O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Vicente.Chagas 21/01/2024

Instigante
Realmente, comparar o primeiro livro da série ?A Roda do tempo? com Tolkien não é exagero. Estou ansioso para continuar os livros da série.
O único receito é que Robert Jordan parece ser bastante detalhista, será que ele conseguirá tecer todos os fios desse novelo?
O final do livro me deixou bastante curioso com o que acontecerá em seguida.
Criaturas fantásticas, batalha de bem e mal, magos e aventura. Enfim, tudo que um bom livro da temática pode ter.

clara vanessa 20/01/2024

Universo fantástico
Gosto de livros de fantasias assim, livros com construção bem estruturada e que fazem você se encantar pelo universo. Essa saga é um desses, terminei o primeiro livro e já vou engatar no segundo.

LEIAM!!!

Lu_Augusto 20/01/2024

Um senhor livro de fantasia e uma ótima maneira de começar uma saga!
O livro começa freneticamente, na sequência vem a calmaria e com ela a devia apresentação das personagens. Aos poucos cada um deles conhece suas quest - e nessa parte muito se assemelha aos Senhor dos Anéis, principalmente A Sociedade do Anel.
O que se destaca aqui é o rico detalhamento desse mundo, a caracterização das personagens, lugares e mitos desse mundo; além disso, a relação criada entre as personagens é algo fantástico.
marceloboemeke 21/01/2024minha estante
Me deixou com vontade de ler agora!

Lu_Augusto 22/01/2024minha estante
Pode começar porque esse é bom.

Poc Leitora 18/01/2024

Mal começou a saga e já é uma das minhas fantasias favoritas
Li 800 páginas em 19 dias, acho que foi o meu recorde. Isso se deve ao fato de que o mundo de A Roda do Tempo me cativou desde o começo, os reinos com suas questões políticas, sociedade mágica, monstros, etc. São elementos que acho essenciais numa boa fantasia e essa já entrou no meu hall das sagas favoritas.
Claro que também tem seus erros, a escrita de Robert Jordan se arrasta e tem momentos que são muito cansativos de ler. A ação mesmo começa apenas pela página 100/120 e depois esfria pra reiniciar 50 páginas à frente.
Enfim, apenas esperando o segundo livro baixar o preço pois não sou milionário ou ganhar um Kindle pra continuar essa saga maravilhosa.
King all 06/04/2024minha estante
Fiquei facinado pela saga, li em poucos dias também e depois devorei todos da saga.
Você encontra eles em grupo do telegram

machadzvi 15/01/2024

The Wheel of Time
Ouvi o audiobook desse narrado pela gloriosa Rosamund Pike que interpreta a moiraine na série e simplesmente amei, a forma como ela muda a expressão da voz com cada personagem do livro fez a minha experiência se tornar muito mais agradável, além de eu treinar o meu listening em inglês, em resumo é um ótimo livro.

Devoradora de livros 15/01/2024

Um lindíssimo introdutório da saga, não sei como são os outros, mas este livro, apesar de ser de fantasia, não era muito complexo, os termos e criaturas vão se apresentando aos pouco e de forma vem apresentada, então, creio que eleva bastante a experiência. Já tô doida pelo restante da aventura!

Polli 09/01/2024

Pelo que pesquisei esse é primeiro livro do autor, assim, é bem contato, MASS, é um relato de viagem e acaba se tornando cansativo, o melhor momento é quando o grupo se separa, mas tem o ponto que pra cada personagem que aparece ele tem seus 5 minutos de brilhar.
A história é legal, não sei se vou continuar ainda mais pela morte do autor, acredito que eles vão continuar publicando, talvez mais pra frente quem sabe eu não leio o segundo.
Poc Leitora 13/01/2024minha estante
Você falando eu realmente me toquei, esse livro é um grande relato de viagem kkkkk

Thaisdv 08/01/2024

É muita enrolação
O core da historia é interressante, lembra muito senhor dos aneis sim, mas por mim, poderia ser cortado uns 40 capitulos ali no meio, porque parece que não acontece nada, é só um recheio, dificil de prestar atenção.
Achei tão maçante a leitura desse miolo, que fico me questionando se vale a pena ir pra frente, ou paramos a serie por aqui mesmo.

bryangy80 05/01/2024

Egwene maioral!
Tenho que começar dizendo como gostei da Egwene, por algum motivo (que eu ainda não sei) adorei essa personagem.
"Roda do Tempo - O Olho do Mundo" é um ótimo livro para iniciar todo esse universo criado pelo Robert Jordan, apresentando como funciona a magia desse universo e os problemas que podem surgir nesse mundo místico, por mais que eu ache que O Olho do Mundo tenha algumas falhas, elas não me atrapalharam na experiência, eu simplesmente amei cada personagem - principalmente a Egwene - e quero muito ler o próximo livro para saber tudo que aconteceram com cada personagem.
4/5

NatalNaLua 31/12/2023

Incrivel, impecável!
Livro incrivel, simplesmente umas das melhores leituras que fiz esse ano, cada capitulo uma emoção e um surto diferente, me apaixonei pela construção de mundo, pelos personagens e pela forma que o livro lhe prende desde a primeira página até a última...

ATLAS 31/12/2023

O girar da roda
A demora que levei para decidir se leria essa série foi longa. Mas assim, estou aqui né.
Bem tinha me apaixonado pela série, e senti o mesmo aqui. Porém, deixo claro que a série corta/pula muitas coisas e incluem outras. Enfim o livro tem mais grandiosidade na magia, mas prefiro a forma que é retratada na série.
Não tenho muito o que falar, avaliei com 4 estrelas e já foi 1 de 14, mas apenas 8/9 publicados no Brasil, até o momento.

