O Casamento da Princesa

O Casamento da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Casamento da Princesa

arthemis | @mistydisse 22/04/2020minha estante
De nada, melhor amiga. Te amo

fleurescer 22/04/2020minha estante
Amo você

Aione 05/01/2016

A série O Diário da Princesa não é apenas a minha favorita de Meg Cabot como também tem um lugar especial em minha vida, já que marcou minha pré-adolescência e adolescência. Michael Moscovitz, aliás, namorado incrível de Mia, foi meu primeiro crush literário e figura até hoje na minha lista de mocinhos favoritos. Sendo assim, só poderia ter ficado empolgada ao ver a notícia de que a série ganharia um novo volume, trazendo justamente o casamento do casal – e, portanto, uma Mia 10 anos mais velha do que nos primeiros livros da série. Após mais de um ano de espera desde seu anúncio, a Galera Record lançou O Casamento da Princesa no Brasil, em outubro de 2015 (quando Meg Cabot fez sua turnê por aqui), e fiz dele minha primeira leitura de 2016.

Como nos demais volumes, o livro é narrado sob a forma de um diário de Mia, que está prestes a fazer 26 anos, ainda namora com Michael e, além de suas funções reais, dirige um centro comunitário para jovens criado por ela. Devido à enorme carga de estresse que vem acumulando – o que resultou em um tremor quase constante em uma de suas pálpebras -, principalmente pelas especulações que a mídia vem fazendo sobre seu relacionamento com Michael e pelas ameças recebidas de seu stalker, o “Demagogo Real”, cuja identidade ela desconhece, ela voltou a escrever em um diário a fim de tentar se acalmar e aliviar a pressão do dia a dia.

A narrativa de O Casamento da Princesa, ao mesmo tempo em que me divertiu, foi também um ponto que me decepcionou em partes na obra. Embora tenhamos uma Mia 10 anos mais velha, suas atitudes e pensamentos em muito me lembraram da adolescente, o que me fez questionar sua maturidade. Por outro lado, seria difícil manter a essência da série e da própria personagem se ela fosse muito alterada, então acredito que Meg Cabot tenha encontrado um bom equilíbrio ao criar esse novo capítulo da história da princesa.

Ainda, como Princesa Para Sempre, o décimo volume da série, havia sido criado como último livro dela, toda a carga emocional de um “fim” ficou, para mim, nele, fazendo com que O Casamento da Princesa tenha sido mais um livro sobre Mia, e não, de fato, uma finalização (até porque não sei se haverá ainda mais livros a serem escritos), o que diminuiu parte da emoção de se estar chegando ao fim de uma série – e, por que não, de uma era.

De qualquer maneira, foi delicioso retornar ao universo de Mia, acompanhar seu relacionamento adulto com Michael e me apaixonar ainda mais por ele – teria sido um golpe muito cruel se Meg Cabot tivesse feito com que os dois terminassem com o passar dos anos. Ainda, foi ótimo reencontrar os demais personagens importantes da série, que acompanharam a adolescência de Mia, e conhecer suas vidas anos após o último livro. O grande destaque de O Casamento da Princesa, no quesito diversão, novamente se deve à Rainha Clarisse, a Grandmère, avó de Mia, por ser uma personagem tão caricata e absurda – foi impossível não rir de suas falas e atitudes. Aliás, foram diversos os momentos que me peguei rindo alto com a leitura, demonstrando o quanto a escrita de Meg Cabot continua deliciosa, envolvente e divertida, além de recheada de referências da cultura pop – algumas extremamente atuais -, que conferem um tom ainda mais agradável ao enredo. A trama como um todo, embora previsível em alguns aspectos e sem grandes reviravoltas, ainda assim traz revelações (divulgadas inclusive antes do lançamento do livro, já que a série ganhou um spin-off infanto-juvenil ilustrado, cuja continuação será lançada nos EUA em maio – ainda sem previsão de lançamento de ambos no Brasil) que a movimentaram e deram fluidez à leitura.

Embora eu tenha ficado muito satisfeita com o suposto fim que a série havia recebido com Princesa Para Sempre, adorei que ela tenha recebido um novo volume, até porque, de certa forma, a série YA de fato foi encerrada no 10º volume, considerando-se que O Casamento da Princesa é o primeiro livro adulto da autora retratando a vida de Mia, sua personagem, talvez, mais famosa e icônica. Leitura imperdível aos fãs da série, principalmente para relembrar momentos tão gostosos passados com os dez outros livros.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/01/05/resenha-o-casamento-da-princesa-meg-cabot/

Lou 15/07/2021

Fui procurar o livro da irmã da Mia e descobrir esse no caminho, simplesmente maravilhoso, fazia anos que eu li a séries e simplesmente tudo voltou na cabeça, morri de rir com a Mia (que continua maravilhosa), foi ótimo rever e saber o que aconteceu com alguns personagens, amei demais.

Karol 11/09/2021

Amo a Mia?
Os livros da Mia são leves e engraçados. Eu já tinha lido esse livro em inglês e agora em português, então é óbvio que eu recomendo a leitura?

Vivi 04/07/2020

Fim de um ciclo
Sempre muito maravilhoso poder ler a série do Diário da Princesa e me identificar com todos os questionamentos que a Mia faz. Amo poder lidar com o amadurecimento e empoderamento da Princesa da Genovia. Que gostoso poder ter terminado esse ciclo ?

