Entre 3 Mundos

Entre 3 Mundos Lavínia Rocha

Resenhas - Entre 3 Mundos

1 | 2 | 3 | 4

Fabianne 23/12/2023

Mais do que uma digital influencer
Lavínia Rocha é uma brasileira, professora de história, que todo mundo sonha em ter. Assisto vários cortes de aula dela pelo Tik Tok. Professora, digital influencer e um dia descobri que ela também é escritora. Comprei o livro e passei na frente de um monte de livros da minha lista.

Entre mundos é o primeiro livro de uma trilogia, uma obra voltada para o público adolescente dentro do universo fantástico. Conta a história de Alisa que nasceu no norte do Brasil, onde as pessoas não acreditam em magia, porem ela é chamada para uma escola no sul, onde as pessoas vivem num mundo semi-mágico.
Com sua turma mágica da escola ela irá viver uma aventura atrás da outra, e fará descobertas incríveis.
Ela escreve muito bem, a leitura é prazerosa e fluida.
O livro tem um toque sul americano, o que faz dele único, já que a maioria dos livros dentro da literatura fantástica parecem ser escrito para norte americanos lerem. Esse é nacional. O que o torna especial.

Queria Estar Lendo 16/10/2023

Resenha: Entre 3 mundos
Relançamento da autora Lavínia Rocha, agora pela Editora Gutenberg - que enviou este exemplar em cortesia pra gente - Entre 3 Mundos é uma história juvenil sobre magia, descobrimentos e aventura. A trama acompanha Alisa, uma garota nascida no mundo não mágico, transportada para o mágico e que descobre talvez não se encaixar em nenhum dos dois.

O Brasil se divide em Norte e Sul há décadas. As pessoas comuns e as de dons extraordinários não se dão bem, e essa foi a solução para garantir a paz; no Norte, vivem os comuns. No Sul, os mágicos. Alisa nasceu no Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul; ou seja, um caos completo em sua vida. Aos seis anos, ela é levada para sua nova morada, e só pode visitar brevemente sua família de tempos em tempos.

Agora, prestes a ingressar no Ensino Médio, Alisa vai passar pela maior mudança de todas: vai descobrir quais são seus poderes. Mas uma coisa estranha acontece durante a cerimônia, e a menina vê seus dois mundos virarem de cabeça para baixo, junto com tudo que achava conhecer sobre si mesma. Em busca de respostas, ela embarca em uma investigação, uma aventura e imensas descobertas sobre o que parece ser um terceiro mundo.

Entre 3 Mundos é o primeiro volume de uma trilogia simpática e cativante. Lavínia Rocha nos transporta para esse Brasil alternativo, com regras e sociedade distintas, e é através da sua protagonista que embarcamos na jornada de entender mais sobre o lugar, questionar o que conhecemos e descobrir sobre o que está escondido.

Fazia um tempo que eu não lia uma história juventil (que, apesar de se inclinar mais para o infanto-juvenil em questão de narrativa e personalidades de personagens, tem um pé no Young Adult pelos dilemas da adolescência), e foi uma grata surpresa o que encontrei aqui.

Entre 3 Mundos é uma fantasia carismática. A história flui bem do começo ao fim, equilibrando mistério às aventuras, com um cuidado para construir a ambientação de tal maneira que se torne familiar e querida pra gente. Esse mundo dividido, com um terceiro mundo entre eles, é muito interessante. Quanto mais lemos, mais queremos saber a respeito.

O funcionamento do sistema de magia se desenvolve com o decorrer da trama. Os coadjuvantes ajudam a trama principal a se mover; amigos que Alisa tem em seu coração, que fazem parte dessa sua realidade paralela no Sul. Dan talvez sendo o mais importante - seu melhor amigo, e o garoto que aparentemente tem uma paixão secreta por ela faz um tempo.

"Era muito difícil viver entre os mundos: de um lado, a minha família; do outro, meus amigos e a promessa de entender quem eu realmente era. Que saída eu tinha?"

Entre 3 Mundos tem esse equilíbrio da fantasia com a realidade, mostrando o cotidiano de personagens em meio à magia, relações complicadas da juventude entendendo sobre sentimentos e como lidar com eles, buscando seu lugar no mundo (nos mundos).

