O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Laisa 12/10/2023

Arrastado mas isso não quer dizer seja ruim
Queria ler seria desde 2021 quando saiu adaptação do prime vídeo, lembro que fiquei bastante animado, porém as 800 páginas me deixavam com medo. Em 2023 finalmente li, não vou mentir achei bastante arrastado ( fiquei até com vontade de desistir) graças a luz não o fiz! Gostei de acompanhar a história de Rand e seus amigos, e Marroine seu guardião Lan. Obviamente, assim como uma grande maioria do fandom meus personagens favoritos nesse livro são lan e morraine, Rand é um personagem chatinho ( tento relevar pois ele é um adolescente? Acho.) Estou animada pra ler o proximo livro, e é isto!

@leitoraincomum 10/10/2023

Surpreendente
Confesso que li depois de ver a primeira e a segunda temporadas da série. Preferi muitos acontecimentos da série no lugar do livro.

É uma história extremamente detalhada e cativante pra quem gosta dessa temática de fantasia, porém em alguns momentos a leitura foi cansativa como o esperado sempre por mim nesse tipo de leitura, mesmo assim recomendo.

Del 08/10/2023

Achei que ia demorar alguns meses pra terminar essa leitura devido a grande quantidade de páginas e por se tratar de um universo de fantasia tão peculiar. A leitura foi muito fluída, os personagens são cativantes e a escrita de Jordam é bastante agradável o que me fez devorar estas páginas com uma rapidez que eu não esperava. Um destaque especial para os meus personagens favoritos neste livro: o ogier Loial, Moiraine Sedai, Lan Mondragoran, Perrin Aybara e Egwenne al'Vere.

AlanaDeduck 05/10/2023

Superou expectativas
Confesso que a sinopse do livro não me atraiu, comecei a leitura devido algumas resenhas no Skoob. Realmente superou minhas expectativas, fazia um bom tempo que não lia uma fantasia. Achei original, um universo bem diferente, bem construído. A leitura deve ser feita com atenção, pois tem muitos detalhes. Mas não é uma descrição cansativa, poucas vezes são narrados detalhes desnecessários para a imaginação. É natural que o livro de apresentação de uma saga tenha muitas informações, afinal, é um mundo completamente novo sendo apresentado.
Existem personagens maravilhosos, personagens insuportáveis, amor, medo, luta e suspense. Darei continuidade à leitura, porque acredito que vale a pena. Recomendo a leitura se você tem tempo para dedicar a ela (ou uma memória melhor que a minha). Caso não possua (tempo ou memória) talvez deixe para um momento mais oportuno.

Detelvina 29/09/2023

Pela Luz, alguém me ajude!
Eu li esse livro na força do ódio. Não me entendam mal, o livro é bom, de verdade.
Mas é lento, entediante e lento. Mat e Egwane são os piores personagens, muito chatos, difíceis de aceitar e com certeza, os mais insuportáveis.
Não quero continuar a leitura, não pretendo terminar a saga.
Eu sei que é bom, que tem muitos fãs e com certeza melhora, mas a quantidade de enrolação e demora para que algo aconteça de verdade, é muito desanimador, mesmo que seja importante que conheçamos as jornadas de todos eles.
Talvez eu dê outra chance para a saga daqui alguns meses, com mais paciência e mais intervalo entre a minha ressaca literária e um livro tão grande e complexo.

Ginete Negro 2.0 21/09/2023

Caça ao Dragão Renascido
É uma muito boa porta de entrada para uma série que se sabe ser bem extensa (14 livros e uma prequela). O Dragão Renascido ainda bem relutante quanto ao seu papel. Meus personagens favoritos até aqui: Moiraine, Lan e Nynaeve.

Marcela 17/09/2023

A Roda Gira
Nossa! Como foi sofrida a leitura desse livro, misericórdia.
O livro é bom, é uma fantasia 150% clichê? É. Mas não deixa de ser uma boa fantasia, com criaturas novas, elementos interessantes, uma trama redonda e coesa que deixa muito espaço pra mais.
Mas assim, é um arroz com feijão de 800 páginas, o autor enrola em um nível magistral.
Eu cansei de contar quantas vezes os personagens se repetiam, frases, pensamentos, ações, tudo repetia com uma ou duas palavras diferentes.
O livro podia, fácil, mas assim, fácil, cortar umas boas 300 páginas, que ia ficar de um tamanho excelente.

