética e envolvente, repleta de questões vívidas e diálogos memoráveis. Sua capacidade de criar cenários é inigualável, e os locais que Bilbo e seus companheiros visitam, como a Floresta das Trevas e a Cidade do Lago, ganham vida de maneira impressionante em nossas mentes.

Fellipe19 03/10/2023

Clássico!
"Numa toca no chão vivia um hobbit vivia um hobbit." Foi assim que Tolkien iniciou a Terra média.

Grande livro. Minha leitura foi acompanhada de aulas para entender alguns dos simbolismos de Tolkien.

DeniseSC 10/06/2020

Numa toca no chão, vivia um Hobbit..
Um livro rápido com uma aventura que te prende do início ao fim! O começo de um dos universos mais fascinantes da literatura!

paulapslva 24/03/2024

"E assim vem a neve depois do fogo, e até dragões têm seu fim!"
O Hobbit, um clássico da literatura infantojuvenil, foi meu primeiro contato com um livro de J. R. R. Tolkien, um dos escritores mais famosos, se não o mais famoso, quando o assunto é alta fantasia. Porém, esse gênero me chamou atenção somente esse ano, quando me interessei pelas adaptações cinematográficas das obras de Tolkien, e automaticamente me apaixonei por esse vasto mundo.

Foi uma leitura simples, pelo menos no começo, mas no decorrer não posso negar que ficou um pouco cansativo. Ainda não me decidi se é um ponto negativo ou positivo, mas a riqueza em detalhes me deslumbrou, mesmo que também tenha sido o motivo que me fez demorar mais do que eu gostaria para terminar esse livro.

Essa obra é definitivamente uma experiência. Ainda não li os outros trabalhos do autor, mas imagino que a sensação deve ser a mesma. São tantos cenários, criaturas, línguas, povos, histórias dentro da própria história, e tudo escrito de uma maneira tão encantadora e com tanto apreço que até me faz acreditar que essa aventura realmente aconteceu.

Sobre os personagens, todos são carismáticos, engraçados, leais e muito bem construídos. Foi impossível não comparar o livro com os filmes, já que foram a minha base para a leitura, e a única coisa que me chateou foi que muitos personagens que eu amei não apareceram, principalmente as personagens femininas.

Mesmo que tenha sido escrito e indicado para crianças, o Hobbit conquistou fãs de todas as idades, e eu entendo o porquê. Meu único arrependimento foi ter me interessado somente agora, e tudo que me resta é um desejo de entrar nessas páginas e me juntar a esses personagens incríveis em uma longa jornada para desbravar a Terra Média.

Juliana (Ju/Jubs) 17/04/2021

Este livro foi tudo o que eu não esperava. Eu sabia que era uma história para crianças, mas eu não sabia que seria essa a linguagem. Acho que se eu tivesse meus 8 anos e alguém lesse isso pra mim, eu ia me apaixonar. Além do "tom" do livro, ele é a base da fantasia moderna, então é bem introdutório e traz elementos que são fundamentos da fantasia. Quando falam que determinado livro iniciou determinado gênero literário, eu logo imagino algo difícil de ler, mas é justamente ao contrário, é o básico de tal gênero.
Eu entendo a importância de Tolkien e o quão maravilhoso é tudo o que ele colocou neste livro (por isso 4 estrelas), mas eu não sou uma criança de 8/9 anos nem é meu primeiro livro de fantasia, então achei a leitura cansativa em algumas partes, a viagem me pareceu longa demais, e no final, meus deuses, que raiva dos anãos. Também gostaria de saber: quem surgiu primeiro, Gandalf ou Mestre dos Magos?
Em resumo, é um livro muito bom para crianças, principalmente em leitura em voz alta, e um bom livro introdutório à fantasia, mas adultos podem achar lento ou chato em algum momento.

Erica 20/02/2023

O Hobbit
Eu não tenho muita a dizer sobre o livro. A história tem uma vibe muito boa de aventura e eu me apeguei bastante ao bilbo. Foi interessante acompanhar a transição dele de um hobbit sedentário para um grande aventureiro. Além disso, ele é super carismático.

Eu só li esse livro para me preparar para ler O Senhor dos Anéis, mas me surpreendi com o quanto eu gostei dele. O livro é bem fácil de entender e tem uma escrita tranquila. Algumas coisas me decepcionaram um pouco no final, porém eu estou ansiosa para me aprofundar mais nesse universo.
katerpillar 20/02/2023minha estante
??????

