O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Maria 31/10/2021

madrugada altamente produtiva.
"um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da roda do tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas."

quando a vila na região dos dois rios é atacada por bestas, moiraine se vê na obrigação de ajudar acreditando que o rand possa ser o dragão renascido ? que pode salvar ou destruir o mundo. é uma fantasia puramente medieval, são 800 páginas que precisam ser lidas com calma e muita atenção, pra quem tem dificuldades nesse tipo de fantasia (assim como eu), recomendo a leitura contínua pq eu tive que ler tudo novamente pra poder lembrar. a ambientação desse livro tbm é braba demais.

Felipe.Lossilla 15/01/2022minha estante
top

botelhobru02 22/10/2021

Um dos melhores livros de fantasia que já li!
Primeiramente, gostaria de destacar a representatividade feminina que está presente no livro. Jordan nos proporcionou uma sociedade na qual as mulheres tem os mesmos direitos que os homens, são poderosas, respeitadas e reconhecidas. Inclusive, as três personagens principais são mulheres fantástica.

Esse primeiro livro é como se fosse o "prólogo" pra toda história, nele vamos aprender sobre todo o universo do povo do dragão e nos familiarizar com a mitologia e história de cada lugar. Eu amei o quanto é rico de detalhes todo esse universo, as descrições são incríveis.

Enfim, só não dei 5 estrelas pq imagino que haverá livros melhores que esse primeiro, olha que ele já é incrível, e indico ele para todos aqueles que gostam de Senhor dos anéis, Harry Potter e afins.

Meu único arrependimento é não ter começado essa série antes, virou uma das minhas favoritas da vida.

Roberto344 08/12/2021

Há de ser o que a roda tecer
Irei falar só sobre a minha experiência com a leitura.

A Roda do tempo é um livro incrível, nos primeiros capítulos eu achei um pouco chato e não tava conseguindo entender nada, mas quando no decorrer do livro eu percebi o quanto aquele final era importante para a história.

Depois que me conectei com a história consegui ler super rápido.

Uma das coisas que achei complicado foi lembrar o nome de todos os personagens, mas depois eu consegui decorar tudo com facilidade

O livro é muito incrível, sério, Leiam.

Yngrid 01/01/2023

Fantasia de qualidade
Pra quem quer uma fantasia com um mundo fictício bem construído, recomendo a Roda do tempo, o autor usa muito bem a jornada do herói em sua história. Para um 1° livro de uma série ele ótimo, cumpre muito bem o seu papel de introduzir aos leitores sobre esse mundo.

Kidakika 01/02/2021

Ótima fantasia
O livro só não ganhou 5 estrelas pois é muito difícil de entrar no mundo no começo. Acho que só lá pelos 40% eu comecei a entender melhor a história e para ser sincera nem sei se entendi tudo rs. Vou dar continuidade à série.

Luciana 07/04/2022

O olho do mundo
Eu gostei muito da história, só achei ela meio arrastada na maior parte do tempo, não foi uma leitura fácil (acho que o número de páginas atrapalha demais). Mas é inegável a qualidade que esse enredo possui.

Em muitos momentos eu senti muito da influência de O Senhor dos Anéis sobre a obra, como se Robert Jordan estivesse expandindo o universo deixado por Tolkien, mas sem perder a originalidade de sua própria criação.

Os personagens são bem construídos e o autor criou um universo absurdamente rico. No final, as coisas assumiram um ritmo mais constante e as últimas páginas deixaram aquele gostinho de "quero mais". Espero que nos próximos livros ele se dedique mais aos pontos de vistas de outros personagens.

