Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Nicolle 15/06/2020

O meu favorito até agora
E a história só fica mais interessante! Ah Geralt finalmente recebendo seu nome, incrível. Muitas partes que estou gostando, e não vejo a hora de ler até o final desses livros.

Gisa 05/04/2021

Esse livro, assim como sangue dos elfos é uma transição entre uma grande batalha e outra. A narrativa do Sapkowski é uma narrativa lenta, detalhada, porém não é cansativa. Ele consegue amarrar bem os acontecimentos e te deixa com a sensação de como se você estivesse presente no diálogo e na história, fosse parte dela. Introduz personagens novos e muito cativantes, que você já ama logo de cara apesar de te deixar intrigado também. No geral, é uma leitura muito boa, sem muitas batalhas mas com uma jornada muito necessária para a história. Recomendo demais todos os livros da saga que li até agora, principalmente os de contos.

natiimartinello 22/05/2023

Novos personagens e explicações
O 5º livro da saga de Geralt foi pra mim o melhor dos romances (os dois primeiros são contos). Eu amei conhecer Milva e Regis, amei saber mais sobre Cahir e amei muito mais que esse livro traz explicações para alguns mistérios dos livros anteriores.
Vou ter que começar a ler o próximo livro imediatamente pq esse aqui termina no meio de um acontecimento ?

Victor Oliveira 17/01/2023

Batismo de Fogo
Embora muito coisa legal aconteça nesse livro (Criação da Loja das Feiticeiras, a presença de Zoltan, Regis, Milva, Cahir e Jaskier, o retorno de Yennefer), a história principal anda em um ritmo bem lento. Os personagens perdem muito tempo discutindo se vão ou não a Nilfigaard, como ir, quando ir, que caminho pegar. Enrola demais.

Isso a parte, e além dos pontos acima destacados entre parênteses, destaco também as descrições de combates, sobretudo o embate final, sobre a ponte do Rio Jaruga.

Vale muito a pena ler.

Dani 09/07/2020

Após os eventos do livro anterior o Continente mergulhou no caos e Geralt e Ciri estão em situações complicadas. Geralt acaba de forma relutante fazendo novas amizades e são introduzidos novos personagens muito interessantes e carismáticos. Vemos os efeitos da guerra de forma cada vez mais contundente e esse volume tem um ritmo mais lento que o anterior, o que não é um problema porque há um tempo maior para a trama se desenvolver. O livro tem diálogos incríveis que despertam alegria e empatia, a jornada de companheiros de guerra unidos pela necessidade em uma terra assolada pela guerra mostra dilemas morais, crueldade e muitas vezes bondade nas situações mais inesperadas.

Hugo.Romano 19/07/2020

Ansioso
Vontade de não parar de ler, excelente livro, não consigo esperar a hora de ler o próximo.

Maressa 05/03/2022

Cada vez melhor
Entre os eventos de Thanedd e saída de Geralt de Brokilon se passaram aproximadamente 36 dias, e é nesse ponto que começa o quinto livro e a jornada do bruxo para reencontrar Ciri.

Nessa busca, Geralt é seguido por Jaskier e Milva, e depois, também por Cahir e Emiel Regis. Esses três novos companheiros deixam a história mais interessante, dinâmica e nos ajudam a enxergar melhor as "fragilidades" do bruxo, que apesar de se denominar auto suficiente, sabe que acompanhado vai mais longe. É preciso mencionar também os anões liderados por Zoltan, amigos valiosos!

Do outro lado, temos uma grande mudança em Ciri, que se tornou uma verdadeira máquina de matar.

Yennefer retorna após um longo período sumida e as feiticeiras resolvem tomar as rédeas do futuro da magia e do mundo.

Tudo isso acontece num período de mais ou menos um mês, mas que parece bem mais demorado diante da evolução dos personagens.

Mais um livro que amei!!

