Quando me descobri negra Bianca Santana

Resenhas - Quando Me Descobri Negra

Amanda Silva 21/09/2022

Quando me descobri negra...
Esse livro cheios de contos, resgata memórias que carregamos em nosso corpo, de nossas infâncias, das primeiras violências, das diversas violências, das nossas trajetórias enquanto pessoas negras, ao mesmo tempo, que mostra a força ancestral gravada em nosso corpo, antes mesmo da colonização.

Ler este livro é buscar o nosso eu, é relembrar nossas forças, é se identificar não só com a escritora, mas com nossas irmãs e irmão.

É possibilitar pensar sobre o futuro que estamos construindo. Para a gente, para os nossos.

Kawany.VitAria 20/09/2022

??????
Um livro curto e bem objetivo em relatar e descrever de forma clara as situações da qual Bianca ouviu, viveu e criou (seus filhos).

Cada sua situação não é única e exclusiva da Bianca, não pode e definitivamente não é um caso isolado e sim algo recorrente e predominante no Brasil.

Com isso, o livro serve para refletir suas falas e atitudes e consertar o crime racial predominante no país, por esse motivo eu gostei muito do livro!

Cris 20/09/2022

Um livro poderoso e que todos deveriam ler.

Bianca Santana traz por meio de seus relatos escritos com sutileza as experiências para escancarar o racismo vivido por muitos no dia a dia.

giu 04/09/2022

liberdade de um mundo opressor
O livro "Quando me descobri negra" relata a realidade do preconceito racial ainda existente em nossa sociedade. A autora Bianca Santana, o separou em três partes - Do que vivi; Do que ouvi; e Do que pari; onde cada vez mais, a luta pelo racismo está presente.
Publicada pela Editora SESI-SP em 2015 e vencedora do prêmio Jabuti em 2016, a necessária obra, traz por meio de pequenos relatos a dor do preconceito e sua superação, dentre tanta opressão ainda há aceitação por meio do descobrimento pessoal como pessoa negra.
Durante a leitura, me surpreendi com o sentimentalismo e a profundidade dos fatos apresentados. Infelizmente, não contém muitas páginas, então quando você se dá conta, já está no fim desse pequeno ensinamento que durará a vida toda.
A maneira como as histórias, muitas vezes não tinham um fim explicito, me fez refletir muito sobre até onde vai a discriminação que os negros sofrem. O fato do livro ser muito forte, não me faria indica-lo a crianças. Mas ainda assim, o recomendarei eternamente. Muitos jovens e até mesmo adultos, merecem se descobrir negros e se libertar dos dizeres dessa sociedade opressora em que vivemos.

Audry Santos 01/09/2022

Identificação
Um livro de realidades que pessoas pretas passam com frequência, algumas mais que o queríamos. Livro bem escrito e bom de ler, algumas páginas são com lágrimas nos olhos.

Nathália 21/08/2022

É inacreditável que tudo do livro tenha sido/siga sendo vdd.
Quando me descobri negra é um daqueles livros pra se ler em pouquíssimos minutos, mas se pensar por dias (ou pra sempre).

O livro é dividido em 3 partes:
- Do que vivi
- Do que ouvi e
- Do que pari
E em cada uma das partes existem histórias tristes, envolventes e infelizmente marcadas pelo racismo.

É um livro que traz também sobre aceitação, resistência e colorismo em muitos relatos, e que é algo extremamente importante de ser debatido. Fala também sobre o "embranquecimento" e o quanto os pretos são obrigados a apagar de si algo que está latente e que corre em suas veias por pura pressão da sociedade.

Quando me descobri negra traz textos aparentemente sem nenhum impacto, mas só pra quem não sentiu na pele ou não viu de perto o quanto o racismo tem matado aos poucos.

Leitura curtinha e obrigatória!
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nalbert 19/08/2022

Um livro que traga assuntos importantes e fala sobre o preconceito, principalmente do racismo, expressando histórias da própria autora e de outras pessoas, apesar de curto é um livro para se ler em alguns e absorver bem os relatos, muito bom.

