Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Tami Silveira 29/12/2023

Os miseráveis
A obra já fala por si só e nem tem como abranger o livro numa resenha. Porém há alguns fatores que podemos ressaltar... já conhecia a escrita do Victor Hugo, li o corcunda de Notre Dame (que amei muito), ele descreve por demasia suas cenas e pensamentos. Só que nos miseráveis isso acontece de uma forma "too much". Honestamente, a história em si deve ter no máximo 700 páginas, o resto é só opinião política do autor e descrições da época.
Confesso que contextualizar o leitor do tempo em que está se passando a história agrega bastante e é algo que me agrada, porém acho que ele perdeu um pouco a mão nos conflitos políticos e filosóficos.
Os miseráveis é uma leitura difícil, densa, por momentos chata.
Mas ao mesmo tempo o autor tem uma presteza de fazer com que cada personagem tenha uma importância e que a história de todos se entrelaçe durante a narrativa. Nunca li nada parecido com essa habilidade que o Victor Hugo tem.
A história em si é incrível e desoladora.

Bru 26/09/2021

Esplêndido
Por muito tempo achei a leitura enfadonha por achar que o autor perdia-se em devaneios sobre a sociedade seus males e suas origens, porém com o tempo aprendi a apreciar esta bela e poética obra, como não perde-se como fez Victor Hugo?! Quando a nossa vil sociedade humilha e degenera uma grande parte da massa, corrompe os bons até que não sobre mais uma gota de bondade e depois os condena a uma vida perpétua de miséria pior que o inferno as chamadas prisões. Por estes fatos é que essa história é o clássico que é, terminei o livro aos prantos, nós nos apegamos muito aos personagens e por ter passado tanto tempo lendo é como se uma parte de mim fosse embora com o livro. Sendo assim está leitura mas se você tiver coragem ela é essencial para qualquer pessoa.
Washington24 31/07/2022minha estante

Bela 30/09/2021

Atemporal
Um dos livros mais incríveis que eu já li na vida.
Me fez questionar não só o sistema carcerário, como o que consideramos justo em nossa sociedade. Logo depois de ler esse livro, li "A Liberdade é uma Luta Constante" da Angela Davis por coincidência, ele também discute o sistema carcerário em alguns dos ensaios e artigos do livro e acho que enriqueceu mais ainda minhas reflexões sobre esse tema.
Além disso, é uma história muito interessante e até divertida de se seguir, já que a vida dos personagens acaba se conectando de alguma forma ao longo do livro. Victor Hugo demonstra um conhecimento profundo sobre a história da França. Ele pode ser prolixo em alguns pontos do livro, mas fiquei encantada com a sabedoria do autor (e também dou desconto, afinal, em 1862 não havia muito entretenimento além da leitura).

Gabrielli 15/03/2021

O mais próximo da perfeição
A história mais bem escrita e montada que já li, com uns dos personagens mais cativantes que existe. Impossível finalizar sem tirar várias lições de vida.

.geo. 28/10/2022

"Eu não vou começar a falar, se não vou chorar."

A cada livro a história ficava melhor. Não consigo me expressar escrevendo sobre esse livro, ele é só...
Bispo Myriel, Jean Valjean, Fantine, Javert, os amigos ABC, Gavroche, Marius, Cosette e vários outros marcaram minha vida de um jeito imprescritível.

Ygor.Fortes 15/03/2022

Talvez seja o maior livro que já li, e com toda certeza o que eu mais demorei, mas não me arrependo nem num pouco de lê-lo. Os personagens são muito cativantes e cheios de camadas, a história é envolvente, e muito emocionante. Alguns momentos eu me pegava com lágrimas nos olhos, mas ainda assim tenho algumas ressalvas. Em alguns momentos o narrador se desvia da narrativa e contar como algum evento, ou como algo funciona. Isso quebra a narrativa e deixa algumas partes bem maçantes, em outros momentos Vitor Hugo pode ser muito descritivo e redundante. Isso pode afastar algumas pessoas, e até me deixou de ressaca literária, mas não diminui a obra nem um pouco. Gostei demais de fazer tal jornada com os personagens.