Eu vou sim dar uma chance pra saga, porque não é possível que ela seja tão renomada por nada.

Recomendo apenas a pessoas com muita força de vontade e pouca bagagem fantástica, assim quem sabe, você possa ter alguma surpresa.
Detelvina 29/09/2023minha estante
Nossa siim! Essa leitura é maçante. O livro não é ruim, e eu acredito em construção de personalidade, na necessidade de uma jornada fantástica para autoconhecimento e capacitação dos personagens, mas nesse nível, cansa demais!
Além disso, e eu acredito que seja proposital, alguns personagens ali são muitos chatos, Como o Mat e a gana dele por achar um tesouro, a Egwene com a necessidade de uma aventura fantástica e a Nynaeve com o senso deturpado de proteção dela (e ela é a que eu menos desgosto dentre eles).
Muitos detalhes poderiam ser cortados facilmente, e não alterariam o enredo, nem o desenrolar da história.
Exemplo com spoiler: Todos os fazendeiros por quem o Mat e o Rand passam enquanto sozinhos desde ponte branca, não precisava de tantos detalhes, nomes, características e etc. Tirando a estalagem que pega fogo, a mulher que o Mat quase mata e o cara da última carroça, eles não mudam NADA, não acrescentam em em NADA, É só mais um monte de nomes pra decorar e torcer pra reaparecer em algum momento.

Ademais, existem fatores externos e pessoais meus que interferem na minha leitura. Eu me forcei a sair de uma ressaca literária com um livro beirando 800 páginas, cometi o erro de assistir alguns episódios da série antes de ler e de quebra me obriguei a ler um autor que é comparado a outro que eu odeio, Tolkien.
Vi muitas resenhas comparado a escrita dos dois, e aí entendi o porque o livro foi tão maçante para mim. Desde criança tento regularmente ler Tolkien, mas é um autor muito cansativo pra mim, que não me agrada e as pessoas insistem que eu deveria dar uma chance.
Ainda assim, talvez eu dê uma chance para o resto da saga, mas daqui a muito tempo, depois de digerir esse livro e me acostumar com a ideia de ler mais não sei quantas páginas de enrolação.

IvanP 15/09/2023

Dei uma chance e acabei me afeiçoando.
Confesso que dei uma chance depois que assisti a primeira temporada da serie no prime video, e achei o livro superior(como sempre), adorei de cara, apesar de cansar as vezes da perspectivas do Rand mas os outros pov compensam, e apesar disto, Rand, Nynaevae e Perrin foram meus personagens preferidos deste vol. Darei continuidade a saga! Que Luz me proteja.

dreamfool 10/09/2023

Roda do Tempo
Realmente uma história que não esperava muito coisa mas me entregou muito. Um livro que já no início me prendeu pela sua trama e instigou ainda mais curiosidade com o que aconteceria a seguir. Vejo o primeiro livro como algo pra lançar as bases, nos fazer compreender melhor aquele mundo ao qual estamos sendo inseridos, mas mesmo assim não lhe faltam momentos emocionantes, lutas boas e crescimento de personagem, que sem dúvida me impressionou. Com certeza me arrependo um pouco por ter me enrolado para começar a ler. e super recomendaria para fãs de fantasia

Kairo. 06/09/2023

Te entendo Egwene
Apaixonado no universo que Robert criou. A Roda do tempo é um tesão de fantasia. Estou completamente entretido e entregue.
Falando do livro o Olho do Mundo confesso que em certos momentos fiquei entediado. Alguns personagens são bem chatinhos mas cheguei a conclusão que é fruto do momento. Durante a leitura pude notar que a evolução dos personagens são bem sutis, começamos com quatro crianças e uma tiazona( Estou falando de você Ninaeve) e terminamos o livro com alguns adolescentes e a tiazona chata ( Continuo falando de você Ninaeve).

No mais, uma bela apresentação de mundo e bons ganchos pro futuro.