Malu_roses 16/11/2023

"E pela sua bravura em batalha eu o declaro cavaleiro Geralt de Rívia" KKKKKKKKKKK
Eu AMEI esse livro, o final me rendeu boas risadas!
Aqui, a Guerra se alastrou de tal forma, que praticamente todos os reinos do norte estão em frangalhos. Seguindo a perspectiva do volume anterior, não se economizam descrições sobre ela.
A história transita entre as personagens, mostrando o que está acontecendo com as principais forças envolvidas. Geralt, depois de se recuperar dos graves ferimentos em Brokilon, vive as mais divertidas aventuras e acaba se tornando membro de um diferente grupo com um objetivo em comum: ajudá-lo a encontrar Ciri.
Em paralelo, Ciri vive como bandoleira entre os Ratos, sob a alcunha de Falka. Mantém um relacionamento amoroso com uma garota do mesmo grupo e se diverte saqueando pelo caminho. Esse comportamento, como fica evidente no decorrer da história, traz à tona a podridão que existe nela, que sente prazer em matar.
Além disso, são introduzidos novos personagens, muitíssimo engraçados que eu adorei conhecer. Entre eles, o "curandeiro" Regis e o anão Zoltan e sua trupe. Eu amei a descrição das conversas durante o jogo de cartas. É apresentado também a outra face de Cahir, que se torna uma pessoa menos odiosa na visão do leitor.
Por fim, mas não menos importante, é criada uma organização entre as feiticeiras, que rastreiam a origem do sangue antigo de Ciri e consideram-na parte importante de um plano maior. Para isso, trazem de volta ao jogo Yennefer, que estava sendo mantida presa (de uma forma um tanto peculiar) durante esse tempo.
Eu amei esse novo formato de escrita que, além dos trechos de enciclopédia como introdução dos capítulos, faz alusão à um contador de histórias, como se tudo se passasse muito tempo depois e fosse uma lenda que estava sendo contada às crianças de um vilarejo. Dessa vez, como eu esperava, apesar das tristezas e do clima pesado da guerra, esse livro foi bem mais leve que o anterior, sendo um ponto muitíssimo positivo. E o final.... icônico!

Everton Godoy 01/08/2022

O título resume o livro
O livro mostra um pouco de cada personagem, mas dá ênfase em Geralt, principalmente nos sentimentos dele, coisa que ele não consegue deixar de lado para encontrar Ciri.
O título resume bem o livro, pois o fogo é o que purifica e também destrói e Geralt, desde o começo do livro, já estava passando pelo seu batismo de fogo para encontrar Ciri.

Ash linx 24/05/2024

Nesse volume podemos ver melhor o decorrer da história, não foi tão focado na política quanto os anteriores, o foco é a jornada de Geralt que está em busca de Ciri, que inicialmente ele acreditava estar no império inimigo, não teve muito a aparição da própria Ciri, nem da Yeenefer, mas o foco na jornada do bruxo, e a estranha companhia que se junta a ele é bem interessante.
marimoraess 24/05/2024minha estante
esse é um dos meus favoritos!!

Wania Cris 29/01/2022

Que livro phoda!
Quinto livro da série The Witcher, Batismo de Fogo mostra o período de guerra depois da batalha de Thanedd com Geralt gravemente ferido, Yennefer e Ciri desaparecidas.

O livro intercala, principalmente, o presente de Geralt e de Ciri, a busca de um e a mudança de vida de outro. Permeados por diálogos magníficos, situações perigosas e muitas dúvidas e incertezas. Inimigos por toda parte, amigos em situações inusitadas, Jaskier pra matar a gente de raiva e de riso...

O que mais gostei nesse volume e influenciou na nota foram os debates políticos e a similaridade com os tempos atuais. A impressão que eu tive em várias passagens era que o livro tinha sido escrito no máximo no ano passado. Adorei a experiência e já tô ansiosa pro próximo que promete ser ainda mais agitado.

Sakurazuka 13/08/2021

Sangue e mais sangue
O livro ganha um ponto por ter um personagem com meu nome e é um personagem que amei.
Guerras e pessoas que se perdem, e pessoas que se acham.
Esse volume foi muito bom de se ler. Teve alguns pontos me irritam nessa série e o Geralt andou muito criança nesse livro, ainda bem que teve ou outros personagens que foram muito interessantes. E a Yennifer que quase não tem participação me decepcionou um pouco isso.

@guicouto13 13/06/2020

Batismo de fogo
Considero até então o melhor livro da saga até esse momento.

"Estou vendo um futuro negro para sua raça, humanos, qualquer ser que tenha um pouco de juízo neste mundo, quando cai na miséria, pobreza ou infelicidade, normalmente procura unir-se aos semelhantes, porque é mais fácil sobreviver aos tempos difíceis entre eles, já que um ajuda o outro. Mas entre vocês, humanos, cada um visa como lucrar com a pobreza de outrem. Quando a fome, não se divide a comida, devora-se o mais fraco. Esse procedimento da certo entre os lobos, pois permite que os mais fortes e mais saudáveis sobrevivam. No entanto, entre as raças racionais, esse tipo de seleção permite que os maiores filhos da puta sobrevivam e dominem." o anão Zoltan Chivay.

Jucy 03/04/2021

Mais um livro de transição
Não estou dizendo que isso é algo ruim, pelo contrário, explica muita coisa que aconteceu depois dos acontecimentos do livro anterior e te deixa ansiosa pelos acontecimentos do próximo livro.