Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Susi 21/12/2011

Água para elefantes
Jacob Jankowski tem 93, vive em uma casa de repouso e não é muito bem humorado. A única companhia da qual ele realmente gosta é a da enfermeira Rosemary, uma moça solidária e boazinha, a única que o entende. Insatisfeito com tudo, e com todos, o velhinho pensa muito, principalmente na sua velhice e em sua saúde. Mas alguma coisa muda quando o circo se instala perto da casa de repouso, pois velhas recordações voltam a habitar a mente do homem.

Quando tinha 23 anos, os pais de Jacob morreram enquanto ele estava fazendo as provas finais para ser veterinário. Arrasado, ele acaba pulando em um trem em movimento, pertencente ao "Esquadão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra" e, depois de algum esforço para conseguir ser contratado pelo circo, Jacob acaba virando o veterinário oficial. Ele logo é obrigado a aprender a hierarquia do circo, com todos os seus artistas, trabalhadores e animais, a como se portar diante do Tio Al, o dono nada correto do circo, e a obedecer August, o chefe do setor dos animais e marido de Marlena, a estrela do número dos cavalos. Jacob apaixona-se rapidamente pela moça e pela elefante Rosie, o animal que supostamente salvaria o circo e apenas ele pode ajudá-las a fugir desse lugar que éao mesmo tempo é fantástico e perigoso.

"Água para elefantes" é excepcional. O enredo é ao mesmo tempo comovente, divertido e tranquilo, os personagens são fantásticos e a forma como Sara Gruen escreve, em primeira pessoa, aproxima o leitor e faz com que a história fique cada vez mais interessante. O livro fala de coisas simples, da amizade e dos riscos que surgem quando queremos proteger aquilo que amamos, sejam humanos ou animais e da aceitação da velhice. Não posso deixar de mencionar que adorei Jacob com seus 93 aninhos, tão rabugento e enjoado como todos nós iremos ficar. Concluindo, livro indicadíssimo. Estou louca para ver o filme!

Marcela 09/01/2012

Você nunca mais irá ver um circo com os mesmos olhos...
O título da resenha foi grande, embora o livro não seja tão extenso assim, mas foi o melhor jeito que consegui para sintetizar a influência que Água para Elefantes te trará, após lê-lo.

A história é narrada em primeira pessoa, por Jacob Jankowski, e alterna capítulos entre seu presente - sua velhice, num asilo que ele repugna com todas as forças - e seu passado, nos anos 1930, período da Grande Depressão dos EUA, quando ele trabalhou no circo dos Irmãos Benzini.

Jacob é um daqueles típicos "velhinhos ranzinzas e mal humorados", que praguejam contra tudo. Mas isso é o que faz a graça, em boa parte do livro, quando ele descreve o horror que é ser tratado como um inútil, inválido, enquanto ele ainda está totalmente lúcido e perfeitamente capaz de se virar.

Enquanto isso, Jacob também conta sobre sua vida na juventude, desde o porquê de ele abandonar a faculdade de Medicina Veterinária, e acabar como tratador dos animais do circo, até seu sofrimento, tanto por conta de Rosie, a elefanta que sofre maus tratos, quanto por causa de Marlena, a estrela do número dos cavalos. E, em ambos os casos, são causados por um único nome: August, o diretor do setor de animais. E, marido de Marlena.

O livro é escrito de uma maneira que te faz praticamente inspirar a atmosfera circense. Nós viajamos no trem, junto com Jacob, e acompanhamos de perto a movimentação dos funcionários e artistas, em cada parada. Vibramos a cada encontro de Jacob e Marlena, odiamos August e sua bipolaridade, e até mesmo Tio Al, outro sujeito estúpido, que só se interessa em dinheiro. Sentimos pena dos funcionários, quando não recebem o salário, e sofremos também com Camel, um dos funcionários mais antigos que acaba não tendo um “final feliz”, assim como Walter.

O final, aliás, não é lá muito previsível, mas também não é muito surpreendente. É um final um tanto diferenciado, considerando que não acaba nos tradicionais clichês do “e viveram felizes para sempre”. Jacob nos dá uma lição de vida e de superação. E isso, basta.