Patrick.Borges 03/09/2023

Uma alta fantasia épica
Para quem gosta de alta fantasia clássica, a saga da Roda do Tempo é uma ótima escolha. Estava um pouco receoso devido ao tamanho da saga, mas agora só penso em ler o próximo volume. Nela acompanhamos Rand al'Thor e seus amigos em uma aventura, sob a ameaça do retorno do Tenebroso, que pretende trazer a Sombra para o mundo. Aqui temos todos os estereótipos de uma fantasia clássica, como uma ameaça sombria e uma profecia sobre um herói que salvará o mundo.
Uma coisa que eu adoro em livros de fantasia é lê-los junto com o mapa, marcando onde cada personagem está, o que cada região tem de particularidade, como estão divididas as forças políticas e religiosas, e o mundo da Roda do Tempo está recheado disso. É um mundo com uma lore bem interessante, estou bem curioso para ver os personagens explorarem as demais localidades nos próximos volumes. Falando em personagens, tenho emoções conflitantes em relação a eles. No início não senti muita profundidade com os protagonistas, mas com o desenvolvimento da trama eles ganharam algumas camadas, e depois da metade do livro, não conseguia parar de pensar neles.
Nynaeve, por exemplo, é tão irritante no início e metade do livro, mas no final não conseguia não me importar com ela. Entre os favoritos, posso destacar Moiraine, que é um personagem incrível e poderoso. Apesar de ela ajudar os heróis em toda a aventura, fiquei com um pé atrás em relação aos seus objetivos. O Guardião Lan também me chamou muito a atenção, me passou a vibe de um samurai, e no final a revelação sobre a origem dele me surpreendeu. E por fim, eu adorei Loial, que é um personagem fascinante, trazendo uma visão de mundo única e aprofundando muito sobre a história do mundo.
Apesar de ser uma fantasia muito boa, "O Olho do Mundo" não é um livro perfeito. O ritmo dele me incomodou um pouco, principalmente na metade dele, onde parecia que a história não avançava, e alguns eventos ficavam se repetindo. Nas cenas de ação, as que mais marcaram foram a de Shadar Logoth e na reta final do livro, apesar desta última ser bem corrida. As demais não tiveram um impacto muito grande. O livro tem um ritmo de perseguição, onde as forças malignas sempre estão atrás dos heróis, e isso meio que me cansou, não aguentava mais ler sobre Rand e Mat chegando em uma nova vila e indo até a estalagem para buscar ajuda. Meus momentos favoritos eram quando a perseguição parava, e os personagens aproveitavam para descobrir mais sobre o mundo. Enfim, "O Olho do Mundo" é uma excelente fantasia, estou bem ansioso para ler os próximos 13 volumes.
Gabi 04/09/2023minha estante
Esse livro é o que a série da Amazon é baseado?

Patrick.Borges 04/09/2023minha estante
Simm é isso, mas não assisti ela ainda. Você chegou a ver?

Gabi 05/09/2023minha estante
Vi a primeira temporada, mas achei bem confuso. Mas gostei, quero ver a segunda

Patrick.Borges 05/09/2023minha estante
Ahh sim entendi, acho que não tem esse problema no livro. Também quero assistir, mas vou ler o segundo livro antes hehe

Wercton 02/12/2023minha estante
Essa saga é uma das minhas grandes metas literárias, só tá faltando coragem mesmo pra encarar tanto livrão haha

Patrick.Borges 03/12/2023minha estante
Eu também estava assim, com medo de encarar os 14 livros, mas até agora está muito bom kkkkkk

Hugo. 20/08/2023

A culpa foi da série.
Comecei a ler o livro por causa da série, entendendo que o primeiro livro de uma grande fantasia sempre é introdutório demais, então por causa disso a leitura foi meio massante e chata porque meio que sabia de algumas coisas. O final do livro não me deu vontade de continuar, uma amiga disse que melhora muito onde começa de fato a fantasia. Indico demais não ver a série se quer ler o livro.

Lua 19/08/2023

Somos apresentados a um.mundo cheio de intrigas, o de a luta da Luz com as Sombras é o ponto focal, com um enredo envolvente e dinâmica narrativa, nos sentimos parte integrante desse mundo. Um excelente início de saga.

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Eu lembro que estava lá pelo capítulo onze quando um pensamento ficou claro em minha mente ' Isso aqui é melhor que GOT' e olha que amo As crônicas de gelo e fogo e acreditava fielmente que nunca encontraria nada do gênero que fosse melhor e esse livro me mostrou o quão tola e errada eu estava. Para uma abertura de série em um universo ainda não conhecido, esse livro foi muito acertivo.