Vidas Secas: Graphic Novel

Vidas Secas: Graphic Novel Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas: Graphic Novel


54 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Aefe 08/10/2022

Não acrescenta
A HQ não acrescenta nada à obra. A ilustração não tem estudo de contexto, não transmite a paisagem sertaneja, e os personagens parecem paulistas. O resumo também não traz a emoção da obra original, é isso fica mais nítido no capítulo da Baleia.
comentários(0)comente



Rafa Mendes 28/06/2022

Vidas secas
Esse GN retrata uma realidade dura e sofrida, todo mundo falou que eu ia chorar muito, mas não chorei, me deixou com pesar e revolta, pois é revoltante a situação que as pessoas tinha que passar e alguns ainda passam hoje em dia, dor, sofrimento, preconceito, injustiça, mas em meio a tudo isso o livro termina com uma pontada de esperança, mesmo em meio as tristezas eles esperavam que a vida melhor ainda pudesse vir e o que eles passaram só serviu pra fazerem eles pessoas fortes, mas não é uma forma de romantizar o sofrimento, e sim entender que mesmo em meio a dor, podemos sonhar com uma vida melhor.
Eu consigo entender o livro, mas não consigo me relacionar a ele, então talvez esse foi o motivo de não ter sido tão catártico pra mim e também achei a linguagem difícil, por ser um livro bem antigo
comentários(0)comente



Onde estão? 16/06/2022

Ótima adaptação, ficou muito bom em forma de quadrinhos. A arte ficou sensacional e combinou bastante.
comentários(0)comente



Tuyl 01/05/2022

Li Vidas Secas há muitos anos, então só lembrava da história por cima. Esse quadrinho foi muito bem feito e tem uma leitura boa e rápida!
comentários(0)comente



Elaine432 05/04/2022

Li esse livro pra fazer uma prova e gostei muito. Li bem rápido e achei uma temática muito interessante e importante
comentários(0)comente



Cris 12/01/2022

Adaptação em graphic novel de uma grande obra.
As cores, os traços e o roteiro está maravilhoso. E não deixa nada a desejar e respeita o texto original.
comentários(0)comente



Andréia 03/01/2022

Vidas secas recontada em forma de HQ retrata bem a essência do livro, a vida difícil de uma família. Particularmente, não gostei muito da grafia- parece que não permitia a leitura fluir levemente, talvez seja essa a intenção- a história não possui leveza. Por outro lado, as imagens compensam com uma ótima perspectiva da história. Leitura rápida, vale a pena para conhecer ou relembrar a obra.
comentários(0)comente



Moo 03/01/2022

Ler essa HQ me remete ao encontro com o livro Vidas Secas lido na época de escola. Este foi um dos primeiros paradidáticos que me apaixonei. A releitura feita pelos quadrinistas Guazzelli e Arnaldo Branco através das cores branco, marrom e preto retratam a aridez que uma família de sertanejos enfrenta para conseguir as condições básicas de subsistência no sertão brasileiro. Apesar da vida dura também trazem as esperanças em formas de sonhos e desejos. Ao final, uma nova cor dá certo tom a narrativa, a dita cor da esperança. Vale a pena!
comentários(0)comente



Laranfm 06/09/2021

A grafic novel é fiel ao texto de Graciliano Ramos, e transmite a essência da história de vidas secas, uma história linda, atemporal, triste, profunda, real, um retrato maravilhoso e cru do povo sertanejo.... as ilustrações são belíssimas e sensíveis a história.
comentários(0)comente



cinthiaan 04/08/2021

Uma boa leitura.
Comprei essa hq justamente porque eu li Vidas secas e me emocionei muito com a história da familia que busca sobreviver e fugir da seca do sertao.

Queria ver se sentia as mesmas emoçoes que senti ao ler o livro algum tempo atras. Acontece que eu achei uma boa adaptação, as artes fortes, cheias de textura e falta de expressão dos personagens ajuda a transmitir o peso da história mas ainda sim senti falta de mais. Parece que ficou faltando algo pra mim que me fez sentir as emoçoes quando li ao livro. Principalmente no capítulo da cachorra baleia que, ainda sendo emocionante, no livro senti muito mais do que na HQ.
comentários(0)comente



Larissa 24/06/2021

Sofrimento da seca
Na graphic novel de "Vidas secas", temos a adaptação do texto de Graciliano Ramos de uma forma sensível e visualmente perfeita pata retratar a história de Fabiano, Sinhá Vitória, dos dois meninos e de Baleia. Os traços fortes e as cores ajudam a dar vida ao sofrimento da família na seca do sertão nordestino. O texto original e a adaptação são complementares, a leitura de um não exclui a necessidade de se ler o outro.
comentários(0)comente



Milena.Morbeck 30/05/2021

Ser o que já foi
Graciliano Ramos fez um bom trabalho. O tema ainda é atual e os pontos principais foram preservados. No final, você é o que tinha sido antes, coisas não mudam num piscar de olhos.
comentários(0)comente



Evy 16/05/2021

Li Vidas Secas há bastante tempo, mas a história tão humana e verdadeira na brilhante narrativa de Graciliano Ramos ficou marcada na memória e no coração. Portanto, quando descobri essa Graphic Novel, gênero que tenho gostado muito, não podia deixar de conferir.

A história foi adaptada pelo roteirista Arnaldo Branco, responsável pela adaptação em HQ de outros clássicos da literatura brasileira e traz o traço do premiado quadrinista Eloar Guazzelli. Para quem ainda não teve a oportunidade de ler o texto integral, é uma ótima oportunidade de ter um primeiro contato com a história de Fabiano e sua família, retirantes sertanejos, em busca de melhores condições de vida.

A Graphic novel abre novas percepções sobre a obra através dos desenhos de Guazzelli que parecem ter sido retirados de dentro da nossa imaginação. São imagens tristes que retratam os sofrimentos das personagens ao longo da caminhada. O que me chamou muito a atenção e me deixou bastante emocionada, foi a forma como Guazzelli trouxe a essência da cadela Baleia às suas ilustrações, mantendo uma expressão de tamanho sentimento que reforça seu aspecto mais humano que os próprios humanos da história, que ao contrário têm uma representação mais animalesca devido à seca e as dificuldades de suas condições de retirantes.

As cenas são riquíssimas em ilustração e sentimentos, porém senti que o roteiro traz um recorte menos impactante do que quando lido na íntegra em sua obra original, o que também pode ser um ponto super positivo e despertar o interesse dos novos leitores para conhecê-la.

Super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



PedroHarpy 10/05/2021

Uma bela adaptação do livro "Vidas Secas", que acaba sendo representada em forma de quadrinhos. A obra é uma das mais importantes da literatura brasileira, além de ser um dos meus livros preferidos, então podemos ver a grande responsabilidade em retratar tal grandiosidade. Felizmente, a adaptação ficou incrível e acabou respeitando o texto original, a história da jornada da família de retirantes sertanejos em busca de água, comida e melhores condições de vida ganha ritmo incrível através dos traços dos desenhos.
Mas, mesmo assim prefiro o texto original rsrsrs.
comentários(0)comente



Mandark 04/04/2021

Bela adaptação
Outra forma de apresentar esse grande clássico da literatura. Os traços e a paleta de cores são muito bem escolhidos, representam bem a seca e forma impessoal como seus personagens se relacionam com o mundo ao redor deles e entre si. Uma história marcante sob um outro formato, ampliando seu alcance!
comentários(0)comente



54 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4