GabrielxxGarcia 11/12/2021

Construção Incrível e Ritmo Contínuo (mas lento).
O autor caprichou e investiu em um universo incrível e muito bem construído, um universo com milhões de coisas para contar mas que entrega apenas migalhas para nós leitores, e por incrível que pareça isso não é uma coisa ruim. Robert Jordan conta de forma regrada uma série de pequenos acontecimentos que constroem a trama de forma contínua e balanceada, e então, antes que a gente perceba todas aquelas migalhas começam a significar muita coisa dentro desse universo e dentro de suas eras e eras de história. Alguns personagens não chamaram tanta atenção no começo mas não chegou a ser um problema já que ao longo do livro eles vão sendo melhor desenvolvidos. Algumas explicações são meio preguiçosas, e como vai dar trabalho falar disso sem dar spoilers vou deixar por isso mesmo. Uma coisa que amei foi como o autor tratou a representação feminina no universo dele, ficou natural demais e ele não perdeu a mão em momento algum, vários autores tendem a perder a noção do que é igualdade e acabam forçando a barra quando tentam mostrar igualdade entre gêneros nos seus livros; aqui temos matriarcado, conselhos de vilarejo formados por mulheres com poder de decisão igual ao do conselho formado por homens, conselheiras reais, sabedorias (que são um tipo de anciãs curandeiras dos povoados), um sistema de "magia" que somente mulheres conseguem utilizar (de forma segura, por enquanto pelo menos) e homens que são resgatados e salvos por essas mulheres o tempo todo! e gente, é muito bom!!!
Apesar do ritmo desanimar no começo do livro aconselho que aguente firme porque a leitura vale a pena.

Wesley Santos 30/12/2022

Uma fantasia muito bem construída
O universo apresentado me cativou logo no início, a ambientação não poupou detalhes sobre como as coisas funcionam em cada cidade ou vila.
A descrição dos diferentes povos e seus costumes e lendas foram um dos pontos que eu mais gostei.
O núcleo dos personagens principais é interessante sempre nos apresentado novos acontecimentos sem deixar ninguém largado durante a história.
Pode se tornar uma leitura pesada por ser um livro de introdução do universo mas ainda sim pretendo continuar a saga.

Lis 10/01/2023

Gostei muito da leitura e já estou muito empolgada para ler o segundo livro da saga. Me lembrou muito "O senhor dos anéis", uma leitura um pouco mais lenta por conta de muitos detalhes descritos, no início um pouco entediante, mas assim que vc se familiariza com os personagens passa ser muito agradável e envolvendo. Super recomendo.

Ni 22/03/2023

A Roda e o Fio
Uma das coisas que eu mais gostei no livro foram as conveniências. O que geralmente é um ponto negativo em qualquer outro livro de fantasia, nesse foi o ponto chave, porque conversa muito com a narrativa e a proposta do livro, ou seja, existem conveniências, mas elas são justificadas. Um artifício brilhante e safado.
Math 25/04/2023minha estante
Queria eu ser um Ta'veren hahahah

Jussara 28/01/2021

O olho do mundo
O livro é meio lento no início e parece ser bem genérico, mas existe um momento onde os personagens se separam e a história começa a ganhar corpo, e os personagem conseguem se desenvolver melhor o que tomar o livro mais interessante. Os personagens são novos e em várias situações agem como pessoas nova, algumas vezes chegava me irritar, mas não o suficiente para me tirar da história. Em resumo é um ótimo livro que tem muito espaço para crescer.