@leitoraincomum 30/11/2011

Inesquecível
Ao contrário de muitas pessoas, não li o livro por causa do filme, esse livro foi recomendado pra mim uns 2 anos atrás por uma amiga que o leu e se apaixonou. Não li de imediato, mas comprei logo naquela época. É um livro que te envolve desde a capa que achei muito bem escolhida e melhor do que a que é inspirada no filme. O foco principal do livro é mesmo a história da vida de Jacob e sua relação com os animais assim que se junta ao circo, principalmente com a elefanta Rose, a história de amor dele com Marlena pra mim, foi só um complemento de toda essa situação.
Logo no início da história, Jacob Jankowski já está idoso. Ele é encantador e ranzinza na mesma proporção, e devo confessar que me emocionei muito com a sua história de vida. O livro é narrado por ele mesmo na velhice em forma de flashbacks que ele tem de tudo que ele viveu até chegar ali.
A história 'começa' de verdade, na lembrança de quando Jacob recebe uma notícia que provoca uma reviravolta em sua vida nos dias que antecedem seus exames finais na faculdade de veterinária. A notícia o abala de tal forma, que ele acaba largando tudo meio que involuntáriamente e se juntando ao circo, onde acaba conhecendo o valor de amizades verdadeiras em meio ao caos do lugar e à pouca solidariedade que as pessoas tem entre si. É no circo também, após muito se questionar, ele entende que realmente ama os animais e que a veterinária é a profissão de sua vida, quando se encontra com a elefanta Rose.
Rose é o personagem mais fantástico dessa história, tanto no livro quanto no filme (que por sinal eu achei muito fraco, mas isso acho que será matéria para outro post), por sua inteligência e graciosidade.
Quando ele e Marlena percebem o quanto se amam, tem que enfrentar a fúria de August, o marido dela, que é um homem sobrio e perverso.
Demorei pra me prender de verdade na história, acho que isso só aconteceu mesmo lá pelo 6º capítulo e eu já estava ficando frustrada com isso depois de ter lido tanta coisa favorável a respeito do livro, mas não é razão para dizer que o livro não é bom. Ás vezes, criar grandes espectativas sobre um livro, me atrapalha durante a leitura. Pra quem gosta de histórias de época é uma boa pedida.
Gostaria de ler mais coisas da autora, pois sua escrita é simples e envolvente, se alguém souber de algum outro livro dela lançado em português, favor me avisar nos comentários.

Danni 10/08/2010

Comovente, Emocionante *.*
O Livro conta a História de Jacob Jankowski, que hj está com 90 ou 93 anos...

Conta de como ele entrou no mundo maravilhoso do Circo, como ele conhecer Marlena e Rosie a elefanta.

É uma história comovente, triste ao contar sobre os bastidores do circo, além do que nós mesmos podemos ver, uma história de amor lindaa, com o final surpreendente!

Vale muito apena ler esse livro, afinal o CIRCO NUNCA PERDE SUA MAGIA!

"Queria dizer o que eu disse, e disse o que eu queria dizer...
O elefante é cem por cento fiel!"

Aline 04/03/2013minha estante
Não gosti do livro, Jacob não parace ser o mesmo quando mais velho, Marlena 'para mim' sem personaliade nenhuma e Rosie quase não aparece no livro. A autora não me emocionou com a amizade Jacob e Rosie.

Sil 17/04/2011

Comecei a ler, e o pri´cípio não me pegoumuito. Parei de ler por uns meses e qdo voltei a leitura me agradou tanto que terminei em poucos dias. Fiquei triste por ver os maus tratos com os animais e pessoas e me comoveu o amor do jovem pelos animais e também sua coragem. Boa leitura!

Bit 25/04/2011

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Bel 21/02/2011

Trata-se de um senhor de 90 (ou 93) relembrando sua vida no circo.

Mais do que o próprio romance vivido pelo Sr. Jacob, o que chama a atenção são os detalhes escancarados sobre o que ocorre atrás das lonas de um circo fora de um espetáculo. Claro, não podemos dizer que todos os fatos relatados são reais - mas realmente eles não parece fugir muito da realidade com o sabido histórico de maus tratos aos animais em circos.

Não surpreende tanto, e pelo menos no meu caso, não emocionou tanto como muitos dizem, mas é uma leitura agradável e que não se tornou fadigante em momento algum (lí em dois dias).

