O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Lagado:) 06/09/2021

O Olho do Mundo
A Roda do Tempo gira, e Eras vêm e vão, deixando memórias que se transformam em lendas.

Um mundo onde apenas Aes sedeai mulheres conseguem canalizar o Poder Único, Uma jornada incrivel cheia de reviravoltas e intrigas, laços se fortalecem e profecias se realizam.
   O olho do mundo é um livro cheio de magia, lendas, histórias, muita cultura e religião, uma trama incrivel que te prende do começo ao fim sem decepicionar 1 segundo, a cada capitulo que passava eu me apaixonava mais pelos personagens e por esse mundo incrivel que o Robert Jordan criou.
   Em A Roda do Tempo existe a Fonte Verdadeira a força que impulsiona a criação, gerada pelo Criador para girar a Roda do Tempo.
   A Fonte Verdadeiraé dividida em Saidin e Saidar.
Saidin é a metade masculina dessa fonte.
Saidar é a metade feminina dessa fonte.
   Saidin e Saidar trabalham um contra o outro ao mesmo tempo gerando a força que faz a Roda do Tempo girar.
   E homens e Mulheres que canalizam poder da Fonte Verdadeira, são chamados de Aes Sedai e esse poder é chamado de Poder Único.
   Mas a metade masculina da fonte verdadeira foi maculada pelo toque do Tenebroso, fazendo assim qualquer homem que canalizar Poder Único morrer.
   Cada Aes Sedai consegue canalizar uma quantidade limitada de Poder Único mas existem objetos que auxiliam a canalizar mais poder e ele são chamados de Angreal e Sa'angreal.
   O Angreal ajuda a canalizar mais poder, e o Sa'angreal ajuda a canalizar mais poder do que o Angreal.
   Eu estou muito ansioso para continuar lendo e quero muito ver o defecho desse universo, porque eu consigo ver um mundo incrivel e gigantesco a ser explorado.

Soph 15/07/2021

To um pouco confusa em que nota dar para esse livro. Primeiro achei que fosse odiar pelo epilogo confuso, mas acabei entrando de cabeça nessa história e devorei o livro. Depois tem o fato de ser detalhista, mas eu adorei essa parte também apesar de que as vezes senti que foi arrastado. Esse mundo também é confuso mas é obvio que tem muita coisa a ser revelada nos próximos livros. Os personagens também, são interessantes e legais mas as vezes eu fiquei irritada com elas. O final já era esperado pra mim e com todo o desespero sendo construído ao longo do livro, eu esperava mais dele. Eu amei os personagens, o detalhismo e o mundo criado, mas cimeo eu disse acima, elas também tem partes ruins.

Mono 23/03/2020

Muito bom, porém entendo que não é para todos
Olha eu realmente entendo quem disser que largou ou não gostou, já que o livro é uma jornada beeeeem longa (alô 800 pag rs) mas pelo menos p mim isso não foi um problema, houve ação e quando não ouve haviam cenários bem interessantes e eu achei bem legal o jeito que o autor construiu um satanás próprio pro universo, sendo a mesma coisa pro lugar que na minha visão equivalia ao inferno. Mas enfim vamos pra historia: é o seguinte o tal satã que no livro é conhecido como tenebroso entre outros nomes ta atras de três caipiras... ai gente n consigo ver uma definição melhor que ''o satanás qr comer o cu de três caipiras mas ninguém sabe o pq aí esses três caipiras partem em uma viagem p impedir q as forças do tenebroso machuquem as pessoas q eles gostam e conhecem e p tbm descobrir pq o satanás qr tanto o cu desses caipiras.'' PRONTO RESENHEI OHJUUKIGHJUHBGHJUKIJHJ

Vaskar 17/07/2022

Maravilhoso, mas demorado no final
Esse livro é muito bom, bom demais, realmente bom. A magia é incrível, os personagens são perfeitos, o jeito que os personagens se encaixam na história e a forma como o autor consegue se aproveitar de cada um é perfeita.

