Quando me descobri negra

Quando me descobri negra Bianca Santana

Resenhas - Quando Me Descobri Negra

Deboradosloves 19/02/2023

Gostei do livro, mas espera outra coisa
O livro é bom, mas queria que a autora falasse de com mais detalhes como ela descobriu que era negra, que contasse sua caminhada de autodescoberta. Enfim, mas foi bom ler o livro e ver as experiências de outras pessoas. Eu me descobrir negra em setembro de 2021 e de lá para cá, tenho buscando assuntos sobre isso.

J^! 06/02/2023

Necessário
Me reconheci em todas as linhas. Cada palavra atravessou meus quarenta e três anos. Nenhum deles como negra. Ainda.

Isadora.Anacleto 28/01/2023

Simplesmente perfeito,quando peguei para ler ele, não estava dando muita bola, pois era a professora que tinha indicado, e posso ter renovado ele várias e várias vezes kskskksk, porém quando fui "obrigada" a ler ele por causa da prova, simplesmente foi o Livro ?, ele pode parecer chato, mas é maravilhoso, a forma como a autora aborda assuntos sobre o tema, a escrita, as histórias, as palavras, tudo é tão espetacular, esse eu indico de olhos fechado.

Beca 24/01/2023

é uma leitura dolorosa, é difícil ver oq as pessoas já passaram ou ainda passam simplesmente por terem uma cor de pele diferente.
mas é uma leitura muito boa, é para vermos oq pessoas negras passam no seu dia a dia e nos concientizar...

sparkeyes 08/01/2023

livro curtinho fácil de ler em um ou dois dias, essencial pra quem vive nesse embate entre descobrir sua etnia e até anseia por declarar

Mariana 17/11/2022

"Tenho 30 anos, mas sou negra há 10. Antes, era morena"
Quando me descobri negra é um livro com uma série de relatos(pessoais da própria autora e contados por outras pessoas negras) sobre situações sofridas por pessoas negras.

O livro é incrível e extremamente necessário. Ele nos faz refletir sobre o mundo em que a gente vive e nossas atitudes: será que já praticamos o racismo?
Os relatos nos traz a realidade de ser uma pessoa negra na nossa sociedade e eu não consigo nem imaginar o quão horrível é ser julgado apenas pela cor da sua pele.
Os relatos me comoveram muito e me deixaram extremamente reflexiva sobre tudo.
O racismo foi algo implantado a séculos na nossa sociedade e não podemos mais viver nessa realidade. Não podemos mesmo.

Vivi.ana 08/11/2022

Impactante
Eu li esse livro a primeira vez na biblioteca da minha escola no primeiro ano do ensino médio, bem no finzinho do ano, eu devorei as páginas do livro de uma forma quase que inexplicável.
Depois disso já reli ele algumas vezes e agora comprei para reler sempre que me der vontade.
Recomendo muito essa leitura!

Arthenis0 27/10/2022

Abrindo os olhos
Reais relatos da autora e das pessoas negras me fizeram enxergar o quanto é impotante que mais pessoas leiam esses tipo de livro, se tiver um pouco de empatia verá o quanto nossa sociedade é cruel e não disfarça.

Joice 17/10/2022

Retrato Social
Infelizmente as histórias contadas neste livro revelam muito sobre a sociedade brasileira, tanto que a leitura se torna, por vezes, angustiante pra quem se identifica e/ou já vivenciou situações parecidas. Livro necessário.
Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Devia ser leitura obrigatória

sa.books 15/10/2022

Quando me descobri negra
- [ ] ?A dor da violência do preconceito só pode ser sentida em todas as suas dimensões por quem a sofre.?

crdrchok 12/10/2022

quando me descobri negra
eu acabei não marcando NADA da leitura aqui, pq o livro digital que me disponibilizaram tinha só 58 páginas, enquanto aqui aparecia com 104, então decidi ler tudo de uma vez só em voz alta.

o livro realmente nos mostra o racismo estrutural da nossa sociedade e na última página a autora traz o questionamento que cada um deveria trazer a si. eu sinto que entendi bem a mensagem presente no livro, mas acho que vou reler amanhã (no caso mais tarde hoje, provavelmente de tarde ou de noite), pra poder quinta-feira elaborar algo bom durante a aula, só por precaução.

Bianca 06/10/2022

Breve comentário
O livro é curtinho, e passa uma mensagem gigante! A construção da identidade racial no nosso país precisa deixar de ser marcada por uma trajetória de racismo velado e sim ser completa de referências negras positivas

Junior.Archanjo 05/10/2022

Forte e necessário
Da vivência de uma pessoa negra diretamente para outros corações negros. A dor, a surpresa e a realidade dessa sociedade racista que tanto nos machuca e perturba o cotidiano, principalmente nas coisas simples como os traços de cabelo e a ocupação de lugares comuns. Obrigado Bianca pelas reflexões

Gabrielly 30/09/2022

?????
"Você se lembra de quando foi racista com uma preta ou um preto? Não precisa contar pra ninguém. Só tente não repetir."

Thais 26/09/2022

Retratos
Bianca escreve relatos, histórias vividas por ela mesma, e por terceiros onde vemos o racismo nas suas mais variadas facetas, escancarado, velado, estrutural, institucional, a vítima as vezes nem percebe direito o que aconteceu. Muito profundo, uma leitura para refletir, será que eu já cometi um ato racista? Será que eu já sofri racismo e nem me dei conta do que realmente era?