Leituras da Rafa 30/08/2020

Resenha do livro Água para elefantes - IG Literário @leiturasdarafa
Nunca 10 reais foram tão bem gastos na minha vida porque esse livro é de chorar, de se apaixonar e de entrar de cabeça no maior espetáculo da terra... o circo dos irmãos Bazini através das memórias do Sr. Jacob Jankowski (desculpem se escrevi errado, estou sem o livro para conferir).
O livro passeia nas memórias de Jacob, que agora está em uma casa de repouso, se sentindo velho e cansado, um fardo para seus filhos e quando chega um circo a poucos quarteirões da casa ele começa a lembrar a época em que perdeu os pais em um acidente de carro e fugiu da faculdade de veterinária e foi parar por acaso no trem do circo dos irmãos Bazini e ganhando a simpatia do proprietário, o cruel Tio Al ele passa a se tornar o veterinário dos animais e assim conhecendo o seu grande amor Marlena e a elefanta Rosie, a qual ele se apegou muito e assim a história se desenrola.
Como sempre, o amor! Achei lindo o amor de Jacob por Marlena, é um amor eterno e que mesmo com todas as "porradas" que ele recebeu na sua estada no circo ele lutou por Marlena. Teve partes do livro que me fizeram chorar porque odeio pensar que alguém seja capaz de maltratar ou matar animais, eu nem leio e nem olho filmes ou livros que tem animais pra não chorar com o fim deles e o que eles passam. Mas mostrou que nem tudo é mágico em um circo, a vida lá não é fácil, tem que aguentar de tudo pra manter o seu ganha pão e que as vezes nem ganha nada. Mas é um livro mágico, emocionante e que mostra que apesar das dificuldades temos que lutar e quando tudo parecer perdido, recomece de algum lugar, o destino pode te surpreender. Não falei muito dos personagens porque quero realmente q vocês leiam o livro porque vale super a pena, tem personagem violento, tem personagem resmungão, amargurado, bêbado, mandão, tem de tudo, afinal é um circo!! E vocês vão se apaixonar por Rosie, a elefanta que só recebe ordens se for em polonês e o final do livro é de chorar de lindo.

Danny 02/09/2011

Encantador!
Água para Elefante
Encantador ....

A história de um circo por baixo dos panos, contada de forma que eu me sinto na história, porem como telespectadora!
Um jovem cujo imagino muito simples e carismático perde os pais em um acidente. Recebe a notícia de forma inesperada, no momento não tão apropriado. Porem, que muda totalmente sua vida a partir de então!
Desistiu de fazer sua prova da faculdade, preste a se formar em um Veterinário, atordoado, sem saber o que fazer parte para uma viagem “de trem” onde constrói sua vida e conhece a mulher da sua vida! Um romance maravilhoso, onde mostra como é trabalhar em um circo, as dificuldades e como foi difícil começar isso tudo!
Contada por Jacob aos 93 anos de forma divertida e descontraída. (O momento em que ele sempre esquece o nome da enfermeira é hilário). Porem mostra um terço da realidade, como pode alguém viver tudo que pode se dedicar o máximo, criar os filhos e acabar em um asilo sozinho! Às vezes paro e me pergunto sobre isso.
A paixão de Jacob por Marlene é encantadora, mas... O amor por Rosie a Elefanta mais linda (aos meus olhos) é magnífico!!!
Foi um dos livros que mais gostei de ler. Uma história que envolve tristezas, alegrias e conhecimento de como era o circo de antigamente.

Dai Bazilio 19/11/2020

Amei esse livro! Achei a história emocionante, amei a interação com os animais e gostei que os capítulos são intercalados entre presente e passado. A escrita é ótima, a leitura flui muito bem.

