Mansfield Park, Emma & A Abadia de Northanger

Mansfield Park, Emma & A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park - Emma - A Abadia de Northanger

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Alice 31/12/2023

Gostei de embarcar nos livros da Jane, ela foi uma pioneira e é muito interessante ver todas as tropes de casal/desenvolvimento de histórias que se originou da genialidade dela. Meus preferido continuam os mesmo mas gostei de conhecer mais a obra dela.
Jheinis.Duarte 31/12/2023minha estante

Emma 4.5/5.0

A Abadia de Northanger 3.5/5.0

Flavia.Rios 17/03/2022

Romance de época
Mansfield Park é um típico romance da Jane Aunsten. Percebe-se seu DNA em todas as suas obras.

Todos os seus livros foram extremamente significativos e revolucionários no seu tempo. A forma que a narrativa é contada é interessante, o que comprova a genialidade da autora. Ela merece está entre os clássicos da literatura.

No entanto, o texto em si, não me atrai. É mais do mesmo! Previsível! Em momentos do texto me peguei torcendo contra o casal principal. Me dava irritação, mas compreendo que era típico para a época.

Sara277 25/05/2020

Acabo de concluir minha leitura das seis grandes obras da diva Jane Austen, sei que esses não são seus romances mais lidos, mas amei todos, me surpreendi muito na leitura da última obra, recomendo muito.

Bart 24/01/2021

Mansfield Park, Emma & A Abadia de Northanger
*Jane Austen*
Editora Martin Claret
770 pág, 2015.
Jane Austen sempre foi à frente do seu tempo (até nos dias de hoje ?), sempre tive curiosidade de ler outros livros dela! Vou ser bem sincero, não curti Emma, minha nota foi baseada nos outros dois livros que diga-se de passagem, são muito bons.
Clara fique tranquila... não vou falar absolutamente nada, como combinado, e aguardo a Srta terminar, mas eu tinha que dizer de quais eu gostei kkkkkkkkkkk.
Jane manda muito bem!! ????? E ela não se resume à "Orgulho e Preconceito" que é show de bola!!
Ps. Clara, deixa Emma p/ler por último ?
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!

Cláudia - @diariodeduasleitoras 27/04/2020

Emma
?O que é tolerável na juventude é detestável na velhice.?

Sabe aquela leitura que por mais que a gente se esforce é difícil de se conectar?! Poxa vida, foi essa! Se não fosse pelo empenho e incentivo do nosso grupo de Leitura Coletiva, provavelmente teria desistido da obra. Mas no fim, a leitura valeu a pena rsrsrsrsrs. Definitivamente, e infelizmente, Jane Austen NÃO está no rol dos meus clássicos queridinhos.

Este livro foi publicado em 1815 e se passa na Inglaterra, no vilarejo fictício de Highbury. Sobre o enredo.. Emma é uma jovem rica de vinte e dois anos que, após o casamento da irmã, passou a governar a casa onde mora com seu pai. Apesar de não ter interesses amorosos, tampouco a intenção de se casar, ela se diverte tentando arrumar um bom partido para Harriet, sua nova protegida, ignorando as objeções de seu cunhado, sr. Knightley. Quando seus planos tomam rumos inesperados, Emma percebe os problemas que suas intromissões causaram na vida dos envolvidos.

Uma característica presente nos dois livros que li de Austen, é o preconceito em relação a classes sociais, ela não deixa de ironizar sobre como as pessoas julgam as outras sem ao menos conhecer, como elas podem ser mesquinhas e invejosas e viver de aparências!

Há quem afirme que esta é uma obra bem diferente das demais escritas pela autora. Sendo assim, no futuro darei mais uma chance de ler algum outro título. Há uns dois anos li Orgulho e preconceito e só achamos ok?! Kkkkkkkk ?com todo respeito a quem ama tá?!? Só não rolou forte por aqui..
Miriam_Santos 28/04/2020minha estante
Acabei de ler EMMA tbm, mas foi difícil concluir essa leitura.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 28/04/2020minha estante
Com certeza.. não tem acontecimentos que nos prende né?! Fui ficar mais empolgada lá p o fim do livro..

