O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Apenas Evelim 28/01/2022

O livro dos abraços
De longe é um dos meus livros favoritos.
Contos sutis e ao mesmo tempo afiados, desses que destroçam o coração. Fortes!
Ler Eduardo Galeano é manter acessa a chama de conhecer mais sobre a nossa história, somos latinos americanos, sofremos ditaduras terríveis, sofremos a invasão dos nossos colonizadores, não passamos de países em subdesenvolvimento.
"Os ninguéns" me faz chorar sempre que o leio. "As impressões digitais" me trazem o meu reconectar comigo mesmo.

Danton 08/02/2022

O livro dos abraços, de Eduardo Galeano. O terceiro do ano, o primeiro de fevereiro. Muito bom.

"Se o passado não tem nada para dizer ao presente, a história pode permanecer adormecida, sem incomodar, nos guarda-roupas onde o sistema guarda seus velhos disfarces".

"O sistema esvazia nossa memória ou enche a nossa memória de lixo, e assim nos ensina a repetir a história em vez de fazê-la. As tragédias se repetem como farsas, anunciava a célebre profecia. Mas entre nós, é pior: as tragédias se repetem como tragédias".

Thay 09/02/2022

Recordar: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração
Eduardo Galeano traz nesse livro suas memórias. Ler ele é se sentir dentro das memórias do autor, se sentir atravessado por cada palavra, cada momento retratado e vivido por ele. É uma forma de demonstrar que a história pode ser contada a partir de momentos que transformam a nossa vida, que nos potencializam.
Que livro lindo! Pretendo ler milhões de outras vezes mais.
"Abra este livro com cuidado: ele é delicado e afiado como a própria vida. Pode afagar, pode cortar. Mas seja como for, como a própria vida, vale a pena"

Monique 21/02/2022

Um abraço forte que pode fazer rir ou chorar. Essa leitura vale a pena por vários motivos. Uma leitura despretensiosa que faz você acompanhar a vida e acontecimentos cotidianos de várias pessoas. É tão bonito que faz você sentir que fez parte dessas pequenas histórias. Como um filme da vida. Na alegria e na tristeza. Nos momentos mais dificieis dentro da história da ditadura e de como enfim sobreviver a esses marcos que impactam a vida de várias pessoas. É bonito porque é a história de um país contado pelas pessoas.

Paula.Crivelini 02/03/2022

Sensível
Ele tem uma escrita muito bonita e sensível, em microcontos aborda temas pesadíssimos e profundos, com 2 parágrafos provoca horas de reflexão.

lilimonetta 02/03/2022

li o livro porque uma vez paulo me fez chorar de emoção lendo um trecho em voz alta. eu sinto muito, sei que minhas resenhas são quase que só para mim, não tenho muita coragem ou vontade de tecer grandes comentários sobre obras tão necessárias e potentes então prefiro mesmo entregar meu coração, um esboço de memória, um comentário trivial... acho que basta.

Gláucia 21/03/2022

O Livro dos Abraços - Eduardo Galeano
Meu primeiro livro do autor, ouvi pela plataforma storytel que tem um ótimo acervo.
A narração de Sidney Ferreira é ótima, sua voz forte e reconfortante traduz exatamente o sentimento contido no livro.
São pequenas crônicas em que o autor nos fala sobre seus amigos, suas perdas, as ditaduras latinoamericanas, suas viagens, memórias, amores. Tão singelos e ao mesmo tempo tão agudos, tão contundentes, alguns nos deixam com um sorriso no rosto por carregar um pouco de esperança. Outros são bem tristes, mas mesmo estes nos trazem um pouco de alento.
Uma delícia ouvir ao deitar ou no café da manhã, sempre os melhores momentos.
Esse livro é exatamente o que o título diz, uma coletânea de abraços.

"Então ele me disse:
- Diga pra alguém... que eu estou aqui..."

Debs @DeboraMaryn 08/04/2022

Gostei mas as histórias não me prenderam , nenhuma me marcou e eu costumo gostar de contos. A temática é interessante.

Kichee_julia 21/04/2022

Escrita tocante.
Amo de paixão Galeano, esse livro foi muito importante para um processo de coragem dentro de mim. Leitura de Abril ficara pra sempre marcada... poemas ricos de sabedoria.

Walkiria 24/04/2022

Queria ler há tempos!
Este livro é maravilhoso. É navegar pelo cotidiano e ao mesmo tempo pela história que nós sul americanos compartilhamos! Comecei a ler e terminei em um só dia, mas até hoje, uma semana depois, o que eu li, continua a ecoar. Já quero reler! Livro imprescindível!

Milena Policarpo 27/04/2022

Estava com saudade da ternura do Galeano... Poesia, prosa, ficção e não-ficção se entrelaçando em histórias incríveis, como só o autor sabe contar.

Fernanda L. 14/05/2022

Bom, mas nada além
Já havia lido outro livro de Galeano nesse formato: Os filhos dos dias.
Todavia, este aqui não chega aos pés de O filho dos dias.
É um livro bom, mas eu realmente esperava mais.
É uma obra para ler com calma, um pouquinho de cada vez e absorver o significado da passagem lida.

Fran 21/05/2022

??RESENHA: O livro dos abraços
AUTOR: Eduardo Galeano
EDIÇÃO LIDA: L&PM Editores
Jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, exilado de 1973 a 1985 durante o regime militar em seu país; soube, como poucos, abraçar com palavras...
O autor morreu em 2015, mas deixou "O livro dos abraços", publicado pela primeira vez em 1989, para lembrar a grandiosidade que este gesto traz em si.
Dia 22 de maio, próximo domingo, é comemorado o Dia Nacional do Abraço - ato extremamente singelo, mas que carrega uma simbologia preciosa... A humanidade entendeu isso durante o período de isolamento: quem abraça acolhe, consola, fortalece, compartilha, desarma, enobrece, coexiste...
Esta obra, testemunha da experiência do autor durante a ditadura, ensina que, como rito de sobrevivência (sim, sobrevivência!), o abraço pode assumir vários papéis. Ainda assim, um deles é indispensável: o papel de ponte.
É assim, ligando pessoas através de memórias, ligando momentos através do tempo, que "O livro dos abraços" cumpre, com nobreza, sua missão:
"Solto-me do abraço, saio às ruas.
No céu, já clareando, desenha-se, finita, a lua.
A lua tem duas noites de idade.
Eu, uma."
Ademais, os textos curtos que compõem a obra (grandes, porém, em sua representação) não podem ser categorizados facilmente - por vezes, assumindo rosto de crônica, de fábula, de poesia... talvez justamente porque se trata de abraço, que, por sua vez, se trata de coexistir...

gablues 09/06/2022

ai gebte foi lindo tiveram alguns q me emocionaram de vdd esse eduardo galeano sabe escrever NA MORAL so nao dou 5 pq sei la acho muito intimo

Mareufq 13/06/2022

Impactante.
?O mundo
Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.
? O mundo é isso ? revelou ?. Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.
Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.?