Rodrigo719 13/12/2023

?????????"Um potencial não explorado nesse livro "
**********NÃO PRECISAVA DE 800 pgs***********

Robert Jordan TENTA conquistar o universo que Tolkien começou a difundir, mas com falhas massivas. O livro 1 (de 14 ) é mais um TEASER, não chega a ser nem um trailer do que realmente estar por vir e por isso a crítica de 800 pgs. O mistério da roda é que ela roda, roda, roda e quase não chega ao lugar devido, se é que chegou.

?? 1° - 800 pgs DESNECESSÁRIAS
O começo do livro (3 primeiros caps) é bem empolgante. Lembra mt A SOCIEDADE DO ANEL (pessoas alheias aos problemas do mundo, considerando eventos e personas como mitos e lendas). Temos a discussões sobre Aes Sedai (organização de magas), Falsos Dragões (magos não-messias), Trollocs (espécie de minotauro com Orc), Senhor das Trevas, Caveleiros Negros, promessas de última batalha..... referências aos clássicos como Senhor dos Anéis, Conto Arturianos e mitologias. Isso tudo nos leva a crer em um futuro emocionante e épico.
DIÁLOGOS VAGOS E MASSIVOS- Conversas em tavernas e sonhos com diálogos repetitivos, pegam em torno de 500 pgs ou mais, principalmente em torno de Rand (protagonista) e Mat, com passagens enfadonhas de Aldeia em Aldeia, até que vc chega na última e daí eles vão pras cidades KKKKK. Não se vê um amadurecimento explícito de alguns personagens como Rand, Egwene, Nyanive, Parry, e Mat.
CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO - a medida que se vai lendo, alguns personagens vão definindo os conceitos próprios do universo de Jordan, como: o que a Aes Sedai e a Canalização, as questões do passado... Isso não deixa a desejar, porém são cenas intercaladas entre mttss diálogos chatos. Apesar da explicação de conceitos importantes, demora-se MT a ver o bixo pegar de verdade, que na minha opinião só é possível no final do livro (infelizmente). Dps de 500 pgs de fuga (com alguns pontos interessantes na conversa de Parry e Elyas) é que encontramos um alívio na conversa de Loial (Ogier - ser fantástico ) e Rand , que aprofunda mais sobre o misticismo da roda do tempo.
CLARAMENTE, LIVRO DE CONTINUAÇÃO - Apesar dessa afirmação, o livro não respeita o leitor com um final tão satisfatório. Rand canaliza, mas a identidade ainda fica em cheque para os personagens do livro, por mais óbvio que pareça, o livro não cita que ELE é o Dragão ( da muitos indícios), mas Moraine simplesmente deixa ele ir, mesmo sendo um homem que canaliza e pode enlouquecer. Essa indiferença da personagem, deu a entender uma certa desconstrução de todo o drama que ela criou no começo do livro sobre ele ser destinado. Agr que o personagem manifestou habilidades especiais, ela deixa ele ir embora e vai se preocupar com os objetos dele não com a pessoa em si kkkk. É estranho.
OS PERSONAGENS - falei Mt do Rand. Mas ele é o msm desde o começo ao fim. Por mais dificuldades que ele tenha passado, não há nada de interessante no personagem além de sua sina misteriosa. O mesmo se estende para os outros dois personagens-chaves: Mat e Parry.
-Egwene é uma personagem meio chata, com discussões de gênero típicas de uma mocinha que não tem conhecimento de mundo, oq fez todo sentido.
- Nyanive é engraçada, mas chega a ser irritante, querendo palpitar e ofender Moraine direto, sem ligar pro mistério PERIGOSO que cresce em torno dela.
- Moraine é enigmática, sem tanta personalidade, pouco filosófica, apesar de relembrar Merlin e Gandalf, suas falas não passam do livro e servem ao universo de forma OK. Outra falha é não descrever tantas cenas de Canalização, é só simplesmente: bolas de fogo, presença pesada e raios. Algo que a SÉRIE fez MT bem.
- Lan é um cara duram. Só isso.
- Thom Merrilin lembra mais a personalidade de Gandalf, com um certo mistério por trás da identidade dele e do seu passado. Talvez a única ponta solta que valha a pena ser explorada no livro 2, no tocante a sua origem.
FINAL - para 500 pgs massivas, o final é apressado e pouco explicativo: Forsakens livres? A identidade de Rand deixada de lado pela Aes Sedai.... Não tem MT oq dizer.

OBS : pretendo ler sim o livro 2 , pois como disse anteriormente, tem potencial e o livro deixou MTS pontas soltas do destino dos personagens que nos leva ao seguinte. Um pouco ansioso para ler, pois tive um gostinho da 2 temporada da série.

Victor 13/12/2023

Fantasia de alto nível
Finalmente terminei e que universo incrível e RICO!!
Não é uma história momentânea, o autor em todo momento recita eras passadas, vidas passadas, conta histórias das cidades, de pessoas emblemáticas, de vidas passadas, de coisas que marcaram esse mundo e você sente um mundo realmente construído.
Histórias do bem contra o mal tem em qualquer história mas aqui ele aborda tudo de maneira muito fantástica e tão única que o destaca e o distancia de tantas fantasias ruins que se espalharam por todo canto. Não é um livro fácil, entretanto vale cada letra, cada palavra e cada página.
Quero mais de Egwene e Nynaeve. Quero saber mais de Moiraine e Lan. Queria entender mais o interior de Mat e Perrin.
Mas acredito que como primeiro livro, o desenvolvimento funcionou muito bem.