O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan




Resenhas - O Olho do Mundo


583 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Mila F. @delivroemlivro_ 08/12/2023

é uma introdução fenomenal a um universo mágico e épico. Surpreendente e extremamente bem escrito!
Após quase 4 meses de leitura (porque eu lia esse livro entremeado de outros) venho contar o que achei de O Olho do Mundo, primeiro volume da série A Roda do Tempo escrita pelo estadunidense Robert Jordan, conhecido autor de fantasia épica e bestseller, no entanto seu nome verdadeiro é James Oliver Rigney Jr., isso quer dizer que Robert Jordan é um pseudônimo. O autor escreveu outros livros com outros pseudônimos como Reagan O'Neal e Jackson O'Reilly. Vale ressaltar que a série A Roda do Tempo está sendo adaptada pela Amazon Prime Vídeo e já conta com 2 temporadas!

Este é meu primeiro contato com Robert Jordan e foi bem desafiador tanto por ser uma série extensa, contando com 14 livros, quando volumosa, este primeiro livro tem 800 páginas! Outro ponto desmotivador para dar start à leitura da série é essa jornada longa que o leitor terá que se submeter, mas isso nem chega perto ao fato de que, lamentavelmente, só existe 8 dos livros traduzidos para o Brasil e alguns dos mesmos estão com tiragem esgotada, sendo possível sua aquisição apenas através de sebos (a preços exorbitantes) ou e-book.

Vale ressaltar que a série inicialmente foi pensada para ser de 6 livros, mas Robert Jordan a estendeu, porém, o autor não conseguiu chegar à conclusão, falecendo quando faltava um livro para o fim da série. Jordan faleceu em 2007, enquanto escrevia o que tinha planejado para ser o último volume da série (o 12º volume). O autor deixou notas extensas para que outros escritor pudesse finalizar sua obra de acordo com seus desejos. Desse modo, Brandon Sanderson, renomado autor de fantasia, foi contratado para essa missão, porém durante o processo de escrita o livro acabou ficando extenso demais e acabou sendo dividido em três volumes, por isso a série conta com 14 livros.

Sem mais delongas, vamos ao meu veredito sobre A Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo onde tentarei ser breve, tendo em vista que se eu escrever muito poderei acabar dando spoiler, então vou me deter aos fatos básicos e a minha experiência com a leitura.

Em primeiro plano quero deixar claro que Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma jornada épica e imersiva que combina elementos de fantasia e aventura em um mundo ricamente detalhado e complexo, além do mais conta com um grande número de personagens pra gente memorizar.

A história começa seguindo um grupo de jovens da aldeia de Dois Rios: Rand al'Thor, Mat Cauthon e Perrin Aybara, que são arrastados para uma perigosa jornada depois que uma misteriosa forasteira chamada Moiraine, que descobrimos se tratar de uma Aes Sedai (grupo de mulheres que conseguem canalizar o Poder Único), e seu guardião Lan chegam à aldeia. Com a revelação de que um antigo mal, conhecido como o Tenebroso, despertou e está em busca deles, os jovens se veem obrigados a deixar suas vidas simples para trás, já que existe uma profecia sobre o Dragão que renasceu e iria lutar contra o Tenebroso e aprisioná-lo para sempre.

A narrativa é rica em mitologia e magia, explorando a jornada dos personagens enquanto descobrem habilidades misteriosas dentro de si mesmos e são envolvidos em uma teia de destino e profecia. A construção do mundo é meticulosa, com uma vasta gama de culturas, sociedades e criaturas que enriquecem a ambientação e a complexidade do universo.

Jordan cria personagens cativantes e multifacetados, cada um com suas próprias motivações, medos e crescimento ao longo da história. Os diálogos são bem trabalhados, proporcionando profundidade aos relacionamentos entre os personagens enquanto exploram questões de amizade, lealdade e poder.

No entanto, é possível que alguns leitores podem achar o ritmo de Roda do Tempo, vol. 1 : O Olho do Mundo lento, já que a narrativa introduz um mundo vasto e diversos personagens. Além disso, como já mencionei, extensão da série pode ser intimidante para alguns, com 14 volumes no total, cada um com um tamanho considerável.

Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma introdução cativante a um universo de fantasia rico e envolvente, repleto de personagens memoráveis, magia intrigante e uma narrativa épica que atrai os fãs do gênero, claro que o ritmo vai oscilar bastante dentro do volume que tem altos e baixos nos pequenos conflitos dessa jornada inicial, mas sem dúvida, pela leitura desse primeiro volume, fica evidente que o autor promete uma história épica para os leitores dispostos a embarcar em uma saga extensa e intricada, prova disso é que os livros são bestsellers até hoje.

