Auggie & Eu

Auggie & Eu R. J. Palacio

Resenhas - Auggie e Eu

Lafayete 03/01/2018

Auggie & Eu
O que dizer sobre esse livro? Ele é perfeito, maravilhoso, e eu quero o guardar no meu coração para sempre!

Esse livro tem 3 contos: "O Capítulo do Julian", "Plutão" e "Shingaling".

ATENÇÃO: SPOILERS DE "EXTRAORDINÁRIO".

O Capítulo do Julian - Este conto vai contar o cotidiano de um personagem bem controvérsio. Julian Albans foi o garoto que pratica bullying com August e agora chegou na hora de ele se explicar para o público. E... confesso, depois que li esse capítulo, eu me apaixonei por esse personagem. Por mais que o bullying não seja aceito, Julian é apenas o reflexo dos pais: Melissa e Jules, que em nenhum momento pensam no quão errado eles estão em relação à educação do filho. Acaba que ele sai da escola depois de levar uma suspenção, porque os pais não aceitam que o filho seja "mal tratado". Julian sofreu muito. Ah! Eu me esqueci: e foi por esse mesmo fator que ele não foi para a reserva ecológica como os amigos. O melhor desse capítulo, é que tem uma passagem das férias e contará como esse personagem se redimiu por suas atitudes, e seus pais também.

Plutão - Esse foi o conto mais chatinho, na minha opinião. Plutão vai contar a história de Christopher, melhor amigo de Auggie, quando ele era criança. O meu problema com esse capítulo, é porque ele fugiu muito da vida atual de Auggie e o cotidiano de Christopher é muito água com açúcar. Pra quem não sabe, Chris foi embora da cidade de August e ele meio acha que agora "é meio difícil ser amigo de August". Não é que seja mentira, deve ser constrangedor, mas nem quando a cachorrinha do nosso querido astronauta morreu (Daisy), Christopher se preocupou em ligar pra ele. Eu achei ele mimado, grosso e muito irresponsável. Além de muito egoísta. Mas ele vai contar muito sobre o seu passado amigável com August e como as pessoas reagiam ao seu rosto deformado.

Shingaling - Esse pode ser considerado o capítulo mais animado de "Auggie & Eu". Charlotte é uma personagem bem extrovertida, feliz e fofa. Esse capítulo não é tããão voltado ao August, mas vai contar como as pessoas da escola reagiam ao personagem. Ela se considera neutra em tudo! Isso é muito eu (Risos)! Mas, voltando, ela vai contar sobre o grupinho mais famosinho da escola e como ela luta para conseguir entrar nesse grupo. É muito engraçado! Leiam!

Então é isso! Esperam que vocês tenham gostado da minha resenha. Beijos!

Deyse 24/12/2017

Eu amei Extraordinário quando li alguns anos atrás e até hoje é um dos meus livros favoritos, por razão disso Auggie & Eu era um livro que tinha grandes expectativas que acabaram não de completando.

Esse livro de contos do ponto de vista de outros personagens relacionados à Auggie não é ruim, de forma nenhuma, porém nenhum deles tem o mesmo impacto emocional que a trajetória de Auggie teve em mim.
O capítulo de Julian, que era a história mais esperada por mim, foi decepcionante e clichê, esperava algo que me surpreende-se e até mesmo um motivo que justificasse tudo que Julian fez Auggie passar, mas o apresentado na história não me comoveu. Na minha opinião foi uma justificativa insuficiente e como já disse acima, a rota mais comum tomada quando se busca ver o lado de quem pratica bullying em filmes/livros.

A história que mais gostei foi a Shingaling, que mostra um pouco sobre amizades entre garotas no ensino fundamental. Por algum motivo que ainda não sei explicar, esse período escolar parece ser o mais brutal para as garotas (pelo menos para mim foi) no quesito amizades e foi ótimo ver a autora mostrando perfeitamente esses relacionamentos em sua complexidade.

Eu recomendo esse livro para todos os fãs de Extraordinário, entretanto não com a mesmo força com que recomendei seu predecessor. É uma ótima e rápida leitura, com algumas partes tocantes e realistas, mas no geral fácil de ser esquecida entre tantas outras.

site: https://www.instagram.com/p/BcducH5lRD0

Leo freire 04/11/2017

Aggie e eu
Esse livro mexeu mais comigo de certeza forma por ter me dado a oportunidade de conhecer melhor alguns personagens e saber o que realmente levou cada um a tratar nosso amado Auggie da forma q trataram. Revela muito como somos moldados e ensinados quando crianças a agir de forma "correta" de acordo com os ditames sociais. Será q o Julian foi realmente malvado com o Auggie? A Summer realmente foi boazinha, ou foi educada pra ser assim? Enfim com uma escrita leve, e realmente emocionante esse livro merece respeito.

