Vidas Secas: Graphic Novel

Vidas Secas: Graphic Novel Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas: Graphic Novel

1 | 2 | 3 | 4

mariana371 01/04/2024

O livro, as ilustrações, a mensagem, a leitura, a experiência e principalmente a linguagem é perfeita.

li em finalidade escolar, arrisco em dizer que foi o melhor que eu ja li

Camila 13/02/2024

Vidas secas
Comparado a obra original não é tão bom assim.
Mas é uma triste realidade,de muitos brasileiros.
Coitada da cachorrinha

Verônica Raal 25/01/2024

Vidas Secas Graphic Novel
O livro é um Graphic Novel, que reconta o romance, clássico da literatura brasileira publicado em 1938, por meio de uma narrativa ficcional a partir das imagens. Ilustrado por Guazzelli e roteirizado por Arnaldo Branco.

O novo formato para narrar este romance extremamente crítico e triste, visa apresentar esta grande obra literária para diferentes públicos, utilizando uma linguagem mais atual.

O enredo do livro segue a partir da história de Fabiano, Sinha Vitória, os dois filhos do casal e pela figura humanizada do cachorro Baleia. Que nos 13 capítulos do livro, remontam a saga migratória da família pelos confins do sertão nordestino, acometidos pela violência da seca, bem como pelo ardor dos raios solares que devastam a fauna e afastam as chances de sobrevivência diante de um cenário que parece se repetir até os dias atuais.

Neste livro, o silêncio dos personagens não são refletidos apenas na ausência das palavras, mas na ausência dos rostos completos, nos vários quadrinhos definidos por cores que nos remetem à aridez da terra devastada pela seca.

Em momentos em que a injustiça e a iniquidade se destacam na narrativa do texto, os traços escuros e fortes aparecem nos quadrinhos para enfatizar tal sentimento ao leitor.

Por fim, o livro leva ao entendimento de como se dará a saga da família envolta pela falta de direitos humanos básicos, numa circularidade hedionda, originada pelo descaso diante da miserabilidade social que nos persegue há gerações.

Vidas Secas, em Graphic Novel, traz para a contemporaneidade um problema social brasileiro deflagrado há quase um século, mas ainda uma triste e permanente realidade perversa.

Diego.Felizola 13/01/2024

Graphic novel bem desenhada e que dá vida à secura expressa por Graciliano Ramos em seu livro. Não tem como não se emocionar com Baleia.

GardenP 08/01/2024

Tocante e realista
A história desta família é dura, comovente e que retrata a luta pela sobrevivência a seca do sertão. Estou relendo em Graphic novel e sentindo o mesmo misto de emoções de quando li pela primeira vez, principalmente pela Baleia. Sem dúvidas uns dos meus livros favoritos ???

maryelli0 01/01/2024

Impossível ser ruim.
Não sei se a hq é fiel ao livro, mas me animou muito para ler o livro original!!
Achei as ilustrações bem bonitas e gostei o modo que essa edição abordou a falta de diálogo dos personagens.

Mirela 31/12/2023

Mt bom
A mensagem do livro é muito boa, é impressionante como faz sentido as imagens, as falas, a história por um completo! Li o livro pra um trabalho do colégio!

Gabriella 31/12/2023

Não sei muito o que falar, foi uma releitura e eu continuo amando essa obra.
Tenho muita vontade de ler o livro, acho que vou absorver melhor com ele, mas mesmo assim gostei muito.