O livro 80% foi maravilhoso, e sempre que eu pegava pra ler, ele passava muito rápido, isso porque a história é realmente muito interessante e boa. O problema é que, lá pro final do livro, a história começa a demorar demais, e o livro termina cheio de pontos soltos (eu sei que tem outros 12 livros), além de que uma parte do final é meio confusa. O livro realmente pode ser bem confuso, mas no final essa confusão foi grande demais, e a gente, que ficou o livro todo esperando por uma resposta, não a tem.

Estou ansioso para ler o próximo, porque apesar desse final, gostei muito do livro.

Rodrigo 20/04/2020

Eu sempre ouvi falar muito dos livros d'A Roda do Tempo e sei lá acabei nunca lendo, coisas da vida. E eu acredito muito que tudo vem no tempo certo, no momento em que você realmente irá apreciar tal coisa e que vai tirar tudo dela.
Eu amo ler fantasia e scifi, são meus gêneros favoritos e eu passei por uma ressaca literária muito forte esses tempos e acabei não tendo vontade nenhuma de ler ou nem me interessava por livros, por vários motivos faculdade, TCC, falta de tempo etc. Pra uma pessoa que desde criança sempre estava lendo um livro, isso é horrível.
Foi O Olho do Mundo que me deu essa ânsia pela leitura novamente. Esse livro me cativou tão rápido e tão forte que eu devorei o livro em poucos dias. Esse pouco que provei do universo de Jordan, já me deixou apaixonado não só pela mitologia e pela história, mas principalmente pelos personagens.
O protagonista é bem legal, mas eu acabei tendo uma paixão tão forte pelo Mat e Perrin que quando eu penso em ler A Roda do Tempo eles são os maiores motivos.
Enfim, uma das melhores leituras que tive e sou grato ao Jordan por ter me curado dessa ressaca literária que durou meses.

Marlon.Abel 03/11/2021

Roda, define: pela repetição.
O olho do mundo foi uma leitura difícil, mas não por uma complexidade de história, por termos complicados ou uma composição de frases de difícil compreensão. Na verdade é bem pelo contrário. A leitura e a composição da história é feita até de forma um tanto infantil, sempre dando a impressão que as idéias do autor foram aparecendo enquanto escrevia, acontecendo assim, algumas reviravoltas na trajetória de algum personagem sem nenhuma prévia construção. A escrita é simples porém carece de uma certa perícia em várias situações, deixando certas descrições genéricas e assim dificultando a imersão. Vários fatores ambientadores sofrem desse mesmo problema e só torna tudo extremamente repetitivo e supérfluo, e é por esse motivo que para mim, essa leitura foi muito difícil, pois foi por muitas vezes tediosa e arrastada, com detalhes e enxertos desnecessários que ao meu ver cumpriu somente o intuito de engrossar um livro na ânsia da criação de um épico da fantasia medieval.
Estava ansioso por começar essa obra, mas admito que vou parar nesse primeiro livro, pois todo o encanto com o autor se quebrou nos primeiros capítulos, quando é perceptível uma falta de um rebusco que abordar um gênero desses precisa, para a princípio fazer o leitor se deslumbrar com o universo, para depois se afeiçoar a tudo que ele têm a oferecer.
Das coisas que mais me incomodaram, além de uma história desnecessariamente grande e quando se para pra pensar, sem muita coisa, foi a falta de personalidade definida de todos os personagens. A descrita já é indecisa em como abordar a própria história, os personagens todos se repetem em seus diálogos o livro todo, as linhas de pensamento são quase todas dos indivíduos em negação (sério, só não falo que são todos, porquê não releria o livro pra afirmar), e o livro sempre tenta reafirmar a dita personalidade deles da mesma forma (e tenta, hein) que é sempre maçante a ponto de revirar os olhos quando acontece. Todos os personagens periféricos são os mesmos. Falam igual, se parecem e se repetem o bendito do livro todo
A história é expositiva, cheia de conveniências e repetitiva, tendo capítulos onde dados personagens, passam pelas mesmas coisas sem nenhuma consequência diferente. Como se fosse só um "filler" para engordar mais o livro, afinal, não existe épico de 300 páginas, né?!
Me decepcionei com "A roda do tempo", mas sei que ele tem os elementos certos para conquistar (afinal, já o fez) uma legião de fãs. Não é uma leitura complicada de forma alguma, mas é cansativa, mesmo para os amantes da obra. Consigo ver sim a grande inspiração em Lotr, apesar de achar uma heresia absurda a comparação. Para quem procura algo não muito complexo, mas com muita aventura, é um boa pedida. Triste por não ter gostado. Acontece. Quem perde sou eu.