A evolução da trama principal, dos conflitos e dos problemas, é equivalente ao que a protagonista vai sofrendo, conquistando e compreendendo. Alisa vive reviravoltas, descobertas, situações que não esperava encontrar em seu caminho - até então, tão bem definido. Sua relação com a magia passa de certeira para desconhecida; principalmente depois do incidente na celebração.

A proximidade com os amigos é importante; a conexão familiar que criou com cada um deles. Com Dan, inclusive, tem aquela tensãozinha de "melhor amigo apaixonado por você" que pode se desenvolver num romance, ou pode se desenvolver num desastre. Tudo depende das suas escolhas.

Tem muita diversidade entre personagens, com representatividade indígena, negra, gorda; eles aparecem na trama e a movem com naturalidade, como deve ser. É muito importante ter histórias de fantasia como essa, que falam sobre pertencimento, e legado, e a simplicidade de ser a escolhida de uma jornada fantástica, e acompanhar uma protagonista negra nessa jornada.

É o tipo de livro que eu com certeza vou indicar pra quem procura histórias juvenis que trabalham muito bem as questões morais e reais, ao mesmo tempo em que apresenta essa fantasia criativa da primeira até a última página - que deixa um gancho bem instigante para a sua sequência.

A edição da Gutenberg ficou muito bonita; eu adorei a capa nova que a história ganhou, a diagramação tá bem confortável, e é um livro rápido, então você não vê as páginas passando. Quando percebe, Entre 3 Mundos já acabou e deixa um calorzinho confortável no coração.

Lavínia Rocha entrega uma fantasia simpática, com uma jornada de descobrimento e magia. Entre 3 Mundos conquista com a simplicidade e a ambientação, e constrói uma história perfeita para quem procura esse tipo de leitura.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/12/resenha-entre-3-mundos-lavinia-rocha.html

Bia 07/09/2021

Esse livro é um infanto juvenil bem leve e divertido, mas que aborda temas e reflexões importantes. Eu gostei demais, o universo criado pela autora é muito original e criativo, e a aventura é bem instigante. Eu também gostei muito dos personagens, eles são cativantes e engraçados.
Só fiquei um pouco incomodada com alguns trechos meio gordofóbicos, mas tirando isso o livro é incrível.
Sabrina 13/11/2022minha estante
Como faz para ler?
Obs: minha primeira vez aqui

Bia 14/11/2022minha estante
oi Sabrina! o skoob não é uma plataforma pra ler, e sim pra você marcar as suas leituras, então não tem como você ler no aplicativo! não sei se era essa sua dúvida mas espero ter ajudado kkkk

Sabrina 14/11/2022minha estante
Ah, sim!! Obg!!

Evaldo7 30/08/2023

Um livro para passar a tarde!
#dll23: com heroína na capa

A premissa central do livro é bastante intrigante, apresentando a existência de três mundos distintos que compartilham uma conexão oculta. Rocha investe considerável esforço na construção desses mundos, delineando suas peculiaridades, regras e habitantes de maneira vívida. A riqueza de detalhes na descrição de cada ambiente é uma das maiores forças do livro, pois ajuda a transportar o leitor para essas realidades alternativas, estimulando a imaginação e a imersão na trama.

No entanto, apesar do potencial cativante da premissa e do mundo criado, Entre 03 Mundos apresenta alguns desafios em sua execução. A narrativa por vezes se torna um tanto complexa, com múltiplos enredos e perspectivas que podem confundir os leitores menos atentos. A transição entre os mundos, embora seja uma parte essencial da história, pode se tornar um tanto abrupta, dificultando a acompanhar da trama.

Os personagens, por sua vez, carregam consigo uma variedade de motivações e anseios, mas em alguns momentos parecem carecer de desenvolvimento mais profundo. A conexão emocional entre o leitor e os protagonistas pode ser prejudicada devido à superficialidade em que alguns aspectos de suas personalidades são tratados. Uma exploração mais profunda dos conflitos internos e dos relacionamentos entre os personagens teria adicionado uma camada adicional de profundidade à história.