julia 14/06/2012

se for possivel,leia o livro antes de ver o filme..é mais emocionante,mais tocante..
O livro é muito bom,só lamento ter visto o filme antes do livro.o filme em si não tem nada demais mas ler o que aconteceu com Jacob isso sim é emocionante.
O fato de ter visto o filme nunca vai me permitir saber o tamanho do impacto que um livro desses teria sobre mim e isso é uma pena.por isso recomendo,leia o livro antes do filme se ainda não o tiver visto.
Bom,nem tudo esta perdido,o filme descartou muitas coisas interessantes sobre a historia.o fato de Jacob não contar a historia mas sim revive-la em sua cabeça é algo bem legal.
Presente e passado intercalados são contados no livro.o Jacob de 93 anos e suas dificuldades..o garoto Jacob de 23 anos vivendo algo que nunca imaginou que viveria...
Jacob é idoso,vivendo em um asilo ou usando um termo menos abominavel..uma casa de repouso.
quando chega um circo em sua cidade,mais precisamente instalados por poucos dias próximo a sua casa de repouso isso suscita lembranças a muito guardadas a sete chaves e que ganham forma...
Adorei o livro,foi inteligente,emocionante,triste em varias partes mas sem duvida muito bonito e com um final bem construído.
Mas sabem o que mais me surpreendeu? Algo que nunca esperei encontrar..uma visão que me levou a uma reflexão profissional mesmo que isso não seja o objetivo do livro,mesmo assim, me foi impossível não desdobrar esses pensamentos.
Jacob demonstra em vários pensamentos a fragilidade da vida humana mas também muitas vezes o certo descaso ou mesmo desinteresse que a maioria das pessoas tem por seus idosos.
A maneira como a assistência de enfermagem é colocada também me impressionou.
Rosemary,a enfermeira que o atende em um dos turnos,parece ser a única a vê-lo como um ser humano,com uma historia por trás de um corpo frágil,alguém que em algum dia teve uma VIDA...ela vê alem das aparências.
isso sem duvida me trouxe muitas reflexões sobre a importancia de não se perder a humanidade..fazer a diferenca.

PS: eu adoro ler as notas que os autores normalmente nos deixam em seus livros,sempre encontro informações interessantes e ..as notas dessa autora sem duvida foi uma pequena leitura interessante e de fazer pensar..

Ana Coscia 08/09/2011

Qual é o seu verdadeiro lar?
Eu raramente choro e livros, quero dizer, tento me segurar ao máximo. Mas Sara Gruen conseguiu fazer lágrimas brotarem de meus olhos em praça pública, eu lia água para elefantes em qualquer lugar, e até em momento inoportunos pois a história nos envolve e não conseguimos parar de lê-la até ver o ponto final.

As lembranças do jovem Jacob e a vida "triste" do velho Jacob provoca tantas reflexões pessoais, o que achamos seguro, verdadeiro e papável será o nosso destino? Será que tirar os sapatos caros e tentar uma nova vida simples não é a verdadeira felicidade, não trará o amor?
A vida cruel dos circenses é exposta perfeitamente, todas as dores e tragédias tão bem escondidas sobre camadas de maquiagens, e é claro, como esquecer de Rosie? Me peguei chorando diversas vezes pela enorme elefanta alcoólatra que sofre, mas que também recebe uma carga enorme de amor tanto de Jacob como de Marlena, e por falar em Marlena uma personagem característica de romances, uma mocinha com passado levemente triste que viu no grande "vilão" August uma estrada para a felicidade...
Torcemos até o final pelos personagens incríveis de Sara, rimos e choramos com Kinko e Walter, odiamos e adoramos August e Tio Al, queremos abraçar Rosie e Bobo, amamos e queremos ter um amor como de Jacob e Marlena.

Não consigo expressar nessas poucas palavras toda a magnífica história de Água para Elefantes, a cada página vamos aprendendo tantas coisas e perguntas preenchem nossa cabeça, o final provoca não só choro compulsivo como uma pergunta "onde é nosso verdadeiro lar?" , para Jacob era o circo, e o seu?

Ana 08/12/2020

Bom...
O final ficou um pouco ¿¿¿¿, mas eu gostei bastante, me fez passar várias raivas e morrer de amores também

Jéssica Aline Karoleski 24/10/2011

Jacob, teve a desagradável notícia que seus pais morreram. Sem eira, nem beira, abandonou a faculdade de veterinária, e foi parar num vagão, onde conheceu dois homens estranhos. Quando viu estava no: Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra. Trabalhou como veterinário, conheceu homens atrozes, se apegou a uma elefanta chamada Rosie, que só entendia em polonês e Marlena, a encantadora Marlena, que era casada com August, porém, isso não impediu que Jacob se apaixonasse por ela.