Lidia 26/07/2021

A introdução mais longa que eu já li
A primeira vez que eu ouvi falar de Robert Jordan foi nesse ano... sim, pasmem.
Na minha infinita procura por livros de fantasia adulta que realmente valem a leitura, eu dei de cara com essa série que não é pouca coisa. Vários booktubers gringos recomendando e falando o quanto essa série é incrível e importante, além dos poucos booktubers brasileiros que encontrei fazendo resenhas.
Logo de cara a premissa à lá Tolkien já me chamou a atenção, mesmo com várias críticas à esse fato. E a questão de estar sendo produzida uma séria pela Amazon me animou ainda mais.
Decidi que iria enfrentar pelo menos o primeiro livro (para ver se eu iria curtir mesmo), e que essa experiência teria que ser no livro físico. Imaginem minha decepção quando eu fiquei sabendo que a Intrínseca não está reimprimindo novos exemplares? Foi ai que entendi a falta de resenhas na internet, e o porque essa série não era tão falada aqui no Brasil.
Enfim, depois de vários e-mails expressando meu descontentamento e inúmeras pesquisas na internet por um exemplar usado, encontrei um em um sebo de outro estado.
Eu estava muito ansiosa para a leitura, mas sabia que não deveria elevar as expectativas para que fosse uma leitura mais prazerosa e tranquila.
Comecei a ler nas minhas férias, e logo nos primeiros capítulos já me vi imersa nesse mundo incrível e fantástico que o Jordan criou, a riqueza dos detalhes, da mitologia, da construção de mundo e da forma que ele ambientou tudo em uma coisa só.
Confesso que teve momentos que se arrastaram sim, e que alguns personagens simplesmente não funcionaram comigo, não porque eram construídos pobremente, mas porque eram chatos mesmo.
É um livro complexo, e sim, você tem que consultar o glossário no fim do livro a fim de entender a história e os termos usados, mas sinto que essa introdução foi apenas um gostinho do que a história realmente é.
Fiquei muito em dúvida da nota, e ela já mudou algumas vezes e talvez mude novamente mais para a frente. Não queria dar 5 estrelas logo de cara porque quero entender melhor os próximos volumes e analisar a continuação melhor, se não todos vão acabar com notas baseadas na pura empolgação, o que não seria ruim, mas tenho tentado ser um pouco mais crítica em questão de avaliação, na leitura eu simplesmente esqueço isso, aproveito pra caramba e dou nota 10 para tudo. Acho que ler Tolkien antes me ajudou a ter paciência com uma história detalhista, e me fez apreciar mais o gênero fantástico do que o que eu já apreciava, na sua essência e riqueza de descrições e ambientações extremamente complexas.
Quando terminei a última página e fechei o livro eu queria logo ler o segundo volume (mais uma vez o descontentamento com a Intrínseca: que raiva que vocês não estão reimprimindo, as pessoas estão abusando nos preços em "livros raros" que são publicados no Brasil, não chorem as pitangas quando a literatura fantástica tiver uma baixa, porque ninguém aguentar pagar 700 por um livro publicado aqui), mas me segurei porque quero ler essa história com toda paciência do mundo, absorver a riqueza do mundo construído e imergir na aventura com esse grupo bizarro.
Um parênteses: o prologo no começo me deixou tão confusa quanto o restante das pessoas que leram esse livro, mas eu fiquei tão empolgada e sabe aquela sensação que diz "esse vai ser um dos bons?"
Numa série com 14 livros e 1 prologo sei que vai ter altos e baixos, mas não deixo de ficar empolgada imaginando quando eu chegar no 14º livro e terminar a história que já me conquistou no 1º.
Lagado:) 17/08/2021minha estante
oi, otima resenha, a proposito a intrisenca está reimprimindo todos os livros caso tenha interesse, mas está o olho da cara kk

Lagado:) 17/08/2021minha estante
intrinseca*

Lidia 18/08/2021minha estante
Ahh eu vi!! haha um absurdo os preços!!

Henrique.Zara 13/02/2020

Um ótimo começo
Fãs de Tolkien vão amar

Joee 11/06/2020

Excelente livro de fantasia, o primeiro livro da série "A Roda do Tempo". Para aqueles que são fãs e amantes de literaturas fantásticas, esta é uma obra classe A. Leitura de fácil compreensão, bastante fluída e completa. Personagens muito bem elaborados, cenários, e com certeza a trama.
Índico e creio que todo o fã de fantasias deveriam ler a obra.
Tramujas 11/06/2020minha estante
Ótima resenha, fico feliz por ter gostado, esperando a resenha dos próximos volumes da série ?