Desse modo, pretendo dar continuidade a série, estou curiosa e, claro me apeguei a alguns personagens e estou me importando com eles, mesmo que tenha outros que sou indiferente. No entanto, apesar de ter vontade de ler imediatamente o próximo volume, irei postergar um pouco, afinal 704 páginas me intimidam e ainda estou um pouco chocada por ter demorado tantos meses para terminar de ler O Olho do Mundo.

site: www.delivroemlivro.com.br
comentários(0)comente



Ricardo.Estevez 02/12/2023

Como toda grande história épica e com um universo enorme, o início é sempre penoso são muitos personagens e conceitos para se assimilar, já tinha assistido a primeira temporada da série antes de ler o que acredito que facilitou um pouco pra me situar.
Depois desse primeiro momento não tem mais volta a história e os personagens são muito bem construídos, a ideia de a todo momento vc estar em primeira pessoa lendo os pensamentos deles é muito bem feito, principalmente com as mudanças nos capítulos entre quem é o narrador.

Felizmente a história não acaba aqui e são longos 13 livros a frente ainda
comentários(0)comente



Fernanda2477 01/12/2023

Já há alguns anos que eu via pessoas falarem sobre esse livro e ficava curiosa, mas nunca fui a fundo para saber mais sobre ele. Por fim, assisti a série e simplesmente fiquei encantada com a história criada pelo autor e resolvi começar a ler.

O universo é bastante rico, tudo é bem construído, inclusive os personagens. Existem muitas semelhanças com outras obras, principalmente "O Senhor dos Anéis" (e quem leu "Duna" vai relacionar os Aiel aos fremen, sem dúvidas), mas apesar disso o livro tem sua originalidade e a história segue seu próprio rumo.
É um livro bem descritivo e pode parecer um pouco lento e cansativo para quem não está habituado a este tipo de leitura. Os personagens andam e andam e andam, e quando chegam a um lugar, já é hora de sair de novo, mas essa jornada é essencial para compreender o desenvolvimento da história em si e como tudo vai aos poucos sendo explicado.
Gostei dos personagens de um modo geral, mas Moiraine sem dúvidas foi minha favorita, assim como Nynaeve. Rand ainda não me conquistou de todo, mas ele está no início da jornada do herói, então vou esperar para ver como ele será trabalhado nos próximos livros. Estou curiosa com o arco do Perrin e para saber mais sobre o Lan também.

É uma série que assusta pelo tamanho dos livros e quantidade de volumes, mas eu recomendo que quem tem interesse, mas tem receio, leia pelo menos este primeiro volume para tirar as próprias conclusões, e decidir se vale a pena embarcar nessa jornada. Eu particularmente gostei muito dessa leitura e segurei com a série, mesmo que aos poucos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tati Freitas 21/11/2023

Que delícia de leitura. Me senti como da primeira vez que comecei a ler Senhor dos Anéis, e que sentimento maravilhoso. Essa série tem tudo pra se tornar uma das minhas favoritas. Adorei a forma como o mundo e a história dele é apresentado durante a jornada. Em alguns pontos o texto é um pouco expositivo, mas nada que tenha me incomodado. Os adolescentes me tiraram do sério algumas vezes, tanto que fiquei surpresa por me ver apegada à eles, e agora eu estou muito curiosa pra saber o que vai acontecer na vida de cada um dos personagens daqui pra frente.
comentários(0)comente



Leandro670 20/11/2023

Uma Jornada Épica
Foi extremamente prazeroso ler este livro. Iniciei minha leitura impulsionado pela séria da Amazon Prime, no qual já tinha gostado e descobri que o livro é mil vezes melhor. A série cortou algumas coisas e adicionou outras, mas mesmo assim pretendo continuar acompanhando os dois.
No primeiro livro, acompanhamos Moiraine Sedai, em busca do Dragão Renascido em Dois Rios, com três possíveis candidatos Rand, Mat e Perrin e leva-los a Tar Valon para mantê-los em segurança do Tenebroso, mas novos perigos o impulsionam a ir até o Olho do Mundo.
Grande parte da história é da jornada deles a caminho de Tar Valon e a fuga contra as criaturas do Tenebroso, principalmente na perspectiva de Rand. Conheçemos também um pouco da história do mundo, as diferenças dos Reinos e seus habitantes, e diversas perspectivas.
Juliane.Carreiro 21/11/2023minha estante
Estou louca para ler, mas acho que vai ficar pro ano que vem kkk




Leilane 16/11/2023

É tão gostoso ler boas fantasias. Demorei a criar coragem pra começar a série pq né, livros gigantes e muitos livros. Mas é tão bom. Diferente de vários comentários que vi, não achei tão lento assim... Alguns personagens são mais chatos que outros, mas isso acontece. Amei demais.
comentários(0)comente



Marcello.Buzon 15/11/2023

Uma verdadeira aventura
Sempre olhei com olhos tortos para está saga. Muitos livros, todos calhamaços, mas depois de assistir a série fiquei extremamente empolgado com os livros.
E não me decepcionei. História longa, mas muito bem conduzida, personagens muito bem construídos e com elementos de alta fantasia fantásticos.
Já ansioso pra ler os próximos.
comentários(0)comente



Rafael 12/11/2023

Semelhante a outras obras, mas original ao mesmo tempo.
Uma boa fantasia. Vale a pena a leitura e acredito que ela surpreende pelo ritmo. Fatores específicos acontecem em um ritmo diferente aqui. Para quem assistiu a série, o livro também vale muito, pois tanto complementa e aprofunda o que a série passou mais rápido, como também possui caminhos significativamente diferentes.