Além disso, o ritmo da narrativa em Entre 03 Mundos pode ser um tanto irregular. Certas partes do livro parecem se arrastar, enquanto outras avançam rapidamente, por vezes dificultando a manutenção de um engajamento constante por parte do leitor.

Vilmar de Paula 15/11/2015

Dificilmente eu leio um livro todo de uma vez, sempre leio algumas páginas hoje, outras amanhã e assim por diante. Mas com este livro eu sentei (entenda-se sentado, deitado, em pé, caminhando) e o li de uma vez. A história do livro foi muito interessante, a autora instiga a curiosidade do leitor a cada capitulo e ele sempre fica querendo saber o que irá acontecer adiante. Existe uma parte do livro que ela faz uma trabalho com a linguagem (não vou explicar aqui por causa de spoilers) que ficou fascinante e eu diria até inovador. Então, caso a autora veja este comentário, eu deixo os meus parabéns e aos outros leitores deixo a minha recomendação.

ana 03/04/2022

Que criatividade, que livro bom, tô doida pra ler os outros 2, superou minhas expectativas!! Recomendo.

Luiza 17/09/2022

Entre 3 mundos
Eu não li muitos livros nacionais, e dos que eu já li esse foi o melhor sem dúvidas! A história me prendeu do início ao fim, os personagens são incríveis e amei como cada um tinha seu papel importante ao longo da história! A escrita é simplesmente incrível e eu me senti conectada à história o livro inteiro!
8/10 pra ele, simplesmente incrível!
É um livro ótimo para crianças/adolescentes que amam magia e esse mundo fictício.
Maria 17/09/2022minha estante
Leia o resto da saga e os outros livros da Lavínia! Além de ser muito bom, ela é um amorzinho

Gramatura Alta 10/08/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/08/10/entre-3-mundos-fantasia-nacional-deliciosa-e-inclusiva/
O Brasil está dividido ao meio. Após diversos conflitos entre pessoas bem diferentes, essa foi a única solução encontrada: separar o país em Norte e Sul. Os nortistas habitam o mundo normal, e os sulistas, o mundo meio-mágico. Um contrato selado entre os dois povos proíbe a migração de uma região para a outra. Enquanto os dois mundos coexistirem sem se misturarem, a paz reinará.

Alisa, que vivia com sua família na região Norte, certo dia recebeu uma visita inesperada. A diretora de uma escola sulista veio informar que ela pertencia ao mundo meio-mágico e teria que se mudar para lá a fim de receber seu dom quando chegasse a hora. Então, a jovem precisou driblar os dois mundos para se tornar quem precisava ser e continuar vendo sua família.

Como se não bastasse o choque cultural e os problemas comuns da adolescência, um grande acontecimento sem seu colégio perturbou ainda mais a ordem das coisas. Agora, Lisa está diante do maior desafio de sua vida, que envolve a descoberta do verdadeiro amor, de sua real identidade e, talvez, de um novo mundo que ninguém acreditava existir.

ENTRE 3 MUNDOS é uma história de fantasia direcionada para o público infantil e deve ser lido e apreciado com isso em mente. Alisa é uma personagem bem construída, com pensamentos, falas e atitudes condizentes com sua idade e sua origem. E origem é uma das maiores qualidades da obra. Os personagens possuem origens diferentes, são diversos e inclusivos, possuem, individualmente, um lugar de fala. E essa característica da obra abre possibilidades, sem dúvidas, para encontrar um leitor que irá se identificar com algum dos personagens, talvez até pela primeira vez.

Inclusive isso é parte da história. Os personagens meio-mágicos possuem um livro e um personagem desse livro que os representa, bem como seus poderes. Há uma nítida preocupação com identificação, em encontrar um lugar no mundo que faça sentido e que traga alguma segurança, longe de juízos e preconceitos de terceiros. É algo que perdura por toda a história, esse pertencimento a algum lugar, essa busca de encontrar sua verdadeira identidade, sem preocupação com o que outras pessoas podem pensar.

