Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

AmandaCostaSilva49 02/04/2020

Super diferente
Esse livro é maravilhoso, não sei como demorei tanto pra ler.
O começo é um pouco arrastado, mas depois vamos nos familiarizando com o cenário só circo e a leitura flui super bem.
A história é maravilhosa, e estou super feliz por ter a conhecido, conhecido a Rosie e todos os outros personagens que fazem esse livro super especial.
E que final meus amigos, que final.

Phillipy1 23/05/2023

O Maior espetáculo da Terra
Estou simplesmente encantado com essa leitura, geralmente, acho tão massante quando o livro mescla passado e futuro, mas nesse livro foi incrível.

Me senti como um neto de Jacob Jankowski, um velho que não se lembra se tem 90 anos, ou 93. Uma coisa ou outra, mas se lembra com riqueza de detalhes de seu tempo no circo, de seus amigos que fez ali, e principalmente de seus dois maiores amores: Marlena, e Rosie, a elefanta mais inteligente do mundo.

O livro no início não me prendeu, mas no momento em que o protagonista inicia sua viagem na nostalgia, eu embarquei com ele no trem do circo dos Irmãos Benzini. E foi um espetáculo lindo de se ver, senhoras e senhores.

Lili 03/06/2020

Esse é o segundo livro que leio da Sara Gruen, e confesso que eu gosto da escrita dela, sempre em seus livros, os animais são retratados, principalmente a relação deles com os seres humanos, isso mexe muito comigo, porque sou apaixonada por animais.

Contudo, neste livro você terá a oportunidade de conhecer um pouco da história do circo norte-americano. Por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro (muitas memórias afetivas vem a tona).

Recomendo o livro, pois tem uma escrita envolvente, e personagens marcantes, especialmente a elefanta Rosie.

aj.delmondes_ 22/05/2020

Resenha - Água Para Elefantes
Esse livro começa com Jacob Jankowski, um senhor de 90 ou 93 anos, que mora em um lar para idosos e quando ele dorme tem lapsos de memória sobre seu passado.
   No livro conta como sua vida virou de cabeça para baixo quando seus pais morreram no mesmo dia de suanprova que o tornaria, oficialmente, veterinário.
   Com todos os problemas vindo à tona, Jacob foge da cidade com um trem, o famoso "Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra". Nele, Jacob foi admitido para cuidar dos animais e um desses animais era um cavalo muito especial para sua domadora, Marlena. Nesse meio tempo, Jacob se apaixona por ela, mas Marlena era casada com o chefe do setor dos animais, August.
   Mais para frente do livro, Rosie, a elefante, que aparece para salvar o circo da falência, pelo menos esse era o objetivo. Depois disso vários problemas surgem e um desastre acontece.
No final conta como Jacob foge do lar para idosos.

Rose 27/08/2011

Este é um livro que eu estava ansiosa para ler, tirando o título que não me agradou muito e continua não me agradando, a história não me decepcionou. Conhecemos a vida de Jacob, um estudante de veterinária de 23 anos que fica órfã e de uma hora para outra, além de ficar sem os pais, também se vê sem dinheiro e sem ter para onde ir. Desesperado, ou melhor perdido sem saber o que fazer, ele cai no mundo e acaba parando em um circo, onde por 3 meses se envolve em várias aventuras que conhecemos através de Jacob só que com 93 anos. Com suas lembranças tão vivas, viajamos ao seu passado e descobrimos seus amores, seus medos e sua força, todos tão presentes que ainda hoje, mesmo sozinho em uma casa de repouso ele se permite viver novamente...
Yassue 19/11/2012minha estante
Eu quero muito ler este livro!

Nadja 15/01/2014minha estante
Adorei o filme!

Fran 31/08/2011

Por que eu tenho que chorar quando o elefante do livro apanha? Ou quando o cachorro do livro fica triste? Ou quando o macaco faz um agrado no personagem pra agradecer a comida? Por que eu tenho que ser tão boba quando o assunto é bicho????

Acho que foi por isso que eu comprei esse livro. Porque a perspectiva de ler sobre bichinhos de circo me encheu de carinho. E saber que o amor de Jacob era pela mulher e pela elefanta já me fez gostar dele já na sinopse.