Esse livro tem vários dos elementos de O Senhor dos Anéis, de forma muito semelhante: Gandalf, Gollum, Condado, Sauron, etc estão todos ali. Mas ao mesmo tempo não é uma cópia do livro do Tolkien, é algo novo.
comentários(0)comente



Dhe 12/11/2023

Comecei a ler o livro durante a segunda temporada da série lançada pelo Prime Vídeo.
Estava meio relutante porque a saga possui muitos livros grandes e o autor acabou falecendo antes de terminá-la. Porém ainda sim me cativei pela história e insisti. Não me arrependi.

O livro é um calhamaço e o autor criou um universo totalmente novo, que contém diversos personagens e lugares. Por um lado, isso é muito interessante, mas por outro acaba transparecendo algumas coisas que considero "falhas" no livro...
Por exemplo, muitas coisas deixam se serem explicadas no decorrer da história, coisas que acabaram sendo explicadas no glossário do livro.
Eu li o livro no kindle e mais ou menos quando cheguei a 50% eles se separaram e voltaram a se encontrar quando eu estava em 80%. Até aí tudo bem, mas grande parte dessas páginas são eles camelando e camelando, sendo perseguidos e se ferrando... basicamente a história não anda nesse ponto. Acabamos conhecendo um pouco do mapa, mas não o suficiente da história, o que me deixou um pouco desmotivada para continuar a ler os próximos livros. Extremamente enrolado.

Mas no geral, como qualquer livro que acaba sendo adaptado para série ou filme, este acaba sendo mais completo que a adaptação. Por isso se você gostou da série, ler o livro te traz mais esclarecimentos e mais imersão na história.
comentários(0)comente



arthurvfp_ 07/11/2023

Muito bom!
Amei o livro, q experiência incríveeeel!! Eu vi a série antes, mas muita coisa não é igual. Foi uma leitura super tranquila... Ansioso para ler o segundo livro!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caique.Nascimento 19/10/2023

A Roda do Tempo encalhou, mas girou
Finalmente. Quase 5 meses, lendo aos poucos, não muito entusiasmado, mas mantendo a serenidade.

A história é uma jornada longínqua. O autor vai te levar andando ( as vezes a cavalo ) por um caminho que parece ser do Rio Grande do Sul a Pernambuco, não atoa a história tem mais de 1000 páginas.

Apesar disso não é um livro cansativo, assim como qualquer viagem é necessário aproveitar o caminho para não cair na ansiedade.

Os personagens são bons, tem personalidade. As cidades são gostosas de repousar, cada uma com suas diferenças.

Sendo sincero a história não me parece tão original como dizem. Muitas semelhanças com Duna, The Witcher, O Senhor dos Anéis. Mas é bem escrito, exceto qualquer cena de ação. Fica tudo muito poético e não consigo visualizar o que está acontecendo.

Não sei se vale a pena continuar lendo tantas páginas pra ter uma história 4 estrelas. Se fosse algo até 600 páginas seria mais proveitoso.

Amei uma personagem. Moirane. A mulher é uma fada sensata. Serena e calma como nunca vi. Me inspirou a ser mais tranquilo, e responder calmamente quem merecia tomar esporro. A mulher convence pela segurança e tranquilidade que passa, e olha que o objetivo da história é evitar o fim do mundo.

Parabéns, Moirane entrou pra minha lista de melhores personagens já criadas, até porque o protagonista só segue a jornada do herói.

Vale a pena ler? Não seria capaz de impedir alguém interessado de ler, mas recomendo toda calma pra lidar com calhamaços e assim será uma leitura proveitosa.
comentários(0)comente



Guilbonfim 13/10/2023

Denso
São muitas as pistas que são deixadas ao longo dos capítulos, pequenos sinais que poderiam passar despercebidos.
Fiquei tentado a saber mais de cada um dos jovens de dois rios.
comentários(0)comente



Carolina.Calvi 13/10/2023

Lento porém gostei
Achei a leitura interessante, fazia tempo que não lia um calhamaço que fosse lento assim. Gosto de livros com mais ação, porém gostei de ver as tramas se desenvolvendo, as pessoas mudando e tudo mais. Estou lendo o livro e vendo a série, e cada hora acho que um ficou melhor que o outro. Por exemplo, gostei mais da forma que o Rand enfrentou o Tenebroso (nome pessimo) no livro do que na série, achei mais condizente com o que eu esperava. Quero ler o segundo mas com medo de ser denso, espero que tenha mais ação igual na série.
comentários(0)comente



583 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR