Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Paula1735 14/09/2022

Jacob está idoso com mais de 90 anos. Morando em um asilo. E ele começa a contar história de sua vida quando era jovem estava cursando uma faculdade. Pois seus pais tinha uma voa condição financeira. Mas depois da morte de seus pais sua vida sofre uma grande mudança. Onde ele é obrigado a deixar a faculdade. E começa a procurar um emprego até que encontra um emprego no circo. Jacob vai se envolver com a esposa do dono do circo.

Sil 13/01/2017

Deveria ter sido bom...
Uma história com todos os elementos para ser incrível, mas infelizmente a escrita da autora conseguiu estragar tudo.

Daniel.Alcantara 11/06/2022

Uma leitura marxista
Água para Elefantes por Sara Gruen
Tradução de Anna Olga de Barros Barreto
Editora @editoraarqueiro
Título original: Water for Elephants

Quando traduzi o post de ontem aprendi uma palavra nova: reificação. Algo muito similar a objetificacão, mas dentro de uma concepção mais marxista de relações economico-sociais. O livro, dentro do que compreendi fala da forma utilitarista como os seres humanos se relacionam entre si e com outros animais.
Os animais e trabalhadores são entendidos como meras engrenagens para o funcionamento do grande circo. A classe dos artistas ainda tem alguma consideração dentro do sistema mas ainda assim dentro de um quadro de exploração onde até a morte da celebridade se torna palco para atrair o lucro.
O valor encontra-se totalmente voltado para a utilidade do ser. E quando aquele não se torna mais útil, é descartado completamente. O cavalo que não pode mais trabalhar serve de comida para as feras. O trabalhador que incomoda ao cobrar seu salário é atirado para fora do trem. Até aquele que consegue chegar a velhice, torna-se inconveniente pela sua inutilidade e já é encostado em um lar para idosos.
Mesmo aqueles que conservam ainda sua lucidez e tem histórias para contar, só tem valor por suas lembranças e pelas histórias que tem para contar.
Este livro é lindo, tinha visto o filme que foca mais na questão do romance entre o veterinário e a artista. No livro esta é uma questão que fica em segundo ou terceiro plano. Lindo demais. Obrigado @christiane.alcantara pela dica de novo.
Somos mais que peças de uma engrenagem. Somos mais que o que produzimos. Somos mais que um pedaço de carne. Somos uma reação química impressionante e rara dentro deste universo incrível.

Maria 17/03/2020

Romance gostoso de ler.
Um romance apaixonante com personagens cativantes e um enredo incrível, água para elefantes conta a historia de Jacob, um jovem que perde os pais em um trágico acidente e, sem rumo na vida, acaba abandonando a faculdade na semana de suas provas finais e pula em um trem em movimento, que depois descobre ser um circo - Circo dos Irmãos Benzini ? O maior espetáculo da terra ? - onde ele se apaixona duas vezes, primeiro por Marlena, a esposa do amigável, porém perigoso diretor dos animais, e depois por Rosie, uma elefanta tachada como burra que deveria ser a salvação do circo. Uma história linda de se ler.

Lís 17/11/2022

Essa livro foi uma mistura de emoções! Comecei a ler achando que ia largar de mão, mas na verdade me apaixonei?
Chorava em quase todos os capítulos kkkk
Dante 19/11/2022minha estante
O filme é muito bom

Dante 19/11/2022minha estante
Não acredito que já tem 11 anos esse filme

Lís 19/11/2022minha estante
Simm 11 anos ksksk
O filme realmente é bom (apesar que eu gosto tudo que robert pattinson faz então )
Porém o livro é sensacional

Rodrigo Queiroz 03/04/2020

Recomendo..

Guria dos livros 30/01/2023

Já li melhores
Não me fisgou, comecei a gostar da história apenas no meio do livro, quando a emoção e agitação finalmente tomaram conta.
Infelizmente o fim foi rápido e me pareceu improvisado. Porém, o amor, amizade, esperança e a luta dos personagens é linda e vale a pena ler.
Esses sentimentos foram as únicas coisas que me fizeram concluir a leitura.

