O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Polli 09/01/2024

Pelo que pesquisei esse é primeiro livro do autor, assim, é bem contato, MASS, é um relato de viagem e acaba se tornando cansativo, o melhor momento é quando o grupo se separa, mas tem o ponto que pra cada personagem que aparece ele tem seus 5 minutos de brilhar.
A história é legal, não sei se vou continuar ainda mais pela morte do autor, acredito que eles vão continuar publicando, talvez mais pra frente quem sabe eu não leio o segundo.
Poc Leitora 13/01/2024minha estante
Você falando eu realmente me toquei, esse livro é um grande relato de viagem kkkkk

Marcelo Caniato 11/01/2017

Ta'veren
Eu decidi comprar esse livro após descobrir que A Roda do Tempo é uma série de fantasia
adorada por George R. R. Martin e que teve seus direitos vendidos recentemente para ser
transformada em série de TV. Junte-se a isso o fato de ser uma saga longa, com 14 livros, cada um com uma média de 800 páginas, e eu, que adoro estórias longas, fiquei animado. Apesar de adorar livros assim, comprei o primeiro livro e não o li imediatamente. Coloquei na estante, sabendo que levaria um bom tempo lendo (sou um leitor lento) e outras leituras ficariam necessariamente adiadas, já que evito ler vários livros ao mesmo tempo. Bem, quando finalmente decidi ler, o primeiro pensamento foi: "por que demorei tanto?"

Robert Jordan conseguiu criar um universo de fantasia extremamente rico, com mitologia própria e uma trama bastante envolvente, ao menos nesse primeiro livro. A estória retrata o clássico conflito entre luz e sombra, porém sob uma ótica um pouco diferente. Em A Roda do Tempo, luz e sombra são igualmente temidas, tendo em vista eventos protagonizados no passado por guerreiros da Luz que trouxeram caos e destruição ao mundo, o que ficou conhecido como a Ruptura do Mundo. As profecias dizem que o Dragão (uma pessoa, não o ser mitológico alado) irá renascer no momento de maior necessidade para combater a Sombra, mas trará junto consigo uma nova Ruptura do Mundo.

A Roda do Tempo simboliza um grande ciclo. As eras, separadas por milênios, se repetem
continuamente enquanto a roda gira, sempre de maneira um pouco diferente e sempre com as lembranças das eras anteriores caindo no esquecimento, o que leva ao surgimento de lendas e estórias que só são conhecidas pelo povo através dos livros e canções sobre os heróis do passado. É nesse contexto que a trama se inicia, em um pequeno vilarejo chamado Dois Rios, onde um rapaz chamado Rand al'Thor espera ansiosamente pelo festival da primavera, em uma época em que o inverno parece durar mais do que deveria. Durante os preparativos, sua vila é atacada por Trollocs, seres bestiais que ninguém acreditava se tratar de mais do que histórias para assustar crianças. Rand e seus amigos se veem obrigados a abandonar o vilarejo e são ajudados por uma Aes Sedai (uma espécie de feiticeira) e seu Guardião. Daí, uma longa jornada se inicia e eu não falarei mais para não dar spoilers.

O livro tem um ritmo bastante lento, de modo que acontecimentos relevantes começam a surgir somente lá pela centésima página, e a jornada de fato toma fôlego a partir da página 180, na segunda parte do livro. Para muitos, isso pode parecer entediante, mas eu particularmente achei incrível. O ritmo do livro (veja bem, é um ritmo lento, não arrastado) cria uma sensação de grandiosidade, como se o caminho que os personagens devem percorrer fosse realmente longo, de modo que ao chegar no final, você já estará sentindo saudade de Dois Rios juntamente com os personagens. Não existem saltos temporais ou coisas que acontecem rápido demais. Tudo transcorre no seu devido tempo, com cenários e personagens muito bem descritos. E apesar de tudo isso, talvez eu tenha ficado um pouco cansado em apenas 2 dos 53 capítulos, já lá na metade do livro. Quase todos os capítulos, quando não apresentam cenas de ação, introduzem alguma novidade sobre o universo ou aprofundam um pouco mais em alguma lenda do passado, fazendo com que você mergulhe cada vez mais nas curiosidades daquele mundo e tente desvendar os mistérios que desde o início se avolumam: o que é o Olho do Mundo, o que o Tenebroso quer, quando que essa ou aquela coisa será revelada etc. etc. etc..