A história se passa em dois tempos paralelamente, Jacob com 93 (ou 90) e com 23. Só lendo pra saber quão singelo e rico em detalhes é a escrita de Sara Gruen.

Temos vários personagens fortes, como August, Tio Al, Camel, Walter. E temos vários bichos marcantes, como Rosie (a elefanta), Bobo, Quenie. Os detalhes são incríveis e saber, no final, que muitas coisas descritas foram baseadas em histórias reais, faz com que a gente fique mais comovido com tudo que foi lido.

Simplesmete lindo.

Beta 16/09/2020

Leitura riquíssima
Com aperto no peito, a grande espetáculo chega ao fim... Com aplausos de pé e lágrimas nos olhos me despeço de Jacob, Marlena e Rosie...

Com certeza, a vida é o grande espetáculo da Terra!!!

??

IngridCosta84 25/11/2023

Livro extremamente mais envolvente que o filme. Sem falar nos detalhes e cenas que não tem no filme.

leticia 01/12/2023

O começo para o meio do livro não fluiu muito bem para mim, mas depois que passou da metade eu terminei rapidinho. Adorei o livro e a temática, sempre fui muito curiosa sobre os circus e poder ler um pouco sobre essa vida foi incrível.

Debora.Fernandes 11/11/2020

Melhor livro que já li, daria tudo para ter ele novamente!!! Leitura que vale todas as horas gastas ?

Lyohana 20/01/2024

Um romance em que cada capítulo te leva para o lugar onde a história acontece.
Querer saber o que acontece com cada personagem faz com que você termine de ler muito rápido.
É um ótimo livro para curar ressaca de histórias mais densas ?

Day 13/10/2020

Tem de tudo nesse circo, até boi
Quando você para pra pensar, o futuro está claro pra você? Porque para Jacob estava: ele iria se formar e ser veterinário junto com seu pai. ?Mas a vida é uma caixinha de surpresas? e após um trágico acidente de carro com seus pais, ele se torna órfão, sem dinheiro e sem moradia e nem ao menos consegue se formar. O que fazer da vida então? Qual caminho tomar? Jacob então, num impulso pega carona em um trem, que mal sabe ele trata-se do Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. E ele vê nisso uma oportunidade de recomeçar a vida como veterinário e cuidador dos animais de circo.
Mas o inocente Jacob, não tão inocente assim, se apaixona logo por quem? Isso mesmo, pela mulher que ele não pode ter: Marlene, a mulher do empresário do circo August, que apesar de ser muito charmoso apresenta serias tendências homicidas. Sabe aquele ditado de ?o proibido é mais gostoso?? é bem por ai...
Mas o coração de Jacob é tão grande, que nele cabe até a nossa linda elefanta Rosie que foi adquirida para salvar o circo e fica sobre seu treinamento.
Pra quem já foi relembrar e pra quem nunca foi conhecer a magia que é o circo e a realidade do que acontece antes e depois do espetáculo. Você vai se apaixonar por pessoas e animais e torcer por amores proibidos.

Lari 03/08/2020

Água para elefantes
Que livro! Aprendi demais com ele. Jacob narra sua vida depois da morte prematura de seus pais e como ele começou a trabalhar em um circo. Podemos ter uma ideia de tudo o que acontece nos bastidores do circo.

O que mais gostei nesse livro, foi como ele abriu meus olhos. Enquanto Jacob descreve como é viver em um circo percebemos como o circo talvez seja uma ilusão. Para nós espectadores é um sonho, uma fantasia, mas para quem vive no circo este é apenas mais um emprego como todos outros. Os circenses na verdade vendem uma imagem que encanta, mas não vivem desse encantamento.

É um lindo romance também. Um final surpreendente e a nota da autora é simplesmente incrível!

Recomendo muito que leiam esse livro!

bellaleitura 11/07/2022

Simplesmente AMEI!
Já havia visto o filme bem antes, mas não me recordava muito bem, e quando vi o livro fiquei super empolgada para ler.
Amei a narrativa, a escrita, e principalmente a maneira como Jacob narra o envelhecimento, não só do corpo mas também da mente. Como um senhor de 90 ou 93 anos se sente com o passar do tempo, e com a perda precoce de seus pais, tendo que carregar um peso enorme em seus ombros, ao se juntar a um famoso circo.