O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Eleonora 19/04/2022

O olho do mundo
Edqueça a série da Amazon e se prepare, porque essa é uma obra de alta fantasia, com um mundo criado muito após o nosso tempo. Sim, esse livro, com ares de fantasia medieval, foca sua narrativa num tempo ulterior ao nosso, ondr carros, eletricidade ou pólvora são lembrados como artifícios mágicos. Esse distanciamento do tempo foi causado por uma cizão no próprio tempo, causado por aqueke chamado Tenebroso. E agora ele pretende extinguir o tempo de uma vez, garantindo uma eterna morte ao mundo. Porém, seu oposto, aquele que irá impedi-lo renascerá, uma vez mais. E agora, com urgência e medo, ele é buscado por Moraine, uma mulher misteriosa e que guarda mais segredos do que aparenta. Acompanhe esse caminho que se abre em três doferentes caminhos, assinalados por três jovens aldeões. Qual deles é o dragão? qual a importância dos putros dois? Um livro que me lembra, em muitos aspectos, "A sociedade do anel", porém, muito mais denso.

Rafaella_rodriguesb 01/05/2022

Uma aventura épica!
O Olho do Mundo é um livro que nos inicia no mundo de A Roda do Tempo. Sendo assim já esperava que fosse mais lento, afinal tem que nos apresentar os personagens e toda a mitologia desse universo.
É um livro muito bom e interessante, mas tem partes arrastadas, já que o autor acompanha em detalhes enquanto os personagens viajam entre cidades, aonde muitas vezes nada de emocionante acontece. Mas quando a história avança para os momentos com mais ação ou acontecimentos importantes, o livro se torna impossível de largar.
Mesmo sendo uma leitura mais lenta, gostei muito e estou ansiosa para continuar desbravando os 14 livros que compõe A Roda do Tempo!

Emely 24/04/2022

Que leitura maravilhosaaaaaaaaa!
Não me arrependo de ter começado a ler depois de ter assistido a série A roda do tempo.

Hugo.Romano 30/03/2020

Que história...
O que sinto nesse momento em que finalizo O Olho do Mundo é uma imensa felicidade. Felicidade por saber que essa série é gigante e muitos livros ainda me esperam.
Narrativa muito prazerosa de ler, o autor consegue descrever com maestria tudo o que está acontecendo, e um notável trabalho de personagem. Simplesmente excepcional.

LP_Chaun 13/04/2020

Uma introdução
Um livro introdutório, espere isso e não terá desapontamentos. É apresentado um universo em que as informações são assimiladas junto com o personagem que viveu a vida inteira em uma região isolada se vendo obrigado, por situação de força maior, a desbravar o mundo, vemos coisas muito interessantes que instigam um avido por fantasia a continuar acompanhando, espadas, protagonista em treinamento, inimigos a serem derrotados, possibilidade de evolução, amigos que parecem uma party de rpg... enfim, falando assim pode parecer comercial e é, mas não se engane não é uma leitura fluída e o autor não é banal, se for para exemplificar espere um senhor dos anéis e não um game of thrones e estará perto do que o livro é.
Resumindo, se gosta de fantasia leia.

Pedro.Yamashiro 09/01/2022

Um pouco lento, mas um livro de início de saga muito bom, já me deixou curioso para saber mais da história. O final é simplesmente foda, ansioso para ler os próximos.

Wellington 13/05/2020

800 páginas que pareceram 300.
Na atual fase em que estou não conseguiria ler um livro de 800 páginas, mas esse eu consegui provando assim a sua excelência. O livro é muito bom, os personagens são interessantes, talvez os secundários até mais que o principal, por isso gostei tanto quando o livro correu na perspectiva dos secundários também. Talvez meu único desagrado tenha sido a semelhança com senhor dos anéis em certos momentos, acho que o universo criado, poderia ter se distanciado mais da obra do Tolkien. Tem muito potencial para isso. Mesmo assim o livro é ótimo e tem seu diferencial.

Moisés Menezes 01/06/2020

Uma grande Obra de Fantasia!
Excelente histórica, rica, cheia de nuances e incrivelmente cativante, primeiro grande calhamaço de fantasia e ficção que leio e posso dizer que valeu muito a pena, o enredo se desenrola em torno de vários personagens que vamos conhecendo ao longo dos capítulos, todos eles com características diferentes e bem trabalhados na trama, a questão da magia também é muito presente e tratada de forma muito interessante conforme vamos conhecendo e entendendo melhor como funciona a dinâmica do poder das Aes Sedai, os personagens principais são em sua maioria jovens, porém, ao contrário de outros livros não chegam a ser chatos. É um ótimo livro, sem dúvidas, para quem curte esse tipo de história, complexa, com uma mitologia própria e original. Super recomendo!