O mais interessante é que todos esses questionamentos (ou quase todos) são respondidos ao final do livro. Coisas que eu pensei que seriam deixadas pros volumes posteriores foram já explicadas nesse livro, o que me faz pensar que Jordan tinha uma imaginação GIGANTESCA para conseguir criar conteúdo suficiente pra mais 13 livros. A trama também tem começo, meio e fim, de modo que se você não gostar do livro ou não quiser seguir em frente com a série, terá uma conclusão decente ao seu dispor.

Uma crítica que eu vi à série foi que muitas coisas acontecem simplesmente porque fulano fez uma besteira ou esqueceu de contar algo pra alguém. Eu vejo isso como algo positivo, torna os personagens mais humanos. No decorrer do livro existe um segredinho que é guardado pelos rapazes que depois toma proporções enormes. Isso mostra a imaturidade dos personagens no início (são todos adolescentes, que sonhavam com histórias de heróis) e fico feliz de ver que eles não têm um crescimento abrupto. Até o final do livro, eles mantêm basicamente a mesma essência, obviamente um pouco mudados pelos acontecimentos, mas ainda longe do que se espera deles (afinal, ainda tem 13 livros pela frente).

Outro ponto muito falado por aí, e isso é nítido durante a leitura, são as referências a
Tolkien. De fato, são inúmeras as referências: a parte inicial dos Dois Rios se assemelha
muito ao Condado em O Senhor dos Aneis (isso admitido pelo próprio Jordan). Há também os Myrddral, seres que são descritos no livro de forma que não tem como você não imaginar algo próximo de um Nazgûl (embora existam diferenças entre os dois). Rand sendo acompanhado pelos seus amigos em sua jornada, a travessia pelos Caminhos (que se assemelha muito à travessia pelas Minas de Moria, inclusive com a presença de um mal ancestral no seu interior), um personagem corrompido que guarda semelhanças com Gollum... enfim, nada disso tira o mérito de Jordan, pois mesmo nos pontos em que as duas obras se assemelham, O Olho do Mundo consegue se destacar com seu brilho próprio, não introduzindo tão somente cópias baratas de coisas e acontecimentos de O Senhor dos Aneis. Além disso, é praticamente impossível criar algo totalmente original. Em termos de fantasia, Tolkien estará presente de alguma maneira em qualquer obra do gênero. Se formos comparar, eu diria que A Roda do Tempo é um meio termo entre O Senhor dos Aneis e As Crônicas de Gelo e Fogo. Embora seja bem mais "fantástico" do
que os livros de Martin, com a presença de magia comendo solta e seres das trevas, o foco é bem maior nos humanos do que nas obras de Tolkien. Aqui não há hobbits, elfos, anões, nem nada disso. A esmagadora maioria dos personagens é composta de seres humanos, que vivem, em geral, vidas sem muito contato com o fantástico.

O antagonista principal, Shai'tan, ou Tenebroso, ou Pastor da Noite, ou Pai das Mentiras,
também é comparado algumas vezes com Sauron, mas ele possui uma origem mais "divina" do que o vilão de O Senhor dos Aneis. O Tenebroso representa o oposto do Criador e foi aprisionado pelo mesmo no momento da criação em uma montanha chamada Shayol Ghul. Portanto, ele estaria mais pro capeta do que pra Sauron kkk. Foi ele o responsável indireto pela primeira Ruptura do Mundo, ao macular a parte masculina do Poder Único, que fez com que o Dragão e todos os Aes Sedai homens enlouquecessem e destruíssem tudo ao seu redor. Durante o livro, é retratado o preconceito da população com as Aes Sedai, em função desse e de outros acontecimentos, e como os personagens principais lidam com o fato de precisarem da ajuda de uma Aes Sedai.

Enfim, eu terminei a leitura do livro em êxtase. O livro é um começo tão bom para a saga que fico me perguntando como serão as sequências, afinal Jordan estabeleceu um patamar bastante elevado com este livro, o que nos leva a questionar se ele foi capaz de manter a qualidade nesse mesmo nível durante toda a saga. Eu, com certeza, irei ler os próximos (inclusive, comprei os livros 2, 3 e 4 na Black Friday, por 15 reais cada, quando ainda estava na metade de O Olho do Mundo, de tão bom que estava kkk). Para quem gosta de fantasia, considero recomendadíssimo. Se tornou certamente um dos meus livros favoritos. E não se assuste com o tamanho dos livros ou o número de livros da série. A saga já está finalizada em inglês, e a Intrínseca está publicando um novo volume a cada 6 meses aproximadamente.
Saionara.Zakrzevsk 11/01/2017minha estante
Interessante... Eu curto livros viajados com magia e tal... É, o número de livros assusta um pouquinho... Mas, quem sabe?

Marcelo Caniato 11/01/2017minha estante
Pois é, acho que o que mais assusta a maioria é o número de livros, mas a leitura é bem fluida. Eu nunca li Tolkien, só vi os filmes, mas o pessoal que leu em geral fala muito bem dessa série.

Saionara.Zakrzevsk 11/01/2017minha estante
Bacana...

Kamila 11/02/2017minha estante
Série de TV? ?

Marcelo Caniato 11/02/2017minha estante
Sim, Kamila! Os direitos foram vendidos ano passado, mas ainda não foi anunciado qual estúdio irá produzir a série. Estou torcendo pra ser a Netflix :D

Kamila 11/02/2017minha estante
Show Marcelo! Estou torcendo tb ahaha

Jackie 28/03/2017minha estante
Gostei da sua resenha. Foi mais ou menos como me senti lendo o livro: descritivo, mas não ao exagero.

Ed Goularth 02/05/2017minha estante
Oi Marcelo. Estou com um problemão. Comprei os 4 primeiros livros, mas nao tem o Vol. 1 em estoque e nenhum lugar na internet, nem na estante virtual. Vc não tem interesse em trocar o seu vol 1?

Qlucas 20/08/2017minha estante
Decidir ler depois de descobrir isso também. Espero que a Serie seja digna da historia.

Ster 08/02/2022

Estou a um bom tempo enrolando para ler, já que nem todos os livros foram traduzidos. O 7º foi traduzido recentemente, e ainda faltam outros sete e uma prequela - acho. Iniciei a leitura após assistir a série da Amazon. Honestamente, estava me sentindo desanimada no início do livro, hahaha. Entrar em um novo universo gera certa ansiedade e estranheza também. Agora terminado o primeiro livro, vou precisar rever os episódios da série, pois a fantástica jornada de O Olho do Mundo apagou minhas memórias de todo aquele "seja lá o que for" de adaptação, hahaha.
Percebi alguma influência de O Senhor dos Anéis em algumas passagens, mas são realmente tramas diferentes, únicas, cada uma ao seu modo.
Só não dou 4.5/5 estrelas pois achei alguma coisa ou outra meio boba, como Rand conhecendo Elayne e o irmão etc.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Fabio Pedreira 14/02/2018

Uma obra prima da fantasia
Não existe começo nem fim. Desde o começo do tempo que as sombras e a luz se enfrentam, a roda do tempo gira e, a cada era, um novo confronto se inicia. Mas, dessa vez, a roda tece um destino diferente que pode mudar o destino de todo o mundo. E no meio disso estão três garotos fazendeiros do pequeno povoado de Dois Rios, situado no canto mais remoto ao sul do mundo.

Rand, Mat e Perrin veem seus destinos completamente mudados de um dia para o outro, sem nem desconfiarem o motivo. A única que pode ajudá-los é uma desconhecida que se encontra na estalagem do povoado. Moiraine Sedai, uma Aes Sedai, aquela que toca o poder único, e que junto com seu guardião, Lan, são os únicos que sabem o que está acontecendo, mesmo que não totalmente.

Para completar, nessa caminhada se juntam a eles Egwine, uma garota de Dois Rios que busca sair em uma aventura, Nynaeve, conhecida também como a Sabedoria, um tipo de curandeira da vila, e também temos Tom, um Menestrel que conhece muitas coisas de suas viagens pelo mundo. Juntos todos eles passarão por dificuldades inimagináveis, enfrentando Trollocs, Desvanecidos, Guardiões da Luz, Amigos das Trevas, etc, quase todos criaturas a serviço do Tenebroso, a criatura da sombra que está em busca dos rapazes para acabar com a Roda do Tempo e o tempo em si e assim dominar o mundo em trevas.

Esse livro na minha opinião é uma leitura mais que obrigatória para qualquer um que goste de fantasia, e não só para eles, mas para qualquer um. Uma fantasia completa com um mundo extremamente vasto e uma mitologia incrivelmente grande e bem desenvolvida. Vejo muita inspiração em O Senhor dos Anéis, vários personagens, locais ou criaturas me lembraram passagens da obra de Tolkien, mas não se preocupem, pois tudo aqui é feito de uma forma muito original, o mundo que Robert Jordan criou é único.

Por isso essa é uma leitura que deve ser feita sem pressa, desfrutando cada página, pois a quantidade de informações e termos são enormes, e olhe que esse é apenas o primeiro livro de uma serie de 14. O Olho do Mundo é um livro bastante introdutório, feito para se entender toda essa mitologia que ronda a obra, mas para ajudar todo leitor, no fim do livro existe um glossário que explica muitos dos termos caso você esqueça do que se trata.

Mas, apesar de introdutório, a obra é completa, você encontra momentos de ação, tensão, humor, reflexão e tudo mais. A escrita de Jordan, apesar de ser bem descritiva, não chega a ser tão maçante como a de Tolkien, por exemplo. Mas as letras pequenas do livro podem cansar um pouco o leitor, por isso eu repito, é uma obra para se ler sem pressa, com calma, absorvendo as informações com cuidado.

Os personagens do livro são muito bem trabalhados, sejam eles principais ou figurantes, você consegue se identificar com uns, se irritar com outros, é muito fácil se conectar com cada um deles. A única personagem que, pelo menos até o momento, achei mais fraca foi Egwene. A garota não faz muito por merecer sua atenção. E isso infelizmente vai até contra um fato muito interessante desse livro e que gostei bastante, que é o fato de que todas as mulheres, sejam elas principais ou figurantes são muito fod** (me perdoem a palavra).

De acordo com a mitologia, apenas as mulheres podem tocar o poder único, quando os homens fazem isso, eles acabam ficando loucos. Essas mulheres são as Aes Sedai. Imagine o mago mais forte que você conhece... Agora dobre ou triplique seu poder e você terá conhecido uma. Moiraine é uma delas, e as coisas que ela faz nesse livro é de se aplaudir às vezes.

Mas não só pelo poder as personagens são conhecidas aqui, mas também pela sua personalidade. Todas as mulheres do livro tem personalidades fortes, bem desenvolvidas. Um exemplo é que em Dois Rios os homens fazem sempre uma reunião para decidir o que vão fazer com a vila, mas se o conselho das mulheres não aprovar, eles podem reclamar a vontade que não vão fazer nada. A única que infelizmente, até agora, pelo menos, não faz tanta diferença assim é Egwene. Mas vamos ver, ainda temos 13 livros pela frente.

De todos os personagens o que se tornou meu favorito foi Perrin. No decorrer da trama todos vão amadurecendo de uma forma fluida, e Perrin é um deles. Suas passagens no livro, em um certo tempo, se tornam bem interessantes, e as mudanças causadas nele devido ao poder único me fizeram gostar bastante do personagem. Não vou dizer o que, mas digo que suas mudanças me lembram muito algumas coisas de As crônicas de gelo e fogo.

Agora vem o lado ruim da coisa. E não estou falando do livro, mas da situação em que a série se encontra. Como eu já disse antes, a série consta de quatorze livros, e a Intrínseca, por enquanto, só lançou os cinco primeiros. Esse primeiro volume hoje em dia é praticamente impossível de se conseguir (Intrínseca já relançou, porém com um preço alto ainda), porém, a editora, depois de um apelo enorme dos fãs de fantasia e uma campanha no Facebook, se comprometeu a fazer uma nova tiragem do primeiro volume e avisou que lançará ainda este ano o sexto livro, porém, sem previsão nenhuma para os próximos. Então, você leitor de fantasia, não deixe esse livro ser descontinuado, compre-o, faça sua parte para que, assim, a série possa continuar e a editora veja que nós nos importamos com ela. E, vai por mim, vale muito a pena.

Mas, eu poderia continuar falando do livro aqui por um bom tempo, todavia, acho que o principal eu já passei. Comecei o ano com o pé direito, favoritando logo na primeira leitura do ano. Recomendo demais a obra, leiam-na com calma, sem pressa, se conectem com os personagens e entrem nesse mundo incrível criado por Robert Jordan e sua mente fantástica. Se vocês se arrependerem, podem me cobrar.

Obs: Parece que já tem uma série de TV sendo desenvolvida. Espero muito que seja algo alá HBO, mas que seja o que a Roda do Tempo tecer.
Alexandre Bandeira @bandeirabooks 03/11/2018minha estante
Show! Já terminei de ler e tornei-me fã de carteirinha da série. Muito boa a saga e resumiu certo minha impressão sobre o livro! Valeu!!!

Maria 31/10/2021

madrugada altamente produtiva.
"um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da roda do tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas."

quando a vila na região dos dois rios é atacada por bestas, moiraine se vê na obrigação de ajudar acreditando que o rand possa ser o dragão renascido ? que pode salvar ou destruir o mundo. é uma fantasia puramente medieval, são 800 páginas que precisam ser lidas com calma e muita atenção, pra quem tem dificuldades nesse tipo de fantasia (assim como eu), recomendo a leitura contínua pq eu tive que ler tudo novamente pra poder lembrar. a ambientação desse livro tbm é braba demais.

Teus 01/06/2020

Vale a pena?
Pra quem gosta de literatura fantástica e tem espaço no cérebro pra conseguir se lembrar de mais uma saga, o livro é muito bom.

O tamanho se justifica na história, em nenhum momento a achei arrastada. A trama e a questão fantástica são boas mas, pra quem está acostumado com literatura fantástica, é impossível não reparar influências de outras obras no livro.

Apesar de ter gostado, não sei se consigo ler o restante das obras, sendo que, dos 14 livros, somente 6 foram lançados no Brasil (e essa saga começou a ser publicada em 1990, lançado aqui em 2009).

Zihtuan 19/01/2022

Eu sabia que seria uma leitura diferente e que encontraria muitas coisas, não achei que fosse tanto assim.

Gostei de ver muitos diálogos e deles passando juntos pelas situações, sei de umas partes mais a frente a respeito das interações, mas também espero ver alguns personagens serem mais desenvolvidos embora já fique claro desde daqui como cada um funciona.

Não sei o que virá a seguir, mas estou interessada, a leitura não fluia sempre só que a curiosidade se fez bem presente então só preciso aguardar por mais.

Vale a pena com certeza a leitura já que tudo foi muito bem construído e tem cara de ser uma história bem contada, que não peca nos detalhes. No mais a série é diferente mas entendo que por uma questão de "fazer andar mais rápido".

Saturnotemanéis 02/12/2021

A Roda gira
Amei muito, me senti envolvido desde o começo, minha única ressalva é que eu acho que ele poderia ter fácil umas páginas a menos, já que algumas descrições são muito longas, ao ponto de ser fácil se perder e me deixaram o sentimento de que são desnecessárias. Mas o conjunto inteiro é muito bom, um universo rico, uma mitologia interessante, bons personagens e a promessa de mais, porque além dessas oitocentas páginas ainda tem mais treze livros e um spinoff, ou seja, muito tempo para desenvolver o que foi apresentado aqui e ainda expandir. Faltou muito pouco para ele se tornar favorito.

Rodolfo Rodriguez 31/07/2023

Fantástico
Depois de assistir a série, resolvi ler o livro, e como cortam partes na serie, muito mais trabalhado, você se sente dentro da história

Jonatas.Pimentel 19/12/2020

A roda do tempo
O Olho do Mundo foi o meu centésimo livro em 2020! muito mais do que eu imaginaria que leria no começo do ano. Comecei 2020 achando que seria um ano corrido e com muitas coisas para fazer, mas ai veio a maldita pandemia e tudo parou. Foi na leitura que consegui fugir desse caos e das paredes da minha casa. Foi através dos livros que me mantive em pé e com um pouco de esperança pro futuro.

Ler O Olho do Mundo foi uma jornada. Me senti tão cansado quanto os personagens em suas longas viagens. Mas, no final, foi muito bom. Estou feliz por descobrir esse universo criado por Jordan. São 14 livros e eu apenas iniciei o meu caminho na longa estrada da Roda do Tempo. Estamos a mercê do tempo, sempre. Torcendo pra próxima rodada da engrenagem do tempo seja melhor; tanto nos livros como aqui, na vida "real". Há de ser o que a Roda tecer!

Miranda 19/09/2022

Você leitor de fantasia épica, leitor de Tolken, Brandon Sanderson, George Martin...você não pode perder essa série a Roda do tempo.
Terminei essa semana o primeiro livro e já estou muito ansiosa por continuar essa série que contempla 14 livros e um prequel. Livros que começaram a ser escritos no início dos anos 90 e que após a morte do autor Robert Jordan ela foi terminada por nada menos que o senhor Brandon Sanderson (que escreveu os últimos 2 livros).
E não para por ai, pois a amazon prime resolver trazer para os fãs a série a Roda do Tempo que estreia amanhã dia 19/11 na plataforma Prime. Já saiu alguns trailer da série que parece estar perfeita. Já estou ansiosa para ver a série e continuar a leitura desses livros.
Vou deixar aqui também os instagrams de booktubers que estão fazendo a cobertura desses livros e da série desde o ínicio do ano e que já lançaram vários vídeos de discussão dos livros, além de curiosidades sobre a série. V

**The wheel weaves as the wheel wills**

Lu 30/06/2019

Chato
Já reparou como alguns autores, como Tolkien, Ken Follett, George R.R. Martin e Patrick Rothuss preparam o leitor para ler praticamente qualquer coisa? Mais de 700 páginas? Sem problemas. Ponto de vista de personagens que fazem coisas terríveis? Beleza. Mundos complexos? Idiomas criados pelo próprio autor?

Hell, yeah!!!

Por isso, eu não me sentia intimidada pela Coleção da Roda do Tempo, como não me intimidei com os os dez volumes das Crônicas Saxônicas. Eu precisava de algo que me ajudasse a esperar pelos Ventos do Inverno e seria ótimo ter uns dois meses de leitura boa, consistente e divertida pela frente. Mas não foi bem assim.

A narrativa do Robert Jordan é agradável, embora um tantinho prolixa. É claro que o autor precisa de tempo para poder explicar a mitologia e a cultura dos povos que ele está criando. Só que nada parecia muito importante, então, os nomes iam se perdendo com o passar dos. A mitologia é interessante, mas eu não senti empatia. Não senti vontade de morar na vila onde se passa o acontecimento principal. Isso não chega a ser um problema, já que também não quero viver em Westeros, por exemplo. Ou em Panem. Eu não consegui me conectar ao universo criado pelo autor.

Essa questão seria bastante ruim, pois estamos falando de um livro de fantasia, mas a coisa fica ainda pior quando se trata dos personagens e dos diálogos.

Veja bem, eu adoro protagonistas jovens, até porque eu comecei a ler literatura juvenil depois de adulta. Lyra Beláqcua, Harry Potter e Percy Jackson são alguns dos meus personagens favoritos. Mas eles têm em comum charme e um autor que saiba explorar bem as interações entre o protagonista e os outros personagens. Isso não acontece aqui.

Embora eu nem desgoste totalmente de Rand e Perrin, tenho dificuldade para entender como eles conseguem viajar, comer, dormir e ter sua hospedagem paga por alguém que eles parecem detestar "por causa das histórias". Por mais que eu diga para mim mesma que Moiraine vem de uma gangue de nazistas donas de escravos que afogam gatinhos, sem uma explicação clara do que as feiticeiras fizeram até a página 250, Rand e seus amigos parecem 3 moleques ingratos, preconceituosos e sem educação. Incapazes de separar histórias da realidade. Além disso, como personagens, Lan e Moiraine são beeeeeeem mais interessantes do que o trio de protagonistas.

Somando-se a isso os diálogos bobos e pretensiosos, não sobra muita coisa. Não há motivo para eu continuar lendo, porque, em MINHA opinião, o livro, embora anuncie algo grandioso, épico e inesquecível, entrega muito pouco. Não adianta criar um mundo do zero, se os diálogos e os personagens não são bons. Porque eles são a base de qualquer história, não importa o gênero literário.