Os cinco personagens principais, Alisa, Daniel, Sol, Nina e Marco, cada um tem seu lugar de fala, todos eles são diferentes entre si, em termos de origem, de cultura, em personalidade, em sonhos, em ideias, são pessoas distintas e com a mesma importância em termos de pertencimento e mensagem. É uma lição essencial para crianças em fase de crescimento, amadurecimento e que passam por um longo período de aceitação e de busca para encontrar quem são e qual mundo pertencem. Isso é muito refletido na história.

Há uma didática a ser apresentada e cabe ao pequeno leitor compreender e aprender. Entretanto, existem alguns pequenos problemas dos quais a autora foge, e eu até me convenço de que o aprofundamento deles não é realmente necessário dentro da obra. Talvez até sejam retomados e mais explorados nas continuações, uma vez que se trata de uma trilogia. Apenas um deles, penso que deveria ter recebido um pouco mais de atenção. Não sei se houve algum apoio pedagógico na construção da narrativa, não há nenhuma referência a isso nos agradecimentos ou notas, mas a relação entre Alisa e Daniel beira a toxicidade e faltou mais sensibilidade e cuidado para deixar isso bem claro para quem lê.

Alisa e Daniel são melhores amigos. Alisa é apaixonada pelo irmão de Daniel, Caio, e Daniel é secretamente apaixonado por Alisa. É o triângulo amoroso mais clichê da literatura. Mas Caio é o garoto mais bonito do colégio, é o pegador de meninas, sempre trocando de relacionamento sem se preocupar com os sentimentos das meninas. Alisa mesmo já ficou brevemente com ele e foi rapidamente substituída. Através das conversas com as amigas, Alisa finalmente percebe a paixão de Daniel, mas ela não sabe se também sente algo por ele, ou se é apenas amizade. Nessa busca por compreender seus sentimentos, ela também precisa lidar com as birras e ciúmes de Daniel por não ser prontamente correspondido. E é exatamente esse comportamento de Daniel e essa dependência emocional de Alisa, por amor ou amizade, que é muito mal tratada no livro, passando uma romantização ou mesmo uma mensagem de que isso é normal e aceitável.

Você, leitor, pode pensar que o livro reflete a realidade. É comum, muito comum, essas brigas entre jovens, essas birras por não ser amado da mesma maneira que se ama, e não há nenhum problema em retratar esse comportamento nos livros. Mas uma vez que o livro é voltado para um público que precisa de didática, se o problema é apresentado, torna-se necessário discutir e apresentar o quanto isso é prejudicial e pode influenciar profundamente os sentimentos e o psicológico da criança, por toda a fase da adolescência e até mesmo refletir em seus comportamentos quando se tornam adultas. Se o livro se propõe a ser inclusivo, didático, ele não pode se limitar à inclusão social e de minorias, deixando outras discussões soltas e sem o mesmo tratamento responsável.

Vale o alerta para quem for ler, que o relacionamento entre Alisa e Daniel é problemático, precisa de atenção, que uma menina não precisa se sentir ameaçada ou abandonada apenas porque não correspondeu às expectativas do garoto. Se ele deixar de conversar com a menina porque foi rejeitado, ela não é a culpada. Ela não é obrigada a ceder ao que ele deseja, ela não precisa atender aos caprichos do garoto. É esse ensinamento que fica superficial na história, faltou um pouco mais de cuidado na maneira de apresentar e discutir.

Mesmo assim, e em quase sua totalidade, ENTRE 3 MUNDOS é uma leitura deliciosa e divertida. Uma primeira parte passada na realidade, no dia-a-dia dentro do colégio, com todos os pequenos dramas comuns ao ambiente e às relações entre as crianças, para depois partir para duas outras partes totalmente incluídas na fantasia, em um novo mundo mágico e cheio de aventuras e novos conflitos. Há evidentes inspirações em Harry Potter, como a criança que pensa que é normal, mas na verdade possui poderes; um acontecimento importante que ela passou quando era bebê e que mudou seu destino; uma escola com aulas de magia; um mundo de pessoas normais separado de um mundo de pessoas com poderes; a personagem principal que possui segredos herdados de seus pais e que é protegida pelos professores, entre outros detalhes. Mas tudo está bem inserido na trama, nos personagens, e não chega a incomodar. Quando bem usadas, as inspirações em outras obras mais ajudam do que atrapalham. Aconselho a leitura, com algum cuidado, caso tenha 14 anos ou menos, e aproveite uma fantasia nacional que, finalmente, atinge grupos que normalmente são ignorados por tantos outros autores.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/08/10/entre-3-mundos-fantasia-nacional-deliciosa-e-inclusiva/

