Vidas Secas: Graphic Novel

Resenhas - Vidas Secas: Graphic Novel

1 | 2 | 3 | 4

EduardoCDias 16/03/2021

Faltou capricho
Um clássico da literatura brasileira diminuído pela produção sem muito capricho... A fonte utilizada é confusa e em alguns textos fica quase impossível de se decifrar. Uma obra tão importante merecia tratamento melhor.

Wania Cris 13/12/2020

Baleia...
Uma HQ tão maravilhosa quanto a estória original, enriquecerá leitura do livro com desenhos tão sensíveis.

@andressamreis 30/07/2020

Uma outra interpretação
Vejamos esta hq linda enquanto arte independente e autônoma.

Explico! Vidas Secas pra mim é top dos tops! Favorito desde a época do colégio!
Mas a adaptação para outra forma de arte sempre requer escolhas e alterações.
O texto original explora a questão "Secas" em tudo, no relacionamento entre as personagens (Fabiano e Sinhá Vitória nomeiam os filhos por menino mais velho e menino mais novo), no ambiente, na adjetivação, significando um marco para a literatura brasileira.

Na HQ as ilustrações respeitam muito esta característica, a escolha da paleta de cores é ótima, mas pelo próprio formato da HQ, o relacionamento entre a família possui mais diálogos, há expressões, descaracteriza um pouco a questão da aridez.

Mas no geral é uma forma diferente de acessarmos o texto de Graciliano tão importante e tão válido!

Nossa cadelinha Baleia está presente!

Carina143 28/03/2020

Achei interessante o uso de uma só cor para os desenhos, e sendo uma cor q bem representa o sertão, isso foi bastante legal.

Raquel.Faria 05/12/2018

Resistência e Sensibilidade
Recentemente tive a oportunidade de reler Vidas Secas. Agora, com um novo olhar. Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho, Menino mais novo, Baleia. De volta, para me lembrar de onde preciso tirar esperança.
Cinco perspectivas diferentes de um mesmo cenário. Graciliano Ramos, com estrondosa habilidade, nos apresenta o sertão com uma escolha criteriosa de palavras e um jeito seco e duro de narrar. Não há meio termo. Não há condolências. Cada personagem apresenta seu entendimento da vida, com suas angústias, medos, sonhos e gracejos.
Para completar, tive a incrível experiência de ler a Graphic Novel baseada no romance. Tomada por uma sensibilidade extraordinária, o artista levou para os desenhos todo o sentimento despertado pela seca, pela injustiça e pela esperança. A narrativa, fiel ao livro, foi disposta de maneira concisa, porém com trechos extraídos na íntegra. Milagrosamente, conseguimos "escutar as vozes" por trás dos personagens e narrador.

site: https://trazumcappuccino.wordpress.com/2018/12/05/resenha-vidas-secas/
Henry 02/01/2019minha estante
... Tá aprendendo! Isso aí! :*

Josivaldo 18/08/2018

Vidas Secas. Graphic Novel
Comparações entre a prosa e a HQ do romance Vidas Secas é algo desnecessário, além de incoerente. Isso, até porque, muitas das linhas do romance não caberiam na Graphic, mesmo que os seus ilustradores quisessem . A releitura desse romance de Graciliano, é apresentada de uma forma tão singular pelas ilustrações e nos reporta ao mundo cruel e doloroso de criaturas tristes , delineadas de contornos fantasmagóricos e silenciados por um vil sistema de opressão.
A Graphic cumpre o seu papel com eficácia, pois não intenciona a cópia e reprodução fiel da ótica do escritór alagoano, mas permite o contato dos leitores com as interpretações que "o mundo coberto de penas" do autor nos proporciona.

Ana Letícia Brunelli 27/12/2017

As 'graphic novels' estão virando minha paixão, e meu primeiro contato com a obra de Graciliano Ramos foi através desta versão em quadrinhos do romance 'Vidas Secas'.
A história mostra a realidade de uma família que vaga pela catinga, empurrados pela seca, em busca de um lugar onde possam criar raizes, prosperar, e se sentirem mais humanos do que bichos.
Pessoas brutas e ignorantes, que na luta por condições melhores acabam sendo enganadas e exploradas; mas o medo da seca, da fome e da miséria as fazem ficar.
Os desenhos são imprecisos, como rabiscos sobrepostos, ilustrando a sensação de indefinição e incerteza que é a vida dos personagens.
O uso de cores escuras nos da a ideia de sombras, de seres a margem da sociedade, transmitido o sentimento de desajuste que passam os membros daquela familia.
"Por que haveriam de ser sempre desgraçados, fugindo no mato como bichos?"

Sharon 15/01/2016

Duro. Seco. Amargo. Triste.
O quadrinho dói como o livro. O texto é pouco, como as palavras da família são poucas.

As cenas escolhidas, as cores, o desenho. Tudo combina para criar a atmosfera de desolação.

The 12/01/2016

Uma Nova Veste Para Um Clássico!
O texto que é um clássico da literatura brasileira e que visita a vida de todos nós por obrigatoriedades escolares, preparatórias de vestibular e outros trabalhos, ganhou agora uma versão muito mais interessante aos olhos dos jovens. Para mim esse texto que li e reli diversas vezes em sua versão original, trazido agora em graphic novel é uma revisitação agradável, com lindos traços a adaptação textual conserva os pontos principais do enredo.
Espero que essa nova apresentação do livro de Graciliano chame a atenção dos jovens leitores e os atraiam ao texto original, fazendo do passeio pelos clássicos nacionais um prazer e não uma obrigação acadêmica.
Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4