Eu Sobrevivi Ao Holocausto

Eu Sobrevivi Ao Holocausto Nanette Blitz Konig

Resenhas - Eu Sobrevivi Ao Holocausto

@stoppajoao 11/11/2021

Um relato comovente!!!
Nanette Blitz Konig é uma judia sobrevivente do campo de concentração de Bergen-Belsen. Um fato curioso sobre Nanette, é que ela foi amiga de Anne Frank e uma das últimas pessoas a encontrar Anne ainda com vida no campo de concentração!!!

Mesmo que minha pilha de livros com relatos de sobreviventes de campos de concentração/extermino cresça na minha prateleira, é impossível perder o arrepio que essas histórias nos trazem. Aquela impressão de que quanto mais se lê sobre o assunto mais você se acostuma a ele, não se aplica a esses relatos. Cada um deles nos mostra uma percepção diferente, por mais que por muitas vezes nos soem parecidos, a sensação de descrença e apavoro nos toma por completo.

É com muito afinco que recomendo essas leituras. A humanidade precisa ter o conhecimento dessas histórias? elas precisam ser contadas, recontadas e resgatadas a todo o momento. É preciso que o leitor sinta o assombro de perceber que por mais que pareça que esses relatos tenham saído de um livro de ficção, eles são REIAS? ACONTECEU, é parte real de uma das maiores catástrofes da história da humanidade!!!

?Eu continuo falando em nome daqueles que hoje não podem falar, em nome daqueles que perderam a vida de uma maneira tão brutal e incompreensível naquele período em que a doutrina nazista dominava a Europa.?
(Nanette Blitz Konig).

charlie54 11/11/2023

Leitura bastante importante, que relata cruamente as crueldades do holocausto. Me quebrou o coração o relato da autora de reencontrar a Anne e ela ficar esperançosa de que seu diário fosse publicado e ela se tornasse escritora. Foi uma leitura dolorosa, ainda que importante.

Eliane373 21/12/2023

Nunca esquecer da barbárie que foi o Holocausto
Um livro rico sobre a história de uma sobrevivente do Holocausto que passou por coisas que muitos de nós, jamais suportariamos. Com algumas imagens de seu arquivo pessoal, como documentos e fotos. Apesar da tristeza dos relatos, ela nos dá uma lição sobre empatia e resiliência. "Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo".

rodriguesxy 09/10/2022

Uma das histórias mais tristes da humanidade
Uma das histórias mais tristes de se ouvir da humanidade. Não deve existir uma pessoa que não sinta raiva de ouvir sobre o holocausto. "ai mas você não se emociona com os relatos?" NÃO! EU SINTO RAIVA.

Marte 05/01/2022

Uma mulher forte!
Mds a história da Nanette é surreal,essa mulher é muito forte. Esse livro traz um resumão da segunda guerra mundial, porém com as atrocidades sofridas por Nanette no campo de concentração de Bergen-Belsen. Esse livro é essencial, deveria ser indicado como leitura nas escolas quando o assunto é segunda guerra mundial. As palavras dela nunca mais serão esquecidas, esse livro me marcou muito!!

Leonardo 20/01/2022

A narrativa é muito envolvente.
A forma como a Autora apresente sua infância e juventude durante um dos períodos mais sombrios da humanidade, onde milhares de judeus foram mortos, faz com que o leitor sinta de perto os efeitos da Segunda Guerra Mundial.
O livro traz ensinando acerca do amor, respeito e tolerância.

Karol com kah 05/02/2022

Um vida de superação
Tive o prazer imenso e a honra de conhecer a Nanette. Um doce de pessoa apesar de tudo o que ela passou. Essa e outras narrativas dos sobreviventes do Holocausto deveriam ser leitura obrigatória. Todos os dias ouvimos injustiças sendo praticadas contra diversos grupos e chega ser inacreditável que ainda não tenhamos aprendido a ser seres humanos.
Muitas vidas inocentes foram perdidas. Precisamos acordar e respeitarmos uns aos outros independente das diferenças.

A Nanette é sobrevivente de uma das piores atrocidades da humanidade. Devemos tomar de exemplo essa terrível parte da história para lutarmos contras injustiça do dia a dia para que essa atrocidade não chegue nem perto de acontecer novamente.

Ana 14/02/2022

Afinal, como é possível compreender o incompreensível? Não é possível nem mesmo para quem viveu e jamais será possível compreender o período mais sombrio da história. Não faz nem 80 anos do final de tudo isso e ainda existem simpatizantes dessa ideologia nojenta e repugnante. Que cada um possa ao menos uma vez ler a vida de algum sobrevivente e se sentir envergonhado de fazer parte da espécie humana.