Miriam_Santos 28/04/2020minha estante
Tem uma coisa que eu não consegui entender. Porque o Frank e a Jane esconderam o noivado? Eu li a carta dele, mas mesmo assim não consegui entender. Vc conseguiu compreender bem?

Natalia.Garcia 04/03/2021minha estante
Pq a tia não aprovaria nunca o casamento entre os dois, e ele era pau mandado da tia e não queria abrir mão dos seus confortos, então achou melhor esconder do que enfrentá-la.

Amanda Barboza 06/12/2020

Essa edição é lindíssima, e foi por isso que a comprei. Mas tem seus defeitos, a diagramação foi a primeira coisa que reparei, as letras são pequenas. Porém, a tradução e problemas com a pontuação são os que mais encomoda. Em Emma particularmente.
As leituras foram exelentes, amei todos, ainda que Emma tenha um lugar especial no meu coração.
A dúvida que fica agora é se compro a outra edição ou não.
Adelane 05/01/2022minha estante
Compre sim a próxima edição, eu amei os livros dela. Recomendo!

Shayanne.Klen 26/06/2023

Fim de uma era ??
Essa edição é linda, acho ela perfeita, mesmo que muito grande e ruim para carregar, ela é maravilhosa.

Para Mansfield Park - 3,5 - a Fanny é um pouco cansativa, ela não toma nenhuma atitude.

Para Emma - 4,5 - Emma é engraçada e terrível ao mesmo tempo, amo essa protagonista.

Para Abadia - 4,5 - amei a Catherine, sua ingenuidade, sua energia e seu amor por livros..

Eu demorei muito para finalizar a coleção, acho que o tamanho me desencorajava kkk.
Talvez se tivesse começado com Emma ou Abadia a leitura seria mais fácil. Mansfield tem um leitura tão arrastada é lenta, que desanima.

Porém a Jane me encanta a cada livro, críticas à sociedade inglesa, narrações do ponto de vista de protagonistas femininas, aquele romance real (nada água com açúcar), mesmo me sentindo encantada, confesso que não é uma leitura fácil rsrsrs.

#Anafox 27/09/2021

Já tem resumos por aí...
... Então deixo minhas impressões. Jane Austen consegue descrever um personagem pelas suas ações e falas. É uma escrita que causa estranhamento por ser um romance de época, mas, vencida essa etapa, é pura delícia de se ler.

Meir 26/12/2020

A Abadia de Northanger
Talvez você acompanhou a época quando eu li Frankenstein e amei. Eu também amo a atmosfera creepy de O Jardim Secreto e é o meu clássico infantil favorito. Pois bem, na época quando A Abadia de Northanger foi escrito o romance gótico estava borbulhando em vendas e conquistando os corações de mocinhas e rapazes que não admitiam que gostavam, mas gostavam! É nesse contexto que a história de Catherine Morland, uma leitora voraz de romances góticos, desenvolve-se como personagem.

Nesse livro Jane Austen traz, em forma de sátira, uma explanação do valor de um romance bem escrito, com boas doses de efusões de virtude e humor. Longe de condenar a leitura de romances por jovens, Austen lembra os efeitos inevitáveis da literatura nas afeições humanas e a necessidade de boa literatura para a educação da imaginação de todos os seres humanos, homens e mulheres.

Um livro guardado pelo editor por vinte anos e publicado post mortem traz a voz de sua autora-narradora, literalmente conversando com o leitor (prática pela qual o nosso Machado era conhecido, mas que Austen fazia muito antes dele). Sua voz faz-se ouvida de maneira clara, com a sua clara ironia e senso de humor, virtudes pelas quais a autora já é tão aclamada!