Raquel 30/10/2017

MARAVILHOSO
Foi amor a primera vista quando li Extrordinário e um presente enorme quando li Auggie e eu. Muitas pessoas irão pensar que é um livro infantil, e até seja, mas esse livro ensina valores que eu vou levar para minha vida inteira. Ao terminar de ler Extraordinário eu tenho que confessar que não gostava muito dos 3 personagens, mas esse livro vem para acabar com esse sentimento a explicar porque eles eram do jeito que eram. O que mais me causou impacto foi o cap de Julian, que me fez mudar completamente a forma de enxergar as pessoas. Enfim, esse é um livro que eu recomendo para QUALQUER pessoa, pois muda nosso pensamento e nos torna pessoas melhores.

Thaty 23/09/2017

Esperava mais
Confesso que esperava maior interação dos personagens com Auggie. Já que o título do livro remete a isso. A parte da Charlotte é que menos tem relação com Auggie. Outro ponto que observo é que os adolescentes americanos devem ser muito crueis ou os escritores muito vitimistas porque sempre abordam essa história de exclusão social. Auggie é o grande excluídos e esses personagens os subexcluidos. O que me faz chegar ao fim dos livros dela é que é uma leitura muito fácil e simples.

Marcello.Junior 23/06/2017

Um LIXOOO
Escritora apelativa que não tem peso emocional nem um enredo atraente. APELATIVAAA. Usando assuntos "Ai que dó!" para ser vendida!! AH, PELO AMOR! FESTA DE PIJAMAS E DANÇA COM AS AMIGAS! SOU OBRIGADO A FALAR. ESSE LIVRO É UMA PO%¨¨&

Caique.Emanuel 17/02/2018

Muito fofo!
O livro trás três "capítulos" aos olhos de três personagens diferentes, as histórias se passam paralelo ao livro original "Extraordinário", e uma bela adição, que trás detalhes que abrem nossos olhos a algumas situações.
A autora trás a mesma forma simples e informal de escrita que foi a principal característica do livro anterior.

Vanessa França 20/01/2017

Não é segredo que adorei Extraordinário de R.J. Palacio, por isso eu estava ansiosa para ler sua continuação! AUGGIE E EU é um livro de três histórias sobre personagens secundários naquele romance; Julian, Christopher e Charlotte.

As três histórias fornecem mais informações para a história fora da narrativa imediata de Extraordinário. Vemos Auggie através dos olhos de Julian, Christopher e Charlotte. As histórias são lindos trechos e excelente para ler em voz alta, curto o suficiente para jovens leitores antes de dormir, e com certeza para provocar discussões.

No CAPÍTULO JULIANO, ouvimos de Julian (o valentão do livro Extraordinário). Esta foi a nossa história favorita, e é realmente a primeira no livro. Como Julian conta sua história, aprendemos sobre ele, sobre seus pais, e suas percepções do que aconteceu com Auggie. Julian então vai passar o Verão com sua excêntrica Grandmerè em Paris. Depois de Julian explicar a verdade sobre o que aconteceu com Auggie na escola, Grandmere revela um segredo familiar sobre seu tempo na guerra. Este segredo atinge Julian duramente e leva-o a perceber algumas coisas sobre si mesmo e sobre o incidente com Auggie. Esta história é pungente e difícil, com algumas cenas de guerra confrontadas com sensibilidade. É simplesmente fantástico, e é a história de destaque do livro.

Em PLUTÃO, ouvimos falar de Christopher, o amigo de Auggie que se mudou. Esta história destaca os desafios da amizade e vida familiar a distância, e vemos que uma verdadeira amizade pode durar. Mesmo que a distância tenha mudado a natureza de sua interação com Christopher, Auggie está lá quando Christopher precisa dele, e Christopher é favorável (e protetora) de Auggie também. Auggie é um personagem tão bom, você apenas o ama mais quanto mais você lê.