Por isso, lamentando bastante, eu vou, sim, largar "O olho do mundo". Cada vez que eu sentir uma pontada de remorso, vou me lembrar das falas do Mat, e tenho certeza de que isso vai me confortar.

Não recomendo.

Malphus 14/07/2019minha estante
Eu comecei a ler agora e percebi tudo isso. A narração é muito arrastada. Páginas e páginas de acontecimentos sem nenhuma importância. É uma pena pois é uma saga tão bem falada, mas não tenho paciência pra tanta enrolação. Acho que vou largar também.

Lu 05/08/2019minha estante
Pois é, Malphus. Todo mundo fala tão bem... que decepção!

Cutulo 08/06/2020minha estante
Aaah! Finalmente achei alguém com a mesma opinião kkkkkkk
Concordo com todas as palavras, sem tirar e nem por

Lu 09/06/2020minha estante
@Cutulo, TMJ!

Mahfud, Fábio 12/01/2021minha estante
Achei o review que eu precisava para não embarcar em uma série de 14 (what?) livros. Obrigado. ?

Lu 12/01/2021minha estante
De nada! ?

@virginiagraciela 28/03/2020

Eu não sabia o que esperar, já que comprei essa série no impulso. Mas gostei do que li.
Robert Jordan criou um mundo muito interessante e cativante. Os personagens são incríveis, principalmente as femininas.
Eu senti durante a leitura muitas conexões com o senhor dos anéis, mas não de forma negativa, a inspiração é clara, mas o autor sabe levar a história bem sem recair em semelhanças. A escrita dele é simples, direta ao ponto, sem muitas descrições, as apresentações desse mundo são feitas de forma natural. É um livro bem amarrado.
Enfim , já me apeguei a todo mundo. Agora só término de ler lá no 14 livro.

Barbara 06/02/2022

Um excelente começo
História incrível, jornada incrível, personagens incríveis e universo incrível.

Fui influenciada pela serie da Amazon a ler o livro, afinal queria respostas, e ainda não as obtive, mas sei que elas virão eventualmente, considerando que já comprei o livro dois e três.

Eu realmente vivi toda a história com os personagens e mal posso esperar pelo segundo volume! Foi um ótimo começo para uma longa jornada

selvadelivros 14/05/2020

Hino
Uma cruza de Senhor dos Anéis com Crônicas de Gelo e Fogo e uma identidade própria incrível.

Nem sei direito como resumir esse livro, mas acredito que a frase clichê ”três amigos em uma jornada épica” cai bem. Certa noite o pequeno povoado dos nossos protagonistas é invadido por bestas e, como em toda boa fantasia, eles precisam fugir e ir resolver o problema em algum lugar muito distante. É aí que a grande jornada começa.

“Todo mundo morre. A Roda gira. Mas eu não vou me enroscar num canto e esperar que isso aconteça.”

Temos personagens cativantes, personagens ainda MAIS cativantes e personagens nem um pouco cativantes (propositalmente), temos seres de outras espécies, algumas conhecidas, outras inovadoras, temos uma pitadinha de romance, muitos vilarejos e “cidades grandes”, temos batalhas e aquele corridão do exército inimigo que a gente ama tanto quando acontece.

Grande parte do livro se passa numa ânsia com um misto de saudade de casa e perigo iminente. O que traz a questão da evolução dos personagens ao longo do livro. O pastor amedrontado do vilarejo pode vir a se tornar algo grandioso...

Apesar de suas 800 páginas o livro passa rapidamente e quaase sempre com bastante atividade, num vai e vem de personagens. Achei interessante que num pequeno trecho onde a coisa quis ficar monótona o autor brincou com a narrativa e deu uma modificada nela, invertendo as coisas no tempo.

Quando chegamos na última página é impossível não parar pra pensar no tanto de coisas que aconteceram na história. Parece que lemos vários livros ao invés de um, parece que muito, muito tempo se passou imerso na história e agora, infelizmente, você tem que voltar pra realidade.

“Relaxe, garoto. Lide com a vida conforme ela vier. Fuja quando precisar, lute quando for necessário, descanse quando puder.”

Recomendo muito! Quem puder, por favor, leia 🖤