Gramatura Alta 10/08/2023

Jéss 24/06/2016

Entre 3 Mundos (Noite de Outono)
Entre Três Mundos é o mais recente livro da autora Lavínia Rocha, uma mineirinha super gracinha que graças a parceria com a editora D'Plácido eu estou tendo o prazer e a honra de conhecer.

O livro conta a história de Alisa uma menina nascida no Norte (ou mundo dos “normais”) que descobre muito cedo que tem ligações com o Sul (ou o mundo meio-mágico) e por isso precisa se mudar para o colégio Ruit a fim de desenvolver suas ligações e habilidades mágicas. Alguns anos depois, no dia da cerimônia em que os estudantes descobrem o seu “personagem” ou aquele ser do mundo mágico de quem o estudante receberia seu dom mágico, Lisa começa a ver sua vida virar de cabeça pra baixo mais uma vez, o livro onde deveria conter toda a sua história e suas capacidades é entregue a ela em branco e rasgado e além disso os papéis onde deveriam conter seu nome e o nome de sua personagem vem completamente diferentes do esperado o que causa uma confusão no colégio, nunca antes algo semelhante havia acontecido.

As coisas se complicam ainda mais quando Dan, melhor amigo de Lisa encontra um livro antigo na biblioteca secreta do colégio e juntamente com Lisa, Marco, Sol e Nina resolvem ler o livro. É aí que a nossa história começa de verdade.

É impossível não me empolgar falando desse livro, fiquei pensando muito em como faria uma resenha digna sem me empolgar e soltar algum spoiler dessa história maravilhosa, mas vamos lá hahaha.

Muitas coisas me fizeram colocar esse livro na minha lista de favoritos (quem me conhece sabe que sou bem chata com minhas leituras, e colocar livros na lista de favoritos é algo extremamente raro pra mim) ao lado de A Hora da Estrela da minha amada Clarice Lispector. Um dos aspectos principais foi uma coisa que me deixou tão feliz logo na hora da escolha dos livros da editora: UMA PROTAGONISTA NEGRA!!!!!

Eu acho até meio bobo eu precisar dizer como a Lisa me fez feliz, parece que eu e ela nos conhecemos a anos e somos melhores amigas (ou somos a mesma pessoa) eu me encantava com o quanto eu me identificava com Lisa, a cada página que se passava mais eu me identificava com aquela garota, suas vivências, seus dramas, a confusão de sentimentos em relação ao melhor amigo tudo isso tem MUITO a ver comigo em todos os sentidos porque eu vivi coisas parecidas, precisei me mudar de São Paulo para Minas Gerais pra fazer faculdade, tive uma recaída na depressão e claro, depois de 5 anos de amizade eu e o LF acabamos namorando e já estamos juntos a mais de um ano.

Uma das coisas que me fazem saber se uma história é boa ou não é se ela é capaz de fazer o leitor se identificar de qualquer forma, e a Lavínia faz isso com maestria. Outra coisa maravilhosa nesse livro são os coadjuvantes, o que é aquela Nina? É a melhor pessoa que pode existir, é amiga, companheira, sábia, a garota é simplesmente maravilhosa. Sol não fica atrás e sempre tem uma Sol no nosso grupo de amigos. Marco é uma graça e o Dan, pelos deuses que garoto mais fofo.

Outro aspecto que me chamou muita atenção nesse livro foi a forma de escrever da Lavínia, agora que moro aqui em Minas consigo notar que ela passa o sotaque mineiro para sua forma de escrever e isso torna a história ainda mais mágica, porque por ser um gênero bem complicado de escrever (e ficar bom) que é a fantasia e por se passar no Brasil (sempre vemos os autores nacionais situarem suas histórias no exterior) o sotaque mineiro na história acaba fazendo com que a ideia de que a história se passa no Brasil fique bem frisada.