Dantas 11/01/2022

Uma grande apresentação de mundo
O livro é uma grande jornada Hobitt, com personagens muito carismáticos e para minha surpresa contendo personagens femininas muito bem desenvolvidas. Já no prólogo temos ideia do que vem pela frente, com bastante infodump e cenas fora de contexto que o livro deixa em aberto para futuros livros.
O livro tem um bom fluxo de leitura, se passando num mundo de alta fantasia, Robert Jordan faz uma incrível construção de mundo, suas descrições são bastantes vastas dando vida a esse mundo. Nesse livro você acaba com mais perguntas do que respostas, confesso que isso me dá um pouco de medo, visto que a saga contém 14 livros. Uma coisa que senti lendo, foi o final um pouco apressado, algumas páginas a mais ali melhoraria um bocado a experiência de leitura. De resto foi um excelente livro, com inspirações claras em Tolkien, Duna e Rei Arthur.

kk3thess 17/07/2020

Fantasia é um dos meus gêneros prediletos. Junto com ficção-científica, é um dos tipos de história que mais me fascina pelos mais diversos motivos. Dentre eles, o principal, é a criação de um novo universo. Outros gêneros conseguem apresentar outras qualidades que admiro (personagens marcantes, narrativas bem desenvolvidas, escrita poética, etc), mas a fantasia constantemente nos apresenta a novos universos que oferecem um escapismo do nosso mundo. Em boa parte da vezes, esses universos são apenas funcionais. Algumas vezes são preguiçosos. Mas, de vez em quando, aparece um universo tão bem estabelecido, tão bem concebido e tão mágico que é como se ele pulsasse com vida. Este é o caso de O Olho do Mundo.

O primeiro de 14 (!!!) livros da série ?A Roda do Tempo" não passa a sua quantidade generosa de páginas preocupada em mover a trama ou em criar acontecimentos para não deixar o leitor entendiado. Não. O foco aqui é nos apresentar os personagens, a dinâmica entre eles, as leis e regras dessa sociedade, como funciona cada parte da mitologia dessa série. E essa apresentação é tão bem escrita que, por mais que sejam mais de 800 páginas, a leitura flui com facilidade e, por mais que o livro pareça mais uma grande introdução do que algo mais substancial por si só, não há um só momento em que a experiência de mergulhar nesse mundo não seja fascinante.

Por ser o primeiro livro da série, existe naturalmente o problema (problema?) de parecer mais uma amostra da série que qualquer outra coisa. Ainda assim, há mágica, há talento, há vida nessas páginas e eu estou curioso para saber para onde essa história vai e como vai ser o caminho até lá.

Rafael Mota 10/09/2020

Nessa versão, Gandalf é mulher rss
Gostei bastante... bem mais da segunda parte na verdade... talvez tivesse gostado muito mais se já não tivesse lido O Senhor dos Anéis duas vezes... Que venha a série, então \^^/

Mateus 22/09/2020

Ótima história, porém a escrita poderia ser um pouco melhor.

O autor é prolixo, o que dá um ritmo lento a diversos momentos. Além disso, os personagens não são tão bem desenvolvidos quanto poderiam.

Os eventos que estão se iniciando (esse livro é uma grande introdução a uma história bem mais longa) são muito interessantes e deixam uma vontade de saber o que vem pela frente.

Se não houvesse a perde de ritmo e se alguns personagens fossem mais bem trabalhados, o livro seria cinco estrelas.

Jonh 29/09/2020

Extenso, mas vale a pena.
Bom, vou começar pelo ?defeito? que li muitos citarem: o Autor é prolixo.

Eu particularmente acredito que isso seja não só bom, como necessário aos escritores do gênero.

Mas reconheço que em alguns pontos (para mim pouquíssimos) isso acaba cansando. Mas não chega a ser entediante como O senhor dos Anéis nos pontos descritivos em excesso.

Para quem busca uma boa saga após As crônicas de gelo e fogo ou as crônicas do matador do rei, ou mesmo o senhor dos anéis, essa me parece ser mais uma dessas obras primas.

De todas essas é mais próxima dO senhor dos Anéis, mas sem as partes entediantes. Esse autor soube bem pegar os pontos fortes de Tolkien e explorar isso, ao contrário de Tolkien que não percebeu (ou não quis) os pontos fortes e focou em muita coisa (que eu considero) desnecessária.

Sendo assim, há muitas semelhanças entre essas histórias. Inegável.

Mas também há semelhanças com As crônicas de gelo e fogo e com as crônicas do matador do rei, muitas semelhanças inclusive.

Isso não atrapalhará a originalidade de nenhuma das obras citadas ou mesmo a genialidade colocada nelas.

Em resumo, aos fãs do gênero recomendo muito a leitura.

André Fiamoncini 01/01/2022

Um fantástico mundo de fantasia
História envolvente, personagens muito bem construídos. A atenção é retida do começo ao fim acompanhando a jornada, fazendo parte dessa aventura que está começando.

Paulo Schwalm 11/03/2022

Comecei a ler com grandes expectativas! E realmente a construção de mundo impressiona. Só é um livro mais "pesado" de se ler, os detalhes excepcionalmente descritos acabam tornando a leitura mais lenta.