anapachecoeumsm 12/12/2023

Definitivamente Seco, mas sem Vidas
Não funcionou pra mim.
Para começar, não recomendo de maneira NENHUMA pra quem não leu o texto integral de Vidas Secas, que já é curto por si só, que dei cinco estrelas e é MAGNÍFICO.
A dificuldade da linguagem do autor está muito mais por termos regionalistas do que narrativos ou imagéticos, então se você é um estudante que foi obrigado pela escola a ler, procure os significados do que não entender e anote do lado do livro, mas não leia uma HQ pra uma fuga fácil.
De início ao fim o livro picota o texto integral sem trazer nenhuma novidade. Quando adaptamos uma mídia literária pra outra, devemos arriscar e aqui, a costura de textos de capítulos diferentes não só não deu liga como estavam descolados das imagens apresentadas.
Outra dificuldade foi o desenho: circular demais, pouco duro, pouco poligonal e diversas vezes preguiçoso se revestindo da "falta de rosto e cores para demonstrar a sequidão e falta de identidade". Quem leu o livro de Graciliano sabe que seus personagens, dentro do ovo do que a vida nordestina propõe são pessoas com personalidade formada e portanto, rostos nítidos aos olhos. Nelson Pereira dos Santos trabalhou melhor essa questão do Sol como magnitude infinita do seco infernal no seu filme de 63, do que só colorir tudo de vermelho, marrom, branco e preto.
Os rostos são completamente destoantes da proposta do livro e, ao não nos mostrar inteiramente ninguém e nada (já que picota os capítulos), escolhe a saída fácil de apelar pros acontecimentos materiais do livro, que são poucos, porque o romance não é sobre uma ação e sim sobre o que as vidas representam.
Por fim, pouco emociona ou caracteriza os personagens a ponto de nos apegarmos, daí tanta gente avaliando especificamente a HQ como "Chata", "Vazia", "Difícil de se identificar".
A trama de Graciliano é a trama universal das famílias brasileiras que tem que se retirar de suas terras em busca de uma vida.
O papel do narrador por vezes sério e elitista, por vezes lúdico e esperançoso, mal se faz o que propõe na HQ porque os desenhos e quadros não tem consistência, nem sequer usa o melhor que tem um Discurso Indireto Livre.
A cena da Baleia, por exemplo, poderia ser muito melhor aproveitada visualmente, mas foi picotada como todo o resto.
Me parece um projeto que teve uma saída fácil pra atingir um público que recorre ao visual no lugar de ler o livro e, com isso, tiram o melhor que Vidas Secas tem deixando tudo oco, estragando a experiência alheia.
Essa família e o Graça merecem mais que isso, a nota é pelo texto, que não é dos envolvidos no projeto e, alguns poucos rabiscos em quadros.
Leiam o livro!!!

Jul_ 10/11/2023

Comentários
Um livro muito bom. Mostra muito da realidade sem nenhum medo, representa aquilo que em algum momento aconteceu.
No fim, o livro termina como começa. Apesar dos vários planos, Fabiano, Sinhá Vitória e as crianças continuaram morando na casa dos outros e sofrendo injustiças

ClaOex 08/10/2023

Vidas Secas é um livro que conta a história de uma familia que busca uma vida melhor no sertão. Assim, perambulando, a família encontra diversas dificuldades inclusive na nova morada, que fora deixada por alguém que também peregrinou.
Eu achei uma leitura rápida mas muito depressiva, pois a família não tem amor e inclusive, os animais tem mais empatia que os homens.
Não indicaria, talvez porque não faz meu tipo de livro, mas sla, se a pessoa gosta de clássicos ilustrados talvez aprecie melhor essa leitura do que eu.

letixavier 03/10/2023

Li o livro porque a escola pediu, porém nunca me surpreendi tanto, achei o livro incrível, mesmo ele tendo sido escrito a décadas atrás ele continua trazendo algo atual por meio de uma ilustração que nós faz sentir o sofrimento que os personagens passam por causa da seca.

paim.journals 04/09/2023

Eu não consegui entender a mensagem do livro, e (antes que venham tacar hate em mim) eu sei que é um clássico e tudo mais, mas li para um trabalho da escola, e tanto eu como minhas amigas não entendemos mta coisa do livro, quero futuramente ler o original.

Suelli.coelho 01/09/2023

Leitura rapida,bem rapida mesmo mas que faz ter a vontade de ler a obra original,quem sabe daqui um pouco tempo nao leia

Beatriz 24/07/2023

Li na livraria da travessa, unidade da barra da tijuca. gosto de como o livro ficou dinâmico com essas ilustrações, pra mim que tenho tdah isso é ótimo. mas me pergunto se não estou perdendo nada crucial da narrativa, visto que o original tem cinquenta páginas a mais. fora isso, não tenho o que reclamar. lindo, cruel e necessário.

1 | 2 | 3 | 4