Em SHING-A-LING, ouvimos de Charlotte, parte do comitê de boas-vindas formado pelo principal bondoso, Sr. Tushman. Esta história é um olhar sobre a política de relacionamentos e como você realmente não conhece alguém até que você começa a gastar tempo com eles. Ele também mostra o poder do grupo de pares. Há uma conexão mais sutil com Auggie neste, com ênfase na forma como pequenas ações (aparentemente inofensivas) podem realmente causar danos. É também uma história sobre aceitação.

site: https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/2017/01/auggie-e-eu-de-r.html

Nalini 12/01/2017

Não só para adolescentes
Adoro surpresa literária e esta escritora é um ótimo exemplo! Este livro nos faz refletir como se fôssemos cada uma daquelas personagens.Então espero mm levar p minha vida a prática mais intensa de empatia ?

Kamilla 08/11/2016

Cada história foi incrível, mas tenho o meu preferido dentre eles: O capítulo de Julian.
O Capítulo do Julian

Esse conto foi o melhor de todos, já havia lido ele há um tempo atrás e reli agora. E continuo amando a história, a avó do Julian e quer saber? até o próprio Julian. Essa história mostra que nada justifica o bullying, mas que nada acontece do nada, sempre se tem algo por trás.

Não vou me adentrar na história do conto porque já fiz resenha aqui pro blog, se quiserem lê-la é só clicar aqui. Só adianto que: vale a pena!

Plutão:

Esse conto trás a história do Christopher que era amigo do Auggie desde que ele nasceu, literalmente. As mães deles deram a luz quase ao mesmo tempo e desde então eles ficaram amigos, mas com o passar do tempo ele foi percebendo como era difícil ser amigo do Auggie, não por ele não ser uma boa pessoa ou legal, mas por causa da aparência dele que algumas pessoas (ou muitas) ficam receosas ou zoando do Auggie. O Chris nunca foi desse tipo, mas ele também queria ter outros amigos e por conta que começou a morar mais distante se afastou do Auggie.

Nesse conto nós passamos a entender o lado do Chris, mas ao mesmo tempo eu ficava meio chateada por ele ter se afastado, contudo é bem justificado. É uma criança, e todo mundo que está nessa fase começa a passar por algo assim. Mas sempre tem a luz no fim do túnel, certo? E o Chris começa a perceber e toma as decisões certas no final, mas o melhor não é a decisão, mas a aprendizagem que ele tirou. Agora vocês devem estar se perguntando, porquê Plutão? Bom, é uma história do Auggie e do Chris que não vou contar pra descobrirem ao ler :p

Shingaling:

Depois do capítulo de Julian esse foi o conto que eu mais curti a leitura. Ele fala sobre a Charlotte, a única menina que foi designada a receber o Auggie na escola com o Julian e Jack. A nossa protagonista ela sempre fica neutra em tudo, não gosta de se intrometer onde não é chamada e nem fica de mimi. Ao conhecer o Auggie ela não é rude e nem nada do tipo, trata com naturalidade e sempre fala com ele, mas nunca se aproxima dele, porque os outros falam e ela sempre fica neutra em tudo. E não, isso não é um ponto negativo, não acho pelo menos.

Ela tem uma amiga que acaba fazendo parte de outro grupinho, o das populares, e a Charlotte quer também ser aceita naquele grupinho, mas não muda quem é pra isso. Será que ela consegue? ou diante das mudanças ela vai continuar querendo adentrar no grupo? Bom, isso vai transcorrendo a história da Charlotte, pensamentos e ações vão mudando. Não vou falar muito da história porque vai acabar estragando a magia de lê-la.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2016/01/resenha-auggie-eu-tres-historias.html

Priscila 28/09/2016

Resenha: Shingaling
Essa é a história contada pela Charlotte. E para quem não sabe ou não se recorda, a Charlotte foi um dos alunos na comissão de boas-vindas para o Auggie na Beecher Prep, junto com o Jack e o Julian.

Mas voltando para essa história: a mesma começa quando a lembrança de Charlotte quando era pequena, que ela ia para a escola (que não era a Beecher Prep ainda) e no caminho ela sempre encontrava um senhor cego tocando o acordeão. E toda vez que colocavam dinheiro na caixa do acordeão, ele dizia: “Deus abençoa a América”. E isso foi extremamente marcante para Charlotte. Mas quando os pais dela a mudaram de escola (agora sim na Beecher Prep), ela passou a fazer outro caminho e nunca mais viu o tal senhor.

Mas voltando a Beecher Prep, Charlotte realata como a vinda do Auggie para a escola criou um certo desconforto para todos, principlamente para ela. Mas como ela era uma menina boa, ela só tinha pensamentos e achava errado as pessoas julgarem o Auggie sem conhecer.

Charlotte chegou a ser muito amiga de Summer e Ellie, elas eram muito amigas quando mais novas. Mas depois que cresceram as coisas ficaram diferentes. Ellie que era sua melhor amiga, estava com um grupo de novas amigas e Summer estava na turma do Auggie. E Charlotte teve que fazer novas amigas.