Mel 28/12/2022

Eu vi esse filme por volta de 2013 aos meus 14,15 anos por aí, desde então nunca tive a vontade de fazer a leitura, até quem 2022 resolvi ir na feira do livro da cidade e comprar ele de novo, pois tinha emprestado o meu. E fala sério, que livro perfeito e refletivo eu levei dias para parar de pensar em Jacob, Marlena, Walter. Um história que te prende, e te faz querer entrar dentro da história e fazer parte dela tbm, leiam muito, vcs não vão se arrepender.

Julia1498 07/02/2023

Incrível
Uma delícia! Amei do começo ao fim, não conseguia parar de ler. Conseguia imaginar perfeitamente todos os cenários e amei a escrita da autora.

Simone Medeiros Leão 06/04/2022

Um lindo final feliz
Água para elefantes foi um romance bem diferente, pelo fato de se passar em um circo. Jacob é um estudante de veterinária e caí de paraquedas em um circo, ele tem um romance proibido com Marlena. O livro é um pouco monótono, mas vale a pena ler pois o final do livro é surpreendente!!!! ?

Lili 03/06/2020

Esse é o segundo livro que leio da Sara Gruen, e confesso que eu gosto da escrita dela, sempre em seus livros, os animais são retratados, principalmente a relação deles com os seres humanos, isso mexe muito comigo, porque sou apaixonada por animais.

Contudo, neste livro você terá a oportunidade de conhecer um pouco da história do circo norte-americano. Por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro (muitas memórias afetivas vem a tona).

Recomendo o livro, pois tem uma escrita envolvente, e personagens marcantes, especialmente a elefanta Rosie.

Cleice 24/05/2020

Água para elefantes
Amei demais esse livro. Me surpreendi pq vi muita gente falando que era um livro "mais ou menos" mas eu achei ele foda do começo ao fim. Apesar da trajetória dos personagens ser difícil, a leitura é bem fluída. Você se envolve bastante , se apega aos personagens , inclusive aos animais . E no fim você rir e chorar com o desfecho . Acho até que merecia mais páginas, queria saber mais só te o que aconteceu depois,na vrdd achei q seria um romance de formação, mas n é.

Rose 27/08/2011

Este é um livro que eu estava ansiosa para ler, tirando o título que não me agradou muito e continua não me agradando, a história não me decepcionou. Conhecemos a vida de Jacob, um estudante de veterinária de 23 anos que fica órfã e de uma hora para outra, além de ficar sem os pais, também se vê sem dinheiro e sem ter para onde ir. Desesperado, ou melhor perdido sem saber o que fazer, ele cai no mundo e acaba parando em um circo, onde por 3 meses se envolve em várias aventuras que conhecemos através de Jacob só que com 93 anos. Com suas lembranças tão vivas, viajamos ao seu passado e descobrimos seus amores, seus medos e sua força, todos tão presentes que ainda hoje, mesmo sozinho em uma casa de repouso ele se permite viver novamente...
Yassue 19/11/2012minha estante
Eu quero muito ler este livro!

Nadja 15/01/2014minha estante
Adorei o filme!

Fran 31/08/2011

Por que eu tenho que chorar quando o elefante do livro apanha? Ou quando o cachorro do livro fica triste? Ou quando o macaco faz um agrado no personagem pra agradecer a comida? Por que eu tenho que ser tão boba quando o assunto é bicho????

Acho que foi por isso que eu comprei esse livro. Porque a perspectiva de ler sobre bichinhos de circo me encheu de carinho. E saber que o amor de Jacob era pela mulher e pela elefanta já me fez gostar dele já na sinopse.

A história se passa em dois tempos paralelamente, Jacob com 93 (ou 90) e com 23. Só lendo pra saber quão singelo e rico em detalhes é a escrita de Sara Gruen.

Temos vários personagens fortes, como August, Tio Al, Camel, Walter. E temos vários bichos marcantes, como Rosie (a elefanta), Bobo, Quenie. Os detalhes são incríveis e saber, no final, que muitas coisas descritas foram baseadas em histórias reais, faz com que a gente fique mais comovido com tudo que foi lido.

Simplesmete lindo.

Vgparente 04/06/2023

Tenho esse livro a mais de 12 anos e nunca tive interesse de ler ele nesse período, esse ano resolvi dar uma chance a ele e confesso que foi uma leitura boa, o enredo, os personagens.