Guzzz 05/07/2022

É preciso ler esse livro para que a história não se repita
O livro é uma bela aula de história do início até o fim. Nanette expôs seus maiores traumas em uma quantidade de páginas, o que é suficiente para comover qualquer leitor. Tem que ser forte pra poder ler esse livro e tem que ser humano para poder se sentir comovido com todos esses relatos.

Me surpreendo muito ao ver que esse não é um livro famoso, pois ele tem todo um potencial para se tornar patrimônio cultural. Recomendo bastante a leitura, é um bom momento para lembrarmos de que somos humanos.

Isadora 17/10/2022

Emocionante
O jeito que ela conta tudo que passou é muito bom,é uma leitura fácil nada difícil de entender.
Recomendo muito para quem te começando na leitura ?

Jade 23/02/2022

Um livro que realmente vale ser divulgado
Que história de superação.
Fico muito triste por um livro como esse não ser tão divulgado,pois é uma leitura muito necessária!

O ponto bom dessa biografia é que pode ser lida ppr leitores jovens,pois,ela fala de uma forma geral os traumas vividos,sendo assim,não entra em muito detalhes.

Amei

Zimzalaurim 21/10/2022

Nanette blitz koning
História triste e necessária! Foi muito impactante ler a trajetória de alguém que passou por uma das maiores tragédias da história. Sempre forte, se manteve viva por sorte, por destino, já que a força de nenhum judeu poderia ser capaz de enfretar o holocausto, apenas a aleatoriedade de ser salvo ainda com vida e, ainda assim, conseguir se recuperar.
Uma das últimas amigas de anne frank, viu ela com o cabelo raspado e sonhando com a publicação do seu diário até que ela morresse pouco após a morte de sua irmã.
Tem coisas que nem com os relatos mais detalhados seremos capazes de compreender, como a nanette mesmo escreve "é impossível compreender o incompreensível", mas foi interessante conhecer a história de alguém que esteve lá, sobreviveu e veio ao Brasil recomeçar sua vida.
Jamais daria menos de 5 estrelas à um relato pessoal como esse. Muito bem escrito e necessário, para que nunca seja esquecida essa tragédia e assim nunca se repita. É uma reflexão, que apesar de parecer distante, atualmente vivemos outras batalhas e injustiças semelhantes, nunca iguais, mas igualmente preconceituosas e tristes.

Kelly_domings 23/03/2022

Um alerta ?
?Infelizmente, apesar de gritarmos constantemente NUNCA MAIS, a história do homem se dá até hoje pelas guerras - guerras sem justificativa, nas quais se esquece o valor da vida?

Essa frase na minha opinião e no contexto atual, basta para tornar leituras de livros como estes essenciais

Brenda 24/11/2022

Fala sobre os acontecimentos com detalhes que dão ânsia!!!!!
Comecei a ler esse livro pensando que seria parecido com "O diário de Anne Frank",mas me surpreendi muito! É um livro que se passa na mesma época,mas retrata de um modo totalmente diferente, têm mais emoção,mais detalhes,mais realidade, já falei detalhe?

Eu sempre gostei de livros que falam dessa época (o holocausto) mas esse foi o único que consegui sentir tão profundamente oque acontecia com eles.Nanette mostra com detalhes que literalmente dão ânsia, você sempre soube oque aconteceu,mas com os detalhes que ela dá é muito mais assustador.

O que deixa mais emocionante é ela contar as lembranças do que sentiu nos momentos em que se perdeu da sua família, deu bichos no corpo,viu pessoas morrerem,pegou doenças,desmaiou de fome e foi humilhada de todas as outras formas imagináveis!

Eu sempre pensei que foi uma pena tantas pessoas falecidas por intolerância,mas esse livro me fez enxergar que talvez seja pior mesmo para as pessoas que sobreviveram e que tiveram que levar consigo pelo resto da vida os traumas,as lembranças assustadoras,os danos físicos mas ainda pior os danos psicológicos.

Super recomendo esse livro pelo fato de ser sim um assunto muito importante que todos nós temos que saber sobre, não só para conhecimento mas também para amadurecimento pessoal,depois que eu li automaticamente comecei a enxergar a vida, política, pessoas e coisas que tenho com olhos totalmente diferentes e mesmo sendo um livro muito pesado e traumático tive um crescimento pessoal significante!

Jacqueline 03/02/2021

Um pouco de esperança
O livro mostra os horrores do holocausto e mostra também a esperança e de como com determinação é possível superar até as piores coisas do mundo. Para saber mais sobre esse livro ou conversar siga @missao_jaleco