Wedija 13/08/2022

Refletir e viver.
Uma escrita maravilhosa que permeia nossos medos, angústias, dores e temores.
A autora traz toda complexidade da vida e do racismo de uma maneira leve e fluída!
O título por si só já traz toda energia do que a narrativa fala. O termo se "descobrir negra" pode parecer estranho para alguns, e até maluquice para outros, mas para mim foi tão impactante, porque eu li o título e me vi refletindo sobre em que momento eu me percebi negra. Não quando passei a viver minha negritude, mas quando percebi o preconceito disfarçado, a dificuldade de me encaixar, a insegurança, o medo constante de como iriam me tratar, os elogios maldosos, a falta de empatia e cuidado até mesmo dentro de casa.
Muito gente ainda não se "descobriu", não vê, não percebe, outros fingem que não são negros.
A narrativa dividida em três pontos fala sobre as vivências da autoras, de pessoas próximas e história que surgiram ao longo de sua vida. Nelas eu me conectei, senti cada dor e rezei pra que ninguém mais passa-se por coisas assim.
Um livro que vale a pena ler.
É rápido, singular e completo.

Leka 20/07/2022

Totalmente necessário
Muitas pessoas não sabem realmente o que é racismo
Do que se trata
E esse livro
Mostrou
Como está nos mínimos detalhes.
Livro totalmente necessário
Que todas as pessoas deveriam ler.

Aninha 12/07/2022

Necessário!!!
"Quando me Descobri Negra" é um livro muito bom, importante, de linguagem simples e super rápido de ler. Recomendo esse livro para todos, vale a reflexão.

Dani_. 07/07/2022

Quando me descobri negra
A minha escola que mandou ler esse livro, e sinceramente eu só comecei a ler por que ia valer ponto kkkk. Eu não achava que esse livro ia ser capaz de me prender tanto. Foi a primeira vez em que eu consegui me indentificar com os personagens, as minhas inseguranças eram muito parecidas com as das personagens. Os relatos do que aconteceu com as pessoas pretas e o fato que algumas pessoas não consideram a cor de pele mais claro como negro é chocante.
O livro é bem curtinho e muito fácil de ler. Eu super recomendo para as pessoas que são negras mas ainda não se indentificaram como.

Karenina 05/07/2022

Se reconhecer é se libertar, se reconhecer é resistir.
A autora nos permitiu um livro de escrita simples e fácil. O que favorece a leitura rápida, mas não menos profunda. Principalmente quando se trata da camuflagem social e estrutural do racismo no cotidiano brasileiro. Que abrange a todos, indistintamente, seja na ação ou recepção/reação .
Seus contos e relatos, transmitem, esclarecem e conscientizam as formas de abordagem intimidadora, seja sutil ou incisiva, tanto na fala quanto nos atos, em percepção de vivência e realidade.

Glorinha 12/06/2022

Quando me descobri negra
O que eu tenho a dizer sobre esse livro? Não tenho. Estou sem palavras.
Lendo esse livro eu consegui ter mais certeza de que: O Pais Que Nós Vivemos Não É Um Lugar De Igualdades Estabelecidas.
O país que nós vivemos é tomado por discriminação e preconceito. Falta de respeito. Falta de empatia. Falado por muitas pessoas de que vivemos de mãos dadas, onde aqui não há desrespeito e vivemos em um conto de fadas.

Não. É totalmente mentira.
Bianca Santana trouxe a realidade de muitos em menos de 100 páginas, trouxe a realidade de todos que sofrem violações sociais.

Se tiverem a oportunidade de ler, leiam. É um livro que, com certeza, deveria ter mais reconhecimento e tem extrema importância em ser discutido.

M.D 25/04/2022

Preta...
Um livro extraordinariamente lindo. Trás ao nosso cotidiano uma perspectiva de identificação pessoal.

Histórias contadas de maneiras tão diretas e sinceras, de nosso cotidiano tão sofrido e vivido...

Bianca Santana não escreveu somente um livro, mas sim um ensinamento de vida.