Bruna 28/08/2020

Adorei a série toda, muito diferente dos dois filmes e infinitamente melhor.

Gabi 13/12/2016

Decepcionou
Tanto tempo esperando pelo último livro da série e quando finalmente veio... decepcionou! Parece que a Meg quis por um fim na história simplesmente para satisfazer os leitores, mas não pensou realmente na história em si ou em desenvolver algo mais original! ?

Ana Queiroz 30/07/2020

Um bom final
Um desfecho esperado mas bem acertado para uma saga que levou muitas meninas a crescerem junto com a princesa mia

Ana Julia 10/07/2021

Felicidade ?
Me senti uma tia quando vê sua sobrinha casar e lembra TODA a sua história, ri e chora por ela estar grande e feliz.
Tenho certeza que a coisa que mais senti nesse livro (junto com toda a saga inteira que li) foi aconchego.
M&M para sempre, mdsss ?????????

@vaisetratarleitora 30/11/2021

Ótima conclusão
Ótima conclusão pra saga. É incrível ver o quanto a Mia cresceu e amadureceu, e é bem legal ver ela olhar em retrospectiva e enxergar os próprios defeitos da sua fase adolescente que todos nós enxergávamos durante a leitura. O livro é muito legal, acho que deu o desfecho que já era esperado para todos os personagens e isso não é ruim, pelo menos, eu amei ??

Hora da Leitura 20/05/2016

Resenha: O casamento da Princesa
O tão aguardado décimo primeiro volume da série que encantou milhões de adolescentes pelo mundo.
A série mais amada pelas adolescentes dos anos 2000 está de volta em um romance para os jovens adultos. No novo volume de O diário da princesa, cinco anos se passaram desde que Mia se formou na faculdade — e sua vida anda bem agitada. Ela coordena um centro comunitário em Nova York, continua perdidamente apaixonada por Michael e está sempre cheia de compromissos reais na agenda. E por falar em compromisso… A imprensa não perde uma oportunidade de maldizer a vida do casal. Por que não se casaram até hoje? Existe outro pretendente? Como a família real permite que ela passe as noites fora de casa? Os paparazzi vivem atrás da princesa, mas ela tem outras prioridades. Até passar um fim de semana romântico com seu amor nas Bahamas. Será que chegou mesmo a hora do “felizes para sempre”?

Okay, eu preciso dizer primeiramente que esse é o melhor livro da Meg Cabot.

Pronto, podemos continuar com essa resenha.

O livro lança aqui no Brasil nesse mês de outubro, porém, não aguentei de ansiedade e li o e-book em inglês mesmo. Meg Cabot fez uma maravilha com esse livro, porque ele é simplesmente perfeito. Finalmente depois de quebrar nossos corações com toda aquela história da Mia e do Michael não estarem mais juntos e do safado do JP, a Meg consegue curar nossa dor de cotovelo e nos traz finalmente um relacionamento que é muito bem explorado. Então se você, como eu, sempre foi team Michael esse é o seu livro, porque a autora de fato nos presenteia com esse romance.

Quando ela fez o anúncio desse livro e disse que ele seria um New Adult, muitos ficaram achando que ela ia dar uma de E. L. James e escrever algo erótico, o que eu gostei mesmo é que ela não se deixou levar por essa onda de erotismo, ela trata de sexo nesse livro de uma forma natural, sem que ele seja explícito mas sim presente nas entrelinhas.

Muitas coisas insanas acontecem nesse livro, são novidades atrás de novidades, então é extremamente gostoso acompanhar a Mia nessa jornada dos 20 e poucos anos. Algo que me chamou muita a atenção foi que a personagem não deixa de ser ela mesma, mas ela de fato amadurece, então ler o diário dela é ainda mais gostoso porque você consegue sentir essa distância da adolescência, mas sem que ela perca sua essência.

Que tal ir no link abaixo terminar de ler a resenha e fazer um comentário??

site: https://horadaleituraa.wordpress.com/2015/10/03/resenha-royal-wedding/

Kathleen 09/11/2021

Coloquei como um dos meus favoritos porque sinceramente fiquei com um apego tão grande que eu só sentia dor pensando que não ia ler mais nada. Fiquei obcecada e queria de alguma forma agradecer pelo que foi vivido. O diário da princesa me deu paz em meio ao caos. Nunca vou esquecer disso, Mia Thermopolis. Obrigada.

Iara.Antunes 11/11/2021

Nesse livro Mia passa 5 anos sem escrever no diário contando sua vida. Ela retorna já formanda e conta sobre ela, familiares e amigos. O que aconteceu com os personagens principais dessa série, após esse espaço temporal da história.

Posso dizer que livro trás muitas surpresas e conexões com a saga da Mia. Algumas se surpreenderam. Outras não me cativaram.

Mas confesso que foi chato em alguns momentos ler pois, a autora quis mostrar uma Mia mais adulta, mas sem perder os chiliques dela quando mais nova. No momento algumas passagens foram forçadas pra mim.

O final teve uma mensagem positiva e legal sobre o que temos que aprender da vida e nem sempre teremos coisas boas , mas temos que aprender com as ruins também.

O que mais queira detalhes da história, foi onde a autora resumiu o que me frustou, mas sendo Mia faz total sentido as coisas acontecem diferente do convencional .