Thaila 23/05/2020

Surpreendente
Eu só comprei esse livro pq estava barato kkkkkkk. Eu não poderia deixar de comprar um livro de 800 páginas por 15,90. Li a sinopse e achei super interessante, mas já estava preparada pra não gostar e desistir da leitura oq não aconteceu. A cada página que eu lia eu ficava mais e mais interessada e parecia que eu estava dentro da história, foi incrível. Sabia que o Rand era o mais poderoso de todos eles e fiquei chocada quando ele finalmente se revelou. O final me deixou super intrigada e não vejo a hora de ler os outros. Agr o negócio é esperar uma promoção boa pra comprar o segundo.

Davi.Winchester 03/06/2020

livro muitoo boom, mundo fantástico do autor, tenho apenas algumas críticas...alguns momentos a trama fica lenta e enrolada, mas não tira o brilho dessa obra...

Patty 01/11/2021

Perfeito!!
Estou encantada com "A Roda do Tempo". Terminei esse olho do mundo e estou partindo pra uma grande caçada, que é o volume 2. Os personagens são incríveis, estou apaixonada por eles e doida pra saber mais sobre o Perrin, o homem lobo. Robert Jordan criou todo um mundo e mitologia tão ricos e que não deixam nada a dever ao Senhor dos Anéis!!! Leiam! Leiam! Leiam!!
Nathan Soares 02/11/2021minha estante
Eu comprei esse livro ano passado em uma super promoção por uma resenha tão apaixonada quanto a sua pela criação de Jordan. Quero começar a ler, talvez coloque na meta do próximo ano. Já tenho o terceiro que também comprei em uma super promoção. Quero comprar o segundo, mas o valor está bem salgado por não contar com novas tiragens. Agora com essa nova edição, espero que voltem a tiragem de todos os volumes e continuem a publicação dos outros livros da série.

Patty 08/12/2021minha estante
Sim Nath, compra sim, sempre que tiver oportunidade. Eu comprei o 5º no mês passado, eles são meio caros, mas também são livros grandes e olha leia e não se arrependa. Essa saga é apaixonante!!

Dree 17/01/2023

Como fã de fantasia não podia deixar de ler A Roda do Tempo. Para os fãs de Tolkien esse livro tem vários elementos de O Hobbit. Tem aquela dinâmica dos personagens irem de um lugar a outro, sempre encontrando desafios e perigos pelo caminho.

Em A Roda do Tempo acompanhamos Rand al'Thor e seus amigos de Campo de Emond, que são de repente jogados em um mundo onde existem monstros, criaturas das sombras, além das temidas Aes Sedai, as mulheres que podem controlar o Poder Único.

Dentre os personagens os que mais gostei nesse primeiro livro foram o Lan, o guardião da Aes Sedai Moraine, que não fala muito, mas mesmo assim te cativa com sua personalidade. E Perrin Aybara, que também é bastante calado, mas começa a ter um desenvolvimento mais profundo.