Wania Cris 30/08/2020

Nunca ninguém escreveu tão bem sobre sentimento como Victor Hugo
“Tenho a convicção de que este livro será um dos pontos mais altos de minha obra, se não o mais alto de todos” – Victor Hugo (acertou, miserável!!)

Terminei essa obra de arte escrita não faz dez minutos. Estou completamente devastada.São 1512 páginas de tão excelente qualidade que me sinto indigna de ter lido.

Uma jornada épica às profundezas dos sentimentos humanos, pelo que há de melhor e de muito pior no homem e na sociedade. Personagens tão íntegros de um lado, outros tão desprezíveis do outro lado. E o leitor ali mergulhando em tudo aquilo...

Falam-se muito sobre as divagações de Victor Hugo durante algumas passagens do livro, mas ali não tem nada "passando". Exaustivo, sim, sobrando, não. Tudo foi desenvolvido para tornar única a ambientação da estória, a construção dos personagens, a consolidação da obra. Cada divisão do livro o valida ainda mais a ser a epopeia que atravessa os tempos como uma das melhores obras literárias de todos os tempos.

Todas as partes do livros nos trazem personagens grandiosos, como o Bispo Bievenu cuja presença repercute em todo o livro. O pequeno Gavroche, a alegria em meio à miséria como um brado de resistência àqueles que querem vencê-lo. O sorumbático Javert, tão refém de seus princípios. O grandioso Jean Valjean a quem palavras jamais alcançaram a sublimidade de sua construção.

Os Miseráveis entra para o rol de melhores livros da minha vida e, dificilmente, será superado por qualquer outro. Que livro, gente! Que livro!!
Evelin.Mayara 05/09/2020minha estante
Não se pode viver sem ler esse livro. Bela resenha!?

Vivi 05/09/2020minha estante
Disse tudo o que eu queria!!!

Jeferson103 12/09/2020

Para ler e reler
É uma obra fantástica. Mas a leitura deve ser degustada e atencionasa, sem pressa para acabar.
Observe, aprenda e reflita sobre cada ponto tratado, pois, pode ter certeza, iluminará sua mente.

Com certeza pretendo ler este livro outras vezes, um dos meus favoritos.

Lika 05/01/2024

Há muitos e muitos anos que queria ler Os Miseráveis
Foram quase 3 meses de leitura
Algumas partes maravilhosas
Personagens que me encantaram
Mortes que não esperava

Em alguns momentos foi difícil continuar, pois o senhor Victor Hugo gosta de uns devaneios hahaha
Eu ficava pensando "meu Deus, já tou a mais de uma hora nisso"

Ler esse livro de quase 2.000 páginas foi incrível para mim, nunca li um livro tão grande

Estou me sentindo orgulhosa de ter conseguido
E feliz, pois é um livro muito melhor do que eu poderia imaginar

Luiza 20/11/2022

"Com olhos fechados é a melhor forma de olhar para uma alma"
O livro foi publicado em 1862, mas aborda temas, infelizmente, muito atuais e nos mostra o quão a sociedade é injusta com aqueles que são mais desfavorecidos, como o personagem Jean Valjean, condenado a 19 anos de prisão por roubar um pedaço de pão para matar a fome de sua família. Após a saída de Jean Valjean da prisão, não conseguiu encontrar comida nem abrigo por conta de todo o preconceito que a sociedade tem com ex-presidiários, mas, cruzou seu caminho com o bispo de Digne, senhor Benvindo, e a partir desse encontro deixou de lado o seu ódio pela sociedade e dedicou sua vida a fazer o bem e ajudar os miseráveis que encontrava, tudo isso a partir de muito sofrimento e tristeza, é lindo enxergar que apesar de tudo, ele escolheu ser uma pessoa boa.

Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro significou para mim. Releio sempre que posso e cada vez mais me surpreendo com a perfeição dessa escrita. Foi uma leitura que me fez chorar do início ao fim. Uma história de sofrimento e superação que nos faz abrir a mente. Um livro que nos mostra o peso das nossas ações em outras vidas. Nos torna pessoas mais compreensivas, tolerantes e, principalmente, nos mostra o valor da empatia e do amor.
Os Miseráveis é uma aula de história, é uma reflexão sobre a desigualdade social, é uma discussão sobre a lei, o direito e a justiça, é um clamor pela liberdade, igualdade e fraternidade, é um grito dos excluídos e desfavorecidos, é uma obra-prima que retrata o ser humano da forma mais crua possível, é amor, ódio, perdão e redenção.
Essa obra é basicamente aquele tipo de leitura que você apresentaria a alguém de fora do planeta com o intuito de que ele entenda a humanidade.

Recomendo que todos leiam Os Miseráveis em algum momento da vida. Assim como eu, acredito que serão tocados e transformados pela comovente história de Jean Valjean.
Como nos disse Victor Hugo: ?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis?.

mariabotan 05/06/2021

Um clássico perfeito (e ainda atual)
Yay! Depois de 3 meses e 2 dias cheguei ao fim dessa jornada lendo Os miseráveis. Depois de 1500 páginas compreendi porque esse livro é um clássico tão aclamado e atual.

O livro foi escrito por Victor Hugo e data de 1862. A história, dividida em 5 partes, conta sobre Jean Valjean, preso por 19 anos por ter roubado um pão para alimentar a família. Além de Jean, também acompanhamos outros personagens como Fantine, Cosette, Marius e Gavroche. A crítica social presente no livro é imensa e é quase impossível não fazer comparações com a atualidade.

Sobre a leitura, achei ela bem fácil. A linguagem não é rebuscada nem nada e as expressões em francês tem tradução e explicação no rodapé. Algumas partes que eu achei cansativas foram as descrições históricas. Victor Hugo gasta várias páginas falando sobre a batalha de Waterloo e até sobre o esgoto francês.

Ler esse clássico foi incrível. Torci muito pelo Jean Valjean, fiquei totalmente agoniada em algumas cenas e me vi esperando um final feliz para ele. Além disso tudo, essa edição da Martin Claret é simplesmente linda! Esperei quase 1 ano para conseguir comprar essa edição e zero arrependimentos, hahaha.

Por fim, esse livro levou 5⭐️ e meu coração e fica aqui minha recomendação de leitura 💛

Yuri 29/09/2020

Existe um Yuri antes e depois de ler Os Miseráveis
Depois de 3 meses lendo Os Miseráveis, termino essa grande história em lágrimas. Chorei igual um desgraçado. Que livro incrível, gente. Incrível. Incrível. Incrível. Não tenho nem palavras de tão maravilhosa essa obra é. De longe o melhor livro da minha vida.
Kauany.Uchoas 30/09/2020minha estante
Oii Yuri, tenho 14 anos e queria muito ler esse livro..Vc recomenda ele para mim??

Kauany.Uchoas 30/09/2020minha estante
Queria saber se a leitura seria muito maçante e cansativa, já que o livro tem muitas páginas

Roberta Araújo 11/09/2020

É impossível não se emocionar com toda a trajetória de Jean Valjean, tudo que ele sofre, tudo que ele suporta e ainda assim, tudo o que faz é espalhar amor e compaixão. Personagem favorito da vida.
Única coisa que não gostei no enredo foram as várias digressões. Acredito que era possível fazer algo maravilhoso mesmo sem tantas voltas.

Natalia Oliveira Queiroz 24/03/2024

Me surpreendeu
Eu estava esperando uma história chata mas esse livro entregou muito mais.
Até a metade do livro eu criticava os personagens e o rumo da história, porém as coisas começaram a fazer sentido mais pro final.
O livro também me fez refletir muito. Muitas vezes eu achava que Jean (o protagonista) era bondoso demais e era por isso que as coisas davam errado, pra mim ele não tinha atitude, era ingênuo. Porém, no final, ele foi recompensado de certa forma. Ele não prejudicou ninguém mas mesmo assim teve seu final feliz. Isso é uma coisa que todo ser humano deve saber e fico feliz desse livro ter me mostrado isso.

maria 30/09/2020

Incrível, perfeito, maravilhoso!
Eu jamais vou superar esse livro. A história e os personagens, tão reais que parece que os conheci, me emocionaram e me ensinaram muito e por isso sou grata. Nunca vou deixar de amar Os Miseráveis.