Pesquisando um pouco, vi que não é um escrito tão valorizado pelos fãs da Jane Austen e eu compreendo que este não foi escrito no auge da sua maturidade como escritora. Entretanto, sem dúvida, é uma obra incrível, com uma autora presentíssima em sua ironia e graça, tendo me conquistado de coração. Austen consegue manter a sua crítica social e envolver o leitor nos conflitos da época e na quebra de expectativas tão marcante da história. Não, não vai ter caminhada no sol com o seu amado do lado. Vai chover, como você espera.

Naiana 19/12/2021

Primeiramente, ler Jane Austen foi muito bom, apesar de ter passado por momentos de tortura também com alguns personagens, mas no geral, a leitura foi muito proveitosa com excelentes romances de época. Entretanto essa edição da Martin Claret, que me comprou pela capa e preço, me deixou profundamente decepcionada com a quantidade de erros de ortografia, parecendo não ter uma revisão do texto antes de sua impressão.

Sobre as obras contidas nesse volume:
Mansfield Park me conquistou de início, achei a narrativa bem interessante, mas no decorrer da história fiquei irritada com muitos personagens, alguns outros subiram bastante em meu conceito e acho que a heroína merecia um par melhor, nenhum dos dois que lhe foram apresentados eram dignos dela e ela precisava de um pouco mais de iniciativa e amor próprio. Resumindo, Mansfield Park narra a história de Fanny, uma moça que é adotada pelos tios ricos, mudando completamente a vida da menina que vive sem saber qual o seu lugar naquela família, sempre se subestimando e diminuindo, apesar de ser a mais sensata de todos (e suscetível a influência masculina chegando a beirar a subserviência). Se tivesse que classificar daria 4,5 para história, não dou mais p não gostei do final... ela merecia mais.

Emma começou me irritando muito, menina antipática, sem noção e mimada, a pobre da Harriet passou por maus bocados por sua culpa, mas ela foi melhorando no decorrer da história e seu pedido de casamento foi o que mais gostei de todas as obras que li da Jane Austen até então, que declaração linda que ela recebeu. Emma é uma moça de boa posição social, a mais abastada da região, que está decidida a nunca se casar, para gozar de sua independência e cuidar de seu pai, mas decide se tornar casamenteira de seus amigos após crer ser a responsável pela união de sua governanta com o sr Weston. Após muitas trapalhadas e confusões que afetam principalmente sua amiga Harriet ela desiste dessa pretensão e se descobre apaixonada e desejando ocultamente se casar. A declaração que Emma recebeu me faz dar nota 5,0 a essa obra e relvar toda sua parte arrogante e prepotente, e tá, ela melhorou também, tenho que ser justa com ela.

A Abadia de Northanger me deixou confusa até o final se gostei ou desgostei dela, se foi o romance mais ácido e com críticas bastante diretas à sociedade da época (o que faria dele um dos melhores e mais interessantes) ou o mais perdido de todos no seu desenvolvimento. Creio que é a obra com maior diferença narrativa em relação às demais, o narrador se apresenta como o autor do livro e interage com o leitor a todo momento, questionando, instigando e apresentando novos fatos ou pontos de vista para o leitor. Catherine é uma moça ingênua, avoada, muitas vezes ignorante e aficionada por livros góticos, com uma mente fértil e altamente imaginativa que a leva a algumas enrascadas e uma credulidade que causa sua decepção sobre muitas pessoas e situações. Ainda não me resolvi sobre o que sinto por esse texto, mas no momento creio que não possa dar mais que 4,0 a obra.

Enfim, ler Jane é aprender muito sobre os costumes e vida da época retratada, uma verdadeira aula de História, com muitas críticas à sociedade da época, em como a mulher tinha que ser sempre subserviente e em pouquíssimas vezes capazes de se defender ou às suas percepções e opiniões.