Fiquei surpresa com a representação feminina muito forte nesse livro, pois ele foi escrito na década de 90. Sempre nos é apresentado mulheres fortes, como as Aes Sedai, que praticamente ditam várias decisões de governantes e Reis. Além das personagens Nynaeve e Egwene que desde o primeior momento sabem seus objetivos e não medem esforços para alcançá-los.

Para quem é fã de fantasia esse livro é um prato cheio. Recomendo dar uma chance e não se desmotivar pelas 800 páginas.

Me perdoem se a resenha não ficou muito boa, é a primeira que faço :)
Fernando 14/03/2023minha estante
Ficou boa sim sua resenha.

voctrhgo 14/07/2021

Tirei uma estrela somente pelo fato do livro ser um pouco lento e arrastado, e por ter ficado bastante confuso com alguns pontos da mitologia e história desse universo. Imagino que a medida que eu avance na série essas questões ficarão mais claras pra mim, mas por enquanto acho que 4 estrelas tá de bom tamanho.

Lanny 18/03/2023

Mitologia difícil
Eu fico, honestamente, embasbacada de como uma pessoa é capaz de criar algo assim como o mundo da Roda do Tempo.

A história que tem aqui é quase a mesma da história da humanidade. Coisa de 3 mil anos atrás ainda influenciando coisas do presente e do futuro.

O único problema que eu acho é a grande quantidade de personagens que a gente se perde e o fato da história ser baseada em religiões asiáticas que (pelo menos eu) temos pouco conhecimento.

Alguns fatos considerados históricos no livro, são ditos como se fossem de conhecimento comum. Não sei se esses fatos são de conhecimento comum pra quem tem conhecimento das religiões asiáticas ou se é feito de forma intencional pelo autor pra dar essa impressão. Mas pra mim, isso torna a história de difícil compreensão.

Achei que o final foi muito bom pra ser verdade. Não deve ser fácil desse jeito que as coisas se resolvem ou a série não teria 14 livros.

Agora é fazer algumas anotações, reassistir a série e próximo ano ler o livro 2.

Lidia 01/03/2023minha estante
Amei a resenha!!! Amigo vc venceeeeu ?????

Oldcat 01/03/2023minha estante
Simmm Kra!! Que adaptação horrível.

Giuliane.Souza 31/01/2021

Mas gente ..
Há algum tempo atrás eu tentei ler esse livro, mas alguma coisa nele me impediu. Não sei se foi o tamanho ou a capa ?... Mas olha que bom que li ele agora. Que fantasia incrível, uma construção de mundo muito bem feita e personagens cativantes.

Lucas.Zanco 17/05/2021

A Roda Do Tempo: Vol. 1: O Olho Do Mundo
Está foi minha releitura por esta obra maravilhosa de alta fantasia ou fantasia épica, hum mundo fantástico que se narra a famosa luta entre o bem e o mal, luz e trevas. Mas com um desenvolvimento um tanto quando lento em seu inicio, tato a quantidade de personagens primários e secundários que o livro apresenta em seu inicio, localidades e seu principal arco, os escolhidos. Eu entendo que o inicio pode ser maçante tato ao fato que como é o primeiro volume de uma série de 14 volumes enormes, é compreensivo a quantidade de descrição para que o autor possa desenvolver tanto as personalidade como as motivações dos personagens principais para que eles possam fazer está árdua jornada para combater as forças do Tenebroso ou do senhor das trevas em destruir definitivamente o mundo e a Luz, mas após a metade inicial em que somos apresentados aos personagens principais a leitura para mim se tornou cada vez mais acelerada porque eu queria muito saber os o que aguardava cada personagem em suas passagens por localidades diferentes e suas interações com novos personagens até no seu final incrível e desfecho inicial. Espero que minha resenha tenha cativado suas curiosidades para novas historias de fantasia, se deixei coisas e informações obscuras foram intencionais para que a curiosidade de vocês possam serem inflamadas para conhecerem está obra maravilhosa de alta fantasia
Ander 17/05/2021minha estante
=D