Duda 16/08/2021

300 páginas que parecem 1.000
Estou tão decepcionada com a leitura e comigo mesma que nem sei o que escrever nessa resenha. Amo fantasia, logo achei que iria amar Tolkien. Queria começar com O Hobbit para poder ler O Senhor dos Anéis, agora nem tenho certeza se quero começar a leitura.

Achei a escrita impecável, mas o problema é que não é nem um pouco fluida. Parece que os personagens estão dando volta em um mesmo lugar.

Não conseguia manter o foco na leitura, lia uma frase e na próxima já tinha esqueci o que li anteriormente. Sem contar que os capítulos de QUARENTA MINUTOS não ajudam em nada, só me deixaram mais frustrada.

Queria muito ter gostado, mas li na força do ódio.
N.S.Lima 17/08/2021minha estante
Ah! que pena ler isso, tenho vontade de ler esse livro.

Duda 17/08/2021minha estante
Eu achei que seria uma boa começar com esse pois é infantil né. Não sei se meus neurônios são defeituosos, mas não consegui absorver muita coisa. Mas tenta, amg. A maioria das notas são dando 5 estrelas por aí! Mas vai preparada kk

Rapha 14/09/2021minha estante
Estou tendo a mesma experiência que você, e me perguntando se não tô lendo de forma errada

Duda 15/09/2021minha estante
Amiga, acho que não. Mas é triste quando não gostamos da leitura de um livro que é super hypado e importante pra literatura né. Vou preparar meu psicológico pra quando for ler Senhor dos anéis. Forças Rapha!

Rapha 15/09/2021minha estante
Simmm, tô dando um tempinho lendo outra pra vê se consigo voltar com tudo

dani ^_^ 19/10/2023

Que livro bom cara! eu amo o sr. Bilbo Bolseiro, um querido ? tô gostando muito de livros de aventura!!!
Jooh 19/10/2023minha estante
Eu amei esse livro

Rochagues 15/08/2020

Numa toca no chão vivia um Hobbit
O Hobbit é uma obra escrita por John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente como J.R.R. Tolkien, que foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Ela foi lançada em 21 de setembro de 1937; tendo uma edição publicada, no Brasil, pela editora HarperCollins, o livro contem 336 páginas.

Este livro nos leva de encontro ao nosso queridíssimo e meio (se não completamente) faminto Bilbo, bolseiro, um pequeno Hobbit que ao receber a visita de um mago, chamado Gandalf, em sua casa, tem sua vida completamente alterada. Bilbo embarcará em uma história com diversos desafios, talvez com certas partes nojentas, outras engraçadas/horripilantes e por fim, algumas tristes.

A obra de Tolkien desperta admiração, tanto pela escrita, quanto pelo modo de contar. Essa história é para aqueles que gostam de uma boa fantasia, pois as aventuras de Bilbo aguçam a nossa imaginação e nos leva a uma boa história.

Gabriely180 02/06/2022

Uma festa inesperada
O universo que o Tolkien criou é simplesmente fantástico. O jeito que ele escreve é tão acolhedor, os personagens são ótimos e a leitura é muito fluída. Hobbit é com toda certeza meu livro de conforto, me faz retornar a minha infância e lembrar de quando eu tive o primeiro contato com a terra média, foi quando assistir o filme do Hobbit, não fazia ideia do que se tratava e nem era a primeira parte, mesmo assim me encantou e agora eu tenho a oportunidade de me aprofundar ainda mais nesse mundo maravilhoso.

Paulinha 08/04/2023

Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.

Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, como os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler para descobrir.

Alex 28/12/2022

Muito bom. É impressionante o mundo que o Tolkien conseguiu criar: tão complexo, sombrio e encantador ao mesmo tempo.

hobbitusille 29/07/2022

releitura
o tamanho do conforto que esse livro me dá é surreal. nao existe resenha mais bem resenhada no mundo que expresse o quanto eu amo esse livro, essa história, esses personagens.

com certeza eu vou reler ele de novo e de novo quantas vezes eu sentir que precisar, todas as vezes que eu estiver em necessidade de um abraço, porque é isso o que esse livro é: o abraço quentinho e apertado de um querido amigo

Leam 17/03/2023

Impecável
Leitura dinâmica na medida do possível, mas extremamente envolvente, mesmo com o protagonista sendo INSUPORTÁVEL de vez em quando, a trupe de anões é simplesmente show a parte