Juh Lira 13/07/2020

Releitura de A Abadia de Northanger
Não entendo porque eu não gostei tanto de A Abadia de Northanger quando li a primeira vez. Essa foi a minha terceira releitura e me diverti tanto como da segunda vez, e passei a amar ainda mais o Mr. Tilney :)

brina !! 16/01/2021

3 livros 3 resenhas.
Emma: ?????
Emma é uma personagem mimada, meio imatura e teimosa, mas é tão carismática que é impossível não procurar justificativas para seus atos mais injustificáveis. Em termos de romance, Emma não fica atrás de outras obras de Austen, com um friends to lovers incrível e bem trabalhado, é impossível não ficar satisfeito com o fim de Emma e Mr. Knightley e terminar a leitura com a sensação que tudo acabou em seu devido lugar. (diferenças de idade a parte.)

A Abadia de Northanger: ????
Austen estava com sangue nos olhos quando escreveu Abadia de Northanger, fazendo uma paródia dos romances góticos da época e até escrevendo um parágrafo inteiro defendendo a leitura de romances e repudiando aqueles que os desprezam, Austen conseguiu mais uma vez se afirmar como uma grande (e irônica) narradora.
Catherine Morland é uma personagem imaginativa e que se deixa levar por suas fantasias (uma bookstan clássica), não é uma heroína super inteligente ou com personalidade forte, ela é apenas Catherine. Henry Tilney é um dos melhores heróis de Austen, é irônico, espirituoso e agradável, um livro ótimo pra quem quer começar a gostar de Austen.

Mansfield Park: ???

Apesar da narração ser ótima como é de costume se tratando de Austen, a protagonista Fanny Price torna a leitura quase dolorosa e mais de uma vez eu desejei que o livro fosse sobre qualquer outro personagem menos sobre ela, Fanny é de origem humilde mas foi "adotada" pelos tios ricos, então é justificável que ela seja retraída, mas além disso, Fanny é preguiçosa, medrosa, dependente e algumas vezes hipócrita, sempre esperando que alguém tomasse a frente e a defendesse do mundo, é difícil torcer pra que Fanny seja feliz quando ela mesma não faz nenhum esforço pra que isso aconteça. Em contraste com as outras heroínas de Austen, Fanny Price é apenas um fantasma vagando, sem motivações e sem vontades.

Mareufq 08/02/2023

Mansfield Park: ?3,5

Emma: ? 4,0

A Abadia de Northanger: ?3,5

No geral são bons, a outra coletânea me agradou mais, desses romances selecionados Emma fora o que mais se destacou.
Amanda3155 08/02/2023minha estante
A Abadia é muita enrolação ? tive que ler o livro duas vezes pra ver se entendia direito

Veh 20/07/2021

Como demorei tanto pra ler jane austen?
Eu achei que seria bom ler jane mas não que seria TAO BOM. Fico surpresa que ela escreva com tanta facilidade e bom humor embora de forma bem clássica, tendo como contexto e temas principais os costumes e cultura de uma sociedade do século 19. É muito engraçado se deparar com os "problemas" daquela época mas que expressam bem o cotidiano de antigamente, embalados com a narrativa conhecida por seus romances, deixando o leitor suspirando e de certo modo apreensivo pra saber se no final o casal vai dar certo, porque essa mulher sabe fazer reviravoltas e botar pulga atrás da nossa orelha.
Agora sobre os livros separados:

A abadia de northanger: dei nota 3,5, pude perceber ser o mais diferete do tipo de narrativa que ela segue por ser um estilo mais gótico, com um que de sobrenatural, mas não gostei muito da história e do desenvolvimento, é bem paradinho.

Emma: 5 estrelas e favoritado, divertidissimo do começo ao fim, não dá pra parar de ler. Possui reviravoltas incriveis juntamente com casais muito fofos, recomendo muito, uma obra prima da jane que merecia mais reconhecimento.

Mansfield Park: 4,5 por danos causados kkk. A leitura é um pouco chata no começo mas depois melhora, juro. É uma história bem clássica, não acontece muita coisa mas a gente quer saber o desfecho mesmo asssim, além de ter personagens apaixonantes. É bem engraçado também e vale muito o esforço para a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5