Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

DeaGomes 11/02/2022

É o menos pior de José de Alencar
Eu fui supreendida por encontrar uma mulher forte, emancipada, dona de si, independente e audaz, como a Aurélia, numa obra de José de Alecar. Cheguei a me perguntar "será que foi ele mesmo quem escreveu esse livro?". Mas sim, foi ele, Alencar nunca deixa de decepcionar pessoas de nosso tempo, e não o julgo, ele é um homem do seu tempo e que evidencia isso muito bem no final (ridículo) que coloca para Aurélia. Enfim, é um homem do século XIX. O final do livro parece pegadinha do malandro, como dizendo "ah, vc acreditou mesmo?" ? Porém, de todos que li de Alencar, A Senhora é o menos pior. E isso foi um baita de um elogio, pois mesmo sem querer correr riscos anacrônicos, não posso negar meus valores, sou uma leitora do século XXI, e isso é o máximo de elogio que posso dar a essa obra. Porém, indico como modo de conhecer os valores daquela época e seu estilo de escrita; o livro é um retrato do surgimento do Romance pela burguesia em acessão.
amanda 11/02/2022minha estante
nem consegui terminar de tão ruim

DeaGomes 11/02/2022minha estante
Precisei terminar por conta da exigência do curso de Letras, mas olha, foi difícil viu!

amanda 11/02/2022minha estante
eu tava lendo pra um trabalho da escola mas tive que ver resenha porque não consegui ler

Nathan 09/01/2010

Senhora
Esse é um dos que mais gosto, pois demonstra a posição da mulher, só que a personagem dá a volta por cima da sociedade e compra o seu próprio casamento. Há uma submissão masculina, os papéis se invertem. Só que ainda há um grande romancismo; esse livro é considerado como sendo urbano ao se tratar de José de Alencar. Senhora, mostra também o casamento por interesse, podendo ter um "status" social somente as mais ricas. Aurélia Camargo ao ficar rica, tem aos seus pés vários interesseiros. Será que hoje em dia os casamentos se dão pelo interesse?
Didts 26/09/2010minha estante
acho que é algumas partes soam tão atuais, como essa do casamento por interesse financeiro. Isso não mudou e acho que não mudara por um longo tempo ainda.

Ti 15/04/2011minha estante
Amei ler esse livro. Mostra a vontade da mulher de ser ouvida em uma epoca em que prevalecia o maxismo.

Aline 01/04/2013minha estante
Tambem foi um dos livros que mais amei na literatura brasileira.

Quellen 22/04/2023

Clássico é clássico
O que dizer dessa leitura? Sou apaixonada por Aurélia desde que a conheci, e ainda estava no Ensino Fundamental .. confesso que somos tentados a desistir devido a escrita difícil e muito formal, mas são poucas páginas e com esse enredo fica mais fácil de continuar.
Fernando Seixas é jornalista, vem de família humilde, mas vive andando com a nata da sociedade fluminense, até que conhece Aurélia Camargo e sente uma paixão avassaladora .. porém a moça também vem de família pobre, e ele com mãe e irmãs para dar apoio, não vê possibilidade de se casar sem ter condições de sustentar sua amada, assim quando surge uma proposta de casamento com alguma vantagem, ele a abraça.
Aurélia, que entregou seu coração a Fernando se sente arrasada, e mesmo com sua situação financeira no vermelho, e a perda de entes queridos, ela encontra forças para continuar seguindo em frente, então finalmente o destino lhe sorri e ela recebe uma grande herança, se tornando uma das jovens mais ricas e cobiçadas do Rio de Janeiro. Após a volta de 360° na vida dessa personagem, ela e Fernando se reencontram e tem início minha parte favorita dessa leitura, uma vingança carregada de paixão, que machuca a ambos.
Um clássico, é um clássico .. José de Alencar escreveu personagens femininas fortes, em uma época em que a mulher era submissa e desvalorizada, portanto para mim, vale a pena mil vezes a leitura.
122333444455555 22/04/2023minha estante
Que legal! Vou ler.
O início da sua resenha parece muito com a história do personagem Eugênio do livro Olhai os Lírios do Campo - Érico Veríssimo.

Quellen 22/04/2023minha estante
Não conheço, é bom?

122333444455555 22/04/2023minha estante
Um dos melhores que já li. Recomendo.

Amanda.Elpidio 19/03/2021

Um pouco confusa...
Só para lembrar que estou avaliando a HQ, não o livro, mesmo sendo uma adaptação são experiências diferentes!

É pecado ter achado os personagens chatos? Não consegui ter empatia por nenhum deles, Aurélia é arrogante demais, Fernando é um banana, enfim a história não me envolveu.

Talvez, em um futuro distante eu leia "Senhora", para tentar entender se eu gosto ou não da história.

Sobre a HQ, é tudo muito bonito, as ilustrações, os extras (que achei tão caprichado), não tenho nada ruim para dizer sobre isso, só elogios.
Beca 19/03/2021minha estante
Não conheço essa versão em quadrinhos, mas já li obra e gostei muito do conflito amoroso deles. Achei interessante seu ponto de vista e gostei do posicionamento em relação as adaptações. É importante entendermos as adaptações como obras diferentes inspiradas em obras obras originais para não fazermos um julgamento equivocado. Acho que você entendeu bem isso. Recomendo que você leia a obra original quando puder.

Amanda.Elpidio 19/03/2021minha estante
Beca, obrigado pelo comentário. Lerei sim, creio que eu vá gostar mais do que a HQ.

Gui 30/03/2021minha estante
Oi Amanda, tô lendo o livro é tô gostando bastante. Aurélia tem uma personalidade bem forte no livro e Fernando também é legal. O que me incomoda é só o jeito como Fernando me flagela (assim como flagela os personagens) com esse escárnio prolongado. O baque inicial foi perfeito, depois o sofrimento virou rotina. Espero que daqui para o final coisas diferentes aconteçam. (E não aguentei a ansiedade, li a última página para ver o que acontecia KKKKKK)

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Já o coloquei para minha releitura. Li há anos e lembro o quanto gostei!

Ari 01/05/2021minha estante
O que pude perceber Ana, lendo senhora, é o contraste do tempo em que nós vivemos, percebe-se que a sociedade e o casamento teve uma grande queda de valores.

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Lembro pouco da história, mas não é difícil visualizar essa diferença... hoje não há mais o empenho para manter os relacionamentos, tudo é muito temporário e substituível. Infelizmente...

Guacira.GonAalves 01/02/2021

Nessa segunda leitura, gostei muito, confesso que a postura de Aurélia me incomodou muito em algumas passagens. Um livro muito gostoso de ler e a frente de seu tempo.
Aline Casellato 02/02/2021minha estante
Ah esse ano é minha meta ler ele, ver você falando bem só me deixou mais afim de ler. Já leu outras obras do José de Alencar? Gostei muito de Til!

Guacira.GonAalves 03/02/2021minha estante
Você vai gostar de Senhora. Eu nunca li Til, vale a pena? Li A viuvinha, Iracema e O Guarani, mas tenho vontade de reler, pois li quando ainda era muito nova para apreciar os clássicos.

Aline Casellato 03/02/2021minha estante
Sim ,Til tem uma crítica social bem forte, de todos os lados. E você vai ficar compadecida com a Til ( Berta ) uma personagem incrível e super bem construída.

Vivit1 13/12/2021minha estante
Gostei da história ,o único problema de todos os livros de José Alencar é que a mulher se torna submissa aos homens, em todos os finais.

mias0 13/12/2021minha estante
Sim, isso é verdade, e em Senhora não é diferente. A gente vê claramente como a Aurélia muda em relação ao Seixas e se coloca inteiramente aos pés dele

Vivit1 13/12/2021minha estante
Sim...

Elise 14/03/2011

Senhora - Feliz Surpresa
Comecei o livro com uma pulga atrás da orelha. Meu professor de português, que passou o livro como um trabalho para a escola, disse que ficou o final era desapontador, já que a "Senhora" em questão agia de uma forma durante todo o livro, e no final tinha um ato completamente contrario á sua atitude no resto do romance. Foi o primeiro livro de José de Alencar que eu li.
A história se passa no Rio de Janeiro de 1870, e gira em torno de uma Linda mulher, Aurélia, recentemente enriquecida pela herança do avô, que propõe casamento a um jovem elegante e pobre, chamado Seixas, que aceita casar-se sem saber quem é sua noiva, por um dote de 100 contos, em um ato chamado "casamento de conveniência". Com o desenrolar da história o leitor percebe que ambos já se conheciam antes e que o casamento foi um plano de Aurélia para vingar-se de Seixas, que a abandonara após pedir sua mão pouco antes da mesma receber a herança, por sua então falta de dinheiro. Preso a Aurélia pelo dinheiro e sentindo-se humilhado, Seixas começa a tratar Aurélia como sua "Dona" adotando fortes doses de sarcasmo, Aurélia passa fazer o mesmo.
Eu, admiradora fiel dos romances românticos, ficava cada vez mais apreensiva com o passar das páginas, com medo do tão falado final.
Toda minha preocupação se mostrou infundada, assim que li a ultima frase. Senti uma enorme felicidade ao ver que José de Alencar era dos meus.
Não posso discordar do meu professor, de que a resolução final de Aurélia fica, em parte, em desacordo com sua atitude no resto do romance. O que não tira a credibilidade da obra, pela idade de Aurélia(apenas 19 anos) e os sentimentos conflituosos que ela mostra durante todo o desenrolar da história, além das várias cenas em que ela se infringe enorme esforço para não permitir aflorar determinadas emoções.
"Senhora" está certamente em minha prateleira de livros favoritos. Em parte pela linguagem antiga e requintada e pelo tom poético e descritivo do autor. Em parte pela época em que se passa a história e pelo caráter romântico da obra, ao mesmo tempo aguá-com-açúcar e profundamente crítico e profundo e em parte pela minha inclinação para amores impossíveis.
Recomendo com certeza.
Pâm 18/04/2011minha estante
gostei da sua resenha, estou fazendo um trabalho de escola e essa resenha combinado com a sinopse do livro vai ficar perfeita. Obrigada.
Visite meu blog, ta rolando uma priomoção bem bacana. http://pamelamarloch.blogspot.com

Bjs tenha uma otima semana :D

Elise 13/01/2012minha estante
Obrigada :) Espero que tenha ido bem no seu trabalho! Mas não deixou de colocar a autoria né? haha Beijo

Jess 09/08/2013minha estante
Adorei a resenha! Foi exatamente como eu me senti. Muitos acham o livro descritivo demais,mas eu achei tão poético e lindo. Achei o livro maravilhoso (:

Diego 28/09/2013

Dona do seu próprio destino.
A história se passa no Rio de Janeiro de 1870, e gira em torno de uma linda mulher, Aurélia, recentemente enriquecida pela herança do avô, que propõe casamento com um jovem elegante e pobre, chamado Fernando Seixas, que aceita casar-se sem saber quem é sua noiva por um dote de 100 contos, em um ato chamado "casamento de conveniência".
Com o desenrolar da história o leitor percebe que ambos já se conheciam antes, e que o casamento foi um plano de Aurélia para se vingar de Seixas, que a abandonara logo após pedir sua mão pouco antes dela receber a herança, por sua então falta de dinheiro.Preso a Aurélia pelo dinheiro e sentindo-se humilhado, Seixas começa a tratar Aurélia como sua dona, adotando fortes doses de sarcasmo, Aurélia passa a fazer o mesmo.
Passei a ficar cada vez mais apreensivo com o passar das páginas, com medo do tão falado final. Toda a minha preocupação se mostrou infundada, assim que li a última frase. Fiquei muito contente ao ver que José de Alencar era dos meus.
Não posso descordar das opiniões que ouvi, de que a resolução final de Aurélia fica, em parte, em desacordo com sua atitude no resto do romance. O que não tira a credibilidade da obra, pela idade de Aurélia(19 anos) e os sentimentos conflituosos que ela mostra durante todo o desenrolar da história, além de várias cenas em que ela se infringe enorme esforço para não permitir aflorar determinadas emoções.
"Senhora" agora se encontra em minha prateleira de favoritos. Em parte pela antiga e requintada linguagem e pelo tom poético descritivo do autor. O livro merece toda uma leitura não só acadêmica, mas com repercussão para os dias de hoje, que o amor ainda é difícil de ser constatado, quando o orgulho se sobrepõe ao sentimento do coração.
Sérgio Filho 28/09/2013minha estante
É o que mais acho interessante nesse livro, as personagens não são planas, superficiais, caricatas, Aurélia é uma personagem esférica, de alguma profundidade, sofre conflitos morais e éticos como qualquer ser humano de verdade.

jose 02/10/2013minha estante
Também concordo! os personagens se apresentam para nós de maneira tão real que chegamos a nos identificar bastante com eles e até com o autor afinal:"Fiquei muito contente ao ver que José de Alencar era dos meus." Parabéns!

Snara 02/10/2013minha estante
É impossível comentar o livro Senhora sem mencionar a forma que o autor lida com toda a história, está sempre indo a fundo nos pensamentos dos personagens, e detalhando tudo quanto for possível. Este é um ponto que diferencia José de Alencar de tantos outros.

Fabricy 21/10/2021

Releitura!!! José de Alencar! Meu favorito no Colégio!
O livro foi publicado em 1875! Foi o primeiro livro dele que li no Colégio, amei tanto que li vários outros!

Hoje o reli de uma forma mais crítica e mais fascinada ainda!!! José de Alencar retratava tudo em detalhes tão minuciosos, tanto os lugares, as pessoas, e os sentimentos.

Para os padrões da época (Século XIX), Aurélia era uma mulher atípica, inteligente, independente e decidida!

O livro tem pontadas críticas à sociedade burguesa, que vivia de aparências, ao mercado de casamentos como meio de ascensão social e ao orgulho!

Nosso português da época é bem difícil, mas é um livro do século XIX, é nossa história linguística!!!

Fascinada novamente! Será que o amor pode ser comprado?

Leiam!!!
Yannara.Santana 06/09/2022minha estante
Eu abandonei não tinha maturidade na época KKK mais vou ler de novo deve ser bom

Fabricy 06/09/2022minha estante
Leia!!!!

Yannara.Santana 07/09/2022minha estante
Siiim!!!!!

Fernanda Coelho 01/10/2023

Novelão
Não imaginei que essa leitura seria tão incrível e tão digna de um novelão!

Não é uma leitura fácil e agradeço as meninas da LC pelo incentivo e a Tati pela tradução inicial! ?
@tatysturnick 01/10/2023minha estante
Tô tão feliz que você gostou. Seixas e Aurélia foram uma baita surpresa, não é mesmo? ?

Quellen 01/10/2023minha estante
Sou apaixonada por Seixas e Aurélia, assisti "Essas mulheres" quando era criança, e quando li esse livro fiquei mais apaixonada ainda, apesar da linguagem difícil por ser uma leitura de época, a mensagem que ele passa, o empoderamento da Aurélia, é digno de novela mesmo!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Só de acompanhar suas impressões fiquei com vontade de ler, amiga. ?

Thielizinha 07/06/2021

Romantismo Brasileiro
Tive que ler esse livro por causa do seminário que a minha professora passou e vou ter que apresentar. Não dou mais estrelas, pois não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas posso dizer que me surpreendi muito ao longo dele.
Não é um livro que eu recomendaria, mas você fica vidrada nele. Você quer saber o que vai acontecer. Conta a história de Aurélia e Fernando Seixas, um casal que passa por altos e baixos, um amor e um ódio ao mesmo tempo com um passado bem complicado .
A linguagem é bem difícil por ser livro de época, então recomendo que preste bastante atenção na leitura e na interpretação.
sami 15/06/2021minha estante
Estamos falando desse livro hoje na aula

Thielizinha 15/06/2021minha estante
meninaaa nem me fale, minha professora falou tanto de romantismo brasileiro que fez a gente ler e apresentar seminário ?

sami 15/06/2021minha estante
Kkkkkkk sim fizemos trabalho e tudo também

Marcelo217 13/05/2021

Que mulher doida!!!!
Com José de Alencar aprendi que uma mulher magoada é osso duro de roer. Agora uma mulher magoada e endinheirada é o próprio hospício de tanta loucura.
Confesso que me surpreendi (positivamente), pois não esperava que a história seria boa como foi. Temos aqui, a todo momento, focos de romantismo brasileiro do século XIX. Muito bem escrito e dosado na medida suportável as descrições e o lirismo por parte do autor. Ainda acho que a história tinha espaço para mais desenvolvimento, pois esse final foi muito morno.

A personagem Aurélia eu achei completamente surtada e se fosse Seixas, correria dela no momento em que ela beijou o quadro dele!!!!!
Achei uma sacada genial o fato do próprio autor fazer comercial do seu outro livro dentro deste.
Muito empreendedor da parte dele. Vou dar uma outra chance a esse marketing! Vou esperar um livro com outro grande plot twist e outros personagens surtados como teve aqui.
Frankcimarks 19/05/2021minha estante
Esse eu já li, mas há bastante tempo. Um dia tento revisita-lo.

Marcelo217 19/05/2021minha estante
Dos que li dele, esse é o que tem a história mais coerente e o plot twist melhor!!!!

bella 25/07/2021

não exatamente uma resenha
o livro é legal, esperava mais. O desencontro amoroso da aurélia e Seixas gera um plot interessante mas em um certo ponto se torna entediante e cansativo de acompanhar.
Por outro lado, eu gostei muito da personagem da aurélia, uma mulher que passou por tanto sofrimento e que não se deixa abalar tão facilmente, super inteligente e decidida.
Kel 25/07/2021minha estante
Eu adorei o livro e Aurélia!!!

bella 25/07/2021minha estante
Eu com certeza consigo entender porque a aurélia atraia tanta atenção e admiração das pessoas da alta sociedade