Mas quando rola uma seleção para uma peça escolar, Summer, Charlotte e Ximena (uma das novas amigas de Ellie), são escolhidas tudo parece mudar e secretamente elas começam a se conhecerem e se tornarem amigas.

Querem saber mais?? Então leia esse livroooo!! (Muito maldade né?? Hahahaha).

O que dizer sobre o livro?? Ele está lindo mesmo, tanto na parte gráfica quanto as histórias. E essa história está muito linda e também muito tocante e com certeza nos traz muito o que refletir.

Acho fundamental ter histórias de personagens segundários e ver as suas visões e acontecimentos, por traz da história principal. Mas o que mais me supreendeu é que essa história não é totalmente envolvida com o Auggie claro que ele aparece em vários pontos, mas o foto total é no acontece com a Charlotte. E foi isso que gostei.

E como eu disse a história é linda. Muito bem desenvolvida e envolvente, me senti muito emocionada quando Charlotte conta sobre a amizade que está crescendo entre Summer e Ximena. Me fez lembrar da minha adolescencia e das amigas que eu tinha, e de como elas eram importantes para mim e também de como era muito divertido. Assim como estava sendo para a Charlotte.

Mas no geral: a história é muito envolvente e emocionante, muito bem contruída e os personagens são incríveis. Nos fazendo sentir muito amor no coração e entender o quanto as amizades são importantes em nossa vida e também que não podemos agradar a todos e que nem tudo é da forma como desejamos ou queremos. Acho que deu para entender né?? Hahaha

Recomendo muito o livro.

site: http://resenhandobma.blogspot.com.br

SMiletic 18/09/2016

As doçuras e amarguras de crescer
Como a própria RJ Palácio fala na introdução deste livro, esta não é uma continuação de Extraordinário, mas sim três histórias que aconteciam enquanto Auggie vivia a maior aventura de sua vida ao entrar na escola. Julian, Christopher e Charlotte fazem parte da aventura que lemos, mas tem suas próprias pequenas aventuras para contar. Tem seus próprios medos e suas próprias conquistas. Aqui é a oportunidade de conhecê-las, de entender que na vida nem sempre as coisas são preto ou branco, certo ou errado. Na maior parte da vida elas não são. Mas, ainda que não seja uma continuação, é preferível que você primeiro leia a história de Auggie para, digamos assim, ter uma visão mais completa do que foi aquele ano. Os dois livros são uma ode à gentileza, à bondade. A história de Julian explica suas atitudes, nas as justifica, e eu acho que por isso mesmo é tão boa. As de Charlotte e Plutão nos lembra que amizades vem em diferentes formatos e que se algumas existem apenas em ligações invisíveis aos olhos dos demais, bem, isso não tem nada de errado. Também nos lembra que amizade mesmo é uma tarefa das mais complicadas, ainda que pareça fácil. Assim como #Extraordinario, uma leitura que recomendo a corações de todas as idades.

site: https://www.instagram.com/p/BIxkyuIBpHO/?taken-by=smiletic

PS Amo Leitura 26/08/2016

"Como na própria sinopse descreve, o livro é separado em três capítulos e cada um conta a sua versão de como foi quando conheceram Auggie e como lidaram com o quinto ano no colégio. É uma versão além de Auggie.

No "o capítulo do Julian", por mais arrogante que ele tenha sido, eu me surpreendi mais do que todos, pois ele conta como aprendeu o significado de ser gentil; No capítulo "Plutão" que é narrado por Christopher, mostrou que além da distância, uma amizade é sempre importante e deve ser permanecida; E para finalizar, no capítulo "Shingaling" é narrado na versão de Charlotte mostrando como Auggie mudou a vida dela e de alguns no colégio e entramos no universo feminino e nas brigas por amizade.

De todos os capítulos, o qual mais gostei foi o de Julian. Apesar de eu ter odiado a atitude dele em Extraordinário, a forma como tudo ocorreu me deixou surpresa com o que fez ele mudar de ideia.

Extraordinário é um dos meus livros favoritos! Auggie & Eu está entre os livros "bons" que li esse ano. Eu gostei de me aventurar um pouco mais no universo de um livro maravilhoso e conhecer um pouquinho mais os personagens, mas não chegou perto de ser o melhor livro. Gostei e recomendo para todos os fãs de Extraordinário que querem saber o ponto de vista de cada um sobre Auggie."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2016/08/resenha-auggie-eu.html