Quando me descobri negra

Quando me descobri negra Bianca Santana

Resenhas - Quando Me Descobri Negra

Grazielly 02/01/2024

Necessário e lindo!
A estética, tanto escrita da Bianca Santana quanto ilustrada do Mateu Velasco, é linda. Os textos são mil tapas na face que deixam reflexões embutidas em nossa cabeça. Indico como uma leitura obrigatória da vida para qualquer pessoa!

carolmc_ 27/12/2023

Racismo ?velado?
Sobre como o racismo estrutural faz com que as pessoas não se reconheçam como negras e o processo de descoberta de uma identidade.

Isabelli.Ramalho 27/12/2023

Excelente livro que mostra a desconstrução de diversos obstáculos para o difícil processo de aceitação.
Bianca trouxe exemplos tristes e fortes, alguns como o da criança que foi fazer a lição na porta da casa, me fizeram chorar pela realidade violenta do dia-a-dia na periferia, mas tbm em lugares em que a cor de pele é um fator "importante" para julgar a capacidade ou valor de alguém.
O final traz uma reflexão muito importante sobre se já fizemos algo do tipo com alguém. Pensei em diversas situações em que já presenciei coisas que na época eu não via como racismo, por não entender, mas que hoje entendo ser preconceituosa.
O Racismo Velado é um dos mais "comuns" retratados nos contos, e percebemos como isso é algo que para alguns pode ser considerado "bobo", mas para quem sofre tem um impacto enorme.

Hyra 14/12/2023

O primeiro livro que eu li pra fazer uma pesquisa formal ???? amei muito de verdade a Bianca Santana descreveu tudo que eu sempre senti honestamente acho que nenhuma experiência minha é única

Silva579 12/12/2023

Quando me descobri negra.
Ler esse livro foi um de uma importância surreal. Estou passando pelo processo de me descobrir uma mulher negra e as pessoas vivem querendo dizer o que sou, o que não sou ou o que eu deveria ser mas quem tem que descobrir tudo isso, sou eu.
Quando sou assediada na rua são sempre as mesmas falas ?olha que morena linda, moreninha linda? o que é um saco já que estou tentando me afirmar e me descobrir uma mulher negra e saber que não estou sozinha e nunca estive é o que me motiva a não desistir desse processo de autoafirmação de que sou sim negra.
Além de negra, sou adotada e por ter dois pais brancos as pessoas fazem questão de afirmar que não sou negra, sou morena, pra mim ouvir isso é como se quisessem arrancar a negritude que em mim existe, e já afirmo que isso nunca irá acontecer.
Sou uma menina de 16 anos, negra e de cabelo preto cacheado, tenho amigas negras de cabelos com lindas tranças, crespos, um pouco mais cacheado, uma com o cabelo mais liso. O nosso cabelo carrega história e sei que não tem uma de nós que não tenha ouvido ?arruma esse cabelo, vc deveria alisar? mas também sei que nós (eu e minhas amigas)criamos uma rede de apoio em que conseguimos nos apoiar e responder esse racismo estrutural a altura, lutamos contra isso e vamos continuar.
É o meu cabelo, meu jeito de querer usar, minha liberdade e meu direito usar como eu quero.
Além disso tudo que estou falando ser abordado no livro, no livro também tem a famosa situação de aer confundida com funcionária de uma loja na qual estou apenas passeando e olha que passei por muitas situações assim, ainda estou aprendendo a lidar com essa situação em específico, pq é difícil e MUITO mas vou conseguir, vou continuar tentando e tentando.
Esse livro é necessário!
Obrigada Bianca Santana pela obra de arte.
Gabi Silva 27/12/2023minha estante
Amei, filha! ?

Gabrieli_SN 10/12/2023

Quando Me Descobri Negra
É um livro que retrata de maneira direta problemas sociais que a Comunidade Negra enfreta. Desde violência psicológica até fisíca, o modo como os "poemas" são escritos é extraordinário.
Recomendo para ter um senso crítico adquado referente a violência que ocorre na Comunidade Negra.

Edden 02/12/2023

Gostei da leitura.
Como professor de literatura pensei em trabalhar esse livro com a professora de artes. Acabou que a professora saiu e quando chegou uma substituta eu que não continuei na escola. No final não fiz o projeto que queria, mas gostei da leitura.

Shaylanne 30/11/2023

Você já se descobriu negro?
Um amigo meu me falou desse livro e foi realmente tão bom quanto ele me disse. O título me pegou desde do início, porque assim como a autora me descobri negra a pouco tempo. Creio que esse livro é um marco pra quem se viu na negritude e quem ainda não consegue entender, queria ter lido esse livro quando alisava meu cabelo, quando me denominava morena, quando eu pedia a Deus para ser branca. Por mais livros assim.

Mauriceia2 24/11/2023

Quando Me Descubri Negra
O livro fala sobre a história de Bianca Santana, uma mulher que teve dificuldades em torno de sua vida por ela ser negra e se descobriu apenas a 10 anos atrás . Ela é uma pessoa que não tem vergonha de falar  que é negra porque ela realmente é e se achava assim por conta da travessura do sol e a história dela é muito bonita. Super recomendo é uma leitura rápida.

sadbroccolitree 03/11/2023

Esse foi um livro que eu ouvi ao invés de ler e foi um livro bem necessário. Apesar de eu não saber como é passar pelo que a autora cita, foi muito interessante ter essa visibilidade.

Franciely.Milagres 29/10/2023

Uma leitura essencial
Sinceramente uma das leituras mais profundas que eu tive esse ano.
O livro foi um enorme gatilho para mim, uma mistura de sentimentos de se sentir acolhida de ver algumas situações que ocorreu comigo sendo representadas em paginas. eu recomendo a todos esse livro

Alex.Starick 27/10/2023

Bianca mostra nesse curto livro relatos de suas experiências com o racismo estrutural que já está enraizado em nossa cultura. Relatos de quem sentiu na pela essa dura realidade e cria identificação com o leitor também negro e que também vivência essa situações todos os dias. Leitura obrigatória pra negros e também brancos pra construirmos uma cultura de educação antiracista.

toricarvl 18/10/2023

Apresenta todas as facetas do racismo. Tanto as mais simples do dia a dia como as mais doídas. Uma leitura enriquecedora e infelizmente fácil de se identificar.

Várias páginas se fala sobre aceitação do cabelo crespo na vida adulta e infância. O uso do turbante como sinônimo de ?"coragem"? É realmente doído ler. Livros com narrativas como essa são necessários a pessoas que não sofrem ou sofreram racismo na pele. Para os que sofrem é cruciante.

A escrita é de fácil entendimento e didática. Não é atoa que é leitura obrigatória nas escolas.

Sara277 06/10/2023

Quando Me Descobri Negra
É de arrepiar, são fatos muito reais
Eu li em um dia
É um livro curto
E é muito bom e eu super indico esse livro

Maria 24/08/2023

Sem palavras pra esse livro, eu achei ele simplesmente incrivel. Eu amei como a autora oscila na escrita pra mostrar que são relatos diferentes de pessoas diferentes.

Livro que te faz refletir muito e discutiu a pauta do racismo perfeitamente! Leitura super rapida e prazerosa que nao enjoa ou causa tedio.

Li ele pra escola e fiz uma prova sobre, estou no nono ano