O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Roberta.Biasioli 24/07/2022

Textos cheios de sensibilidade que nos levam a refletir sobre o amor, as amizades, a política e a vida!

Carol Matsuoka 17/08/2022

O livro dos abraços
Apesar do título este não é um livro levinho que traz motivação e um olhar cor de rosa e otimista, porém o autor consegue trazer leveza e fluidez tanto pelo formato de pequenas crônicas e anedotas quanto pela sua escrita sugestiva e bem humorada.
É interessante que você não leia a sinopse (eu não li) porque ele traz aspectos da vida que não são fáceis e até "pesados" eu diria, e justamente por colocar isso numa miríade de fatos cotidianos acaba sendo um exercicio de reflexao e associação a nossa propria subjetividade pelas experiências parecidas que houveram na históriada AméricaLatina.
Enfim, o Livro dos abraços é um aconchego que traz tudo e nada da vida cotidiana.

Milena.Berbel 16/09/2022

Acho que não há melhor título para este livro. Ao terminá-lo, fiquei com a sensação de que em cada texto, por meio de suas palavras, Galeano dá um abraço em cada uma das pessoas ali mencionadas.
Um abraço de quem enxerga, compreende e principalmente reverencia a humanidade do outro.
Ao mesmo tempo em que abraça por inteiro toda a América Latina.

Eu vejo neste livro uma homenagem a cada ser, a cada fogueirinha acesa nesse "mar de fogueirinhas" que é o mundo.
"Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros". Eduardo Galeano tinha muito o que dizer. E assim o fez.

Lucikelly.Oliveira 05/10/2022

Excelente livro.
"Os funcionários não funcionam.
Os políticos falam mas não dizem.
Os votantes votam mas não escolhem.
Os meios de informação desinformam.
Os centros de ensino ensinam a ignorar.
Os juízes condenam as vítimas.
Os militares estão em guerra contra deus compatriotas.
Os policiais não combatem os crimes, porque estão ocupados cometendo-os.
As bancarrotas são socializadas, os lucros privatizados.
O dinheiro e mais livre que as pessoas.
As pessoas estão a serviço das coisas."

Leituta fluída e muito gostosa.

Cris 09/10/2022

Muito gostoso de ler!
A obra é leve, por mérito de Galeano, mas traz temas profundos, como as mazelas das ditaduras e agruras de viver exilado. Como sou apaixonada por literatura latinoamericana, a leitura foi um presente. Crônica e conto andam de mãos dadas, com o primor de quem domina as palavras e tem a sensibilidade aguçada para captar histórias. A gente encerra as páginas com um sentimento tão bom quanto com aquelas rodas de conversa entre amigos, que nos abraçam sem nos tocar.

Gabi 15/10/2022

Muitas horas não acompanhei pra onde sua imaginação foi. outras parece que ele cria uma poesia em forma de prosa que faz sentido absoluto. fala da ditadura uruguaia,
da vizinha Argentina, do exílio na Catalunha e de mais um par de coisas em micro contos. desses livros pra morar na cabeceira da cama, sabe.

Rodolfo Vilar 16/10/2022

Senti-me abraçado. Talvez tenha sido exatamente essa a intenção de Galeano ao escrever "O livro dos abraços", mostrar a sensação de acolhimento que seu livro proporciona e a importância da sua literatura para o registro oral de histórias tão belas, tão singelas, mas que mostram a identidade de um povo, de uma política e das suas alegrias ou dores.
Nesse livro, que nada mais é que um relato de breves histórias que Eduardo Galeano coletou durante as suas viagens no tempo da ditadura militar de seu país, o autor promove a reunião de tudo aquilo que ouviu, presenciou ou sonhou. O livro torna-se uma grande enciclopédia de costumes, lendas e mitos. Torna-se uma leitura prazerosa ao ponto de vista de que aprendemos ensinamentos tão profundos sobre o seu viver.
Recomendo a leitura para aqueles que gostam de poesia e da sensibilidade das palavras. Por diversas páginas separei e marquei trechos que levarei comigo para toda a vida. É simples, singelo, mas também poderoso.

Milena 16/10/2022

o livro dos abraços
como diz belchior tenho vinte e cinco anos de sonho e de sangue e de américa do sul. obrigada eduardo por me fazer sentir mais latina que nunca.

bteuzt 19/10/2022

experiências divididas
exílio, imigração, dores profundas e psicossomáticas, sonhos, inconsciente coletivo, todas essas expressões definem maravilhosamente a coletânea de contos de galeano que, mesmo tão distante, se assemelham a experiências que a maioria de nós podemos ter um dia. é possível explorar vividamente todos os locais mencionados com a mesma experiência do autor, sentir-se próximo de seus amigos, de pessoas que conheceu ao longo da sua estadia nômade, da angústia em não pertencer mais a um lugar que te fez o que é.
é um livro que, de forma crítica, política e ácida, traz o que mais há de amável em nós.

Tintin 28/10/2022

O livro dos abraços.
"Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. [...] Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada pelos demais."

Lulu 14/06/2024

Adorei a escrita do Galeano. Ele alterna entre temas pesados, lúdicos, cômicos, tristes e vai nos levando em seus devaneios e suas histórias. Uma delícia, adorei.

Luisa 12/12/2022

simplesmente um cara que sabia tudo sobre tudo. imagina a dificuldade que devia ser viver naquela cabeça.

Malylyi 30/12/2022

Lidos para a escola
Me esqueci de atualizar depois que voltei da praia.
Dos livros da escola do ano passado, esse foi sem dúvida o meu favorito, achei fácil de ler, reuniu diversos assuntos importantes em pequenos contos, trouxe pequenas reflexões nas poucas palavras.
Acho que é um livro que todos deveriam dar uma chance, realmente gostei bastante dele.

Roberta 16/01/2023

O livro dia abraços
Essa obra é composta de vários contos que parecem não ter conexão entre sim mas contam a história da América Latina. Do mesmo autor de ?As veias abertas da América Latina?, ao mesmo tempo que tem trechos que acalentam, abraçam, trazem também memórias e alertas de tempos de ditadura.
O livro nasce também das suas andanças, do tempo em que ficou exilado na Espanha e do contato com outras pessoas na mesma situação que ele.
Não é um livro fácil de ler mas vale a pena.