Nesse livro você vai encontrar muitas reflexões bacanas sobre sentimentos, relacionamentos, amizades, família etc. É uma leitura que eu recomendo pra todo mundo, como estudante de História o livro me agradou de mais por tratar temas que considero de extrema importância como por exemplo um pequeno trecho onde ela cita o movimento negro na escola e a questão da identidade negra, Lavínia faz isso com tanta perfeição que em nenhum momento a história se perde por conta disso, muito pelo contrario.

Vou me conter em não escrever mais um paragrafo contando sobre esse meu novo xodó senão vou acabar soltando spoilers, mas eu vou ficar esperando você ler o livro e vir aqui me contar o que achou, quem sabe não podemos virar a noite batendo um papo bacana sobre essa história e juntas formarmos um circulo de oração pra sair logo uma continuação (kkkkk).

site: http://noite-de-outono.blogspot.com.br/2016/05/resenha-entre-tres-mundos-lavinia-rocha.html

Takahero 29/11/2022

Eu acho que não gostei.
Tô meio confuso com oq sinto sobre esse livro pq simplesmente a autora foge do problema dos personagens pra fazer piada ou brincar com alguém ou alguma coisa, (é muito infantil mesmo).
Mas, de modo geral o livro me cativou com a história.
Oq fudeu é q queria ver o desenvolvimento melhor de alguns personagens

Luli Pines 15/03/2023

Esplêndido
Arrepiante
Espetacular
Estupendo
Não chegam aos pés desse livro!!!
A história da Alisa é maravilhosa e amo como os personagens não são perfeitos e cometem erros. Ver a Alisa evoluindo como pessoa e se encontrando aos poucos me emociona! Ela, uma menina que cresceu no na parte Norte, onde não existe magia, e vive no Sul o mundo meio mágico se encontra totalmente perdida e não pertencente aos dois. Nessa incrível aventura com seus encantadores amigos ela finalmente se conhece e se entende melhor.

Mariana 21/01/2023

Perfeição em livro
Eu estava a um bom tempo procurando um livro que me apaixonasse dessa forma.
Esse livro é uma fantasia muito perfeita de ler eu devorei esse livro em 4 dias (o que é bem rápido pra mim) um 'romancezinho' em segundo plano que vc shipa o tempo inteiro.
Recomendo dmaissssss ???

rafaass 09/01/2022

entre 3...
nunca fui de ler fantasia, essa foi a primeira fantasia que li na vida inteira (e ainda é nacional) e sem dúvidas eu
me impressionei, não conseguia parar de ler de tão envolvente, quando acabou confesso que eu queria ler de novo, foi o segundo livro que li da autora e sinceramente me encantou muito. tem representatividade (a autora é preta ) acho que o mais legal dessa leitura foi a discussão de como ela se chamava de ?morena? por ser ?branca? demais para ser preta aos olhos das pessoas e ser ?preta? demais para ser branca, acho que é muito a discussão de hoje em dia. a história me lembrou muito ?fate? a série da netflix. ela tinha poderes e não sabia disso pois ela era da terra. tem romance fofo e aventura entre amigos. já to doida para ler o 2º da trilogia ??

Cris 15/10/2023

A descoberta
Lisa é uma garota que tenta se encaixar numa escola, mas se vê como uma impostora pois não tem dom nenhum, ela vive em um lugar mas acha que pertence a outro, até acontece uma virada em sua vida.
Esse livro é infantil onde as descobertas de Lisa são sua tábua de salvação, sua inteligência e perspicácia vai levar a outro mundo onde irá descobrir seu propósito, vai conseguir também descobrir o amor que estava sempre ao seu lado e não enxergava.
Esse livro me lembrou Harry Potter pois as escolhas dele iria interferir em seu futuro e com Lisa foi a mesma questão, decisão, aceitação e descobrimento. Amei o enredo e espero ter logo um desfecho.
Até a próxima!
???